Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2019



AS NOVAS VANGUARDAS CAFOFIANAS





Gil Canha



Como podem ver pelas fotografias, esta peça em exposição num café da Rua Bela Santiago, bem podia estar exposta numa galeria de arte, num museu, e quem sabe, se um dia não poderá ser exibida na famosa Tate Modern londrina ou mesmo no MoMA de New York, juntamente com o Secador de Garrafas de Marcel Duchamp ou no meio duma instalação colorida de Andy Warhol.
Este “ready-made” cafofiano é muito mais discreto e sóbrio que a célebre “Fonte” de Duchamp, pois procura a penumbra, a discrição e a banalidade dos lugares comuns.  Aliás, se formos a ver, a célebre escultura em bronze de Fernando Pessoa sentado ostensivamente numa mesa de café, em frente à Brasileira, no Chiado, é lixo ao pé desta nova arte urbana.

A Câmara de Paulo Cafofo e a sua obsessão por esplanadas de vários feitios e formas, ganhou o seu esplendor artístico em Santa Maria Maior, numa rua muito frequentada por locais e turistas, que não se cansam de admirar com indisfarçável espanto, a pequenina mesa, encavalitada sobre uma armação em ferro, como se estivesse a levitar graciosamente sobre uma movimentada urbe, ruidosa, poluída, e cruel, onde os transeuntes têm que apurar todos os sentidos, para não serem colhidos pelos automóveis em grande velocidade - uma bela metáfora futurista que faria cobrir de inveja Marinetti e Santa Rita Pintor. 
Mas esta obra de arte tem um pormenor que ultrapassa todas as outras. É que a obra é vivida, isto é, existe uma personagem biológica real que completa e ocupa habitualmente este quadro/instalação. Normalmente, sabemos que está lá a misteriosa figura/cliente, porque sai uma pequena nuvem de fumo de cigarro do interior, e uma mão, não muito peluda, mas branca e lesta, que levanta e descansa mecanicamente uma chávena de café na mesa, junto a um jornal aberto, tudo o resto se dilui no bar, entre a luz e a sombra, que só uma Sfumato  dum Leonardo da Vinci conseguiria captar.
Apesar de algumas críticas de alguns vilões distraídos que tropeçam nos ferros durante a noite, a “Pequena Esplanada” (nome carinhoso como é referida por artistas locais) já lançou Paulo Cafôfo no movimento artístico internacional de novas vanguardas, o que de certa forma irá apaziguar e serenar o sr. Presidente, após o trágico porradão eleitoral que levou em cima das arcas no Domingo.

16 comentários:

Anónimo disse...

Depois de um dia de reflexão em que faltou a 3 eventos que constavam da agenda do presidente da câmara (não praticante), o Prof. Mentiras anuncia no DN a renúncia ao cargo que já não exercia.
Obrigado por Costa que já está a perder a paciência com os PS'oas, Mentiras agora será um cãozinho com trela da LPM. A agência de comunicação dirá salta, e ele saltará. A LPM dirá deita, e ele deitará. Dirá ladra, e Mentiras ladrará.
Enfim. Agora a coisa é para ser a sério. O proto candidato deverá percorrer a ilha de alto a baixo. Nas praias e nas montanhas. Nas cidades e nas vilas. A ordem é: rendição jamais. Nem que leve ao suicídio, político, obviamente. Até visitar as Desertas para convencer os lobos marinhos e as cabras ainda sobrevivas.
Costa dixit. Ou vai, ou racha. É a última oportunidade para o PS-M. Tudo tem sido feito para ajudar. O governo central não resolve qualquer assunto que diga respeito à Madeira e em especial à vida dos madeirenses. Tem atormentado ao máximo o governo regional.
O que é que querem mais os PS'oas? Que Costa se demita de primeiro-ministro e venha candidatar-se a líder regional? Não querem mais nada?
A dificuldade está naquelas figuras secundárias. Uns só vêm um tacho no horizonte. É a sua única motivação. Outros têm mesmo uma falta de jeito que dói o cérebro. É ver um tal que foi árbitro que mostra o cartão amarelo à equipa que ganhou, e não à que perdeu. Up's, o árbitro finge que é líder dessa equipe. Percebe-se que com tanta azelhice deste ente, tenha sido expulso da arbitragem. É que nem com vídeo árbitro ele acerta.
Quanto ao DN, agora é até ao fim. Perdido por um, perdido por mil.
Depois, dê no que der, com calma, logo haverá outros sócios e outros clientes. Nada de aflições. Mr. Blandy é fleumático, e o primo que lhe sucede segue a linha familiar. Estar de bem com todos, e de todos e à sua custa ganhar.

Anónimo disse...

Não se preocupem que a polícia do cafôfo resolve aquela obra (de obrar) de arte numa palhetada. Manda passar um camião do lixo, que passando bem juntinho à parede, já mete aquela cangalhada na parte de trás do camião!
Já viram os inúmeros casos de facilitismo que o prof. mentiras implementou na cidade? E ainda querem governar a região! Estávamos bem lixados!

Anónimo disse...

Na Rotunda do Pilar (aquela inclinada ) tem um tasco que dá diretamente para estrada , não tem passeio , nem soleira da porta é logo diretamente para a estrada um perigo tremendo e ainda colocaram já em cima da estrada um placar publicitário

quem dá licenças para uma coisa destas , não merece a função que tem

Anónimo disse...

Perante esta descrição do drº Gil Canha, foi logo de manhã a correr à Rua Bela de Santiago para ver esta bela obra de arte, de fina beleza! Talvez a licenciatura do Prof. Cafôfo seja uma licenciatura em história de arte, e não há como permitir esta genuína criatividade! Só mesmo numa terra de broquilhas e matarruanos!

Anónimo disse...

Ai cafofo ! Cafofinho! Uma mesinha fofa! CAFOFO!

Anónimo disse...

Costumo passar na Rua Bela de Santiago e por hora do almoço a aberração já não estava lá. Ao tempo que esta Câmara chegou que toda a gente faz o que quer...e o tipo ainda quer governar a região, seria bonito não?

Anónimo disse...

Bom a Rua Bela S Tiago é uma vergonha das vergonhas e o exemplo da má governação do PSD de Albuquerque/Rubina Leal aquando da passagem pela Camara.
Esta Rua esteve encerrada vários meses para substituição de esgotos tendo levado novo asfalto MAS INFELIZMENTE NÃO FORAM CRIADOS PASSEIOS JUNTO AS BERMAS E A CIRCULAÇÃO CONTINUOU NOS 2 SENTIDOS e aquilo a que assistimos são autocarros e viaturas ligeiras a circularem nos 2 sentidos juntamente com as pessoas não tendo sido salvaguardado espaço para os peões. Uma autentica rua dos subúrbios de Maputo com os Chapa na estrada em livre circulação quando esta rua está a escassos metros da Marginal do Funchal.
Até porque esta Rua deveria ter dignidade pois seria uma das principais para a Cidade do Toco entretanto prometida e como muitas outras foi mais uma falsa promessa do Albuquerque.
- Quanto ao Sr Gil agradecia que intercedesse junto dos proprietários seus familiares afim de por cobro a um terreno lateral tipo Faixa de Gaza que é uma autentica vergonha onde circulam a vista ratos(animais)
para a Cidade do Funchal e onde estranho a Camara e a Sec Ambiente não exigirem limpeza pois está a prejudicar a saúde de muitos Funchalenses.

Anónimo disse...

Ó das 16.08,
No teu permanente ressabiamento só não se percebe uma coisa.
Falas do que não fizeram na rua até 2013. E depois de 2013, o que é que os cafofianos da câmara fizeram? Esta merda?
E o que é que a Secretaria do Ambiente tem a ver com uma via municipal?
E a Junta de Freguesia. Já falaste ao Guido?

Anónimo disse...

O anonimo das 16:08 vem lançar culpas a pessoas que já deixaram a Câmara há anos. Mas vocês enganam quem?! E o artista fala da R. Bela Santiago e nem uma linha da mesa empoleirada em cima de ferros espetados, que sei que magoaram pessoas. O cafofiano é da linha dos outros...só mentiras!

Anónimo disse...

Esta mesa não é uma obra de arte, é uma GERINGONÇA, bem à moda do Costa e do Cafôfo.

Anónimo disse...

Há um leitor preocupado com os ratos num terreno de familiares do drº Gil Canha! Eu estou mais preocupado com a rataria na CMF e no GR! Mas o povo é soberano e gosta de ver esta rataria se governar

Anónimo disse...

Este mesa demonstra bem o estado a que a autarquia chegou... perdeu a autoridade, fiscais desmotivados, bandalheira geral tudo embrulhado em papel de oferta do Diário, que encobre tudo...

Anónimo disse...

16.08
Nem +
Aquilo foi o exemplo do que não se deve fazer. Essa da Cidade do Toco o meu Avó ainda se ri quando se fala nisso. Ele quer é a realização da Cota 120 prometida e não cumprida!

Anónimo disse...

Das 11.25, Agora elogias-te a ti próprio no que escreveste às 16.08. Que narcisismo.
E já falaste com o Guido. Já perguntaste ao Mentiras o que é que ele fez pela Rua Bela de S. Tiago?
Ah, não fez nada em 6 anos. Sim senhor.
Continua assim. Mete a cabeça na areia.
Não aprendeste nada no dia 26. Continua.

Anónimo disse...

Isto é uma mesa e uma cadeira, e o Mercado? O Cafofo mais o Tonto do Cubano rebentaram com o Mercado dos Lavradores, aquilo parece um pardieiro cigano.

Anónimo disse...

Essa Rua Bela S Tiago sempre foi uma vergonha e parece não pertencer ao Funchal. Já com a antiga governação do PSD era assim.
Há que limpar e dar um ar moderno a essa Rua até porque ao cima vai ser construído o Hotel Gay aprovado pelo Governo.