Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de maio de 2019


CDU defende novos apoios europeus 
para a mobilidade nas regiões ultraperiféricas


A candidatura da CDU ao Parlamento Europeu esteve hoje em contacto com a população no centro do Funchal para abordar a necessidade de novos apoios comunitários para o sector dos transportes. O candidato da CDU ao Parlamento Europeu, Ricardo Lume defendeu a criação do POSEI-Transportes e fez a seguinte afirmação:
“Numa Região insular e ultraperiférica como a nossa, o desenvolvimento económico e social está fortemente condicionado pelos transportes marítimos e aéreos sejam eles de passageiros ou de mercadorias.

A realidade mostra que a política seguida na Região a nível de transportes não dá respostas às necessidades das empresas nem das populações, a entrega a privados de sector estratégicos da nossa economia como a gestão dos aeroportos e as operações portuárias, são entraves ao desenvolvimento da nossa economia, e da melhoria da qualidade de vida.
Consideramos factor determinante para garantir o desenvolvimento da nossa Região que os sectores estratégicos estejam no controle público, e não submetidos aos interesses de privados.
A par desta realidade também consideramos que as regiões ultraperiféricas como a nossa devem ter apoios extraordinários para o sector dos transportes.
Na última legislatura a CDU propôs, no Parlamento Europeu, a criação de um POSEI Transportes, garantindo assim apoios extraordinários para os transportes marítimos e aéreos, sejam eles de mercadorias ou de passageiros para vigorar no quadro financeiro que termina em 2020, mas PS, PSD e CDS votaram contra.
Recentemente foi aprovado um projecto de resolução da autoria da CDU na Assembleia Regional que defende que o Governo da República e o Governo Regional tome medidas junto do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia para que seja defendido e viabilizado, já no Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, um programa específico POSEI-Transportes.
Mais uma vez o tempo veio dar razão à CDU pois ao longo das últimas décadas, mas com mais incidência nos últimos anos verificamos que o modelo seguido pelo Governo da República e do Governo Regional de liberalizar o sector dos transportes não deu resposta às necessidades dos madeirenses e portossantenses.
Por isso a CDU vai continuar a intervir no Parlamento Europeu para garantir a criação do POSEI- Transportes, mas também para que sejam tomadas medidas para reverter a privatização de empresas estratégicas para este sector bem como a gestão pública das operações portuárias e aeroportuárias.”

Pelo Gabinete de Imprensa do PCP

Funchal, 23 de Maio de 2019

1 comentário:

Anónimo disse...

Acautelem-se
Os sportinguistas ainda vos apedrejam por usarem bandeira vermelhas e azuis