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quinta-feira, 16 de maio de 2019



Cais 8 terá rampa RO-RO
se a Pontinha for ampliada


O Armas ou outro ferry que venha fazer as ligações da Madeira com o Continente operará numa rampa já prevista para uma zona com espaço adjacente considerável e adequado para as operações do género - a leste do Cais da Cidade. 
Da apresentação a cargo do eng.º Pimenta de França, ontem na cerimónia de assinatura de um protocolo entre o LREC e a APRAM, soube-se que a segunda rampa RO-RO do Porto do Funchal será instalada no Cais 8. O que só acontecerá quando a Pontinha ganhar o acrescento planeado para depois da construção do hospital anunciado para a Madeira.

Com a futura rampa, que não irá para a zona onde têm funcionado as Pescas, o ferry poderá operar tanto no Cais 8 como na actual estrutura, junto ao Ilhéu da Pontinha - base do 'Lobo Marinho'.
Mediante o protocolo assinado ontem, serão por exemplo executados estudos sobre a dinâmica das águas no porto do Funchal, tendo em vista as obras futuras.
Se tudo correr como projectam os governantes, o Porto do Funchal será dotado de um molhe de acostagem mais extenso do que o actual, permitindo a acostagem de navios de grande envergadura, enquanto a segunda rampa RO-RO, no Cais 8, resolverá problemas de operacionalidade dos navios que ligam Madeira com Porto Santo e Continente. 

36 comentários:

Anónimo disse...

Porreiro, construir uma rampa RO-RO naquela porcaria de cais.

Anónimo disse...

Deve ser para descarregar carros todo o terreno! Principalemte quando as ondas batem com violência no cais 8! Deveriamos amarrar o autor material daquela procaria, o drº Jardim, que afirmou que iria enfrentar o mar! A única maneira de AJJ enfrentar o mar é acorrentá-lo num dia de temporal no cais 8!

Anónimo disse...

Já cá faltava um mal dizente.
Se não há rampa é porque não há rampa.
Se querem fazer uma rampa...é porque o cais é uma porcaria.
Raio de Zé povinho.

Anónimo disse...

O das, 22:28 Realmente o Dº Alberto João e os seus governos durante estes anos não fizeram nada para o desenvolvimento desta Ilha. No Continente queriam ter um HOMEM igual ao Dº Alberto desde o Sul ao Norte...De certeza que não leu o artigo na integra. Um bom fim de semana para todos.

Anónimo disse...

Trocando por miúdos, não haverá rampa Ro-Ro, pois não haverá prolongamento da pontinha.
Depois logo se vê

Anónimo disse...

Vão meter o ferry que precisa de um porto com as condições mais estáveis possiveis no cais 8, que de estável nada tem!
O ferry a ligar a Madeira ao continente é das coisas mais importantes que existem para nós. Uma ligação de ferry todo o ano não pode estar sujeita aos caprichos do tempo e das ondas do mar, tem que estar na zona mais abrigada e protegida do porto. A ligação ao Porto Santo é importante, principalmente para os portosantenses, mas a ligação ao continente é importante para os portosantenses e madeirenses.

Só temos incompetentes no Governo Regional. O Albuquerque não cumpriu a promessa do Ferry. Nem trouxe o barco, nem cria as condições para que ele venha a ser uma realidade.
Parece que estão todos feitos com os monopólios instalados.

Luís Calisto disse...

9.18
De questões portuárias nada percebo (já temos quem perceba o "suficiente" na Tabanca), porém acho que a sua observação quanto a estabilidade do Cais 8 cai pela base quando se lê a segunda linha do título da peça.
Mande sempre.

Anónimo disse...

Enquanto os sousas mandarem nos portos em vez de ser a Região e o GR, tirem o cavalinho da chuva, porque a teta vai continuar para os monopolistas!

Anónimo disse...

Lá vão começar os da má língua a dizer mal.

Anónimo disse...

O ferry não é uma necessidade para daqui a 5 ou 10 anos!
Era para ontem pois nunca devia ter sido interrompida em Janeiro de 2012!
Foi uma promessa Renovada pelos Renovadinhos do PSD em 2015 e com isso ganharam as eleições com uma margem equivalente a um décimo da lotação máxima do ferry Lobo Marinho!
Já existe uma rampa utilizada em exclusivo pela PSL!
A falta de uma segunda rampa não é motivo para protelar o Ferry o ano inteiro uma vez mais!
A Lota onde está é um anacronismo, num Porto que se quer de turismo e de qualidade! A praga de gaivotas deve-se à existência da Lota e dos respectivos barcos de pesca!
Fazer uma rampa onde está a Lota neste momento seria o momento certo, uma vez que a mesma acabou de ser demolida! Essa decisão seria a mais acertada, o PSD e o Governo até conseguiriam captar votos favoráveis de alguns dos seus maiores críticos em ano de triplas eleições.
O Entreposto de Gelo também saíria do Porto pois o amoníaco que tem armazenado é um perigo mortal em caso de fuga, numa zona tão povoada!
Criara-se-ia uma Lota no Caniçal com as devidas condições para incluir as embarcações do Funchal e de Câmara de Lobos. Inclusive, o Porto do Caniçal tem condições de varagem e manutenção dos barcos de pesca que não existem no Funchal nem em Câmara de Lobos pois a rampa e mini-estaleiro na boca da Ribeira dos Socorridos é uma anedota.
O Porto do Funchal tem imenso espaço morto para embarque e desembarque de viaturas ligeiras e de mercadorias por debaixo da Avenida Sá Carneiro que permite um excelente parque de acesso ao ferry, na zona da actual Lota. Esse espaço não é apelativo para a colocação de um Museu Automóvel - como se fala há anos - uma vez que é uma zona subterrânea e pouco visível para museu mas perfeita para manobras portuárias de viaturas. Até porque já sendo coberta, em dias de chuva ou muito sol é uma vantagem adicional.
Esta proposta de fazer uma rampa no Cais 8, depois do aumento da Pontinha e depois do Hospital, além de não ter lógica nenhuma (vão fazer o embarque de carros e camiões pelo jardim da Praça do Povo?) é o que se chama "empurrar as promessas com a barriga para as calendas gregas"!
Não gozem mais com a inteligência do Povo, por favor!

Luís Miguel de Castro Oliveira

Anónimo disse...

O das 09.18 é "muito" competente em asneiras.
Daí pensa que também percebe de portos, correntes marítimas e afins.

Anónimo disse...

Noticias do paraíso Açoreano.
Cruz credo se isto fosse na Madeira.
Aguardaremos comentários cafofianos.

REFLEXÕES do W.C.
E o “Atlântida” aqui tao perto
O “AZORES Express”, esta relíquia que nos “oferecem” este Verão, teve o início da sua construção em 1969 e foi lançado ao mar em 1972 como “Saint Eloi” ficando parado em doca quase 3 anos a aguardar o terminus da sua construção, devido à falência do estaleiro!
Iniciou finalmente a sua actividade em 1975 e já teve pelo menos outros 4 nomes antes de ser transformado em “AZORES Express”.
Já foi “Channel Entente”, passando depois a ser “King Orry” e reformulado depois num estranhíssimo e erótico “Moby Love”, que depois foi rebatizado de “Moby Love 2” e mais tarde novamente como “Moby Love”.
Recauchutado em “Aeolus”, deu que falar na Grécia em Janeiro de 2018, aquando da sua última entrada em estaleiro, devido à denúncia sobre existência de amianto ilegal a bordo e consequente exposição dos trabalhadores do estaleiro a este produto cancerígeno.
Comissões de inquérito e análises repetidas confirmaram o facto e obrigaram a “medidas governamentais”!
Menos de um ano depois, a solução ideal…vai poluir e chatar para outro lado, com o nome de “AZORES Expresso” a preço de “Queen Mary 2”.
As características técnicas do navio, aliadas à sua história náutica e “clínica” fazem adivinhar viagens “tranquilas” e no mínimo altamente trepidantes, poluentes e gastadoras.
Para uma região que se anuncia como “natureza em estado puro”, “a maravilha do eco turismo” ou “certificados pela natureza”, é de todo o interesse ter este navio no tal “cluster do mar”…tudo tretas…tudo palavras de ocasião…tudo politiquices!
Em resumo, é neste CHAÇO VELHO com quase 50 anos, que passarei no mínimo 18 horas, se quiser manter as habituais 2 semanas de férias no triângulo com viatura própria…um luxo portanto!
Ás entidades que selecionaram e validaram o aluguer deste navio não consigo reconhecer nenhum mérito:
1- Ou sabiam os detalhes técnicos deste navio e revelam incapacidade de conseguir melhor para uma operação marítima que apesar de sazonal, é de todo previsível e sabemos que em tudo, quem vai ao mercado tarde só apanha os restos (que tal já começar a trabalhar no aluguer para a época 2020 e até na de 2021?).
2- Se desconhecem estes e outros pormenores, bom então a situação é reveladora de que se tomam decisões e decidem gastos públicos astronómicos com uma ligeireza e falta de rigor, incompatíveis com as exigências do cargo!
Se calhar a SATA e a Atlanticoline tem mais coisas em comum do que se pensaria…e não são os recursos materiais, porque a era dos Clippers já foi… agora os aviões só voam e os navios só navegam!

Anónimo disse...

Os camelos continuam activos neste deserto com um oásis chamado Sousa! A teta dos portos da Madeira e Porto Santo e os transportes marítimos em cartel e monopólio!

Anónimo disse...

Não sei como é que um "crânio" como o multipartidario-independente Luís Oliveira não é contratado pelo governo.
Tanto estudo do LREC, tanto engenheiro a queimar pestanas, e afinal, a solução, aqui está. Em quatro ou cinco parágrafos, está a solução para o Porto do Funchal e arredores.
Limpinho, limpinho.

Anónimo disse...

Ao "Anónimo" das 13h05:

Não sei se me quis fazer um elogio ou uma paródia... Para mim vai dar ao mesmo!
Mas o que é de reter é que nesta Ilha, desde que se assine uma opinião, o que conta já não são as ideias explanadas mas a pessoa em causa! Sintomático!
Como não sei - nem quero saber quem é - mas pelos vistos já ouviu falar de mim, faça para que alguma coisa mude. Se não tem nome nem rosto, é provável que detenha algum poder. Ou nem isso?
E já agora: não sendo eu engenheiro-de-coisa-nenhuma, sabemos e conhecemos de sobra pareceres técnicos emitidos por engenheiros que são ultrapassadas por meras decisões políticas ou pior, por interesses económicos de lobbies que nada têm a ver com Interesse Público. Direi mais: decisões que lesam e expoliam o Interesse Público, tomadas por quem deveria acima de tudo defendê-lo!
Dizem que cada homem tem um preço mas eu advogo mais que quem tem um preço são coisas e não homens dignos.

Luís Miguel de Castro Oliveira (excepcionalmente a responder a um Anónimo).

Anónimo disse...

O LREC não tem competência nesta matéria.
Esta hipótese no cais 8será sempre intranquila pois com ventos e ondulação de sudeste e este, não haverá condições de estabilidade mesmo com a Pontinha Ampliada.
Na zona da Lota seria o mais adequado, com a estrutura de peixe transitada para o Caniçal.
Esta Terra não tem Planeamento. È tudo sobre o joelho.
Essa ideia para depois do hospital e da Pontinha significa daqui a uns dez anos, o que retira qualquer importância aos ferrys, quando eventualmente estiverem a operar Dois.

Luís Calisto disse...

13.52
Concordo. Com ventos de sudeste e leste não haveria volta a dar para "serenar" o cais 8. Só se a cabeça do molhe, nas obras do prolongamento, guinasse em direcção ao Lazareto, para estancar o vento. Mas então os navios não poderiam entrar no porto.
É bem feito. Vou é deixar o tema para quem percebe disto - e não é o meu caso.

Anónimo disse...

Nem elogio, nem paródia.
Apenas constatação de que, não são precisos engenheiros ou outros peritos, quando desta terra jorram peritos. E que têm até a vantagem de em meia dúzia de parágrafos apresentar "a solução".
Que terra tão rica, que de tais filhos desfruta.

Um anónimo (excepcionalmente a responder a um Luís Miguel de Castro Oliveira).

Quanto ao comentador das 13.52, parte de um erro de competências. O LREC tem-na. Pode é ter pouca experiência neste tipo de estudos, mas pode assessorar-se de entidades com essas valências. Não sei se o fez, ou fará.
E há outro erro de engenharia em que o Calisto cai. O vento de sudoeste com o aumento da Pontinha teria um impacto muito inferior nas correntes que se formam dentro do porto.
Mas a questão do planeamento, estou de acordo que é uma falha com muitos anos. Possivelmente a marina não devia ser naquele local, o porto de pesca também não, e o local de acostagem e rampa do ferry também não.
Mas, mudar tudo agora, depois de ter sido obrado aquele cais 8, teria custos astronómicos, que não justificariam a obra.

Anónimo disse...

Sr Calisto na questão de Ferry temos de copiar o modelo de sucesso Socialista Açoriano

Ligação com o Continente uma vez por ano e só para a logística do Rali Sata ( agora sem a verba da Sata não sei se haverá no futuro ) , 3 messes por ano como na Madeira claramente exagerado

Ligação entre ilhas uns 4 messes por ano com Ferry alugados e com restrições na carga, não se pode fazer concorrência aos operadores tradicionais , no caso da Madeira mais uma vez é um exagero para que ter um Ferry de um armador privado fazendo ligação 11 messes por ano ligando 2 ilhas sem restrição de carga , claramente os Açorianos é que a sabem a toda 9 ilhas para ligar 4 messes por ano é o ideal

Socialismo Açoriano sempre , no Turismo já começaram a inovar viram que já era exagerado o aumento de Turistas e no Mês passado conseguiram um feito histórico baixar 9% de entradas de Turistas aqui na Madeira os esforços foram fracos só conseguimos baixar 2%



Anónimo disse...

estou convencido de que se o prolongamento for até Marrocos (cerca de 700 Km) evita-se guinar para Lazareto...as entradas e saídas dos navios no porto do Funchal seriam feitas em águas territoriais marroquinas.

Anónimo disse...

Ao das 10:11,

Então a minha questão sobre a estabilidade do cais 8 cai pela base, só porque a segunda linha do título diz "se a Pontinha for ampliada"?
Quem garante que o aumento da Pontinha irá serenar e estabilizar o cais 8? Você ou os mesmos inteligentes que construiram o cais 8? Ou quiçá os inteligentes que construiram a marina do Lugar de Baixo?

PS - Vi que já emendou a mão, quando outro comentador lhe explicou que "não haverá condições de estabilidade mesmo com a Pontinha Ampliada". Ficou-lhe bem. Ao dispor.

Luís Calisto disse...

14.49
Já tinha ido e voltei só para dizer que falei em ventos sudeste e não sudoeste.

Anónimo disse...

Olha o artista do PAULO FARINHA vendido ao GRUPO SOUSA a gozar com quem apresenta soluções sem ir ao beija-mão do mesmo!
Não gosta que ninguém lhe faça sombra!
Cure-se da psicose, homem!
E leve lá mais duas viagens a Portimão no ferry pelos serviços prestados ao Monopólio da Rua da Praia!

Anónimo disse...

Sudeste não é o problema do Porto do Funchal.
Sudoeste, esse sim poderá ser e é nas condições actuais em que o cais 8 faz de ricochete ao mar, provocando ondulação complicada.

Anónimo disse...

Alguns dos engenheiros do LEREC foram meus professores na escola Franscico Franco, antiga escola Industrial e Comercial do Funchal. Sei da sua competência, mas como os seus estudos e pareceres eram quase sempre desrespeitados pelos bananas do poder regional, muitos deles não estavm para se chatear, alguns preferiram estar calados, ou pedir transferência par outros lugares! Por isso o LEREC vale o que vale quando os bananas desta terra é que tomam as decisões populistas, violando pareceres técnicos. E há muitos abortos e mamarracchos espalhados por esta ilhota africana e no Porto Santo.

Anónimo disse...

Ená pá com tanas "dores de cotovelo" que vai por aqui...

Anónimo disse...

O vento de sudeste não tem influência relevante no movimento do mar dentro do porto, ao contrário do vento de sudoeste.
Daí a referência.

Anónimo disse...

https://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/proteccao-da-pontinha-feita-por-mar-e-a-cargo-da-etermar-MD4757086#

...efeitos do "cais 8" na cabeça do molhe da pontinha … por algum motivo os comandantes dos cruzeiros temem a atracação nesta zona.

Anónimo disse...

Tanto comentário para quê? É Só para depois do novo hospital...

Anónimo disse...

o das 13.52

escreve:

"Na zona da Lota seria o mais adequado, com a estrutura de peixe transitada para o Caniçal.
Esta Terra não tem Planeamento. È tudo sobre o joelho."

no Funchal descarrega-se ruama (Cavalas chicharros..) Espada , a frota deste tipo de Pesca é feita maioritariamente por pescadores de Câmara de Lobos .
Que tipo de planeamento é o teu para obrigares os pescadores de Câmara de Lobos irem para Caniçal ? se ainda fosse façam um novo Porto em Câmara de Lobos para eles ficarem mais perto de casa mais não, bem planeado era enviar los para o Caniçal para bem longe de casa tudo para haver espaço para mais uma rampa de Ferry que seria usada 2 vezes por semana , tira-se uma atividade que dá trabalho a semana toda para um capricho de 2 dias por semana

Se Socialismo e Ferry combinassem os Açores era uma referencia

Eu ainda não entendi porque se isto dos Ferrys é um negocio assim tão lucrativo como nos Açores que não tem a mão dominadora do Grupo Sousa e são governados por gente Socialista ainda não tem ligações diárias para o continente .

Se não tem podemos estar a falar que a coisa só seria viável com subsídios de Lisboa

Anónimo disse...

Será que aquelas obras que estão a fazer na antiga Lota do Funchal é para a Construção de uma Central de Camionagem? Já não era sem tempo pois todas as Cidades do País as tem.

Anónimo disse...

Olha o Central de Camionagem. Já não falavas disso à que tempos.
Ainda não aprendeste onde é a paragem do "horário" ?

Anónimo disse...

Qual? O da Carreira 11 que os levará em Setembro.

Anónimo disse...

Sim. Esse mesmo que costumas apanhar.

Anónimo disse...

17.09
Calma e nada de nervos porque ainda faltam uns meses... o comentário anterior era para irem a reinauguração da cota 500.

Anónimo disse...

Nervoso? Isso é lá para o Picareta Falante.
Dizem que fez um escândalo na RTP.
Estão com os nervos em franja. Se não ganham saltam borda fora, porque o Costa o Mentiroso não admite falhados eleitorais.
Muito me vou rir ainda.
E a ETAR do Funchal, já tem data para inauguração?