Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2019

OPINIÃO



Ambiente crispado na Câmara Municipal do Funchal

O adiamento da saída de Paulo Cafôfo incomoda Miguel Silva Gouveia 

Na Câmara Municipal do Funchal, o ambiente, entre Paulo Cafôfo e Miguel Silva Gouveia, já conheceu melhores dias. Não tenho a menor dúvida. Tem sido evidente, nas reuniões de Câmara e Assembleias Municipais, alguma tensão e afastamento entre o presidente e vice-presidente.
Curiosamente, embora esteja na Região, o responsável pelas Finanças do Município do Funchal não compareceu à última Reunião de Câmara, nem compareceu a qualquer acto público na última semana, tendo reaparecido apenas na abertura da Rua Fernão de Ornelas. Disse internamente que tirou uma semana para reflectir. 

Todos podem descansar mas, salvo melhor opinião, em causa está a adiada saída por Paulo Cafôfo de presidente da Câmara Municipal do Funchal, uma vez que é candidato pelo PS-Madeira à presidência do Governo Regional nas eleições legislativas regionais a disputar no final de Setembro.

Embora a data limite para que tal aconteça seja até 13 de Agosto, o facto é que se estivesse na pele de Miguel Gouveia, e penso ser consensual esta ideia, a saída já deveria ter acontecido, não só pelo exemplo que António Costa deu, em Lisboa, quando deixou, seis meses antes das legislativas nacionais de 2015, a presidência da capital para assumir, a 100%, a candidatura a primeiro-ministro do país, como também pelo facto de o vice-presidente ser ainda pouco conhecido junto do eleitorado e querer aparecer como líder da autarquia antes de umas possíveis eleições intercalares no final do ano.

Também a forma como sairá Cafôfo deve preocupar Miguel Gouveia. Não há dúvida que este último considera que Cafôfo deve renunciar, enquanto o ainda presidente da edilidade parece preferir a suspensão de mandato. Para Gouveia será um péssimo sinal para o eleitorado uma “meia saída” de Cafôfo, como que dizendo que não tem confiança na vitória nas regionais. E ninguém compreenderia o seu regresso à Presidência da Câmara caso realmente perca as eleições de 22 de setembro. Do outro lado podem acusar Gouveia de querer receber de bandeja uma presidência obtida devido à imagem de Paulo Cafôfo, sem permitir uma salvaguarda ao professor caso o objectivo das regionais corra mal.

Outro motivo de fricção pode ser o desejo de João Pedro Vieira, nº 6 da lista autárquica mas secretário-geral do PS-M de ficar como Vice-presidente, após a saída de Paulo Cafôfo. Uma intenção com o patrocínio do PS regional e nacional. É crível que Miguel Gouveia não reconheça ainda arcaboiço ao jovem quadro, no que será acompanhado por Idalina Perestrelo antiga vice-presidente e Madalena Nunes.
Outra situação que deverá ter contribuído para esta crispação foi o que aconteceu com a FrenteMar Funchal, o atraso nos salários aos seus funcionários e a penhora das contas, que teve de ser assumido publicamente por Miguel Silva Gouveia. O ainda vice-presidente deverá ter ficado muito incomodado pois os problemas das contas da empresa municipal, que persistem, colidem com a imagem que tem procurado projectar de gestão pública rigorosa.

Octávio Silva Mendes

11 comentários:

Anónimo disse...

A vontade de tacho é tão grande que andam sempre à pancada.

Anónimo disse...

Uns trabalham e outros inauguram... Não percebo é tanto alarido sobre a Rua Fernão Ornelas. Lembro me ainda jovem que a rua tinha dois sentidos. Aguardemos por novidades em relação a saída do senhor cafofo...

Anónimo disse...

Cafofo mama o seu e mama o alheio, quanto à Frente Mar provavelmente vai haver penhoras novamente pela segurança social referente às contribuições a serem pagos dos salários de abril que teem de serem pagos salvo erro ate 15 do corrente mês e os salários de maio serão novamente atrasados,a não ser que a CMF vá injectar novamente Dinheiro esperem para ver, oxalá eu esteja enganado

Anónimo disse...

Matam-se pelo lugarzinho.

Anónimo disse...

o Miguel Gouveia tem razão, o Cafofo aproveita-se das finanças da Câmara para se autopromover e sujeita os serviços todos da autarquia para ajudá-lo na sua candidatura a presidente do governo, e depois quem ficar que feche a porta! Força Miguel contra essa vendido! Não te deixes comer amigo!

Anónimo disse...

O Miguel Gouveia há muito que é o real presidente, pois o Cafôfo está mais interessado em fazer campanha. Este que leve o picareta, pois não faz falta

Donato Macedo disse...

Primeiro: Paulo Cafôfo não "risca" nada. É uma marioneta nas mãos dos pajens que Costa tem cá, para o manter "domesticado". Mas quem cedo viu e foi alertado para esse vespeiro, e que mesmo assim lá se meteu para o mel falso que dali escorria, que se amanhe.
Segundo: O aziago PS-Madeira, sabe que as sondagens não o fazem decolar, porque por muito que o "sorriso pepsodente" renda, já muitos viram que dali não sai mais nada do que as ocas vacuidades discursivas que Lisboa deixa escapar (coisa que não acontece ao pseudo-chefe do Porto Moniz, que permanece açaimado e acorrentado para não fazer muita m****). Além do mais, o PS-Madeira não tem quadros de qualidade, pois os poucos que tinham, condenaram-nos ao ostracismo por delito de opinião e outros insondáveis interesses que a nova matilha tomou de assalto, salivando pelo pote do poder autárquico e regional. Na verdade ninguém ainda que independente, quer fazer parte dum projecto oco onde a matilha está esfomeada de mais nepotismo tachista para empregar os seus.
Terceiro: Miguel Gouveia enredou-se e pese embora a legitimidade da sua ambição em "suceder" o ausente Cafôfo (que apenas está a usar a Câmara para trampolim de outros voos políticos, tal como fez no sindicato dos professores), não se sente confortável nesse papel de "pendura" passado que está o tempo razoável de lhe suceder. Felizmente estive pouco tempo nesse vespeiro.

Anónimo disse...

O rapazinho passa a vida no banco dos suplentes. Como é que pode dar nas vistas se o treinador não lhe dá uma oportunidade? É melhor se dedicar à pesca.

Anónimo disse...

O Miguel Gouveia não é nenhum inocente tem o rabo preso visto que é o responsável pela secção financeira da CMFUNCHAL e dos que foram para a FRENTEMAR para os tachos milionários tem todos o rabo preso mais cedo ou mais tarde a verdade virá ao de cima Não tenho pena de nenhum desses que se julgam grandes e são tão pequeninos...

Anónimo disse...

o que acontece ao cafofo se perder as eleições para o Governo Regional?

volta para a CMF presidida pelo Miguel Gouveia ?

não parece , o que me parece é que morre politicamente e volta para campanário aturar crianças na escola

quem tudo quer tudo perde

Anónimo disse...

A minha familia tem poios com ervas para mondar e cavar semilas....