Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de maio de 2019




Os sete pecados capitais 
do Cafôfo



Por Antero Rodrigues

1.       Arrogância



Cafôfo não justifica medidas nem opções e trata mal os adversários. Acredita que tudo e todos irão atrás de si, só porque sim. Com soberba, anuncia que tem um projeto para a Madeira a dez anos. A dez anos?! Como se as próximas eleições fossem favas contadas… Não vai ao parlamento quando é chamado para explicar o caso do Monte. Em suma, acha-se no direito de se comportar como o PSD se comportou no passado. Na escola da bruta arrogância há alunos no quadro de honra: João Pedro Vieira, Duarte Caldeira (filho), Emanuel Câmara, Elisa Seixas, Miguel Iglésias, Sérgio Abreu…


2.       Ausência de compromisso

Calculista, diz-se independente mas é anunciado como “candidato socialista” a presidente do Governo. Confiante de que o poder lhe vai cair no colo, pouco ou nada anuncia sobre o que pretende fazer na governação. De concreto, nada. Fala de um futuro e esquece-se que há um passado e um presente para cuidar. 
Entretanto, Miguel Albuquerque e o PSD vão alinhavando compromissos com a população: se ganharmos vamos manter os apoios aos agricultores, se ganharmos vamos fazer a cobertura do pavilhão… A ausência de compromisso estende-se à esfera pessoal. Albuquerque vai votar com a filha ao colo e com mulher e outro filho atrás. Cafôfo vai votar sozinho. Sintomático.


3.       Culto da personalidade


O PS ganhou as eleições autárquicas no Funchal em 2013 numa coligação com BE, MPT, PAN, PTP e PND. A partir daí impôs-se a lógica do “culto da personalidade” de Paulo Cafôfo. Quem lhe faz sombra ou coloca qualquer objeção é afastado. São afastados a presidente da Assembleia Municipal Luísa Clode, a vice-presidente Filipa Jardim Fernandes e os vereadores Gil Canha e Edgar Silva. PTP, PND, PAN e MPT desligam-se ou são afastados da coligação. Em 2017 o PS faz nova coligação com BE, a que se juntam PDR, Nós Cidadãos e JPP. Ao fim de um ano, estes três últimos partidos encontram-se marginalizados. Pior ainda é o sectarismo no plano interno do PS. O líder Carlos Pereira recusou-se a embarcar no “culto da personalidade” e foi posto a andar. Repetiu-se a lógica de afastamento de todo o seu grupo. A própria eurodeputada Liliana Rodrigues, depois de ter feito um bom mandato, foi afastada para dar lugar a uma jovem que no plano político só tem um “ídolo”: Paulo Cafôfo. Em resumo, temos um PS deslumbrado com o seu verdadeiro líder (Cafôfo), que marginaliza os seus próprios dirigentes, militantes e simpatizantes e afasta os potenciais aliados externos.



         4. Submissão




O PS organiza Estados Gerais para elaborar o seu Programa de Governo e definir o futuro da Madeira. A quem entrega a missão? Aos especialistas de Lisboa. A quem é que o PS encomenda a sua estratégia de comunicação? Aos especialistas de Lisboa. A quem é que o PS entrega os seus tachos (vereadores e chefe de gabinete da CMF, chefe da polícia municipal)? Aos especialistas de Lisboa.



5.       Incompetência



Cafôfo governa a CMF há seis anos. Qual é a marca que deixa deste período? Dão-se alvíssaras a quem descobrir. As suas grandes inovações são a usurpação a custo zero do espaço público pelas esplanadas e a criação de uma polícia municipal para multar o povo. É claro que depois temos as experiências no trânsito (a Rua João de Deus num dia tem uma faixa de estacionamento livre, noutro o estacionamento é pago e no fim volta ao que era no início, ou seja, duas faixas de tráfego), os ordenados em atraso na empresa FrenteMar Funchal, os cortes de árvores à louca, a cidade com problemas de salubridade…

      6. Alheamento




Cafôfo é um líder do futuro e por isso faz propaganda com recursos da era digital e dirigida à geração dos Millennials. É vê-lo a publicar no Instagram e Facebook as suas experiências e aventuras. Saltos de para-quedas, descidas de canyoning e viagens a Jersey e Londres. Entretanto, o PSD vai fazendo coisas à moda do séc. XX, como palmilhar pelas freguesias e lugarejos da ilha e aparecer nas confraternizações do clube da bisca e no aniversário do lar.

        7. Contranatura




O Cafôfo aliou-se ao grupo Sousa. Não é preciso dizer mais nada.

26 comentários:

Anónimo disse...

Boa análise.
Agora já perceberam a fraca votação de alguns candidatos nas autárquicas de 2017, especialmente a candidata pelo Funchal?
Os mesmos pecados que apontam a Cafôfo, Leal também os tinha (têm)

Anónimo disse...

É no que dá não ter categoria ou seriedade. Cafôfo é uma fraude e faz-se acompanhar de outros garotos como ele. Até para enganar é preciso engenho e arte. O resultado do PSD deve-se aos "antigos eleitores" que votam em todas as eleições, à ausência do JPP cujos seguidores não votariam PS, e aos ressabiados do PS que não devem ter estimado uma paraquedista à frente na lista socialista. Pensa o PSD ter ganhado alguma coisa mas a maioria lá vai e deverá perder mais deputados. Espero é que não se junte ao quase extinto e interesseiro CDS.

Anónimo disse...

Excelente análise! O povo será soberano a 22 de setembro com uma vitória clara do partido que mete a Madeira no caminho certo, no partido da Autonomia, no PPD/PSD- M!

Anónimo disse...

E ainda bem que o PSD percebeu isso e meteu a menina dos dentes ralos da prisão de parte, boa jogada de Miguel Albuquerque e de José Prada, estão a caminhar para a vitória!

Anónimo disse...

Cafofo se nao vence em setembro, sera colocado de lado e ira ser responsabilizado pelo caso do Monte.

Anónimo disse...

Meu Caro Antero Rodrigues,

Permita-me que o trate assim.
Não nos conhecessemos pessoalmente, nem tão pouco lembro-me de ler algo escrito por si.
Sou um leitor atento deste blogue e um comentador responsável do mesmo.
Permita-me que lhe dê os mais sinceros parabéns por tão ilustre e virtuoso artigo. É pena que não tivesse sido publicado no dia da reflexão. Tenho a certeza que o resultado eleitoral seria ainda mais arrasador.
Ao contrário que acontece consigo (de não conhecê-lo), conheço muito bem e já lidei muito de perto com a personagem principal do seu artigo - o pecador. Melhor descrição/análise eu não faria.
A Madeira precisa de uma vez por todas saber quem é este professor narcisista. Quem são os madeirenses ávidos de vingança e cheios de sede de poder que o rodeiam. É uma gentinha muito má. Gente que não olha a meios para atingir objetivos. Gente que simplesmente afasta outros e usurpa os seus lugares. Gente que respira incompetencia, mas a sua arrogância não permite ver isso. Gente que não respeita o Órgão Politico mais alto da Autonomia (AJJ também não) e por consequencia todos os madeirenses. Gente que mente de boca cheia.
Não podemos deixar que esta gente seja governo. Nunca.
Da minha parte falarei até que a voz me doa. Assim tengo feito Há dois anos esta parte.
Permita-me que acrescente somente mais um pecado capital: A estúpidez.
Grande abraço.

Anónimo disse...

E por aqui vai. Cafofo é uma fraude.
É uma marioneta sorridente nas mãos de Iglésias e da LPM que vão ou têm lugar em Lisboa, quando Cafofo cair com estrondo.

Anónimo disse...

Um dos principais erros foi ter sucumbido ao canto da sereia do Luís Miguel Sousa, o mais odiado empresário madeirense, com monopólios nos portos e transportes marítimos, que tudo quer controlar, desde ACIF, jovens empresários, comunicação social, etc.

Bem feito!

Agora é ver Luís Miguel Sousa tentar corrigir o tiro e começar a se virar para o PSD. Espero que o meu partido mande-o dar uma volta bem grande. Onde passou o Verão, que vá passar o Inverno.

Anónimo disse...

Volta Carlos Pereira, estás perdoado

Anónimo disse...

Top Derrotados

António Costa
Bernardo Trindade
LPM
Diário de Notícias
Cafofo
Miguel Iglésias
Ricardo Oliveira
TVI
Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa)
Miguel Sousa (sim, o que ainda é militante do PSD)
Duarte Caldeira
João Pedro Freitas
Sara Cerdas


Top Vencedores

Madeirenses e Portosantenses
PSD
Carlos Pereira



Anónimo disse...

Concordo com o texto e ainda acrescento com o panorama nacional. Facto PSD A nível nacional teve uma grande derrot, Rio não está à altura. Porém se juntar os valores do PSD + CDS (como a coligação de 2014), Antonio Costa perde o argumento de “poucochinho” que usou com Seguro para o afastar do PS, só teve mais 1% que na altura. Vejo uma derrota do PSD mas não uma grande vitória do PS ( apenas uma vitória)

Anónimo disse...

Já se esqueçaram que este narcisista doente meteu uma placa no Lido a dizer que foi ele que fez o complexo balnear. Lá lata o gajo tem! Estas eleições deram cabo da cafofolândia.

Anónimo disse...

Então o Vaidoso Mentiras com cabeça cheia de farelo perdeu? A cafofada incompetente deve estar a lamber feridas juntamente com o Inteligente da Sociohabita mais Sergio magro e o tal Urso de S. Gonçalo juntamente com toda a Caldeirada de peixe cagões. E o Diário do Ingês/Sousa que apostou tudo no Vaidoso como vai fazer??????????? Vai continuar a folha de couve "independente"?

Anónimo disse...

SUBSCREVO NA INTEGRA,... E AINDA ACRESCENTARIA MAIS!
O QUE TEM A DIZER A DIRECÇÃO "LUMPEN" QUE ASSALTOU O PS-MADEIRA?

CERTAMENTE,... QUE A CULPA É DOS ABSTENCIONISTAS OU DOS MADEIRENSES E QUE GANHARAM NO CONTENENTE ???

Anónimo disse...

É só prometer... Muitos munícipes ainda estão a espera da cobertura do campo da escola Ribeiro Domingos Dias.
Não me esqueço que muitos que votavam no PSD e mudaram o sentido de voto devido a promessa da Câmara Municipal do Funchal...

Anónimo disse...

Boa tarde amigo Calisto, isto foi uma bomba a de ontem à noite. O Psd não esperava ter tantos votos, mas, ainda bem que os teve, pois acabou com as peneiras do PS, a pensar que iam limpar isto com uma pernas às costas " ", o Cafofo já vai antecipar a sua saída da CMF, outros já começam a fazer contas à vida. Penso que alguns do PSD também ficaram lixados, queriam que o PSD perdê-se, para aparecerem como almas salvadoras, saiu-lhes o tiro pela culatra. uns auto propuseram-se para tal, outros continuam a atravessar o deserto, a vida não está fácil para ninguém. O PS vai ter de correr mais um pouco e descer à terra mesmo com cartão amarelo, porque o vermelho não vai chegar, e se o Cafofo não se poem a pau nem vai ter pernas para andar. Enquanto não deixarem de mentir não vão a lado nenhum, o meio é pequeno pos isso há que ter cuidado. Vitória também do amigo Carlos Pereira do PS, e dos seus seguidores, demora mas chega....
Parabéns ao Prada, Rui Coelho e a toda a equipa que trabalhou para esta vitória, ainda bem que o Secretariado mudou. PSD - SEMPRE.
Boa Albuquerque, com humildade, com verdade, e com honestidade vamos levar a madeira em frente, porque colónia era no antigamente.

Anónimo disse...

Calma...o Cafofo já tratou de recrutar mais um "cubano" para a sua ascenção ao poder: O PANDA (até é barato: 30.000 biscas).

Anónimo disse...

Para mim o que mais deu vontade de rir na noite eleitoral, foi ouvir o Tolo do Norte dizer que os resultados foram um cartão amarelo ao...PSD !
E conseguiu dizer aquilo sem se rir.
O que faz a insanidade.

Anónimo disse...

Acrescentaria no top dos derrotados: Roberto Ferreira (DN). Os seus artigos são escandalosa campanha Pro-Cafofo, a página “este planeta” roça a política reles que inunda as redes sociais. A liberdade de imprensa, tornou-se uma anedota econômica/interesseira naquele matutino

SIA disse...

Acho injusto não mencionar o que Cafofo fez em 6 anos porque 6 anos é muito tempo e deve ter feito e dito alguma coisa.
Cafofo torrou muitos milhares em viagens;
Até foi a Lisboa para tirar uma foto numa aula dos Bombeiros,
E vai continuar a torrar muito dinheiro;
Cafofo mexeu na Fernão ornelas e no Lido e até lá pos umas placas como se fosse ele quem fez o Lido, sabendo-se que nao gastou lá 1 centimo, pois foi tudo financiado pela Europa,
Cafofo fez habitaçao social com dinheiro dos bancos;
Cafofo reduziu a divida da Camara, pudera com dezenas de milhoes de IMI era mesmo preciso ser um genio de finanças;
Cafofo esquecido, não esqueceu de deixar a Idalina com as culpas das mortes do Monte, isso ele fez bem feito:
Cafofo fez delegaçao de competencias e quando interrogado, como está a leste das questoes da Camara, passa a palavra aos vereadores;
Cafofo fez pelos amigos fazendo concursos á medida para entregar o ouro como foi o café do Teatro, que ainda não sei porque o MP nao se interessou por ese concurso, em que a Camara é a grande perdedora;
Cafofo vai ás reunioes da Camara onde conjuntamente com Miguel Gouveia e Pedro Picareta humilha os restantes vereadores da oposiçao;
Cafofo aparece na apresentaçao de eventos do tipo atletismo, sumos, festas, livros...
Cafofo enxota que lhe faz sombra. Deve considerar-se imperador do japao. (lembram-se do episodio em que Cavaco e o imperador do japao em cerimonia publica ao Sol, a sombra de cavaco estava a tocar no Imperador e a posiçao de Imperador não permite isso)
cafofo mexeu na Organica da Câmara e lá pos os amigos e controladores. Até conseguiu fazer diretor dos recursos humanos um informatico, que por acaso até é boa pessoa, mas nem exerce esse cargo, servindo apenas para receber o vencimento;
cafofo fez um caminho em substituiçao de quem o devia fazer, AFA, Rua Imperatriz Dona Amelia.
Fico por aqui para não maçar, mas era preciso fazer justiça porque ele fez coisas.

Anónimo disse...

E que diz a isto o analista sem espinha Bernardo Trindade? Vão todos pelo esgoto abaixo cantando com o Cafofo o "... Vou levar-te comigo". O Carlos Pereira está felicíssimo. Mas o mais grave foi ver a Tonta Cerdas a rir desalmadamente a estupidez das palavras do arroz de lapas. É o brejeiro do Ganita Caldeira?

Anónimo disse...

E quem promove esse evento destinado à pequenada? O "insuspeito" Diário de Notícias, parceiro privilegiado das negociatas da CMF. Será que o DN, um órgão de comunicação social,tem Licença de Promotor de Espectáculos?...

Anónimo disse...

Um dos grandes derrotados da noite de domingo foi o Diário de Notícias e sobretudo o seu diretor Ricardo Oliveira que vá lá saber-se porquê tem ódio a PSD e a Miguel Albuquerque e usou um Jornal centenário, outrora respeitável e exemplo de imprensa livre e imparcial para um pasquim municipal, panfleto de campanha de Cafofo.

Ricardo Oliveira e Rorberto Ferreira bem como o sonso do administrador José Câmara deveirea ser chamados a pedra. Como é possível delapidar em tão pouco tempo um património de imparcialidade editorial reconhecida por todos e apreciado pelos madeirenses?

E já se está a ver que vão continuar na saga. 30.000 para um Panda qualquer arise durante 90 minutos pagos pela CMF? Pensam que somos todos parvos. Por esse preço, só se o Panda tivesse rodas e turbo!!!

Vai servir para intrigar, desrolhar ódio sobre o governo e o PSD, tecer loas a um sorridente vazio de ideias que já se percebeu que nem com todas as ajudas lá chega.

Continuem assim no DN, rumo ao abismo!

Anónimo disse...

Esqueceram-se do Vitor Freitas????

A perder desde.....

Anónimo disse...

Mais 30.000,00€ da Câmara do Funchal para o Diário de Notícias para não falar na utilização do Parque de Santa Catarina de borla. Cafofo continua a financiar o DN.

Anónimo disse...

Será que o DN agora vai mudar? Vamos aguardar.