Os
sete pecados capitais
do Cafôfo
Por Antero Rodrigues
1. Arrogância
Cafôfo não justifica medidas nem opções e trata mal os adversários. Acredita que tudo e todos irão atrás de si, só porque sim. Com soberba, anuncia que tem um projeto para a Madeira a dez anos. A dez anos?! Como se as próximas eleições fossem favas contadas… Não vai ao parlamento quando é chamado para explicar o caso do Monte. Em suma, acha-se no direito de se comportar como o PSD se comportou no passado. Na escola da bruta arrogância há alunos no quadro de honra: João Pedro Vieira, Duarte Caldeira (filho), Emanuel Câmara, Elisa Seixas, Miguel Iglésias, Sérgio Abreu…
2. Ausência de compromisso
Calculista, diz-se independente mas é anunciado como “candidato socialista” a presidente do Governo. Confiante de que o poder lhe vai cair no colo, pouco ou nada anuncia sobre o que pretende fazer na governação. De concreto, nada. Fala de um futuro e esquece-se que há um passado e um presente para cuidar.
Entretanto, Miguel Albuquerque e o PSD vão alinhavando compromissos com a população: se ganharmos vamos manter os apoios aos agricultores, se ganharmos vamos fazer a cobertura do pavilhão… A ausência de compromisso estende-se à esfera pessoal. Albuquerque vai votar com a filha ao colo e com mulher e outro filho atrás. Cafôfo vai votar sozinho. Sintomático.
3. Culto da personalidade
O PS ganhou as eleições autárquicas no Funchal em 2013 numa coligação com BE, MPT, PAN, PTP e PND. A partir daí impôs-se a lógica do “culto da personalidade” de Paulo Cafôfo. Quem lhe faz sombra ou coloca qualquer objeção é afastado. São afastados a presidente da Assembleia Municipal Luísa Clode, a vice-presidente Filipa Jardim Fernandes e os vereadores Gil Canha e Edgar Silva. PTP, PND, PAN e MPT desligam-se ou são afastados da coligação. Em 2017 o PS faz nova coligação com BE, a que se juntam PDR, Nós Cidadãos e JPP. Ao fim de um ano, estes três últimos partidos encontram-se marginalizados. Pior ainda é o sectarismo no plano interno do PS. O líder Carlos Pereira recusou-se a embarcar no “culto da personalidade” e foi posto a andar. Repetiu-se a lógica de afastamento de todo o seu grupo. A própria eurodeputada Liliana Rodrigues, depois de ter feito um bom mandato, foi afastada para dar lugar a uma jovem que no plano político só tem um “ídolo”: Paulo Cafôfo. Em resumo, temos um PS deslumbrado com o seu verdadeiro líder (Cafôfo), que marginaliza os seus próprios dirigentes, militantes e simpatizantes e afasta os potenciais aliados externos.
4. Submissão
O PS organiza Estados Gerais para elaborar o seu Programa de Governo e definir o futuro da Madeira. A quem entrega a missão? Aos especialistas de Lisboa. A quem é que o PS encomenda a sua estratégia de comunicação? Aos especialistas de Lisboa. A quem é que o PS entrega os seus tachos (vereadores e chefe de gabinete da CMF, chefe da polícia municipal)? Aos especialistas de Lisboa.
5. Incompetência
Cafôfo governa a CMF há seis anos. Qual é a marca que deixa deste período? Dão-se alvíssaras a quem descobrir. As suas grandes inovações são a usurpação a custo zero do espaço público pelas esplanadas e a criação de uma polícia municipal para multar o povo. É claro que depois temos as experiências no trânsito (a Rua João de Deus num dia tem uma faixa de estacionamento livre, noutro o estacionamento é pago e no fim volta ao que era no início, ou seja, duas faixas de tráfego), os ordenados em atraso na empresa FrenteMar Funchal, os cortes de árvores à louca, a cidade com problemas de salubridade…
6. Alheamento
Cafôfo é um líder do futuro e por isso faz propaganda com recursos da era digital e dirigida à geração dos Millennials. É vê-lo a publicar no Instagram e Facebook as suas experiências e aventuras. Saltos de para-quedas, descidas de canyoning e viagens a Jersey e Londres. Entretanto, o PSD vai fazendo coisas à moda do séc. XX, como palmilhar pelas freguesias e lugarejos da ilha e aparecer nas confraternizações do clube da bisca e no aniversário do lar.
7. Contranatura
O Cafôfo aliou-se ao grupo Sousa. Não é preciso dizer mais nada.
26 comentários:
Boa análise.
Agora já perceberam a fraca votação de alguns candidatos nas autárquicas de 2017, especialmente a candidata pelo Funchal?
Os mesmos pecados que apontam a Cafôfo, Leal também os tinha (têm)
É no que dá não ter categoria ou seriedade. Cafôfo é uma fraude e faz-se acompanhar de outros garotos como ele. Até para enganar é preciso engenho e arte. O resultado do PSD deve-se aos "antigos eleitores" que votam em todas as eleições, à ausência do JPP cujos seguidores não votariam PS, e aos ressabiados do PS que não devem ter estimado uma paraquedista à frente na lista socialista. Pensa o PSD ter ganhado alguma coisa mas a maioria lá vai e deverá perder mais deputados. Espero é que não se junte ao quase extinto e interesseiro CDS.
Excelente análise! O povo será soberano a 22 de setembro com uma vitória clara do partido que mete a Madeira no caminho certo, no partido da Autonomia, no PPD/PSD- M!
E ainda bem que o PSD percebeu isso e meteu a menina dos dentes ralos da prisão de parte, boa jogada de Miguel Albuquerque e de José Prada, estão a caminhar para a vitória!
Cafofo se nao vence em setembro, sera colocado de lado e ira ser responsabilizado pelo caso do Monte.
Meu Caro Antero Rodrigues,
Permita-me que o trate assim.
Não nos conhecessemos pessoalmente, nem tão pouco lembro-me de ler algo escrito por si.
Sou um leitor atento deste blogue e um comentador responsável do mesmo.
Permita-me que lhe dê os mais sinceros parabéns por tão ilustre e virtuoso artigo. É pena que não tivesse sido publicado no dia da reflexão. Tenho a certeza que o resultado eleitoral seria ainda mais arrasador.
Ao contrário que acontece consigo (de não conhecê-lo), conheço muito bem e já lidei muito de perto com a personagem principal do seu artigo - o pecador. Melhor descrição/análise eu não faria.
A Madeira precisa de uma vez por todas saber quem é este professor narcisista. Quem são os madeirenses ávidos de vingança e cheios de sede de poder que o rodeiam. É uma gentinha muito má. Gente que não olha a meios para atingir objetivos. Gente que simplesmente afasta outros e usurpa os seus lugares. Gente que respira incompetencia, mas a sua arrogância não permite ver isso. Gente que não respeita o Órgão Politico mais alto da Autonomia (AJJ também não) e por consequencia todos os madeirenses. Gente que mente de boca cheia.
Não podemos deixar que esta gente seja governo. Nunca.
Da minha parte falarei até que a voz me doa. Assim tengo feito Há dois anos esta parte.
Permita-me que acrescente somente mais um pecado capital: A estúpidez.
Grande abraço.
E por aqui vai. Cafofo é uma fraude.
É uma marioneta sorridente nas mãos de Iglésias e da LPM que vão ou têm lugar em Lisboa, quando Cafofo cair com estrondo.
Um dos principais erros foi ter sucumbido ao canto da sereia do Luís Miguel Sousa, o mais odiado empresário madeirense, com monopólios nos portos e transportes marítimos, que tudo quer controlar, desde ACIF, jovens empresários, comunicação social, etc.
Bem feito!
Agora é ver Luís Miguel Sousa tentar corrigir o tiro e começar a se virar para o PSD. Espero que o meu partido mande-o dar uma volta bem grande. Onde passou o Verão, que vá passar o Inverno.
Volta Carlos Pereira, estás perdoado
Top Derrotados
António Costa
Bernardo Trindade
LPM
Diário de Notícias
Cafofo
Miguel Iglésias
Ricardo Oliveira
TVI
Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa)
Miguel Sousa (sim, o que ainda é militante do PSD)
Duarte Caldeira
João Pedro Freitas
Sara Cerdas
Top Vencedores
Madeirenses e Portosantenses
PSD
Carlos Pereira
Concordo com o texto e ainda acrescento com o panorama nacional. Facto PSD A nível nacional teve uma grande derrot, Rio não está à altura. Porém se juntar os valores do PSD + CDS (como a coligação de 2014), Antonio Costa perde o argumento de “poucochinho” que usou com Seguro para o afastar do PS, só teve mais 1% que na altura. Vejo uma derrota do PSD mas não uma grande vitória do PS ( apenas uma vitória)
Já se esqueçaram que este narcisista doente meteu uma placa no Lido a dizer que foi ele que fez o complexo balnear. Lá lata o gajo tem! Estas eleições deram cabo da cafofolândia.
Então o Vaidoso Mentiras com cabeça cheia de farelo perdeu? A cafofada incompetente deve estar a lamber feridas juntamente com o Inteligente da Sociohabita mais Sergio magro e o tal Urso de S. Gonçalo juntamente com toda a Caldeirada de peixe cagões. E o Diário do Ingês/Sousa que apostou tudo no Vaidoso como vai fazer??????????? Vai continuar a folha de couve "independente"?
SUBSCREVO NA INTEGRA,... E AINDA ACRESCENTARIA MAIS!
O QUE TEM A DIZER A DIRECÇÃO "LUMPEN" QUE ASSALTOU O PS-MADEIRA?
CERTAMENTE,... QUE A CULPA É DOS ABSTENCIONISTAS OU DOS MADEIRENSES E QUE GANHARAM NO CONTENENTE ???
É só prometer... Muitos munícipes ainda estão a espera da cobertura do campo da escola Ribeiro Domingos Dias.
Não me esqueço que muitos que votavam no PSD e mudaram o sentido de voto devido a promessa da Câmara Municipal do Funchal...
Boa tarde amigo Calisto, isto foi uma bomba a de ontem à noite. O Psd não esperava ter tantos votos, mas, ainda bem que os teve, pois acabou com as peneiras do PS, a pensar que iam limpar isto com uma pernas às costas " ", o Cafofo já vai antecipar a sua saída da CMF, outros já começam a fazer contas à vida. Penso que alguns do PSD também ficaram lixados, queriam que o PSD perdê-se, para aparecerem como almas salvadoras, saiu-lhes o tiro pela culatra. uns auto propuseram-se para tal, outros continuam a atravessar o deserto, a vida não está fácil para ninguém. O PS vai ter de correr mais um pouco e descer à terra mesmo com cartão amarelo, porque o vermelho não vai chegar, e se o Cafofo não se poem a pau nem vai ter pernas para andar. Enquanto não deixarem de mentir não vão a lado nenhum, o meio é pequeno pos isso há que ter cuidado. Vitória também do amigo Carlos Pereira do PS, e dos seus seguidores, demora mas chega....
Parabéns ao Prada, Rui Coelho e a toda a equipa que trabalhou para esta vitória, ainda bem que o Secretariado mudou. PSD - SEMPRE.
Boa Albuquerque, com humildade, com verdade, e com honestidade vamos levar a madeira em frente, porque colónia era no antigamente.
Calma...o Cafofo já tratou de recrutar mais um "cubano" para a sua ascenção ao poder: O PANDA (até é barato: 30.000 biscas).
Para mim o que mais deu vontade de rir na noite eleitoral, foi ouvir o Tolo do Norte dizer que os resultados foram um cartão amarelo ao...PSD !
E conseguiu dizer aquilo sem se rir.
O que faz a insanidade.
Acrescentaria no top dos derrotados: Roberto Ferreira (DN). Os seus artigos são escandalosa campanha Pro-Cafofo, a página “este planeta” roça a política reles que inunda as redes sociais. A liberdade de imprensa, tornou-se uma anedota econômica/interesseira naquele matutino
Acho injusto não mencionar o que Cafofo fez em 6 anos porque 6 anos é muito tempo e deve ter feito e dito alguma coisa.
Cafofo torrou muitos milhares em viagens;
Até foi a Lisboa para tirar uma foto numa aula dos Bombeiros,
E vai continuar a torrar muito dinheiro;
Cafofo mexeu na Fernão ornelas e no Lido e até lá pos umas placas como se fosse ele quem fez o Lido, sabendo-se que nao gastou lá 1 centimo, pois foi tudo financiado pela Europa,
Cafofo fez habitaçao social com dinheiro dos bancos;
Cafofo reduziu a divida da Camara, pudera com dezenas de milhoes de IMI era mesmo preciso ser um genio de finanças;
Cafofo esquecido, não esqueceu de deixar a Idalina com as culpas das mortes do Monte, isso ele fez bem feito:
Cafofo fez delegaçao de competencias e quando interrogado, como está a leste das questoes da Camara, passa a palavra aos vereadores;
Cafofo fez pelos amigos fazendo concursos á medida para entregar o ouro como foi o café do Teatro, que ainda não sei porque o MP nao se interessou por ese concurso, em que a Camara é a grande perdedora;
Cafofo vai ás reunioes da Camara onde conjuntamente com Miguel Gouveia e Pedro Picareta humilha os restantes vereadores da oposiçao;
Cafofo aparece na apresentaçao de eventos do tipo atletismo, sumos, festas, livros...
Cafofo enxota que lhe faz sombra. Deve considerar-se imperador do japao. (lembram-se do episodio em que Cavaco e o imperador do japao em cerimonia publica ao Sol, a sombra de cavaco estava a tocar no Imperador e a posiçao de Imperador não permite isso)
cafofo mexeu na Organica da Câmara e lá pos os amigos e controladores. Até conseguiu fazer diretor dos recursos humanos um informatico, que por acaso até é boa pessoa, mas nem exerce esse cargo, servindo apenas para receber o vencimento;
cafofo fez um caminho em substituiçao de quem o devia fazer, AFA, Rua Imperatriz Dona Amelia.
Fico por aqui para não maçar, mas era preciso fazer justiça porque ele fez coisas.
E que diz a isto o analista sem espinha Bernardo Trindade? Vão todos pelo esgoto abaixo cantando com o Cafofo o "... Vou levar-te comigo". O Carlos Pereira está felicíssimo. Mas o mais grave foi ver a Tonta Cerdas a rir desalmadamente a estupidez das palavras do arroz de lapas. É o brejeiro do Ganita Caldeira?
E quem promove esse evento destinado à pequenada? O "insuspeito" Diário de Notícias, parceiro privilegiado das negociatas da CMF. Será que o DN, um órgão de comunicação social,tem Licença de Promotor de Espectáculos?...
Um dos grandes derrotados da noite de domingo foi o Diário de Notícias e sobretudo o seu diretor Ricardo Oliveira que vá lá saber-se porquê tem ódio a PSD e a Miguel Albuquerque e usou um Jornal centenário, outrora respeitável e exemplo de imprensa livre e imparcial para um pasquim municipal, panfleto de campanha de Cafofo.
Ricardo Oliveira e Rorberto Ferreira bem como o sonso do administrador José Câmara deveirea ser chamados a pedra. Como é possível delapidar em tão pouco tempo um património de imparcialidade editorial reconhecida por todos e apreciado pelos madeirenses?
E já se está a ver que vão continuar na saga. 30.000 para um Panda qualquer arise durante 90 minutos pagos pela CMF? Pensam que somos todos parvos. Por esse preço, só se o Panda tivesse rodas e turbo!!!
Vai servir para intrigar, desrolhar ódio sobre o governo e o PSD, tecer loas a um sorridente vazio de ideias que já se percebeu que nem com todas as ajudas lá chega.
Continuem assim no DN, rumo ao abismo!
Esqueceram-se do Vitor Freitas????
A perder desde.....
Mais 30.000,00€ da Câmara do Funchal para o Diário de Notícias para não falar na utilização do Parque de Santa Catarina de borla. Cafofo continua a financiar o DN.
Será que o DN agora vai mudar? Vamos aguardar.
Enviar um comentário