Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de maio de 2019



COSMOS CONTRA INSTALAÇÃO 
DE INFRAESTRUTURAS DE AQUACULTURA



A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio informar a opinião pública que é totalmente contra a instalação de infraestruturas de aquacultura em determinadas zonas marítimas da costa sul da ilha da Madeira, pela simples razão, que essas infraestruturas provocam um grande impacte negativo na paisagem. 

As nossas belas paisagens marítimas não podem ser descaracterizadas com estas infraestruturas industriais de criação de pescado, que de uma forma negativa causam grande “poluição” paisagística no nosso mar, que convém que seja prístino, natural e cujo horizonte não possa ser “ferido e manchado” com este género de “aviários marítimos”.
Contudo, não nos podemos debruçar sobre a questão da poluição marítima nos nossos ecossistemas porque não temos dados científicos nem quaisquer estudos sobre os impactes dessas infraestruturas em mar aberto e sujeitas a correntes marítimas fortes, como é o caso madeirense. 

No entanto, havendo estudos de impacte ambiental, esta associação até aceita que, em zonas onde existam alcantis elevados, se possa instalar na orla costeira essas “jaulas”, já que não se vê de terra essas instalações de criação de peixe. Como por exemplo, a oeste da vila da Calheta até o início da Fajã do Jardim do Mar, etc… mas nunca em locais como o Cabo Girão ou outros locais onde a paisagem marítima tem de ser preservada e onde existam instalações turísticas, porque são estas atividades a nossa riqueza e o nosso ganha pão.
Esta associação também condena a postura de certas entidades que utilizam a denominada “Economia Azul” para justificar e branquear certas atividades industriais que nada têm a ver com os princípios de sustentabilidade ambiental e ecológica defendidas por esta economia.

Funchal, 16 de maio de 2019

O Presidente da direção

Dionísio Andrade


20 comentários:

Anónimo disse...

O clássico... Até concordamos, mas fora do nosso quintal. É uma pena que agora estes todos que agora são contra a aquacultura, na alturam nem participaram nas discussões públicas, que até foram bem publicitadas nos diários e televisão.

Anónimo disse...

Grandes ambientalistas! Com que então é preferível esgotar as populações selvagens de peixe a criá-los em oceano aberto! Acham mesmo que é meia dúzia de jaulas num oceano com esta dimensão que vai poluir o ambiente? Ou não sabem que as águas em torno da Madeira são oligotróficas (pobres em nutrientes, logo com uma grande capacidade de depuração)? Não admira que quem é biólogo a sério queira distância destes ambientalistas de wikipedia.

Anónimo disse...

Toda a gente é contra jaulas de aquacultura porque estraga a paisagem. No entanto, em terra faz-se tanto aborto, desde armazéns a estufas, a mamarrachos no meio da cidade ou do campo e ninguém abre a boca! E os presidentes das Câmaras são os piores. Reclamam por ser no mar porque não recebem IMI, mas se for em terra, abrem-se todos a defender os postos de trabalho e os impostos no bolso. Outubro, vem depressa que eu tou farto de politiquices da treta!

Anónimo disse...

deveria se comprar tudo fora da Madeira para não estragar a paisagem com estufas e jaulas

tenho dito

Anónimo disse...

O anónimo das 15:32 ou é analfabeto ou não sabe ler, no comunicado não se fala de poluição mas sim do impacte na paisagem. Uma ilha tão pequena com jaulas no mar é de facto um optimo cartaz, porque não metem as jaulas em frente ao hotel do Pestana?

Anónimo disse...

Tenho uma casa de alojamento local (sou vizinho do deputado Sergio Marques)na beira-mar da Calheta e os meus clientes passam a vida a reclamar das gaiolas de piscicultura que meteram em frente. A região tem de optar; ou turismo ou gaiolas de peixe?, as duas coisa não funcionam.

Anónimo disse...

Os "empresários das jaulas" vão começar a pensar que vão levar com uma acção popular em cima do lombo e depois vai ser um sarilho para devolver os 90% a fundo perdido da União Europeia. Lol

Anónimo disse...

Já vi muitos biólogos a sério, alguns deles com responsabilidades governativas e políticas que estiveram calados que nem ratos, quando se verificou os maiores atentados ambientais nesta terreola de broquilhas, como foi o caso do nosso ditadorzinho mandar deitar terra ao mar. Há dias fiz uma viagem de barco entre a calheta e machico, e não há peixes junto à costa onde se cometeram estes bárbaros atentados ambientais, porque a terra matou a biodiversidade e a fauna marinha! Estes biólogos a sério andavam com o rabinho entre as pernas na altura do ditadorzinho e agora vem para aqui arrotar "postas de pescada"! A mim não me enganam estes biólogos a sério!

Anónimo disse...

Coloquem as jaulas em frente aos hotéis do Avelino Farinha na Calheta e em frente ao Savoy! Seria mais um atrativo para encher os mamarrachos do Avelino!

Anónimo disse...

Os vários aterros que se fizeram para o mar ir comendo a terra ao longo dos anos continuam a matar as plantas subaquáticas e onde não há biodiversidade e alimentos naturais não há peixes nem lapas, nem caramujos! Aconselho-vos a ir ao aterro do Porto Novo, ou ao aterro do Socorridos para verem o que foi um crime com mais de 20 anos que se encontra actual! Naquelas zonas as águas continuam acastanhadas! É o nosso Chernobily marinho. Uma autêntica vergonha!

Anónimo disse...

Há empresas destas que por detrás estão os tais biólogos do governo que têm mandado postas de pescada aqui. A viloada abra os olhos e veja quem anda do governo com estes empresários de criação de peixe.

Anónimo disse...

Não se preocupem caros comentadores! Quando o Cafofo chegar ao poleiro de repente tudo vai ser bom! As jaulas vão deixar de destruir a paisagem. O Hospital vai funcionar. Os turistas vão abandonar o Norte de África e vir encher os hotéis da Madeira. O peixe e os caramujos vão voltar às costas. O fundo do mar vai deixar de ter terra. As gaivotas vão se mudar para Canárias! O leite e o mel vão escorrer nesta terra à beira mar plantada, a única do mundo onde a aquacultura é "Chernobyl"! Que inteligentes que somos! Que burros que são todos os outros! Venha Setembro com a nossa nova alvorada!

Anónimo disse...

Existem muitos lagos no Mundo que têm aquacultura, mas se um biólogo espertalhão destes que andam por aqui fosse montar uma gaiola de peixe no Lago Garda, no Lago Como, o Lago Annecy ou mesmo no Lago Constança (lagos emblemáticos e turísticos)era corrido a pontapé. Ou se metesse a mesma coisa em frente ao Mónaco, Cannes, Dubrovnik ou mesmo na costa Amalfitana, era "morto e talvez esquartejado" pelos mídia.

Anónimo disse...

Pelos vistos o comentador dos biólogos tocou na ferida do comentador que descarregou comentários de ódio contra os mesmos! Custa ouvir as verdades, não custa?

Mas já agora, já que há um comentador a falar de que em vários países europeus a aquacultura é corrida a pontapé, deixo-lhe apenas o link do Governo Italiano (se quiser procurar os de outros sítios como o francês ou croata, força) sobre o estado da auacultura nesse país.

https://www.politicheagricole.it/flex/cm/pages/ServeBLOB.php/L/IT/IDPagina/5164

Engraçado como há gaiolas de aquacultura dentro de alguns dos lagos que mencionou e, pasme-se, até na Costa Amalfitana. Ou então procure pelas aquacultura de Kotor na Croácia.

Até entendo que não queira as gaiolas em frente à Fajã dos Padres. Até dou de barato essa alteração de localização. Mas também pergunto. Onde é que andou quando as localizações estiveram em discussão pública em janeiro?

Anónimo disse...

Em Vigo na Galicia que recebe mais turistas que a Madeira aquilo está cheio de jaulas por todo o lado

e não foi por isso que perdeu turistas

tem gente que precisa de sair da ilha e abrir horizontes e não passar por tonto

Anónimo disse...

Não é por haver atentatos ambientais noutras zonas do globo, que vamos justificar a destruição da nossa paisagem natural! Isso faz lembrar quando era miúdo, havia uns bárbaros que para ver os cães andar a toda a velocidade deitavam um pouco de gasolina nos desgraçados dos animais. Daí surgir a frase muito popular que gasolina no rabo dos outros é refresco para mim: Eu não penso assim. Se há destruição em qualquer zona, a destruição é global, porque vivemos num mundo global! É preciso ter consciência ambiental e ecológica!

Anónimo disse...

Estou a ver que a cosmos ainda me vai proibir o meu aquário da minha casa de banho.
È tão bom estar sentado e ver o peixinho macho a rondar a peixa presa e assediá-la embora prisioneira
Razão tem a celinha em não querer jaulinhas, pois o seu xoninhas ainda se muda para a cosmos

Anónimo disse...

O anónimo das 10:25 continua a mentir, nos lagos que falei é PROIBIDA aquacultura e também está proibido a instalação de gaiolas no mar entre Sorrento até Amalfi. Obviamente, que a costa do Adriático é tão extensa, cheia de ilhas, que há aquacultura, não uma ilha COMO A NOSSA que é um pontinho no meio do oceano que vocês querem industrializar.

Anónimo disse...

O senhor que vem falar de Vigo para aqui, esquece-se que é uma costa com milhares de quilômetros, a nossa é pequena e fica mal um turista olhar para as redes de aquacultura e saber que o seu peixe no prato veio dali, e quando apreciar o fim do dia ver no meio do poente tendas no meio do mar...METAM AS GAIOLAS EM FRENTE AO HOTEL SACARUUM DO AVELINO QUE ELE DEIXA? VÃO LÁ!!!!

Anónimo disse...

Ó anónimo das 18:22. Uma coisa é não gostares de jaulas. Outra coisa é achares que um turista vai ficar chocado por comer peixe da jaula. Sabias que mais de 50% do peixe fresco consumido na Europa é de aquacultura? Sabias que as galinhas que eles comem vêm de um aviário? E que as vacas de uma vacaria? E, MEU DEUS, a alface vem de uma estufa! O Horror! Vamos voltar para a caverna e viver de bagas e (sim, porque caçar animais é bárbaro)!