Powered By Blogger

domingo, 26 de maio de 2019




26 de Maio 2019




O PSD reservou a nabice imperial
para o dia de reflexão


Se não rolarem cabeças esta noite na Rua dos Netos, então o defeito é transversal a todo o partido

Se houvesse um bocadinho de ciência no PS-Município, a 'esperteza' da Rua dos Netos seria uma certidão de óbito. E, mesmo assim...



Dei pela estrondosa nabice sábado manhã cedo. Estacionado à frente do chato sinal vermelho na Ponte do Torreão, à descida da 5 de Outubro, vejo um cartaz com Miguel Albuquerque anunciando a Festa do Chão da Lagoa para não sei quantos de Julho. 
Que surpresa no começo do dia de reflexão relativo às Europeias de hoje!
Além desse cartaz, o PSD, ferindo aquilo que é habitual, tinha-se esquecido de retirar os que estiveram afixados na campanha.
Tinha para mim que os azelhas que fazem a política desta terra já tinham dado o seu máximo e que a sua criatividade nos poios da nabice não chegaria mais longe daquilo que já vimos no 'asneiral' da Tabanca.
Mas aquele cartaz, em dia de reflexão!...

Pois se o hábito é varrer o lixo político para que o povo "reflicta" no sábado com a cabeça limpa e passe um domingo eleitoral bem passado na praia ou no campo, com uma saltada até às urnas, se der jeito!
Pensei cá para mim: ainda há umas pessoas no PSD com algum juízo político, incapazes de uma calinada deste jaez. Às tantas, é uma insensatez da empresa de marketing contratada pela máquina governativa do Laranjal, para fazer frente à LPM dos PSoas. Mas, fosse quem fosse, um desastre.
Tanto tempo que os cabeças da Rua dos Netos tiveram para o fazer e só no dia de reflexão se lembraram de lançar a propaganda para o Chão da Lagoa! 
Devem ter pensado: "O povo passa, vê o Miguel ali na pose de Estaline ou de Mussolini (salvo seja) e vai a correr para as urnas votar outra vez na setinha."

A interpretação de quem vê as coisas com neutralidade é outra: os inteligentes do PSD não conhecem a populaça de hoje, inventaram problemas, rebentaram os pés com um tiro de canhão e entregaram-se nas mãos dos adversários directos, os socialistas acantonados na Câmara do Funchal.
Imaginamos o festão que Cafofo e cafofistas não fizeram ao receber de mão beijada o presente dos sabichões dos Netos! Cartazes providenciais!
Na prática, o PSD produziu uma golpada eleitoralista que só favoreceu o PS.
Ou seja, qualquer dia Cafofo pode dispensar os serviços da LPM, porque os rivais, se conseguirem conservar esse estatuto muito tempo, tratam de lhes fazer a campanha, a eles, socialistas.
A poucas horas do voto na urna, o trabalho do partido que apresenta Sara Cerdas ao eleitorado foi fácil, na reacção aos cartazes de Miguel. Mostrar indignação e fazer um número a favor da legalidade, mandando os funcionários municipais limpar a nova lixeira afixada nos placards espalhados pelo Funchal.
No meio da nabice, os social-democratas ainda tiveram sorte, beneficiando da perspicácia também limitada dos PSoas. Os cartazes foram retirados, a população ficou com a ideia de que o partido do governo regional é uma carga de batoteiros malabaristas que recorrem a truques grosseiros no desespero da queda e que o mesmo governo regional já não manda nada, a câmara mete-o na ordem e impede-lhe as falcatruas eleitorais.
Mas bem feita a coisa, era o PS-município denunciar até à exaustão, com comunicados e declarações hora a hora, a falta de democracia e de ética do PSD, a luta política desleal de quem governa há mais de 40 anos, a campanha desigual de sempre agravada com práticas trapaceiras como a de estrear em dia sagrado de reflexão cartazes de propaganda descarada, com escandalosa carga partidária e a foto do líder social-democrata bem à vista, como a do referido cartaz, enfim, o habitual procedimento laranja do quero, posso e mando para enganar os menos informados e condicionar os que pensam.  
...E com esses lamentos a circular por todos os meios possíveis deixando os cartazes no lugar como o PSD os colocou, ali para toda gente ver e rever o rosto do partido que devia respeitar os Madeirenses em vez de os tentar manipular com batota da mais vulgar.

Ninguém vota Miguel por ver o cartaz do Chão da Lagoa, ninguém deixa de votar só porque não há cartaz no dia errado. Mas não é impossível que alguns indecisos, avisados para a golpada, ganhem inspiração para a cruzinha se, a caminho das urnas, derem com a vista no cartaz-batota.

Senhoras e Senhores do PSD. Depois de tamanho disparate, só havia uma saída: pedir desculpas aos Madeirenses e aos adversários das eleições de hoje. Causaria menos danos do que tentar virar o bico ao prego com argumentações necessariamente inócuas.
Sim, é capaz de ser verdade que a lei não proíbe cartazes a mais de 500 metros das mesas de voto, que isto e aquilo, que não houve ilegalidade. Mas os eleitores não têm tempo nem pachorra de pegar na legislação para ver se é verdade. Verdade, verdade, é isto: colocar aqueles cartazes pode não ser ilegal; mas é imoral. Falho de ética. De bom gosto. De razoabilidade. Anti-democrático. Burrice. Provocação gratuita.
Começo a pensar que os social-democratas nova-vaga são uns suicidas irrecuperáveis.
O nabal é imenso e seco, só lhe dá sol.

23 comentários:

Anónimo disse...

Não me digam que foi o Vaz Cunha e o Prada que engendraram esta marosca? Desculpe srº Calisto contrariá-lo, mas não são tiros nos pés, são mísseis nos pés, ou então como já alguem afirmou fazem dos seus pés carreiras de tiro!

Anónimo disse...

Sr Calisto.
Hoje tenho um dia angustiante. Será que o meu falecido Pai que morreu há cerca de 4 anos vai reaparecer na mesa de votos para votar?
Deus queira que não.

Anónimo disse...

Vaz Cunha...é um Cunha que foi?
Quanto ao assunto em si, uma esperteza saloia. Fica mal.

Anónimo disse...

No meio de tantos cartazes picaretas da oposição, apareceu um cartaz com classe.

Anónimo disse...

O das 12.32
Nesse caso vão aparecer 2 mortos,isto é, o pai e o filho.

Anónimo disse...

Só faltam quatro meses.
E como hoje é dia de eleição só digo isto.
Sei quem não ganha eleições se insistem em manter o CANDIDATO anunciado.
Saudações sociais democratas.

Anónimo disse...

Será que não vai sendo tempo de acabarmos com estes tiques eleitorais pós ditadura?
Dia de reflexão. Eleições ao domingo. Abstenção!
Porque não mudarem as leis eleitorais e tornar o voto obrigatório? Qual o impedimento? Os doentes, idosos e outros incapacitados isentos por declaração da junta de freguesia, fomentando a proximidade.
Porque não mudarem as leis eleitorais e possibilitar o voto em dia de semana, com horario alargado, como é prática corrente em muitos países?
Porque não mudarem as leis eleitorais e acabar com o suposto dia de reflexão, afinal, bem vistas as coisas, andamos em campanha há mais de 1 mês e a campanha para as eleições de setembro ja começaram. Vao refletir o quê num único dia?
Bom voto!

Anónimo disse...

Cabeças roladas? tenho as minhas duvidas. No entanto, uma não tem obrigatoriamente que ser rolada mas inevitávelmente tem de decidir em Setembro,se ele se o partido.
Se for ele, esqueçam um bom resultado.
Se for o partido com outro candidato, acredito que seja possivel,pelo menos bem melhor.
A ver vamos os resultados de logo. A ver vamos até que ponto o egoismo fala mais alto que o partido.
Logo cá estarei e de certeza não estarei enganada.
MadameX

Anónimo disse...

Gostei desta foto do Pastor a indicar ao seu rebanho:
Vão todos embora que por aqui vai acabar a Mamadeira.

Anónimo disse...

Caro Calisto,

não é só do ppd, um pouco por todo o lado aparecem de vários partidos.

E como diz muito bem, pode até ser legal, mas imoral, acima de tudo pelo gasto e poluição visual. Falam tanto em falta de dinheiro e recursos para serviços essenciais, de lutas pelo ambiente e continuam a gastar milhares de euros em propagandas retrogradas, caras e poluentes.

Em pleno seculo XXI, penso que este tipo de campanha devia ser revisto.

Anónimo disse...

Realmente, a estratégia de afixar cartazes da festa laranja no sábado é de um amadorismo atroz.
Aquelas alminhas não aprenderam nada nos 30 anos de Jardim e Jaime Ramos à frente do aparelho partidário?

Anónimo disse...

Isto SR Calisto só pode ser coisas do BRUXO DE SANTANA.

Anónimo disse...

Pela burrice e desespero demonstrados, aposto que o "medidor de inteligência" é que subiu ao escadote para afixar os ditos cartazes.
É uma função digna de um asno.

Anónimo disse...

Olha o cafofiano burro, por aqui novamente às 18.49.
O lambecuzismo que práticas obriga-te a fazer figura de parvo, amiúde por aqui?
É digno de um cafofiano burro.
Zurra cafofiano burro. Zurra.

Anónimo disse...

Mais uma semana e após as Eleições Europeias os Combustíveis voltam a subir.

Anónimo disse...

21.27,
Esfrega-te bem numa parede de crespo. Isso passa.

Anónimo disse...

Querem ver que foi por causa deste cartaz que o PSD ganhou ??
O Cafofo não deve ter dormido bem esta noite, se é que dormiu.

Anónimo disse...

21.27
Aumentou muito ou foi só um poucochinho? Voltaram a me enganar.

Anónimo disse...

21.27H
E no Continente Portugues voltou a Baixar os preços.
Aqui entramos em contraciclo referente ao tarifário.

Anónimo disse...

Vá lá que o Funchal está cheio de paredes de crespo para tanto ressabiado se esfregar.

Anónimo disse...

15.51
Que em Setembro muita utilidade terão.

Anónimo disse...

Não tenhas dúvidas, ó das 23.27.
Poderás então continuar a castigar as costas.
Far-te-á sempre bem. Acompanha isso com sumo de limão puro sem açúcar.

Anónimo disse...

09.10
E não só. Vamos acrescentar tangerina e aguardente martelado e faremos uma poncha Regional para convidar os cubanos a virem ao nosso banquete.