Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Europeias 26-M




BE: Investigação cientifica e tecnológica
deve ser prioridade


O investimento em investigação científica e tecnológica deve ser prioritário na Madeira, são atividades de alto valor acrescentado, que criam empregos de alta qualidade e não sofrem os efeitos negativos da insularidade e dos custos de transporte.
A Campanha do Bloco de Esquerda esta manhã visitou o M-ITI, um centro de investigação onde desenvolvem a sua atividade cerca de 120 investigadores. Para Paulino Ascenção que foi o porta-voz, o investimento em investigação científica e tecnológica deve ser prioritário na Madeira. 
Esta é uma atividade de alto valor acrescentado, que cria empregos de alta qualidade e não padece os efeitos negativos da insularidade e dos custos de transporte de transporte acrescidos face a outras regiões continentais. Pelo menos não tanto como as atividades industriais. 
Foi essa lógica que foi criado o Madeira Tecnopolo, mas que se tornou um centro de emprego para os afilhados do poder regional. Não se percebe a existência de uma estratégia regional para a ciência e tecnologia, há várias iniciativas desarticuladas e multiplas entidades que vivem de costas voltadas umas para as outras: Uma, M-ITI, ARDITI e empresas privadas.
Para ser consistente uma aposta neste setor, falta uma ator público que funcione como motor de toda a atividade. A Empresa de Electricidade poderia assumir esse papel, mas o mais das vezes opta por comprar soluções feitas no exterior em vez de apoiar a investigação local – como foi o caso dos contadores de eletricidade inteligentes. Uma empresa pública regional nas telecomunicações faria todo o sentido e poderia ter um papel fundamental na economia da Região, como teve a PT no País andes de ser privatizada.
Mas o Governo Regional prefere os gastos com efeito imediato – festas e futebóis – em vez de pensar no futuro, em investimento que gere emprego e permita aos jovens qualificados que se estabeleçam na Madeira e não sejam forçados a emigrar.
Os eleitos do Bloco vão bater-se no Parlamento Europeu para que os fundos europeus favoreçam atividades de investigação científica e tecnológica, que permitam diversificar a economia regional e dar melhores perspetivas de futuro aos nossos jovens.

BE

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta é a equipá de especialistas em investigação do BE.
Muito bem.

Anónimo disse...

21.36

achas ? 1 deles é para acessor ao gajo das viagens 1 para servir cafés , 1 para Segurança ( os Venezuelanos andam por ai e já o toparam como apoiante de Maduro) 1 para motorista .

Anónimo disse...

Serão estes rapazolas do Benfica?
Bolas...Mandem a foto ao João feliz , pois no mesmo correio ele manda ao Paulino o seu cartão de crédito e um autógrafo numa nota de 500€

Anónimo disse...

Como é que se pode defender a investigação científica e horas depois, ter um discurso contra as suas evidências? O BE consegue-o com a maior das desfaçatezas