Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de maio de 2019




23 de Maio 2019



A MINHA ARRUADA


Votos e auto-golos anti-PSD 
caem de bandeja no PS


Esta arruada foi a do PSD, ontem. Mobilização à laranjal, mas que chega tarde.



Não preciso de fazer mais nenhuma arruada porque já percebi o desenlace do filme: os votantes de 4 décadas no PSD fartaram-se da camisola laranja e a palavra de ordem é mudar.
Falo com social-democratas novos, da intermediária e até da velha guarda e a conclusão é clara: o voto contra o próprio partido, em massa, é uma vitória anti-PSD que chegará de bandeja à Praça Amarela nos actos eleitorais deste ano, a começar nas europeias de domingo.

E por que não hão-de os descontentes e fartos do PSD divergir para a direita, onde o CDS os acolheria de braços abertos?
É porque, entretanto, o cenário político mudou enquanto a nova geração laranja ia contando as favas, com arrogância e desleixo. Apareceu Paulo Cafofo. Não em 2013, porque então era um desconhecido. O voto na Mudança nessas autárquicas foi um cartão amarelo-avermelhado a Jardim, um prémio aos activistas que combatiam pela ruptura política na Região, não um voto no candidato desconhecido como era o futuro Profe Mentiras - aliás terceira ou quarta escolha depois de tantas negas recebidas pela Mudança. 

O facto é que o eleito para presidente da Câmara nesse 2013 ganhou palco para mostrar a calva e o sorriso pepsodente. Caiu em graça. Por mais grosseiras que fossem as asneiras dos seus mandatos - tantas de bradar aos céus -, o eleitorado vai sorrindo com ele.
Para arrumar a questão do futuro político nestas ilhas, António Costa meteu alguma ordem em Castela-a-Nova, ganhando a confiança dos lusos incluindo os da Tabanca, e ainda agora garante continuar obcecado pela Madeira, o que mais legitima o desejo de mudança do próprio eleitorado PSD.
É que sem transferência de eleitorado PSD não haveria mudança. Os eleitores socialistas de raiz são meia-dúzia de gatos pingados, sem ofensa, que meteram em 2015 apenas 5 deputados na Assembleia Legislativa. Mudar, portanto, só com uma maciça transferência de votos da Rua dos Netos para a Praça Amarela. 
Mas claro está que os votos dos outros partidos, embora mais escassos, também contam para a mudança que está à vista. Mostraram-nos uma sondagem segundo a qual nenhum partido se pode rir dos parceiros: todos perdem votos para os Cafofos, Pedros, Sérgios, Emanuéis, Victores - um festival!

A minha última arruada foi esta manhã. O discurso dos eleitores, os menos e os mais informados, mantém-se igual ao que ouvimos há um bom par de anos: nem que se vote no cachorro, é preciso mandar aqueles gajos para a rua. Os gajos são os componentes do governo laranja. Escrevo assim para me fazer entender se por acaso houver alguém que ainda não tenha dado por esta realidade.
"Escreve aí que 50% dos mais antigos do PSD não vão votar no PSD!", ouvi hoje na rua. Assim mesmo, sem tirar nem pôr. Pessoa que contacta povo no Funchal e em todos os outros concelhos. Mas contacta mesmo, pessoalmente, devido às suas funções profissionais. Um conhecedor do aparelho que deu cartas ao serviço do Laranjal.

Em 2017, na revéspera das autárquicas, escrevi aqui umas linhas a dizer: banho eleitoral no Funchal com maioria absoluta para a Confiança. 
Não deu outra coisa.

O meu amigo Lesagi Zandinga morreu há muito, mas, convicto de que a motivação está mais do lado de quem quer mudar, aposto que no domingo muitos social-democratas passarão a léguas das mesas de voto. Abandonando o partido à sua sorte enquanto os adversários quererão mostrar serviço. Os outrora laranjas vão abster-se e tomar balanço para votar anti-PSD em Setembro.  

Tarde e mal os novos dirigentes social-democratas despertaram para a realidade perigosa que se formava em volta. Até Jardim passou uns tempos a fazer desacreditar a linha partidária que lhe sucedeu nos Netos, antes de virar a agulha do veneno para os Paços do Concelho funchalense. Por outro lado, os rivais de Miguel Albuquerque no antigo Delfinário jardinista nem sequer aparecem na campanha. 
Mas afinal que estou para aqui a dizer de novo? Estou a tentar dizer que as europeias não servem de primárias, mas que o PSD na Região levará o primeiro bigode no domingo e outro pior em 22 de Setembro.
Olhamos para a equipa surreal que o PS mostra no dia-a-dia, começando pelo candidato a presidente do governo que despreza os socialistas teimando em continuar independente, e concluímos que as dezenas de milhares de votantes que alimentaram o jardinismo durante 40 anos devem estar bem fartos de vinho seco com espetada, para entregarem os destinos do lugarejo nas mãos daquela gente - eu diria apolítica. Mas contra factos não há argumentos.
Se eu não fosse um descrente, rezaria às alminhas para que nos enviassem uma terceira via.
Urgentemente.

36 comentários:

Anónimo disse...

Li atentamento o seu texto. Gostei.
Até acho que tem razão na maioria dos aspetos que focou.
Por vezes também tenho esse sentimento de derrota, mas quando olho para o outro lado e vejo quem lá está, penso cá para os meus botões: o povo madeirense não vai entregar o governo desta Ilha a uma cambada de incompetentes. Sim, incompetentes em toda a linha. Gente sem cabeça, que cospe fogo nas suas palavras e que se rege por um instinto de vingança.
Por outro lado, e ouvindo as asneiras da maior parte dos eleitores que querem uma mudança, mas não sabem explicar bem porquê... acho que deveria de acontecer. Mais, o monhé deveria fazer disto terra queimada, para que de uma vez por todas, e como algúem disse uma vez, o pior inimigo dos madeirenses são os próprios madeirenses, e desta forma se pudesse valorizar todos aqueles que lutarm por uma Autonomia e por governo que não faz vénia a ninguém.
Ou já se esqueceram o que era este pedaço de terra há 40 anos atrás ?
Eu não.

Anónimo disse...

Calisto,
Ao contrário de si, acho que as europeias serão mesmo umas primárias para as regionais. Até porque toda ou quase toda a campanha é sobre temas locais. Um pouco como acontece a nível nacional, e noutros países.
E, acho natural um desejo de mudança. São muitos anos do mesmo partido, e mudar é normal.
Também contacto com alguém que conhece muito bem a máquina, se calhar é o mesmo que o Calisto refere, e também esse discurso me foi feito. No entanto com uma ressalva. É que há apreensão nessa mudança, o que provoca interrogações sobre os que possam vir. Ainda há muitos, segundo me dizem, que aguardam as caras que podem compor um futuro governo de Cafofo. Outros receiam o excesso de vontade de comer.
Enfim, há teorias para todos os gostos, mas pessoalmente, a bem da democracia na Madeira e do próprio PSD-M, um banho de oposição não lhe faria nada mal. Pelo contrário. Daria para assentar ideias, refrescar umas cabeças e escolher uma liderança, essa sim a primeira pós-jardinismo.
As minhas interrogações são várias, até porque quem é informado sabe perfeitamente que o tempo de umas fintas e de fazer o 31 do Mourinho das Finanças é chão que já deu uvas.
As coisas não estão a correr bem no campo do crescimento, os juros vão subir, a balança comercial está a agravar-se, a dívida pública não pára de crescer, as cativações vão ser comunicadas depois das europeias e vão ser fortes, pelo que a capacidade do camarada Costa ajudar a sua obsessão, será limitada. E de amadores na política regional também já estamos de sobreaviso.
Neste momento tenho mais fé no jogo do bicho do que nos partidos aqui na Tabanca.
Como dizia a minha avó, seja o que Deus quiser.

Anónimo disse...

Tem alguma razão no que escreveu.
As europeias serão umas primárias para as regionais, principalmente para o partido vencedor das mesmas.
Relativamente à mudança, tenho quase a certeza de que, quando madeirenses virem a lista do professor ausente, não vão querer mudança nenhuma.
Aguardemos.

Anónimo disse...

15.34
Pior do que estes Incompetentes que estão no Governo deste PSD não haverá possibilidades pois pela capacidade demonstrada valem ZERO.
Quero ver a divida astronómica que será declarada no final do ano. Pois se de uma Camara deixaram um Calote de 100 Milhões imagino o que não será neste desgoverno que nada fez e aquilo que produziu foi para bem e satisfação dos tentáculos do seu polvo e do Afadesvias.
Portanto nada de ter medo porque pior é impossível visto a governação deste partido ter caído bem no fundo do poço.
Jamais votarei neste PSD.

Anónimo disse...

Só de olhar para esta gente me mete nojo e me enjoa.
Setembro está próximo para acontecer finalmente o 25 de Abril na Região e colocar estes nefastas e sugadores dos meus impostos a ser mal empregues todos no olho da rua.
Esta erva daninha e maças podres teem de ser secadas.
Viva a Madeira Livre e Livre Serás desta Camarilha do PSD.

Anónimo disse...

Isso não deixa de ter a sua lógica..a mudança, tentar outra politica, outras pessoas…
Mas Sr Calisto, o que tem feito essse cafofiano?
Se as pessoas não forem pelo tal desejo de mudança, caem na realidade da fantasia. Um PS sem coragem de se assumir...sem equipa, com um Homem só, sem transparência, sem memória.
Nem o Monte assumiu. Nem à Assembleia foi.
MAS QUE PERSONALIDADE?
Ainda prefiro o PSD renovado.

Anónimo disse...

Excelente texto, a realidade pura e drura, nua e crua. O pessoal do PSD ainda não percebeu isto, ou melhor alguns já perceberam há muito e lutam contra a maré, a teimosia em manter determinadas pessoas à frente dos serviços e das secretarias vai-lhe custar o lugar ao queque...hahaha.
Estas eleições serão muito mais que umas primárias, serão o barómetro das regionais. Maioria absoluta nunca mais.

Anónimo disse...

Das 16.47,
Se há coisa que tem corrido bem a nível regional é nas finanças públicas.
Basta consultar os dados das várias instituições, como o Ministério das Finanças, o Tribunal de Contas ou o INE. São dados públicos.
A dívida tem diminuído em percentagem do PIB e em valor absoluto, a economia cresce, os impostos até estão a descer, etc. E parece que o PSD não consegue tirar partido do bom trabalho nessa área.
Mas quando disse que estas europeias são uma primárias das regionais, isso não quer dizer que o resultado seja idêntico nas duas eleições. Pode dar um indicador, mas não é um dado adquirido.
Com uma previsão de 70% de abstenção nas europeias, qualquer estudo de opinião está ferido de morte. A margem de erro será sempre muito elevada, o que não permite comparações com uma eleição com um nível de abstenção tradicionalmente mais baixa, que na pior das hipóteses rondará os 40%.
Daí que seja difícil ter muitas certezas nesta altura. E as conversas de café e o diz que disse, não valem muito.
Veremos no domingo as indicações que o eleitorado dará. Mas um baixo e restrito eleitorado.

Anónimo disse...

Não vejo um cenário assim tão pessimista, nem acredito que alguém com 2 dedos de testa vá votar neste PS...

Anónimo disse...

Caro Calisto.
O que o sr ouviu, todos ouvimos diariamente. Cafofo como dizem as pessoas pouco ou nada fez,promete,mente compulsivamente,safa-se apenas e só pelo sorriso e aparência.
Albuquerque além de não ter caído em graça,das baldas constantes que dá demonstrando, pouco ou nenhuma vontade para liderar ainda permitiu nestes quatro anos que nos serviços públicos as chefias usem e abusem dos funcionários públicos. por aqui o rombo já vai ser duro, estão a dar aumentos? Bom,dizem eles. estão a dar passes sociais mais baratos? Bom dizem eles. Agora seguros? Bom dizem eles. No entanto dizem, e ficar a aturar meu chefe mais quatro anos acha que fico?
Depois claro, vem a parte interna do partido, Albuquerque perdeu votos daqueles que o acompanharam desde a primeira hora e não tiveram tacho.
Perdeu votos do Sérgio, mantém partido dividido apesar do show off do congresso.
Não sei se o Calisto também ouviu, mas grande número de pessoas dizem que até votam no PSD se for outro o candidato.
Aquilo que eu acho é que Albuquerque está alucinado,mal acessorado,rodeado de gente que não lhe conta o que ouve pela rua.
Chegando a setembro nem para ele nem para outro companheiro.
Eu pessoalmente não votarei PSD por estas razões,voto como manda a minha consciência, não fará diferença o meu voto,pior é que por aquilo que oiço e leio a consciência das pessoas está igual a minha.
Note-se que não sou ressabiada estou apenas a ser realista tal como o sr Calisto.

Anónimo disse...

3 via uma geringonça

Anónimo disse...

Coelhinha como terceira via!!!! Vamos lá!

Anónimo disse...

Tenho pena é que lá vai o Tacho da Rainha. Lá se vai o Tranquada que vai ter de começar a trabalhar.

Anónimo disse...

Falar de Autonomia é bonito, mas não esquecer que o obreiro desta Autonomia e governante de 30 e tal anos foi o mesmo que a foi entregar a São Bento aquando da assinatura do PAEF.

Anónimo disse...

Sempre de ensinaram que quando se muda, deve ser para melhor! Mudar para pior, não é mudança, mas sim "entalanço" para o futuro. Por isso o meu voto tanto nas europeias, como nas regionais será para um partido pequeno, para que ninguém tenha a maioria, e o partido vencedor seja obrigado a negociar com os partidos pequenos!

Anónimo disse...

Para uma pessoa como eu que não sou Carneiro nem pertenço a nenhuma clubite partidária assim como já deixei de ser Patinho e Idiota e pensando pela minha cabeça digo:
- Lógico e isso que ninguém tenha dúvidas que o Costa vai ganhar as eleições nacionais com maioria ou sem maioria e vai formar governo por mais 4 anos.
- Sendo assim e com este descalabro de Governo Regional e Presidente ausente nos momentos mais importantes que apenas trabalha para as fotos e para as selfis mas estando em autentica guerrilha diária com o Continente sempre por mais dinheiro e empurrando para lá todos aqueles assuntos que não consegue e nem tem capacidade de resolver - logicamente que o Costa não ligará patafina ao Albuquerque apenas dando a Madeira aquilo que está minimamente na Constituição.
Até eu se me viesse bater a porta um filho naquele estado de arrogante e malcriado nem sequer o ouvia e dava-lhe zero. Porque isto na politica seja em que partido for não há santinhos e vejamos o bloqueio recente que o PSD-M fez a Machico e que agora o Governo Regional está fazendo a Camara do Funchal.
Mas se o Cafofo ganhar como todos nós esperamos o Costa vai tentar ajudar a Madeira e mostrar que há mais vida para além do PSD até como o cemitério está cheio de insubstituíveis e aí virá muita verba e muitas facilidades politicas com isso beneficiando os Madeirenses que terão nesse período um explendor crescente nesta terra.
Portanto desta vez não voto Albuquerque mas vou votar Cafofo e muitos como eu pensam assim bastando ouvir as conversas de rua e de café.

Anónimo disse...

Com essa (rainha) é a que menos me importo.
Que era bem feito para a carrada de acessores arrogantes e emproados lá isso era.
Veja-se o caso daquela que começou com Sérgio Marques,passou para Amilcar Gonçalves,mudou-se para o Sesaram e já está com Pedro Ramos. 4 tachos. Passa despercebido não passa?
Critica-se a câmara por meter cubanos e desprezar madeirenses e neste caso?
Profissionalmente deve valer muito pouco,para estar sempre a rodar ou então é uma super em qualquer coisa para ser tão requisitada.
A questão, é que foi apoiante de Sérgio Marques e fez com que um apoiante de Miguel desde a primeira hora ficasse a chupar no dedo. Antes no dedo diga-se de passagem.
As cambalhotas que a vida dá ou que é preciso dar na vida...
São por estas e por outras que o partido está partido.
São por estas e por outras que muitos militantes se afastam e que muitos,muitos, vão votar contra.
Caro Calisto, acrescente mais estas situações ao vasto número de razões para não votar em Miguel.



Anónimo disse...

A procissão ainda vai no adro...em Setembro falaremos.
Depois digam que não foram avisados.
O CDS é que vai brilhar no meio disto tudo, melhor dizendo vai driblar os votos é quem dá mais para onde eu vou.hahahaha

SIA disse...

Votar em Cafofo?
Mas quem é e que fez Cafofo?
Votar Cafofo para o PS governar? Mas qual PS?
Alguem tem visto socialistas a se pronunciar?
Não perceberam que Cafofo fez o PS desaparecer?
Cafofo nem é filiado no PS mas descaratecrizou e rematou para canto os socialistas.
Qual o socialista que vota Cafofo?
Cafofo tem um projeto pessoal e esmaga tudo o que lhe pode afetar a imagem, que é o que tem.
Até já diz que vai suspender em vez de deixar a presidencia da Câmara passando por cima de Miguel Gouveia depois de deitar para o lixo quem o levou ao colo para presidente da Câmara.

Mas está tudo cego?

Quem serão os quadros para o governo e diretores regionais?
Cafofo pode ser eleito se o Bolsonaro o foi no Brasil.
A receita foi simples, nada de dar entrevistas a não ser ao DN,
nada de participar em debates;
Comunicra apenas pelo Twiter e dizer o que quer.
nada de contraditorio;
Nada do que se propoe fazer, nem precisa de programa;

Arranjar um bode expiatorio, tipo Saúde.

E nunca mas nunca falar sobre nada e deixar que o DN vá fazendo dano e fake news para depois só vir dizer uma bocas tipo " é inadmissivel o que se passa na saude e mostrar todas as primeiras paginas do DN.

Bolsonaro usou a corrupçao como a grande luta para a sua eleiçao, e os brasileiros fartos de corrupçao até votariam numa bananeira se ele dissesse que acabaria com a corrupçao.
depois de eleito Bolsonaro já disse que a corrupçao vai sempre existir em todos os paises, por isso agora importante é combater a ideologia de esquerda e já se vai vendo o que é isso.
Militares armados nas escolas publicas e formatura á militar com hino a cantar,
Armas para as pessoas,
Corte na educaçao de 30% para ter dinheiro para a sua politica de ultradireita,
Militares em metade dos ministros.
E a grande jogada foi? Ir buscar o prestigiu do juis Sergio Moro como combatente da corrupçao e a grande empatia que tinha com os brasileiros. E porque um juiz aceitaria ser ministro da Justiça? bem diz Bolsonaro que tinha um acordo com sergio Moro para o indicar para juiz do supremo tribunal federal.

Aprendem como hoje se ganham eleiçoes.

Anónimo disse...

A Madeira precisa hoje mais do que nunca de uma Alternancia Politica depois de quase meio seculo a viver sempre sobre as hostes do mesmo partido.

Anónimo disse...

Olha, o DN não publicou hoje nenhuma sondagem a nível regional.
Estranho.
Para compensar, publica uma a nível nacional em que o PS tem 10 pontos de vantagem. Esqueceu-se de outra publicada no mesmo dia em que a diferença é de 7,5%.
Viva a imparcialidade e independência de informação.

Anónimo disse...

Essa que o Cafofiano fez desaparecer o PS tá interessante e Realista.
O PS não existe. Apenas o Sem Memória.
Até o Gouveia-vice Municipal já está farto dele.
Nunca mais vai embora.
Só promessas para dentro e para fora.
Um fake news-Ele Mesmo

Anónimo disse...

10.09
Infelizmente parece não acompanhar a evolução dos tempos e não viajar no comboio da atualidade.
Hoje pela Europa e pelo Mundo fora cada vez mais os eleitores estão se marimbando para não dizer outra coisa para os partidos mas sim cada vez mais votam pela Pessoa e pelas Pessoas. Vejamos o caso de França e de muitos outros Países aqui perto como até Espanha.
Também a nível nacional Costa tem muito mais votos do que o PS e do que o Brokilhas do Rui Rio que nem sabe falar e diz uma coisa de manha e a tarde diz outra totalmente ao contrário.
A Nível Regional não é por acaso que se fala muito dos Cafofianos e não se fala nada dos Albuquerkistas.
Aqui o Cafofo dá 10-0 ao Albuquerque pois criou empatia com o povo sendo uma pessoa mais honesta e menos mentirosa não andando estimulado e delirante fazendo promessas a pataco e depois não as cumprindo. Já agora para quando a Construção da Capela das Babosas prometida pelo queque e não executada.
Nisto a porca torceu o rabo e finalmente a Madeira terá alternância politica. Quem não quiser ou assobiar para o lado não vendo a evolução dos tempos arrisca-se a ficar para trás.
Por isto votamos Cafofo para nossa vida melhorar.

Anónimo disse...

No Mentiras para a vida melhorar?
Cruzes, comes gelados com a testa?

Anónimo disse...

11.45
Concordo totalmente e diria que apenas os fanáticos vão atrás dos partidos. Alguma vez alguém aqui na Madeira conhecia e votava PTP mas sim naquela época os Madeirenses votaram foi Coelho. Isto é um exemplo e mesmo dentro do PSD pouca gente dá um vintém pelo Albuquerque e anseiam pela sua substituição a bem do partido.

Anónimo disse...

E isto é o melhor que o pessoal dos Netos produz?
Depois se admirem de irem de vela em setembro.

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 13.14,
Estás preocupado com os outros?

Anónimo disse...

13.41
Muito bem chamar e divulgar o Nome de CAFOFIANO porque Albuquerkista ninguém se pronuncia nem quer ouvir falar nele mantendo-o a distancia para em Setembro lhe dar uns patins e mandá-lo borda fora.

Anónimo disse...

Não te preocupes ó cafofiano.
Será sol de pouca dura.

Anónimo disse...

Este argumento não faz sentido pq o PAEF foi assinado em linha com o chamamento da TROICA pelo governo socialista. Se a República não tivesse capotado a região teria sido poupada pelo Estado.

Anónimo disse...

A Região ajudou e foi a primeira a empurrar o Estado para a Troika pois entrou num descalabro autentico com uma divida astronómica que nem os meus Trinetos conseguirão amortizar. Isto para não acrescentar o montante que será adicionado no final do ano com esta equipa irresponsável que só na Camara deixou pregado no teto uma divida de 100 milhões e ainda fazia e dizia como o Berardo que não tinha divida e estava tudo controlado.

Anónimo disse...

Oh das 10.09

Honesto ? o Cafofiano?
Nem teve honestidade para se filiar
Nem para debater com o Carlos Pereira
Nem para ir à Assembleia
Nem para se lembrar do caso do Monte. Só falta de memória e desonestidade intelectual
Mais?
Perguntem ao Bento

Anónimo disse...

Ò das 14:59
Acreditas no disparate que escreveste?
As finanças regionais estavam falidas, com quase 6 mil milhões de dívida.
Foi o governo da república que criou este monstro?

Anónimo disse...

Estou preocupado com a tua saúde, ò "medidor de inteligência". A estrebuchar assim, a máquina pode fraquejar

Anónimo disse...

eu (e conheço muitos como eu que votámos Cafofo)… mas desta vez NÃO !!!...é tempo de dizer BASTA!!!...pelo que têm feito na cidade, nomeadamente, no TRÂNSITO … prejudicando muitas famílias quer na mobilidade quer na economia !!

Anónimo disse...

Olha o cafofiano burro preocupado.
Coitado. Perdeu o tino.