Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de maio de 2019




22 de Maio 2019



PS à frente do PSD
para as 'regionais'



Sondagem confirma o que já se sabe: se não houver alterações palpáveis durante o Verão nos gostos do eleitorado, ninguém governará sozinho. E o CDS, apesar de perder 2 deputados, parece condenado a ter de lidar nos corredores do poder. 


Os socialistas ganharão pela primeira vez umas eleições regionais na Madeira se a sondagem encomendada por um dos partidos concorrentes - e que disputará a maioria - acertar nos resultados obtidos. 
O estudo de opinião foi realizado neste mês de Maio e os números colocam a candidatura liderada por Paulo Cafofo uns 2 pontos percentuais à frente do concorrente social-democrata Miguel Albuquerque: 33% contra 31%, aproximadamente.
O CDS receberia 10,5% das respostas afirmativas dos eleitores.

Quanto aos outros concorrentes - BE, CDU e JPP -, são 4% para cada um.
O PTP está na zona de risco: quando muito, um deputado.

Transformando estes dados em mandatos, teríamos 18 assentos para o PS, 17 para o PSD, 5 para o CDS, 2 para BE, 2 para CDU e 2 para o JPP. O mandato que falta para o total de 47 fica ao alcance do PS, do CDS ou do PTP.

Vejamos os resultados de 2015:
PSD - 24 deputados (maioria absoluta in extremis)
CDS - 7
JPP - 5
PS - 5
BE - 2
CDU - 2
PTP - 1
Independente (PND) - 1

Moral da história: a onda Cafofo, que crescia pelo seu pé, foi impelida pela onda nacional Costa, a tal ponto que o PS, caso as eleições regionais fossem este mês, conquistaria votos ao CDS, JPP e ao próprio PSD - em quantidade que não é despicienda.
Os social-democratas averbarão a sua primeira derrota em regionais na Madeira se esta sondagem - que publicamos sem garantia de exactidão nos números, embora com base em fonte fidedigna - se confirmar nas urnas dia 22 de Setembro.

Como já se via claramente, não há condições para a reedição de uma maioria absoluta. Uma geringonça 'ao Madeira' desponta no horizonte.
Com os resultados encontrados, aliás em nada surpreendentes, nem sequer o adiantamento consumado do PS, o governo regional poderá ser constituído ou com o PS ou com o PSD na vanguarda. O CDS terá papel importante na solução a encontrar. Só há um esquema de executivo liderado pelo PS que, na procura da maioria absoluta parlamentar de 24 cadeiras, poderia dispensar a participação do CDS: PS + BE + CDU + JPP. 
Mas é solução condenada à partida na Madeira, metendo a CDU e o BE. Um tabu tradicional. A própria CDU-M também nunca deu indícios de interesse num projecto de poder assente nesse modelo, pelo contrário.
Um dirigente de topo dos centristas concede ser-lhe indiferente a participação num governo com o PS ou com o PSD. 
Se nas hipóteses de coligação PS + CDS ou PSD + CDS não houver os 24 lugares necessários para maioria absoluta, como parece não haver, então seria preciso contar com o JPP.
Como se sabe, o CDS nunca entraria num governo integrado ou apoiado por BE ou CDU. O mesmo acontecendo com o PSD: o Laranjal não quer a companhia das esquerdas, como aliás as esquerdas jamais se juntariam ao Laranjal.
Se estamos a ver bem o imbróglio, a sondagem de que nos falam deixa tudo em aberto, com o futuro nas mãos de uma geringonça: PS ou PSD em aliança com CDS e JPP. Não sendo impossível um golpe de teatro de última hora: se o PTP entrar no Parlamento com um deputado, pode participar numa geringonça executiva, levando à dispensa do CDS ou do JPP. 

São estudos já com as regionais na cabeça. Entretanto, há europeias no domingo. Que poderão transmitir uma ténue ideia das tendências de voto, mas nunca serão umas primárias relativamente a Setembro. Os resultados das duas eleições até poderão coincidir. Mas no próximo domingo aquilo que constataremos é qual o segmento eleitoral mais preguiçoso e vocacionado para a balda eleitoral - se o de direita, se o de esquerda. Acredito mais nas sondagens - as confiáveis - do que nos resultados das Europeias. O povo nem sequer conhece os candidatos, nem lá nem cá. Quem for às urnas, votará na sua cor, obviamente. Mas não haverá muitos a levantar-se da cama por um ímpeto partidário.  

20 comentários:

Anónimo disse...

Entre o mentiroso compulsivo e careca e o medricas Blue venha o diabo e escolha
A Madeira bateu no fundo
O blue foi uma decepção,
Logo na sua campanha, teve medo de um pastor alemão que dizia que tinha o segredo e forma mágica de pôr a Zona franca no topo do mundo e a que resolvia financeiramente todos os problemas da madeira
O Blue encolheu-se que nem um rato o certo é que este galgou com um tachão e até hoje nada de nada.
Meteu um vice que era um atadinho da silva.
Meteu outro vice que só resolve os problemas da afadesvias
O Careca lá no seu charme matreiro e mentiroso, lá vai se encostando ao Sargentão e pelo que parece nestas sondagens lá vai cagando mentiras e andando para a frente
Mas que praga reles...
Regressa Tio Alberto.Só tu foste arrojado e destemido, o resto é uma carga de agachados e famintos de tacho e interesses privados

Anónimo disse...

Sinceramente, como observador das redes sociais não vejo acredito nesta sondagem, especialmente nas estimativas para o CDS-PP. Não conheço nenhum votante no CDS-PP, não vejo actividade nenhuma do CDS-PP no Ocorrências da Madeira, não me lembro de nada de positivo que o CDS tenha feito... e todos os que eu conheço estão convencidos que o CDS-PP quer fazer coligação para chegar ao governo, e que esse partido está nas mãos de uns poucos que só estão interessados no seu proprio tacho.

Quanto ao PSD-M, tb não acredito nestas estimativas, especialmente devido ao que o senhor Calisto chamou de cinismo dos eleitores regionais: votam em seu próprio interesse. Antes, permitiam os abusos de linguagem e insultos ao PSD de AJJ porque pensavam que estavam a ser beneficiados. Agora, os eleitores sabem que os abusos de linguagem e insultos do PSD Renovado não lhes trarão qualquer benefício, antes pelo contrário, essas ações são garantia de prejudicio e de perda de beneficios.
Acreditaria muito mais nestes resultados:
PS - 37%
PSD- 23%
CDS -5%
CDU - 5%
JPP -7%
BE - 4%
e os restantes distribuidos pelos restantes partidos.

Anónimo disse...

Viva a MADEIRA NOVA sem a camarilha do PSD. Finalmente este dia estará perto de chegar. Agora sublimo as declarações e a euforia do CDS que vai com todos não importando qual será. Rua com os vendidos do PTP que entregam e entregaram a alma ao diabo apenas querendo mordomias e restos do prato.

Anónimo disse...

Votar CDS e PTP é o mesmo que votar PSD pois ambos são as bengalas do PSD em que se apoia.

Anónimo disse...

Como se vê, há sondagens para diversos gostos, e, até há sondagens unipessoais, cujo inquirido é o próprio emissor da dita.
Mas, na sondagem a que o Calisto faz referência, teremos que aguardar a sua publicação no DN, para percebermos diversos pormenores.
Desde o universo da mesma, margem de erro, distribuição dos inquiridos pelos diferentes concelhos, etc.
Mas, não me admira esta primeira conclusão de uma proposta de mudança partidária, possivelmente que não de política.
Após tantos anos de uma liderança forte e extremamente personalizada com Jardim, é natural que a liderança que o substituísse fosse para "queimar". Analisando situações semelhantes na história, esse é o resultado normal. A este facto, Albuquerque não revelou arte e engenho para fazer alterações necessárias. Rodeou-se muito mal, tem à sua volta um conjunto de amadores, e maus amadores, da política e, em consequência tem uma péssima comunicação.
Por outro lado, deixou cair com Rui Gonçalves a imagem de rigor e de um governo mais técnico e menos político, que, curiosamente, estava a resultar para o exterior, para o eleitorado, e menos para o interior do partido.
Albuquerque não soube segurar o que tinha de bom, e, deixou-se encostar à parede por Jardim e pelos falcões que exigiam obra.
Tentou um governo mais político, mas que pouco hábil, dá tiros nos pés dia sim dia não.
E, tudo isso tem um custo eleitoral. É normal. Não sei se será o PSD ou o PS o partido mais votado nas regionais, mas as europeias já nos darão um primeira amostragem.
Mas, os resultados, a confirmar-se a sondagem a que o Calisto alude, trará grande ginástica pós-eleitoral. E é aí que se jogará o poder, havendo o risco de o governo que saia das próximas eleições, ganhe quem ganhar, não venha a cumprir toda a legislatura, havendo eleições antecipadas em 2021 / 2022.

Anónimo disse...

Esta onda Cafofiana que se criou só termina com a eleição do Prof Cafofo para Presidente do Governo Regional da Madeira.

Anónimo disse...

Portugal já teve um Sócrates.
Agora mais um Mentiras?

Anónimo disse...

Independentemente das sondagens, o meu voto é para o PTP pela forma como Jóse Manuel Coelho está a ser perseguido pelos tribunais da mamadeira, por denunciar a corrupção, quando a camarilha de corruptos e ladrões de colarinho branco gozam na nossa cara como fez Berardo na Assembleia da República!
É preciso continuar a luta na denúncia da corrupção na madeira, o pior cancro da nossa democracia, apesar dos tribunais protegerem os corruptos. Veja-se o caso das facturas falsas, porto do Funchal, Centro de inspecções e outros sectores na mão da oligarquia da "máfia no bom sentido"!

Anónimo disse...

Ó das 16.13,
A isso podes juntar as proezas socialistas, buraco na CGD, destruição da PT, parcerias público privadas ruinosas, da bancarrota e chamada da Troika.
Tens muita máfia. A tua memória é que é de curto alcance.

Anónimo disse...

a sondagem deve ter sido feita a saída de algum congresso do ps

Anónimo disse...

Chamo a atenção para um pormenor.
Elevadas taxas de abstenção provocam potenciais discrepâncias entre estudos de opinião, e com os resultados apurados na eleição.
Esta é um teoria defendida pelos principais estudiosos na matéria, e também pelo responsável do Centro de Sondagens da Universidade Católica coordenador do estudo feito para a RTP.
Pelo que, como dizia o outro, resultados...só depois do jogo.

Anónimo disse...

Ó das 17.03
Já agora acrescenta a privatização da TAP que foi feita entre as 19.30 e a meia noite com a Benção do Governo Regional que agora vem reclamar da mesma.

Anónimo disse...

O PS, Estão a cantar muito alto com o ovo no cu da galinha, mas em setembro o PS aqui na madeira vai levar uma vergalhada que nem sabem para que lado se vão voltar e ai as comadres e os tachos vão brigar e então vamos ver como se vão justificar das promessas dos tachos.... O Povo está abrindo os olhos a tempo

Anónimo disse...

Com esta sondagem retirei as dúvidas que ainda tinha para o ato de voto em Setembro.
Na melhor das hipóteses o Conde Blue fará governo com o CDS e aí está o descalabro total e o caldo entornado durante a legislatura.
O Albuquerque terá como vice-presidente o Rui Barreto.
O Albuquerque nunca trabalhou e nunca fez puto na vida apenas vivendo para as fotos com o profissional fotografo que o acompanha para todo o lado e que é pago pelo dinheiro público. Fotos e Selfis é aquilo que ele sabe saber.
O Rui Barreto não quererá trabalhar para o Conde Engomadinho ter os louros do seu trabalho.
E aqui vai ser complicado pois o Albuquerque já não vai ter o Calado para trabalhar e ele andar a passear e mostrar trabalho dos outros.
Portanto serão 4 anos em que a Madeira fará marcha trás e ainda por cima com o Costa no Governo de Lisboa que apenas daria a Madeira somente aquilo que está na constituição pois nenhum politico seja de que partido for é Anjinho e o Guterres já não volta para pagar a divida total da Madeira e a colocar novamente a Zeros.
Portanto perante este cenário caótico e catastrofico da politica regional eu vou VOTAR CAFOFO E VOTAR PS.

Anónimo disse...

Tens razão das 22.23,
Cenário caótico e catastrófico é votar no Mentiras e nos PS'oas do arroz de lapas.
Cruz credo, ca digracia!

Anónimo disse...

22.23
Concordo com a sua versão realista dos acontecimentos e acho também que o Rui Barreto não vai querer ser Pateco do Albuquerque. Seriam 4 anos de mandato cinzento em que nada se faria e se evoluía nesta terra.

Anónimo disse...

O Barreto vai para onde o JMRodrigues o mandar. Então se o PSD der a este a presidência da assembleia, o Barreto até corre.
Veremos que geringonças funcionarão. Há várias em aberto e parece-me mais difícil a geringonça à esquerda, do que a geringonça à direita. Sendo que em qualquer uma delas, os verdinhos terão uma palavra.
Bem bom para Santa Cruz.

Anónimo disse...

E a nossa Rainha do Tranquada Gomes como fica. Este de certeza que já perdeu o tacho e as mordomias que teve durante estes 4 anos assim como a carrada de assessores e assessores dos assessores.
Mal e injusto não lhe renovarem o contrato. Que dirá disto tudo o Coelho.

Anónimo disse...

19.53
Então o Sr José dito Presidente da Assembleia Regional foi Condenado por dolo quando exercia o cargo no Conselho Fiscal do Banif e queria se refugiar na Imunidade Parlamentar.
Os lesados do Banif já sabem a quem se devem dirigir futuramente.

Anónimo disse...

20.40
Aquela equipa de gestores que nos desgoverna é toda igual e a aumentar divida e pregar calotes. Será que ele vai devolver o dinheiro e pagar a coima por tanta irresponsabilidade. Estamos bem entregues a esta bicharada.