Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Europeias 26-M


Ricardo Lume defende combate 
contra as desigualdades e a pobreza

A CDU denuncia o neoliberalismo imposto pela Europa.

O candidato da CDU ao Parlamento Europeu, Ricardo Lume, esteve ao longo do dia, no concelho de Câmara de Lobos para denunciar as consequências das medidas neoliberais e de austeridade que foram e têm sido impostas ao País e à Região pela União Europeia, que estiveram na origem e no agravamento da crise económica e social, e conduziu ao aumento do trabalho precário, da pobreza e da emigração. Aos órgãos de comunicação social o candidato da CDU ao Parlamento Europeu, Ricardo Lume, prestou a seguinte declaração:
“Os dados estatísticos Mais recentes apontam que 31,9% da população da Região Autónoma da Madeira encontram-se em risco de pobreza, são cerca de 81 mil madeirenses que não têm rendimentos suficientes para dar resposta às suas necessidades básicas.
Esta situação torna-se mais grave quanto constatamos que 40% das pessoas que vivem no limiar da pobreza são trabalhadores, ou seja, mesmo trabalhando 8 ou mais horas por dia o salário que levam para casa é insuficiente para fazer face às necessidades mais básicas.
Para se ter a verdadeira noção da evolução da distribuição da riqueza no nosso país, no qual actualmente 1% da população detém cerca de 25% da riqueza nacional e 5% da população acumula quase 50% da riqueza nacional, importa recordar que em 1975, fruto da Revolução de Abril e da consequente valorização dos salários, 72,3% da riqueza nacional ia para salários e 27,7% do rendimento nacional eram distribuídos como rendimentos de capital. Actualmente, fruto da política executada por sucessivos governos, os salários apenas representam37,8% da riqueza nacional e os rendimentos de capital acumulam 62,2% da riqueza nacional.
Esta realidade demonstra que é necessário mudar de política no País e na Região e garantir que existam deputados no Parlamento Europeu que defendam os interesses dos trabalhadores e do povo e não os grandes grupos económicos.
O mais importante no combate à pobreza é actuar sobre as suas causas, ou seja, é necessário combater os baixos salários, garantir o aumento das reformas, combater a precariedade laboral, combater a privatização e degradação de serviços públicos e garantir uma mais justa distribuição de riqueza.”

Pelo Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 20 de Maio de 2019

Sem comentários: