Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de maio de 2019





30 de Maio 2019




Pode ser um grande dia
para Miguel Gouveia







1. Será que Miguel Gouveia, novo presidente da Câmara do Funchal, terá pulso para ordenar uma acção de despejo à sede de campanha de Paulo Cafofo, há muito instalada nos Paços do Concelho, despachando-a para o seu lugar certo, que é a Praça Amarela?
O até aqui vice de Paulo Cafofo - presidente desde 2013 que se despede do cargo hoje à uma da tarde -, virá Gouveia decidido a uma ruptura com seis atribulados e desperdiçados anos de instabilidade municipal, para tornar o Funchal uma cidade normal?

Estas são as primeiras perguntas a quem avança para a presidência nas peculiares circunstâncias da política regional actual. Miguel Gouveia terá de mostrar logo à partida se a sua missão se destina simplesmente a dar sequência ao cafofismo, fazendo igual ao demissionário, que inclusive desprezou as funções municipais assim que alguém o convenceu de que poderia chegar ao governo. Ou, pelo contrário, assumirá o cargo de corpo inteiro, pondo as qualidades já demonstradas ao serviço do projecto Funchal. O que, sem incidentes de percurso, lhe permitirá mostrar serviço político-partidário ganhando eleições em 2021 com a camisola do PS-M vestida. 
Então, resistindo à tentação de governar o município apenas até 2023, época de regionais, será questão de trabalhar bem até ao fim do mandato e perfilar-se nas regionais de 2027 para disputar o governo da Madeira taco-a-taco com os candidatos que entretanto apareçam.
Isto é futurismo. Que nada tem de inverosímil, em minha opinião. Mas é futurismo.
Actualidade é enfrentar as dúvidas que estão em cima da mesa: Miguel Gouveia não terá trabalho fácil à entrada para a presidência da Câmara.
Cometerá o erro de manter no cargo aquele que foi chefe de gabinete de Paulo Cafofo? Independentemente das condições de Miguel Iglésias para essa e outras funções, ou Miguel Gouveia o substitui já ou vagueará pelos corredores dos Paços e na opinião pública com a imagem de presidente sob condição. Como o anterior.
Permitirá o novo presidente que os fracos vereadores da sua equipa continuem a substituir as fragilidades e incompetências próprias pela arrogância que Paulo Cafofo permitiu e até estimulou?
Nesta terra, como se sabe, pela arrogância morre o peixe.
Miguel Gouveia tem realmente opções difíceis pela frente a que não poderá fugir.
Deixará ele cair a 'polícia municipal' de Cafofo, desautorizando o ex-chefe, candidato a presidente do governo pela mesma facção política? Ou, pelo contrário, actuará com a frieza que o cargo exige, determinando que para a cidade só interessa o que é melhor para o cidadão?
Será que Miguel Gouveia sobe à presidência com a disposição de colocar os cidadãos acima da guerrilha partidária e das vaidades pessoais?
Construirá uma câmara que não aborreça os munícipes com trânsito caótico, privilégio excessivo às motos em matéria de estacionamentos, afunilamento de ruas, lombas, barreiras, esplanadas tentaculares?

Julgo que não, mas será que Gouveia acabará por cair na tentação de tornear os problemas sérios disfarçando a agenda com sessões inócuas de assinaturas de contratos e protocolos só para a fotografia demagoga, já que os resultados práticos nunca aparecem?
Gouveia terá coragem para dispensar serviços de agências de comunicação, absolutamente inúteis aos executivos fortes? 
Acabará com despesas incríveis sem retorno nenhum para a Câmara só para satisfazer clientelas partidárias?
Vai conseguir pôr um tampão no fluxo de primos e primas a entrar câmara adentro?
Resolverá de uma vez o problema da mal-afamada Frente-Mar, operando a reestruturação que se impõe?
Com a experiência de finanças municipais que ganhou, continuará a canalizar verbas assustadoramente desproporcionadas para agências de comunicação e jornais, sujeitando-se ao azedume geral e às consequências de uma 'Operação Teia' que mais tarde ou mais cedo se manifesta, como agora no Norte do País? E é se já não vai tarde neste capítulo, já que não terá sido Cafofo nem Iglésias a assinar o "pagamento" de verbas exorbitantes a troco do branqueamento de asneiras municipais e promoção da imagem cafofa.

Depois de seis anos de regabofe, Miguel Gouveia, que apesar do pelouro delicado que ocupou conseguiu trabalhar como se estivesse numa "câmara normal" (e não estava), enfrenta estes e outros problemas a que tem necessariamente de dar resposta. 
Outra vez com dois caminhos à escolha. 
Ou imita Cafofo, deixando correr o marfim sem "chatices", uns passeios lá fora e cá dentro, fotografias e exibicionismo. 
Ou resolve aproveitar as suas capacidades para prestar um bom serviço à sua terra, posicionando-se para um futuro de liderança que está ao seu alcance. 
Se optar por esta última estrada, abanará estruturas e criará anti-corpos. Mas depois chegarão os banhos de multidão, para que o líder, o bom líder, ouça o povo de perto antes de decidir na solidão do gabinete.




2. É difícil acreditar no sucesso do projecto que Paulo Cafofo, hoje em despedida da Câmara, anuncia no próximo domingo.
Depois de seis anos na presidência da câmara, o professor de História parte à conquista da terra prometida fragilizado em várias partes da ambição.
Não leva história do seu tempo de câmara, exceptuando a vitória por maioria absoluta (em coligação) em 2017. Quanto a obra, apenas cosmética, fogachos, projectos sem reflexos na vida dos munícipes. 
Vem de uma derrota traumatizante nas Europeias. Não foram primárias. Mas se o resultado fosse favorável ao PS-M, seria interpretado como um triunfo categórico do candidato a presidente do governo. 
E não aconteceu isso. 
O próprio Cafofo sofreu pesada penalização no Funchal: 10-0 em freguesias. 
Desaire memorável.
O efeito PS nacional e Costa não consegue chegar à Madeira, afinal. A incompreensível arrogância do 'três em um' falhou logo à primeira estocada.
Cafofo leva às costas para a nova aventura o doloroso caso não resolvido das 13 mortes e 50 feridos no Monte, tragédia colada perpetuamente à sua imagem.
Deixa também uma câmara mergulhada na mais incrível anarquia, onde uns vereadores são demasiado apagados e outros demasiado prolixos a gritar arrogância por todos os cantos.
Deixa uma cidade perto do caótico.

E agora?
Decidirá tornar-se militante do PS até às regionais, de modo a suavizar a irritação em certos sectores do partido que não lhe dão votos?
Continuará a fazer do PS uma barriga de aluguer para si e para os independentes amigos?
Como pensa gerir a dança das cadeiras no Parlamento, agora que as primeiras indicações eleitorais dizem que serão muito menos do que a basófia socialista prenunciava de peito cheio? 
O famoso 'saco de gatos' impacienta-se.
O PS concorrerá sozinho ou em coligação?
O sr. Professor vai comparecer aos debates televisivos próprios da campanha, arriscando-se a derrotas dolorosas, ou fugirá deles, com as ilações consequentes?
Quando começa Paulo Cafofo a mostrar quadros capazes de um governo, já que até aqui não vemos mais do que um professor universitário ou outro, mais um enviado de Lisboa ou Coimbra, para fazer companhia a Victor, Célia, Iglésias, Pedro, o insistente homem da Ordem dos Médicos e alguns mais com lugar na caderneta de cromos?
É verdade que há um contingente de continentais à espera da vitória PS na Madeira para uma comissão ao sol atlântico?
Que raio de equipa tem?
Que raio de projecto tem?
Ou tenciona ganhar as eleições beneficiando de um culto da personalidade que já era?
Ou à custa de mentiras como aquelas que integram o anedotário da cidade, fazendo rir toda a gente ainda hoje?

Sinceramente, não acredito no bom sucesso desta candidatura com Paulo Cafofo. Mas não vou a ponto de apostar que o homem não chega lá. Ainda há dias falhei ao dizer que o PSD apanharia um bigode nas Europeias. Baseei-me na opinião de antigos e credenciados laranjas que, afinal, me comunicaram o que gostariam de ver acontecer e não aquilo que viam correr nos bastidores do Laranjal. Baseei-me também na basófia dos socialistas, que já cantavam vitória, prometiam lugares e destinavam promoções na RTP-M.
Paulo Cafofo pode vencer em 22 de Setembro. Mas há uma aposta que faço: só o conseguirá se mostrar nestes 4 meses de via-sacra que tenciona fazer o contrário daquilo que descrevi umas linhas acima.
Há uma verdade indesmentível: apesar de tudo o que se passou, Cafofo ainda tem legitimidade para concorrer ao governo. Foi com ele que os funchalenses em 2013 desalojaram o PSD quarentão da Câmara do Funchal. Foi ele o trunfo da 'Confiança' quando da maioria absoluta que rechaçou a reinvestida do PSD em 2017. 
Tem a palavra, pois.
Mas, voltando ao início, o futuro é de Miguel Gouveia. A começar hoje.

28 comentários:

Anónimo disse...

...com a devida vénia a Calisto:
"Construirá uma câmara que não aborreça os munícipes com trânsito caótico, privilégio excessivo às motos em matéria de estacionamentos, afunilamento de ruas, lombas, barreiras, esplanadas tentaculares"?

...para já: ACABE COM A FOSSADA DO TRANSITO NA RUA DO CARMO ...

Anónimo disse...

EXCELENTE ANÁLISE, CARO CALISTO.
ESPEREMOS PELOS SINAIS DOS PRÓXIMOS DIAS/SEMANAS.

Anónimo disse...

Calisto,
Você esqueceu um pormenor.
Gouveia colocou na câmara, irmã e sogra. É um handicap para quem deve mudar uma série de coisas, entre elas a primalhada dos PS'oas.

Luís Calisto disse...

12.02
É um handicap que não esqueci. Como diz um comentador acima, esperemos pelos próximos sinais.

Anónimo disse...

Então aguardemos na santa paz do Senhor.

Anónimo disse...

Penso que não é muito difícil fazer melhor que Paulo Cafôfo. Basta fazer o que prometeram à população, ou seja acabar com os vícios do PSD, e pôr a competência das pessoas à frente da "cunha" ou cartão rosa. Porque Paulo Cafôfo fez pior que o PSD. Dar poder efectivo aos fiscais da câmara como fez o vereador Gil Canha, e não desautorizá-los como fez Cafôfo: É por isso que o Funchal está numa anarquia com as esplanadas a dificultar a passagem dos munícipes e turistas! Devido à incompetência de Cafôfo e a sua ligação aos Sousas, será bom para a cidade do Funchal a saída de Paulo Cafôfo. Espero queo novo presidente tenha força suficiente para restituir uma rua no Largo dos Varadores à cidade, oferecida por Cafôfo aos DDT!

Anónimo disse...

Há uma questão em falta...
E se Cafofo formar governo e convidar Miguel Gouveia para funções será que este aceita? Se sim, não deveria já dizer algo sobre isso? E quem seria o escolhido para suceder? Ah, pois há muito para esclarecer...

Anónimo disse...

Não acredito que o prof. Mentiras vá renunciar, vai antes suspender o mandato e manter o tacho em caso de derrota (mais certo). Presidente de Câmara da mais style que um mero deputado

Anónimo disse...

Sr. Calisto
Vossê só enobrece a classe dos jornalista
Bem haja
Apenas uma achega ao seu lindo artigo de opinião
Pendo que o Dr. Miguel Gouveia para fazer um bom mandato, têm imediatamente de substituir o vereador do urbanismo que é um picareta mentiroso como o dentuça e que tem a cidade parada.
O vereador Picareta tem de ir cuidar das freiras do Bugio
A Sonsa da Madalena para a praça do Povo mostrar os seus dotes
Os arquitectos ferver e um tal bertinho que por lá andam e que são os maiores embustes e consagrados cobradores do dízimo ou os empatas dos projectos
A mulher do coveiro de S. martinho também mandá-la para o ginásio
O tais advogados do regime cafofiano "caetano e candelária S.A." para aponta do cais pescar gambozinos
O cantor e a sua camarilha fogo neles
Arroz de lapas e o santaneiro PS que joguem no seu campeonato da 3ª. divisão regional
Todas as vespas, moscas, melgas que circulam naqueles corredores, que já andam com as asas besuntadas de esterco, eliminá-las com dum dum ou raid
Todos estes artistas citos em cima estão na reunião de despedida hoje de lenço na mão para enxugar as lágrimas do famoso careeca e com certeza que irão à porta com dito lenço branco a fazer adeus preparados
Se ele se assessorar bem, até pode fazer história
Eu como cidadão atento, até poderei vir a votar nele nas próximas autárquicas

Anónimo disse...

E a aldrabice do DUBAI? É preciso não esquecer que suspenderam o plano do Amparo para favorecerem o Avelino e Azeiteiro preto do Norte. Como é que vai ficar isso?

Anónimo disse...

XAUFOFO XAUFOFO XAUFOFO XAUFOFO!

Deixou a cidade e os serviços camarários muito pior...

Anónimo disse...

Com tantos defeitos e virtudes acima transcritos, foi o unico capaz de pagar os calores em 70% deixado pelo nobre Miguel Albuquerque na CMF.
Nem sequer o futuro candidato a CMF indicado pela comissão politica do PSD é capaz de fazer frente ao Eng Miguel Gouveia, já provou que é um bom candidato a proximos mandatos pelo PS Madeira. DF

Anónimo disse...

Melhor que o Albuquerque e o Calado de certeza que vai ser, já pagou parte da divida deixada por esses mamões ...
Força Miguel Silva Gouveia já provaste que és mais competente que os renovadinhos todos juntos.

Anónimo disse...

Das 15.07 e 15.33,
És tão ingénuo ou tão burrinho para acreditar nessa balela?
Então se é assim porque é que a Frente Mar é aquele descalabro, quando o próprio Mentiras disse na assembleia municipal que estava uma maravilha, e nem 15 dias depois veio o fisco penhorar contas por não pagarem o IVA?
Vê se cresces.

Anónimo disse...

Anónimo das 13.03 esqueceu-se de mencionar na sua lista o inquilino (sobejamente conhecido com o título de assessor dos cabreiros) que hoje ocupa o velho palácio de são pedro na rua da mouraria. Rua com essa gente!

Anónimo disse...

Caro Calisto,
o que vai mudar a partir de hoje é que o sr. Miguel Gouveia, vai deixar de ver a bola connosco na central, agora vai para os camarotes. De resto tudo igual como dantes.

Anónimo disse...

21.22
Ele agora também vai ser apoiante do marítimo.

Anónimo disse...

Finalmente uma análise séria e objectiva. A seu tempo estes sabujos, correia de transmissão dos cubanos vão apanhar uma lição, quanto ao mentiroso, apanha una derrota abaixo dos 20%

Anónimo disse...

Excelente analise a sua Caro Calisto , esquece contudo um factor , a maquina.
Gouveia herda uma maquina montada não pelo Cafofo , que coitado só serve para mostrar a dentuça , mas pelo verdadeiro presidente o Iglesias que domina a camara toda e que é a verdadeira responsavel pelo descalabro a que aquela casa chegou.
Os compromissos financeiros ( alguns publicitados neste blog ) para fins que se desconheçe mas que servem para alimentar a maquina de propaganda de cafofo/iglesias , continuam como se pode constatar no portal da contratação publica a ser um sangradouro dos dinheiros dos municipio e não sabemos se Gouveia conseguirá ou quererá por fim a isso. As nomeações por seguidismo pessoal e partidario sem olhar a competencia é outra das heranças que vamos ver se gouveia consegue lidar , neste particular não esquecer que ele tambem tem responsabilidade nisso .
Vamos como referiu ver o que o futuro nos reserva de mudanças numa casa que parou e destruiu a cidade nos ultimos seis anos , não esqueçendo contudo que Gouveia lá esteve e foi conivente com essa destruição.

Anónimo disse...

Há uma coisa que não percebo.
Se a gestão de Albuquerque, Calado,Leal e Bruno Pereira era tão perfeita, porque o Cafôfo ganhou em 2013 a Bruno Pereira?
Hã, o Albuquerque não fez campanha pelo seu antigo vice? Algo a ver com internas no PSD e traições?
Mas, adiante
Porquê que o Cafôfo é reeleito em 2017 contra a ex vereadora Leal, apesar que 4 anos supostamente perdidos?
Como assim? Os jardinistas não apoiaram a candidata do PSD? Novamente a questão de internas?

Caros comentadores, a conclusão é óbvia, Cafôfo é o produto de brigas internas no laranjal. Sem isso, era um professor no Campanário.
Agora desenrasquem-se.

Anónimo disse...

Comentador
30 de maio de 2019 às 11:42

tem razão … fazem FOSSADA atrás de FOSSADA e depois põem um Agente da PSP !!!...vão ter 1 Agente até o fim do mundo?!!...o problema é quando ele está distraído ou ausente … JÁ TENHO APANHADO DE FRENTE OUTRA VIATURA ...MÕE OS NERVOS DUM MUNÍCIPE...INCOMPETENTES!!!!

Anónimo disse...

10.21
Infelizmente a maior parte de nós somos um burros a conduzir e damos um ar de indígenas. Basta mudar um sinal e bora lá transgredir pois a maioria conduz de olhos fechados. Vejamos o que se passa ainda com as Rotundas que é uma lastima. No Continente com a GNR ficavam logo com a apreensão da carta.
A presença do Policia lá não deveria acontecer mas sim o mesmo lá estar para multar e aplicar coimas com a retirada da carta de condução. Transitar em sentido proibido é uma Transgressão Grave que dá apreensão da carta condução.

Anónimo disse...

OH das 13:38
com que então basta mudar os sinais?! ENTÃO PORQUE NÃO COLOCAM SEMPRE UM AGENTE DA PSP QUANDO SE MUDAM OS SINAIS E SENTIDOS DE TRÂNSITO?! Você deve ser uma daquelas inteligências raras do trânsito da CMF que faz BURRADAS atrás de BURRADAS no trânsito (lembra-se da BURRADA feita na rua João de Deus?!) e das lombas atrás de lombas? NO CONTINENTE A GNR NÃO ALINHA EM BURRADAS!!

Anónimo disse...

Tem razão oh das 17:14
da noite para o dia a rua do Carmo ficou "AFUNDADA" em sinais de trânsito (como aliás toda cidade) que causa uma GRANDE "poluição visual" para além dos elevados custos desnecessários. Conheço muitos Agentes da PSP que também acham BURRADA (e da grossa!)o que está feito na rua do Carmo … mas são obrigados a lá estar até quando ninguém sabe!!Há quem se refira a uma possível TRAGÉDIA em caso da necessidade de circulação de viaturas de emergência, como por exemplo em CASO DE INCÊNDIO . Outra BURRADA - as motas agora FORÇOSAMENTE são estacionadas com os escapes virados para as entradas das lojas...bares...passeios! Um ATENTADO À SAÚDE PÚBLICA COM OS GASES DE ESCAPE DIRECTAMENTE VIRADOS PARA AS PESSOAS!!

Anónimo disse...

Realmente estamos pouco preparados para mudanças de sinais e fazemos confusão com tudo o que é modificado. Acho que aquilo como está agora está funcional pois ao sairmos do Parque do Anadia ou estarmos junto ao Mercado dos Lavradores rapidamente com as 2 opções ao chegar a Rua do Carmo estamos na Pena ou na Rua 31 Janeiro tendo acesso a via rápida. O transito escoa mais facilmente. Só quem diz mal não quer ver as facilidades encontradas ou então mete politica em tudo.

Anónimo disse...

oh das 2 de Junho de 2019 às 14:52

já tinha ouvido falar que esta BURRADA foi feita "À MEDIDA" para servir os INTERESSES PRIVADOS DO PARQUE DO ANADIA !!!
PERGUNTO:
E EU E MUITOS UTENTES DOS PARQUES EXISTENTES NA RUA DOI CARMO … COM ESTACIONAMENTOS COMPRADOS HÁ MUITOS ANOS ...INCLUINDO A GARAGEM DO GOVERNO REGIONAL QUE AGORA SOMOS FORÇADOS A UM TRAJECTO QUE SÓ NOS COMPLICA A VIDA...BASTA VER QUE ALGUNS CONDUTORES ANDAM EM CONTRAMÃO QUANDO SAEM DE CERTOS ESTACIONAMENTOS?!!!!
MAIS UMA VEZ A CMF AO SERVIÇO DE INTERESSES PRIVADOS.

Anónimo disse...

09.42
Lógico quantos vocês são? 3 ou 4 será.
Não se preocupe que comigo em Presidente todos vocês terão Via Verde e Via Exclusiva para circularem só que antes terão de fazer novamente Exame do Código.
Acalme-se que você já botou aqui vários comentários e não use letras maisculas que é feio e deprestigiante. Lembre-se que somos mais de 250.000 e não meia dúzia de papagaios falantes.
Será que estacionamentos comprados há muitos anos é um facto adquirido?????????????? Vamos parar a Cidade.
Regressa Fernão Ornelas manda destruir o que está caduco e constrói Modernidade.

Anónimo disse...

oh das 09:42
1- somos muito mas mesmo muito mais do 3 ou 4 … e CADA VEZ MAIS (cada vez o trânsito está mais CAÓTICO). OBVIAMENTE os utentes dos parques de estacionamento (e não só) da rua do Carmo são ALTAMENTE PREJUDICADOS … os utentes do Parque do Anadia são (alguns) BENEFICIADOS.
2- já agora: por 1 voto se ganha … por 1 voto se perde (as últimas eleições assim o provam!!)