Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de junho de 2017


A memória do vovô e a cidade gatil
Uma enternecedora história do meu Gato Bonifácio


Gil Canha

Ontem, quando cheguei a casa encontrei o meu gato Bonifácio meio perturbado e tristonho. Perguntei se estava tudo bem, se o gato Glesias lhe prometera novamente porrada por causa da gata ou algo assim. Virou a cabecinha lãzuda para a janela, para eu não lhe ver duas gordas lágrimas que lhe escorriam pelos bigodes e, emocionado, murmurou:
- Viste os artiguinhos do Miguel e do Cafofo? Chorei toda a manhã… aquilo sim, é de apertar o coração! E tu, seu malvado, andas sempre a pegar com eles!..

- Ó Bonifácio, deixa-te de merdas e desembucha que não estou com pachorra para te aturar e às tuas pieguices lamechas.
- És um ser insensível e ressabiado – retorquiu o gato rispidamente.
E levantando as patinhas em arco, declamou Gabriele D´Annunzio, o seu poeta preferido:
- Não consegues ver nem sentir a poesia, a nostalgia, e os encantos dos seres, que após uma vida sacrificada, encontram finalmente o remanso aconchegante de uma existência que lhes faz poisar nas mãos os lírios e o cheiro a alfazema dos heróis que ascenderam ao Olimpo.
- Está bem! Pronto! Diz lá o que vai na tua alma – repliquei mais cordato.  
- Sabes…  o sr. Vereador Miguel Gouveia publicou no DN, um artiguinho sobre a avó, de fazer chorar as pedras da calçada. E hoje, o sr. Presidente Paulo Cafofo escreveu um comovente artigo sobre o seu avô, que coitadinho morreu sem ver o seu netinho mais velho chegar a Presidente da Câmara.  
- Ah… é por isso que estás todo nostálgico… essa coisa de falar dos avós tocou-te no fundo na alma.
- Sim… sim! – aquiesceu Bonifácio. - A história comovente do sr. Presidente, do seu avô e da cadelinha Violeta fez-me lembrar o meu pobre avozinho Tareco Caldeirita que viveu na Corujeira de Dentro. E já agora queria pedir-te um grande favor: Podes falar ao senhor Luís Calisto, saber se ele não se importa de publicar no seu Blogue este artiguinho que gatafunhei sobre a vida sofrida do meu avô Tareco?
Muito delicadamente e até um pouco vacilante, Bonifácio passou para a minha mão uma folhinha A 4, com a enternecedora história do seu avô, que após amável aceitação do sr. Calisto, aqui se transcreve
O meu avô Tareco Caldeirita era um felino de bom porte, mas com o pelo um pouco ralo na zona dos quadris, resultado de um ataque feroz de Tinha, a maldita micose que nos leva à odiada peladura, uma espécie de calvície dos humanos. Todos os dias, ele descia até à cidade e metia-se na Praça do Peixe (Mercado dos Lavradores) para amarfalhar guelras e restos de ventrecha de atum que os peixeiros atiravam ao chão. Em dias de sorte, podia-lhe caber um chicharro inteiro ou até uma cabeça de espada. Depois de atestar a barriguinha, o meu avô Tareco passava numa tasca que havia na Rua do Hospital Velho, onde o sr. António Costa, taberneiro e massagista, lhe passava-a-mão sobre o ralo pelo. E antes de apanhar o autocarro da Companhia do Monte de regresso a casa, o meu avô tirava fotos junto das velhas inglesas que vinham de viagem no paquete Camberra, agenciado pela Casa Blandy.
Quando ele chegava a casa, não ia dormir para cima da folha de zinco aquecida pelo sol da tarde, do chiqueiro do sr. Vitorino Freitas, ele aproveitava a penumbra para caçar murganhos e pequenos pássaros desprevenidos. Era como se existissem dois gatos distintos numa mesma cidade: um gato citadino agarrado aos chicharros, as ventrechas de atum e aos turistas ingleses, e o gato do campo, feroz caçador de pequenos roedores e de saborosas toutinegras.
O meu avô nunca sonhou que o seu neto mais velho um dia iria residir como um paxá, na casa dum deputado do grandioso Parlamento Regional e comer gostosas Whiskas importadas, e, imagine-se, ir de três em três meses ao cabeleireiro de gatos, escovar o pelo e aparar as unhas.  E mais sensacional ainda, o meu avô nunca esperaria que o seu netinho Bonifácio, um dia lhe escreveria um artigo em sua memória e fizesse um grande esforço junto do deputado, seu desnaturado dono, para que este o ajudasse a diminuir as distâncias, entre os anafados gatos da cidade e os necessitados gatos das zonas altas. 
Há que corrigir as assimetrias e os desequilíbrios entre felinos e seus habitats, mas sem nunca os gatos perderem a sua identidade de felinos; sejam instalados nos sofás das cidades sejam como predadores no meio dos poios cultivados, dos buchos aromáticos ou mesmo entre a giesta em flor, aguardando obstinadamente o desditoso ratito, também ele pobre morador das zonas altas.
Aliás, estou convencido que as zonas super altas onde vivia o meu avô Tareco têm um potencial turístico e eleitoral surpreendente. Se na altura das eleições, a gataria da cidade louvaminhar as paisagens montanhosas onde habitam esses curiosos felinos; lhes alcatroarem os caminhos tortuosos onde eles sofrem as agruras das caçadas, e lhes derem toneladas de Whiskas, com sabor a salmão e a frango fumado, os gatos da cidade vão continuar gordos e luzidios, a ronronarem calmamente na casa de abastados deputados ou a se espraiarem langorosamente nas poltronas aveludadas da Câmara Municipal, privando tu cá tu lá, com os patrões dos maiores Grupos económicos da região.”  
Bonifácio
Candidato à Junta de Freguesia de S. Pedro

48 comentários:

Anónimo disse...

O gato Bonifácio rebentou com os textos do Presidente da Câmara e do Miguel Gouveia. Rindo e gozando o Gil Canha vai desmontado a saca de gatos.Está lindo!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Parabéns Gil. Um autêntico mimo nesta senda cafofiana de netinhos e avozinhos.

Anónimo disse...

Adoro as aventuras e desventuras do gato Bonifácio!

Anónimo disse...

Já sei que este comentário não vai ser publicado como outros mas afinal este senhor que concorre a presidente da câmara chamado Canha o que propõe para a cidade e para o seu mandato se for eleito?? E que ainda não se viu uma ideia um projecto a não ser arremessos ressabiados ao cafofo. Será que não passa de um alter ego da Rubina sem qualquer ideia? Defina se homem como candidato ou dedique se a sátira humorística nos blogues e desista da candidatura

Anónimo disse...

A minha mãe já está as gargalhadas. Obrigado sr Canha.

João Barreto disse...

Boa Gil! Gostei!
Cuida do Bonifácio porque o neto da Violeta anda por aí a dizer que lhe vai fazer uma espera...

Anónimo disse...

Brutal! Você tem licença e porte de arma? Eh eh!

Anónimo disse...

Das 14.26 (o primeiro), o Gil não precisa de propor nada. Basta estar lá para não deixar os outros fazerem mal à cidade.

Anónimo disse...

E o gato anda atrás da gatinha Ruby? Precisamos saber para ter uma ideia de como serão os filhotes.

Anónimo disse...

Os ressabiados dos renovadinhos ainda ajudam a festa do gilinho dos enganos. Deviam ter vergonha na cara e nao descer a esse nível. Viva ao PSD , Viva a Madeira como era antes.

Anónimo disse...

Daqui para a frente nem o Cafofo nem o mago das finanças vão falar mais dos avós, isto serviu-lhe de escrementa. hi,hi...

Anónimo disse...

Essa agora que raio de candidatura é essa? Reconheça que só está a fazer um jeito a Rubina e o resto é show off sem conteúdo. Esperava mais do Gil canha ja votei nele em tempos mas desta vez não

Anónimo disse...

Cafofiano das 18:23 a dizer que já votou no Gil. Tu nuncas votaste nele seu desnaturado ou eras jardinista ou vivias escondido num buraco.

Anónimo disse...

Ora bolas! O que será que o sr. dr. Gil Canha vem para aqui fazer? Ainda não perceberam? Será que são de compreensão lenta? O sr. Canha vem para aqui fazer o que sempre fez, rebentar com a "máfia no bom sentido" e com aqueles que receberam o voto para mudar este estado de coisas, e a primeira coisa que fizeram foi se aliar à "máfia no bom sentido"! Força dr. Gil Canha! O sr. também tem de rebentar com os traidores que sob a capa da mudança foram logo se aliar ao grupo sousa!

Anónimo disse...

Mas quando o dr. Gil Canha foi expulso pelo sr. cafôfo a mando do grupo sousa, as carpideiras cafofianas não vieram para aqui dizer que estavam a beneficiar a dr. Rubina Leal!

Anónimo disse...

Os textos do Cafofinho-o-cabecinha e do Bruninho-o-cheira-a-leite desta última semana no semi-diário dos ingleses, de facto, para além de básicos, miseráveis e confrangedores, revelam muito bem do que estes dois tipos são bem capazes! Até vendem os próprios Avós!!! São pessoas execráveis que usam da demagogia e da hipocrisia para atingir os seus fins! Outra prova disso, basta olhar para os partidos que compõem aquela coligação (de ABUTRES)! É uma mixórdia que até repugna!!! ESTE POVO CONTINUA ENGANADO!!!

Anónimo disse...

Lindo, lindo, a brincar o Bonifácio desmonta a careca dos netinhos que querem vender gato por lebre.
Adoro essas sátiras do Gil Canha e mais ainda quando tem a ajuda do seu gato.

Anónimo disse...

o que eu ja me ri com isto, que ridiculos estes textos da avozinha e do avozinho, ate ja pensei em publicar tambem uma cronica sobre a minha bisavo, porque so os avos diretos? esta gente nao tem bisavos?

Anónimo disse...

Miguel Gouveia para mim mostrou quem era, e quais os seus valores, quando usou o filhos como resposta as criticas de raimundo quintal ao estado do jardim municipal, ou seja, em resposta a essas criticas, nesse mesmo dia, publicou uma foto dos filhos a brincarem no referido jardim, nessa epoca vi logo que genero era, e hoje em dia depois de vermos o TRUMP, a politica de cafofo, gouveia e iglesias, tem muitas semelhanças, populismo do mais barato, e o vale tudo, até usarem as familias. Agora, e de repente lembraram-se das avos e dos avos, que baixaria, deixem os mortos em paz e a descansar, e nao os usem para a politica, isto se têm o minimo de formação e valores catolicos, que pelos vistos nem isso têm...que Deus vos perdoe.

Anónimo disse...

Mago das finanças , comentador das 1750 ? aguarde , não acredito no Tribunal de Contas , porque aquilo está controlado , no tal bom sentido do termo , mas se o Ministério Publico ( o do Contenente ) lá entra um dia vamos todos ver o tipo de magia que foi feito.

Anónimo disse...

Gil, o Glésias anda a subir paredes. No convívio do Desportivo do 1º de Maio, esse senhor sem princípios e sem escrúpulos disse alto e em bom som " Vocês que votem no Paulo em Setembro. Lembrem-se que têm família a trabalhar no Governo e isso pode ser mau para eles daqui a dois anos caso não votem em nós"
UMA VERGONHA E AS PESSOAS NADA FALAM PORQUE TÊM MEDO DESSE SENHOR.

Anónimo disse...

Venha quem vier, o Gil, a Rubina, o Artur Andrade, até a Raquel Coelho é bem-vinda. Todos menos o Cafôfo que está a enxovalhar a cidade e os funcionários municipais. Já sabem que houve mais uma dirigente (dos recém nomeados) que bateu com a porta? A Dra. da Contratação Pública pediu a demissão porque não estava para pactuar com as ilegalidades que estavam a obriga-la a fazer e muitos outros irão atrás.

Anónimo disse...

Senhor Gil Canha que desilusão! Não tem nada melhor para dar aos madeirenses?
Desta vez não tem votos. Política de baixo nível, não.

Anónimo disse...

Lol
Ressabiados são todos os que não são renovadinhos... São os que foram encostados e não aceitam até hoje... São os falsos Sociais Democratas que deixaram de ser do PSD por terem o orgulho ferido... Cambada de tristes!!!
Aceitem que dói menos!

Anónimo disse...

O gato é bonito. Será que o avô era assim peludo?

Donato Macedo disse...

Gil, adorei a tua magistral analogia com o teu gato Bonifácio.
Aposto que o teu Bonifácio nos trará mais umas aventuras até Outubro...

Anónimo disse...

Vivo no Lombo dos Aguiares e a vizinhança está a rir com isto. Somos gatos selvagens e não comemos restos de peixe nem propaganda de ultima hora do Cafofo de alcatroar caminhos.

Anónimo disse...

Chorem cafofianos baba e ranho que o Canha vai ter muitos votos da malta.Esta do gato está de morte.

Anónimo disse...

Um primo da Austrália ligou-me agora no whatsap a dizer que rebentou-se a ri e já nem se lembrava das toutinegras que tinham um manxa preta na cabeça

Anónimo disse...

Ohhhh doeu?! Põe gelo!
Eu amei!!!
Continua Gil!!!

Anónimo disse...

Bastou a simples história dum gato para rebentar com a estratégia caríssima da empresa de imagem e propaganda Luís Paixão Martins, paga a peso de ouro pelo Cafofo. O Iglésias deve estar doente a telefonar para Lisboa a reclamar dos artigos dos avós que levaram ao achincalho e ao gozo. Manda também este comentário ò Iglesias...

Anónimo disse...

Agradeçam ao Dr. Jardim e ao seu compadre as urbanizações encosta acima que tantas maiorias deram ao PPD/PSD-M Partido da Autonomia.
Agora fica a desgraça para todos aguentarmos com custos financeiros loucos para transportes, saneamento básico e distribuição de energia.
Pior que tudo isto são pessoas que lá habitam, a quem inicialmente agradou aquela loucura de urbanização mas agora vivem em sobressalto quando chove.
Fez bem o Gil com a fábula do gato Bonifácio pois nem Cafofo e o PS nem Rubina Leal e o PPD querem falar da realidade.

Anónimo disse...

A triste realidade desmontada por um gato. Parabéns sr. Calisto por nos transmitir estas perolas.

Anónimo disse...

O blocoguido Almada escreve hoje no DN. Mas é sobre a Rubina, e não sobre as suas avózinhas ou avozinhos.
Há uma mudança de estratégia na coligação cafofiana/verdinha/blocoguidos/sós cidadãos/Rebelo.
Graças a Deus, porque senão ainda tínhamos que gramar um artigo do Rebelo sobre os seus ancestrais.

Anónimo disse...

Cafofianos e Gilistas faz me lembrar o Brasil antes eram tudo amigos como era a Dilma e o Temer agora um não pode ver o outro como Careca e o resabiado por estes lados

Anónimo disse...

O PAlmada olha para a Secretaria da Inclusão, como o Cafofinho para Quinta Vigia. E, o resto da cambada da "Confifiança", é só imaginar em que pensam... Vão levar um coice do Cafofinho que até apitam!"!!

Anónimo disse...

Adorei esta fábula e já expliquei aos meus netos os pormenores e eles acharam imensa graça. Há mais vida além de estarem sempre agarrados ao telemóvel. Os jovens já não sabem o que é um melro preto nem o que faz um gato fora da cidade. Simplesmente brilhante, obrigado sr. Gil Canha

Anónimo disse...

Vejam só, o poeta preferido do Canha, Gabriele Annunzio foi o pai do fascismo italiano. Uma vergonha um candidato à camara andar agarrado à ideologia fascista.

Anónimo disse...

Quando estamos entregues a uma politica de avozinhos e avozinhas, em que se evocam os mortos, que supostamente deveriam descansar em paz, para puxar a lagrima ao povo, esta tudo dito sobre o populismos dessa gente.

Anónimo disse...

Que não lhe doam as mãos, deputado Gil Canha, e olho na ladroagem.

Anónimo disse...

E Barreto já está a apanhar-lhe o jeito! A Hipocrisia é mesmo a Rainha por estas alturas! Este barrete reuniu-se para a fotografia com o desfeciente Rabelo, o 25.º partidinho da lista da coligaçao do Cafofo. Todos preocupados com as acessibilidades dos intremelados. Coitados destes que mal conseguem circular pela cidade! Só contam para fazer números tristes com gente sem escrúpulos, como por exemplo aquele espectáculo deprimente que o desfeciente Cafofo protagonizou em 2013 ao se sentar numa cadeira de rodas! VÓMITOS!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Por acaso conhece a ideologia política do PSD? Essa já foi posta de lado pelo MA e seus lambebotas. Enquanto os ressabiados cá estiverem irão dar luta a vocês que justifiquem o injustificável com a ideia de renovação. Qual o seu cargo,meu caro?

Anónimo disse...

Ter sido deportado é complicado é como a noiva em que o noivo dá-lhe uma nega e não aprece na Igreja.
Entra logo em depressão. Amor quando gera odio é complicado.
Mas não se preocupem que na próxima sessão o Cafofo vai mandar alterar o nome do Caminho dos Saltos e acrescentar Pocinhas, passará a ser Caminho do Salta Pocinhas.

Anónimo disse...

Atenção anónimo das 12:51, quem gosta do poeta Gabriele Anunziu é o gato Bonifácio. Não misture as coisas por favor!

Anónimo disse...

Ó das 12.51, andas a tomar pastilhas de rir ?

Anónimo disse...

Eles sabem lá o que é social democracia estes renovadinhos eles só conhecem pagar dívidas pessoais e dar tacho a amigos e afilhados e para pagar favores obscuros é preciso correr com esta gente a bem do partido e da região

Anónimo disse...

Se eu fosse o Cafofo ou o Miguel Gouveia preferia levar uma malha de canelo de pau a levar com este artigo do gato. A empresa de imagem de vocês e que escreve estes artigos tontos devia ser penalizada.

Anónimo disse...

O Cafofo mostrou ser um saloio da pior espécie... se o meu avô me visse em Presidente de Câmara?! E se o teu avô te visse com os Sousas e com o AFA? Se ele te visse no ultimo andar do caixote do Savoy?