Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de maio de 2019





2 de Maio 2019



Socialistas trocados 
por "independentes medíocres"
exigem vitória já no dia 26




Paulo Cafofo insistiu neste 1.º de Maio em que não abandona a Câmara. Ou melhor, adiou a questão mais uma vez. A 'velha guarda' do PS culpa Victor Freitas pela descredibilização para onde o candidato a presidente do Governo, "independente e sem palavra", tem arrastado o partido. 

Em Setembro de 2018, Cafofo declarou publicamente durante uma acção política na zona do Lido que continuaria na presidência da Câmara do Funchal até conhecer a data das eleições regionais. Essa data - 22 de Setembro do ano corrente - foi divulgada pouco tempo depois. É pois conhecida vai para muitos meses. Cafofo, já detentor da informação que exigia, não só não se afastou da cadeira municipal como ainda neste 1.º de Maio, à margem da procissão do voto, respondeu à pergunta sobre a sua falta de palavra declarando que ainda não sabe quando deixará o cargo - mas avançando que nunca será antes das Europeias do próximo dia 26.

Já nos chegaram reacções de desagrado de socialistas prestigiados, de há muito descontentes com o papel de 'troca-tintas' de que o edil se investe com "incrível descaramento".
Neste caso, o problema que se põe não é Cafofo sair ou não sair - é a sua falta de palavra. "Uma fábrica de mentiras que se vulgarizou na Câmara por parte do senhor", ouvi criticar.  
Os militantes desgostosos não se conformam com a entrega do partido que Emanuel Câmara e sobretudo Victor Freitas fizeram a figuras independentes que nunca mostraram ser melhores do que os socialistas a quem substituíram nas candidaturas. Tendo feito essa entrega simplesmente na lógica de aproveitar o efeito Cafofo para ganhar regionais e por essa via dispor dos lugares públicos para familiares e amigos - palavras ouvidas na área do próprio PS.
Os contestatários têm a sua razão no que diz respeito à substituição de militantes por independentes em todas as eleições à vista. 
Cafofo é candidato a presidente do governo - como independente. 
Sara Cerdas é candidata às Europeias - independente. 
Miguel Gouveia substituirá automaticamente o presidente Cafofo se este sair ou será candidato à Câmara em caso de intercalares - independente.
Os militantes entendem que não podem servir apenas para ir às urnas votar nos independentes que Victor Freitas e Emanuel colocam à frente das listas. Ainda por cima "comprovadamente medíocres".
Cafofo caiu bem junto do eleitorado, mas isso não chega para se tornar um bom governante. Aliás, nos últimos tempos tem sido notória uma queda da sua popularidade - na opinião dos socialistas com quem falei, os quais insistem na existência de personagens na área socialista mais competentes do que o escolhido.
Sara Cerdas - independente como a candidata de há 5 anos, Liliana Rodrigues - começou por se declarar 'idólatra' de Cafofo, o que lhe limita os dotes, sendo o ídolo figura desacreditada no próprio partido apoiante. A improvável candidata teve um péssimo arranque e, se bem que com certa melhoria nas aparições de campanha, ultimamente solta de Cafofo, continua a léguas dos candidatos de 1.ª divisão - Margarida Pocinho (CDS), Nuno Morna (Iniciativa Liberal), Cláudia Monteiro (esta, do PSD, com a vantagem dos conhecimentos adquiridos nos 5 anos de Europa que já leva) e até Ricardo Lume (CDU). Bastante abaixo destes, surgem para já Sara Cerdas (PS) e outros a quem os partidos representados não permitem ilusões. 
Miguel Gouveia, independente que navegou à vista do Laranjal antes de se aproximar ao PS, é outro independente, reconhecido como quadro competente mas, segundo os socialistas, ainda sem traquejo para número um.

Os maus humores dos socialistas atacam a linha dominante no PS-M. Victor Freitas é apontado como destruidor da massa competente do partido, na sua eterna lógica aparelhista. Foi ele, com a força de em 2015 ter causado o pior resultado já alcançado pelo PS-M, baixando o partido para a quarta posição regional, a descaracterizar a velha formação hoje instalada na Praça Amarela, dando lugares aos independentes. Mas Rui Caetano também está sob fogo. Ninguém se esquece da noite eleitoral nas regionais de 2011, quando o militante e professor aproveitou aquele serão televisivo para, como comentador, achincalhar incessantemente aqueles socialistas que deram a cara e sofreram pesada derrota, com Maximiano Martins à cabeça da lista. "Devia ter sido expulso!", brada um socialista de muitos anos, ainda hoje indignado.
Rui Caetano foi cruel nessa noite para os seus camaradas, mas não sofreu punição. Ao contrário do que ainda há pouco aconteceu com um destacado socialista, André Escórcio, a quem os actuais dirigentes deixaram sair pela porta pequena quando ele, ironicamente, vinha de tentar defender a imagem do partido.
O tempo não é de meritocracia nem de 'amor à camisola'. Os críticos lembram que até na Frente Mar deixaram sair um socialista (Carlos Jardim) para lá meter um independente.

Os socialistas com quem falei e os núcleos onde estão inseridos aguardam com impaciência os resultados das Europeias. Os actuais responsáveis da Praça Amarela anunciaram que o dia 26 deste mês será o arranque para o "25 de Abril" de 22 de Setembro. Será curioso ver o que poderá acontecer. 
Os críticos sublinham que o campo tem estado livre: 
- o secretário-geral nacional, António Costa, tem ajudado; 
- os críticos regionais andam calados para não perturbar; 
- os candidatos foram escolhidos sem ondas, sem sequer passar pelo crivo dos órgãos do partido, a não ser "para inglês ver"; 
- o principal adversário tem sido considerado pelo próprio PS como letra vencida. 
Logo, só pode dar vitória clara. Porque, se não der vitória clara, há-de seguir-se uma reflexão para ter efeitos em Setembro. 
Que efeitos? A pressão para 22 desse mês será maior e um segundo mau resultado dará congresso.
"A vida está má para todos", ironiza um dos interlocutores, em jeito de aviso aos actuais ocupantes do PS-M.
Não quero dizer nada com isto, mas já vi ciclos políticos mais curtos.

23 comentários:

Anónimo disse...

Evidentemente que o PS-M está obrigado a ganhar as eleições europeias aqui na Madeira.
Beneficia claramente do estado de graça socialista a nível nacional, tem todo o apoio do primeiro-ministro que tudo tem feito para prejudicar a governação madeirense, e a própria campanha é à volta de Cafofo candidato ao governo, e não da candidata às europeias, Sara Cerdas.
Não ganhar nestas condições, daria em qualquer partido normal, lugar a demissão e a congresso extraordinário. No PS-M se calhar não, já que o apego é enorme.
Fica por saber o que as outras correntes farão num cenário de derrota no fim de maio.
Mas a obrigação da vitória existe. Isso é indesmentível.

Anónimo disse...

Pena é que este título poderia ser substituído por outro quase do mesmo teor

PSD`s trocados por "renovadinhos medíocres" exigem vitória ....

Anónimo disse...

A Sara Cerdas é fraca, muito limitada mesmo. O cafofo é um presidente ausente que só trabalha para a fotografia.

Anónimo disse...

Mas desde quando é que um mentiroso passa a ter credibilidade, só porque tem um bonito sorriso, ou diz umas larachas? É claro que o prof. mentiras não deixa a Câmara, antes do resultado das europeias, e caso o PS/mamadeira tenha um bom resultado, caso contrário só sai de lá para Julho ou Agosto!

Anónimo disse...

Sr Luis Calisto. Pode re-confirmar se, como por lapso escreveu, penso eu, que Sara Cerdas é do PSD?

Anónimo disse...

09.26
Não se preocupe e olhe para dentro da sua casa oh assalariado das 09.26
Aquilo que vai ribombar será em Setembro e os escassos votos com que conseguiram a maioria já lá foram. Nada de nervosismos que ainda faltam alguns meses e já estão a ver os tachos irem por agua abaixo daqueles incompetentes que assaltaram o Governo Regional.

Anónimo disse...

O "troca tintas" tem "sabedoria saloia", isto é, não quer arriscar ficar sem tacho.

Anónimo disse...

a sorte desta cerdas é mesmo conseguindo um resultado humilhante o tacho está garantido

Eu, O Santo disse...

Uns para trabalhar e sofrer as injurias, e outros para ficar com os tachos definitivamente não é política que eu apoie.

Luís Calisto disse...

11.50
O lapso é seu. Não escrevi tal falsidade.
LC

Anónimo disse...

"Bastante abaixo destes, surgem para já Sara Cerdas (PSD) e outros a quem os partidos representados não permitem ilusões."

Luís Calisto disse...

7.38
Xi!!!!! Realmente fui apanhado nas couves. Tem razão, Senhor Comentador ou Senhora Comentadora - e obrigado pelo alerta. Se me for aplicado um fim-de-semana à Benfica é bem feita! Já eliminei o lapso, aliás aborrecido sobretudo para a Dra Sara Cerdas, a quem peço desculpa.
LC

Arlindo Oliveira disse...

Os críticos são todos anónimos??? Por aquí se deduz como são vividas as liberdades democráticas na nossa RAM!!!

Anónimo disse...

O cafofiano burro das 12.10 e 13.54, já vendo as coisas mal paradas e bem descritas às 09.26, vem com aquelas baboseiradas do costume.
Isto é, para o cafofiano burro, não interessa nada as europeias. Na sua acefalia, o cafofiano burro já as dá como perdidas. Que o que lhe interessa é setembro.
Com certeza o cafofiano burro está excluído da lista para membro do gabinete da futura eurodeputada Cerdas. E até se compreende.
Mas, tem a esperança de conseguir o almejado tacho depois de setembro. Na sua cabeça oca, onde a vacuidade é norma, e que seve para a corrente de ar entre os ouvidos, o cafofiano burro pensa ter hipótese. Acha que mesmo um acéfalo como ele, terá direito ao bodo dos pobres de espírito.
Daí que o cafofiano pense que todos são como ele, e que não têm vida, independentemente de quem governa.
Pobre cafofiano burro. Vai sonhando até setembro, se até lá a tua camarilha não tropeçar no interior do próprio PS-M.

Anónimo disse...

Fala às 11.15 alguém que sempre viveu à conta dos tachos que lhe deu o regime das poucas "liberdades democráticas na nossa RAM".
Quando se armou em empresário é que foram elas!

Anónimo disse...

Evangelho do " medidor de inteligência".
Amém

Anónimo disse...

O cafofiano burro lá conseguiu às 12.04 emitir uma reza.
Embatocado na sua intrínseca burrice, dá uns suspiros de vez em quando.
Faz-nos rir, cafofiano burro, faz-nos rir.

Anónimo disse...

16.25
Obrigado Camarada pela tua ladainha que deve ser a 13. vez que é repetida e postada neste blog.
Pede ao teu chefe para te indicar outra e te dar novos papeis para desemboscares.

Anónimo disse...

Não te preocupes, cafofiano burro. Repetiremos até à exaustão, sempre que necessário.
Cá estaremos sempre para malhar em cafofianos, conforme teoria do camarada Santos Silva.
E até já me copias os conselhos, quanto te digo que deves trazer a cartilha, a ver se consegues fazer por aqui uma figura mais inteligente.
Parabéns cafofiano burro.
Já vais aprendendo umas coisas. Falaste com o chefe, não?

Anónimo disse...

O "medidor de inteligência" só vem cafofianos, tornou-se a sua obsessão.
Naquela ânsia de insultar e continuar nas boas graças dos donos, custa-lhe a compreender o conceito de outras escolhas partidárias.
E lá vai ele, revelando a sua ignorância e desespero com as suas baboseiradas que nos presenteia aqui.
Cá estará ele e também cá estaremos nós, para rir-mos daquela triste figura

Anónimo disse...

Ó cafofiano burro das 20.44,
Não te preocupes com obcessões alheias.
Repara, eu não te insulto. Apenas faço conststações da tua baixa inteligência, permitids por esses dois neuróneos que chocalham nessa cabeça oca.
E, ao não apresentares qualquer argumento válido para a discussão, apenas confirmas o acéfalo que és, com as burrices que escreves.
São-me indiferentes as tuas escolhas.
E sempre por aqui estarei para me rir das tuas asneiras.

Anónimo disse...

20.44
O artolas e ladridor agora vai entrar numa de melhor educação com o aconselhamento da Cunha Vaz e Associados.
Que nome de Empresa que melhor poderia encarnar com esta camarilha
CUNHA - Cá está o fator que usam e que sempre usaram ao longo de 45 anos
VAZ - Lógico que em Setembro VAIS PARTIR!
ASSOCIADOS - Todos aqueles Camaleões e Donos Disto Tudo que se tem associado ao regime e feito dele uma marionete a favor dos ricos e contra os pobres.

Anónimo disse...

Ó das 23.50,
Graças a Deus, que eu, ao contrário de cafofianos burros como tu, não preciso de consultores.
Tu lá tens a LPM, mas nem assim consegues escrever alguma coisa inteligente. Eles, os da LPM, com certeza já desistiram de ti. É muito difícil fazer entrar ideias num calhau como o que tu tens em cima dos ombros.
Compreendo a impossibilidade.
Quanto a mim, não te preocupes. Ao contrário de ti que deves ter um desses tachos menores distribuídos à tua camarilha cafofiana, eu tenho vida própria, independentemente de quem governa, de quem ganha ou perde eleições.
Por isso cá estarei sempre, após todas as eleições. O seu resultado não me afecta minimamente.
Quanto a DDT, pergunta aos teus chefes, amigos de Sousas, Avelinos, Trindades, Caldeiras, Pestanas, etc.
Eu sei que és desprovido de massa cinzenta, mas mesmo tendo um calhau no lugar de uma cabeça, poderás perguntar aos teus chefes sobre o licenciamento do Dubai, a deslocação do projecto da ETAR do Funchal, do licenciamento de um hotel na Av. do Infante que ocupou a área total do terreno e nem um lugar de estacionamento tem, etc, etc.