Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de maio de 2019



 ANTIGOS ALUNOS DA APEL 
FECHAM SEMANA DA ARTE
COM CHAVE DE OURO!





A terceira edição da Semana da Arte dos Antigos Alunos da APEL encerrou com enorme sucesso! O evento, que contou com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Engª Paula Cabaço, decorreu no auditório da escola da APEL e incluiu uma homenagem, a título póstumo, ao Prof. Clementino Camacho, assim como a inauguração de um painel escultórico em gesso patinado alusivo às Comemorações dos 600 Anos da Descoberta da Madeira, da autoria dos alunos do décimo ano das Artes Visuais, com a orientação técnica do escultor Luís Paixão.


A juntar às habituais intervenções das entidades presentes e aos momentos de inauguração e homenagem, as quase três centenas de presentes que encheram por completo o auditório da APEL assistiram a uma conferência do escritor António Barroso Cruz, que abordou o tema ‘A Futilização da Sociedade’, assim como a uma actuação da banda ‘Stardust Acoustic Project’, que tocou alguns dos seus temas de maior sucesso.  

A III Semana das Artes dos Antigos Alunos, que decorreu de 26 de Abril a 3 de Maio, foi integrada pelo Ministério da Cultura na Programação Oficial do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, fruto reconhecimento por parte daquela instituição nacional da qualidade do contributo dos Antigos Alunos para a educação artística das gerações mais jovens. Ao longo de uma semana, os alunos envolvidos na iniciativa tiveram a oportunidade de tomar parte num programa vasto de iniciativas de aprendizagem contínua fora da sala de aula, entre as quais visitas de estudo aos ateliers das artistas Guareta Coromoto, Bárbara Sousa e Luz Henriques, da designer de moda Patrícia Pinto e do museu Universo de Memórias de João Carlos Abreu.  

Números comprovam sucesso da iniciativa

Segundo informações recolhidas junto da organização, a Semana das Artes dos Antigos Alunos da APEL tem-se afirmado como um caso de sucesso em termos de mobilização. Aliás, ao longo das três edições já realizadas, a iniciativa reuniu a participação de cerca de 1.800 participantes, entre alunos, professores, parceiros públicos e privados e membros da sociedade civil.

Sendo uma instituição cultural sem fins lucrativos, a Associação dos Antigos Alunos da APEL não dispõe de orçamento para a realização do evento. Em vez disso, recorre às importantes redes de contactos que tem vindo a estabelecer com outros antigos alunos da escola e com instituições parceiras que se têm vindo a associar progressivamente à missão humana e aos objectivos culturais da Associação.    

“Felizes, mas sempre focados no que vem a seguir”

Francisco Gomes, presidente da direcção da Associação dos Antigos Alunos, era a imagem da felicidade no encerramento de mais uma Semana da Arte, atribuindo o sucesso e reconhecimento que a iniciativa tem vindo a recolher ao longo dos anos, inclusivamente a nível nacional, à equipa de trabalho responsável pela sua organização.

“A realização, a custo zero, de três edições de uma iniciativa desta abrangência, que, em três anos consecutivos, já reuniu 1.800 pessoas, não é o fruto do acaso, mas o resultado do empenho e altruísmo de um grupo coeso que, porque acredita nesta missão de ajudar as gerações mais novas de alunos, dá o seu melhor para que eles e elas possam usufruir de oportunidades que podem reforçar e complementar a educação que recebem dentro da sala de aula”, observou o presidente da direcção da Associação. 

Mesmo assim, Francisco Gomes insiste e esclarece que a Associação dos Antigos Alunos é uma organização adversa a descansar sobre os ‘louros’ conquistados. “Estamos naturalmente felizes, mas sempre focados no que vem a seguir. Amanhã (sábado), logo pelas 9h00, temos reunião para planear as iniciativas dos próximos meses, especialmente o próximo grande evento, que é o ‘Madeira 7 Talks’, que tem lugar em Outubro. Não é, de todo, nosso apanágio contemplar o trabalho feito, porque, para nós, o mais importante é sempre o que vem a seguir e o que ainda não fizemos!”   

AAA da APEL

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Luis Paixão
Um Homem competentíssimo e sério que os Machiqueiros não lhe dão valor