Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de maio de 2019



Arqueologia industrial jardinista





Gil Canha

Ontem, na Assembleia Legislativa, foi discutido um projeto do PCP, de criar o Parque Arqueológico do Ilhéu da Cal. Durante a discussão do diploma, a deputada Raquel Coelho resolveu ironizar com a proposta, e defendeu que deveria ser criado no Porto Santo um “Parque Arqueológico” para preservar as ruínas e as instalações abandonadas do Estádio José Lino Pestana e do Estádio de Desportos de Praia, do Penedo do Sono.
Em resposta ao repto da deputada, o deputado Bernardo Caldeira referiu que essas instalações não estavam abandonadas e que no “edifício do Estádio de Desportos de Praia até funcionava um centro de Mergulho”.
Ora, neste último mês de abril fui ao Porto Santo, e como estava vento em toda a praia, resolvi dar um mergulho com o meu grande amigo, o jornalista Dionísio Andrade, na praia abrigada existente no Penedo do Sono. Como não gosto de estar estirado ao sol, fui dar uma volta e descobri as tais “ruínas arqueológicas” do célebre Estádio de jogos de praia. Dá dó ver essas infraestruturas caríssimas, completamente abandonadas e arruinadas. Reparei que, no interior do tal edifício de apoio, existe uma porta de vidro onde diz “Centro de Mergulho”, mas pelo sinal do pó e dos paranhos nos cantos verifiquei que esse tal centro de mergulho trabalha a meio-gás. Mas foi quando me dirigi propriamente para o campo de jogos rodeado de bancadas projetadas para 1100 espectadores que verifiquei porque razão existe ali um centro de mergulho. É que a arena de jogos estava com um belíssimo espelho-de-água, com algumas plantas aquáticas que normalmente proliferam em pantanais, o que atesta inquestionavelmente que ali existe um local de treino de mergulho, onde os iniciantes ensaiam os seus reguladores e coletes de compensação e ajeitam os seus fatos e barbatanas, com grande eficiência e em total segurança, embora eu ache a água um pouco turva para o efeito (mas isso são minudências da minha parte). 
Concluindo, o sr. Deputado Bernardo Caldeira tem razão!

19 comentários:

Anónimo disse...

Há que ter a coragem de dar um fim a estes cancros. E não vale a pena vir o deputado dizer que funciona isto ou aquilo.
Não há dinheiro para a manutenção. É pôr à venda. Ninguém compra, é tentar arrendar. Ninguém arrenda, é deitar abaixo e deixar a natureza seguir o seu curso.

Anónimo disse...

É vergonhoso ver o desplante com que deputados tachistas se dão ao luxo de mentir descaradamente, esse tal Sr Caldeira devia meter-se por debaixo da pedra de onde saíu, de vermes estamos todos até à raiz dos cabelos. Os assassinatos ambientais que se fizeram no arquipélago, a fim de encher os bolsos a chulos do sistema não mentem, bem haja Gil Canha

Anónimo disse...

Ao tempo que isto já está assim, só agora???? Isto pagamos todos nós e continuamos a pagar, falem com o Cunha e Silva pode ser que ele tenha outra solução, ou será que vai fazer mais um empréstimo para recuperação?
Com esta invenção lixou o volei de praia no Porto Santo, lixou o negocio que o mesmo gerava na sua envolvência quando era feito na praia junto ao Lua Mar.
Sou portosantense e quero desenvolvimento mas sempre disse que isto era um exagero e não era funcional.

Anónimo disse...

Isto não é Jardinista, isto é Cunhista....hahahaha

Anónimo disse...

Ó das 12.40 e 12.41,
És tão portossantense como eu.
Só que eu sei que o vôlei e o futebol de praia já voltaram à praia do Lua Mar, pelo menos há três anos. Tu ainda não sabes isso.
Não tens ido à "tua terra" nos últimos anos?
Quanto ao resto, mantenho o que escrevi às 12.02.

Anónimo disse...

Afinal há mais Marinas do Lugar de Baixo.... e não foi avante o teleférico Morenos Ilhéu da Cal!!! O Albuquerque quer outro centro arqueológico, o Campo de Golfe da Ponta Pargo!!! Loucuras!!!!

Anónimo disse...

Os profetas já vêm para aqui mandar bitaches e na altura andaram todos vaidosos por causa destes cancros, e diz aqui um profeta que já previa isto.Qual quê?! Eles não são profetas são "sousalheiros", porque a ilha é dos Sousas.

Anónimo disse...

Oh das 12:02 e 13:27, tens um problema grave de protagonismo e identidade,não há pachorra para aturar gente tonta, importa-me lá saber se jogam volley e onde, e se sou ou não do Porto Santo....a carapuça também te encaixa, mesmo!!!!

Anónimo disse...

Ora estás enganado, das 14.40. O campo de golfe será um bom negócio para resolver o que já foi gasto.
Agora é preciso investir para por em condições e concessionar a privados, rentabilizando o investimento. É bom recordar que o do Porto Santo, que é de gestão pública, já está a dar lucros.

Anónimo disse...

Ó das 16.02,
O único tonto que se vê por aqui és tu, ao te fazeres passar por portossantense, com de facto um problema de identidade, e que afinal, foge-te a boca para a verdade, quando dizes que não te interessa os que praticam as modalidades de vôlei e futebol de praia.
De facto a carapuça acenta-te bem. És gente tonta, e confirmas que o teu único interesse é o bota abaixo, e não as soluções para os problemas.

Anónimo disse...

O Alberto João e o Cunha e Silva que paguem aquela porcaria com o seu dinheiro! E como disse um dia o Eng. Costa Neves, e ninguém vai preso!

Anónimo disse...

Está bom para o deputado do Porto Santo Bernardo Caldeira criar camarões e gambas de aquacultura! É só tirar a terra de lá de dentro e colocar umas algas que estão ao lado a sujar a entrada na ilha dourada naqueles tubos de ensaio!

Anónimo disse...

A arqueologia deste tipo anda por todo o lado então na Madeira é só escolher, cheio de monos abandonados e o nosso dinheiro a arder.

Anónimo disse...

E o pior, é que depois destes laranjas corruptos vem os cafofos que são da mesma laia. Ah viloada enganada!

Anónimo disse...

Será que o centro de "mergulho" dá para pescar bodiões?

Anónimo disse...

Graças aos vilões o nosso dinheirinho acabou num pântano.

Anónimo disse...

Plantem inhames e agriões. Pelo menos dava-se alguma utilidade ao pântano do srº deputado do Porto Santo Bernardo Caldeira!

Anónimo disse...

Inacreditável, um campo de jogos que custou mais de 4 milhões de euros está completamente abandonado. E O Coelho é que é julgado e condenado!

Anónimo disse...

Podem criar rãs e depois vender as coxas aos franceses.O pitéu tem valor e não dá muito trabalho aos profetas.