Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de maio de 2019



Voto de Protesto de GIL CANHA


CONTRA A CARTELIZAÇÃO DA LINHA
DE TRANSPORTE MARÍTIMO 
PARA A R.A. MADEIRA


O povo da Região Autónoma da Madeira, além de sofrer um ignóbil monopólio na operação portuária no Porto do Caniçal, tem assistido a uma concertação e a um ajuste de preços no transporte de mercadorias, do Continente para a região e vice-versa, por parte dos armadores que fazem esse mesmo transporte. Por exemplo, uma viatura ligeira que seja transportada para a região, o valor varia somente entre 550 a 600 euros, o que prova que há um conluio, uma colusão entre os armadores para controlarem e regularem os preços, e assim especularem sem que ninguém os meta na ordem. 

Aliás, esta prática de cartelização do transporte marítimo para a RAM é tão escandalosa que, recentemente, o deputado e Vice-presidente desta Assembleia e CEO da Empresa de Cervejas da Madeira, Dr. Miguel de Sousa, numa entrevista dada ao “Observador”, no dia 28 de Abril de 2019, diz que “não são aceitáveis estes valores entre a Madeira e o Continente” e que essa mesma mercadoria vai para a China a “metade do preço”. 
E até exemplificou: 
Eu pago por um contentor de cerveja do Funchal para Lisboa 1800 euros. E pago de Lisboa para a China 600 euros. Alguma coisa está errada aqui. Já a matéria-prima que importo para Madeira para fazer a cerveja, pago 2200 euros. É algo absurdo!”
E o mais grave é que o Governo Regional da Madeira, em vez de intervir e usar a sua influência para acabar com esta cartelização, ainda fomenta com as suas políticas protecionistas este clima de rapina institucionalizada. Também não se compreende nem se aceita a passividade vergonhosa da própria Autoridade da Concorrência, que tem fechado os olhos a esta situação, que tão gravemente tem lesado o povo madeirense.
Assim, no âmbito das suas competências estatutárias e como órgão máximo representativo do povo da Região Autónoma da Madeira, esta Assembleia Legislativa aprova este voto de protesto.



Funchal, 1 de maio de 2019 

O deputado não inscrito

Gil Canha

20 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo.
Agora falta o Dr. Gil Canha escrever sobre a cartelizacão dos preços dos transportes aéreos, dos serviços bancários, da cartelizacão dos preços dos combustíveis, e da cartelizacão de tantas outras coisas que prejudicam os madeirenses.
E não é dizer aqui d'el rei ao governo regional, num assunto em que este não mete estopa, já que não é a região que regula o preço do frete.
Mas que é um escândalo, estou de acordo. É necessário é pedir responsabilidades às entidades que têm essas responsabilidades. E por exemplo às célebres autoridades reguladoras, que afinal não regulam coisa nenhuma.

Anónimo disse...

Nem+
O Gil Canha está proibido de adoecer e de morrer
È dos poucos nesta Terra que não tem medo de levantar a voz contra os tubarões
do regime
Ele não faz prosa nem verso para queques lerem
Diz a verdade, nua e crua e enfrenta o toro pelos cornos
Parabéns
Bem haja
Que Deus te conserve por muitos e bons anos

Anónimo disse...

Das 15:42, concordo, e já agora ele que fale também da cartelização do Dominio Público Maritimo que foi todo tomado de assalto no Funchal. Já nem os partidos pequenos o defendem, pois devem ter um pé dentro desse cartel por via de algum familiar ou amigo.

Anónimo disse...

O que Gil Canha descreve é sintomático a todas as instituições públicas: recusam aplicar a lei contra os ricos e contra os politicos.
A situação de Portugal é a seguinte: "Para os amigos as benesses, para os inimigos a lei"; "È crime sem perdão querer viver quando se é remediado e honesto"; "é contra os poderes instalados ou é louco, ou é ressabiado ou algum dia cometeu um qualquer pecado ou imoralidade ou ineticidade".
Estes gajos tratam-nos como seus inimigos... e a maioria da população ainda acredita em tretas como "o que dá em segundo faz duas vezes pior"... como se defender dos criminosos fosse um crime.
Isto não vai lá sem sangue. Poucas hipótese de vitória há quando de um lado existe todo um poder instituído e defendido por armas, e do outro lado só existem umas "bocas".

Anónimo disse...

Oh Drº Gil Canha! O senhor já tem idade para não andar a defender gente que não merece ser defendida, porque pela frente dão-lhe pancadinhas nas costas, e por trás dizem o piorio de si! Quer um conselho? Deixe a viloada ser "encavalitada" pelos sousas, e outros exploradores da mamadeira, e vá gozar dos prazeres da vida! A maioria dos madeirenses e portossantenses não merece a sua luta contra esta "máfia no bom sentido"!

Anónimo disse...

Ó das 18.50,
Sobre o assunto do domínio público marítimo o Canha não fala.
Então não vês que ele é unha e carne com o Welsh da Praia Formosa?

Anónimo disse...

Gil deixa os vilões da mão goza os teus rendimentos porque a viloada adora ser sodomizada (ser visitada por detrás pela sousalhada, pestanada, blandys e avelinada)

Anónimo disse...

E o Cafofo não fala destes assuntos dos portos? PORQUE SERÁ?!

Anónimo disse...

Se o governo regional acabar com o regime de CABOTAGEM INSULAR acaba com proteccionismos e passamos a ter empresas internacionais a laburar nos portos das ilhas. O Governo Regional tem obrigação de fazer valer os direitos dos madeirenses nos portos da Madeira nomeadamente no porto do Caniçal onde a concessão é um contrato só com deveres para o povo madeirense

Anónimo disse...

Enquanto não houver força e vontade política para não deixarem os chefes dos quartéis (Sousas Ramos) mandarem na madeira através do dinheiro que nós pagamos a mais nos serviços de primeiras necessidades vamos ser sempre explorados por este regime criado pois são muitos euros a encher bolsos

Anónimo disse...

Voto bem apresentado mas o PSD e o CDS vão votar contra, porque o PSD está vendido há muito e o CDS tem a Pocinho a vigiá-los.

Anónimo disse...

Verdade anónimo das 21:13,
O Canha gosta muito de aparecer como um leão a rugir contra os tubarões do PSD que prejudicam os madeirenses, mas depois em relação ao dominio público maritimo, ele perde o pio. Roubaram tudo o que era dominio público maritimo na nossa cidade e nunca vemos o Canha a dar um pio sobre esse assunto. Como ele é unha e carne com o Welsh da Praia Formosa, o interesse do povo fica em segundo plano?

Assim ele perde a moral para falar dos interesses instalados que ele diz que quer combater!

Anónimo disse...

Ó das 22.56,
Não lês muitos jornais, com certeza.
É exactamente isso que o governo começou a fazer, era Eduardo Jesus secretário regional.
O Grupo Sousa contestou em tribunal, e aguarda-se a decisão.
Só a partir daí será possível fazer um concurso público que garanta o pagamento à região da concessão do Porto do Caniçal.
Convém estar informado sobre o que se escreve, para não se cair em demagogia barata.

Anónimo disse...

Admiro-me este comentarista que vem diariamente nos dias uteis logo após as 09.15h não ter comentado nada no dia em que estenderam o tapete ao Cubano do Paulo Rangel e lhe deram almoço.
Será que o mesmo andou no Beija-Mão e de lacaio do Regime se tornou em GPS. Por isto te conhecemos quem és!

Anónimo disse...

Ao pseudo legalista das 9:37. O governo arranjou esse alibi juntamente com os Sousas para não fazerem nada. Os tribunais não podem fazer a lei à sua maneira nem o governo está obrigado a tomar decisões só depois dos tribunais,se isso fosse assim, em vez de se eleger governo para nos governar, eligiam-se juízes e tava o trabalho feito. O governo mentiroso até fez acordos pré judiciais com os sousas para arrastarem o processo. Tudo um canalhedo engana vilões!

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 15.09,
Já por outros comentários demonstraste que a natureza não te beneficiou muito, no que a massa cinzenta diz respeito.
És burrinho, desconheces os factos, e como quadrúpede que és com palas nos olhos que só te permitem ver numa direcção, consegues disparar umas enormidades, como a seguinte pérola, e passo a citar, " os tribunais não podem fazer a lei à sua maneira, nem o governo está obrigado a tomar decisões só depois dos tribunais "
Esta tua frase é um mimo. Se dissesses tal coisa numa oral de direito administrativo, imediatamente o professor mandaria o contínuo trazer-te um fardo de palha.
De facto és mais burro do que uma porta, e não fazes ideia do que são os procedimentos administrativos, e que obrigações têm os governos. Também não sabes que os tribunais não fazem leis. Interpretam-nas e emitem decisões, a que as partes estão obrigadas a cumprir.
Um único vilão serás tu, mas isso até seria um insulto aos vilões.
Tu és mesmo um otário mentecapto.

Anónimo disse...

Também gostava de ver o Gil Canha defender o Domínio Público Marítimo que é um bem de todos. Devia estar acessivel a toda a população mas tem sido usurpado aos madeirenses pelos poderosos da Madeira. Infelizmente parece que o Gil Canha tem o rabo preso.

Anónimo disse...

Ja tem o rabo preso pelos sousas

Anónimo disse...

O anónimo das 21:45 cheira a Camelo dos Sousas que até tresanda!

Anónimo disse...

Ó das 01.09,
Uns dizem-me ter "tacho na Av. Zarco", "ser assalariado laranja", e outras burridades do costume.
Tu pões-me como advogado dos Sousas, a que no teu entender..., até tresando!
Frio, frio, muito frio, quer numa hipótese, quer na outra.