Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de abril de 2018

E presidir, Prof. Mentiras?


Terá Cafofo tempo para dirigir a autarquia
no intervalo das ações de campanha?





A empresa de propaganda paga a peso de ouro com o dinheiro dos funchalenses já não sabe o que há-de inventar para melhorar a imagem do Prof Mentiras, desviando as atenções da sua total inabilidade enquanto alcaide do Funchal. Primeiro foi aquele vídeo em que Cafofo conduzia o próprio motorista no carro preto da Câmara, que ele dizia ter dispensado. Quando pensávamos que ele ia enterra mortos ou recolher o lixo, eis que Mentiras vai adoptar um gatinho. 

GLADÍOLO AFRICANO
 Nome científico: Gladiolus dalenii
Nome vulgar: Gladíolo-africano; gladíolo-papagaio
Família: Iridaceae
Porte: Herbácea
Origem: África do Sul
Morada: Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da Ilha da Madeira

30.04.2018
Raimundo Quintal

Bichana do sr. Cafofo de 2007 
que nada tem a ver 
com o sr. Cafofo de 2018




Antero Rodrigues


O Bloco associa-se à manifestação 
do dia do trabalhador


O Bloco associa-se à manifestação do dia do trabalhador, amanhã 1 de maio, a partir das 17h30 junto à Assembleia Legislativa da Madeira.

A dignidade de quem trabalha tem sido fortemente atacada desde a vinda da Troika e do governo PSD-CDS, o governo regional dá continuidade a essas políticas, promove a precariedade com os programas de estágios e contratos emprego-inserção e põe em causa o direito dos trabalhadores terem vida para além do horário de trabalho. 

A forma dos trabalhadores defenderem os seus direitos é manifestarem-se, ninguém os defende melhor que os próprios.
BE



Candidatar-se a Concursos Públicos 

para contratação de trabalhadores



Estimado leitor, há sempre alguém que se chega a si a alegar que não vale a pena se candidatar a concursos públicos de contratação de trabalhadores pois os concursos estão viciados.
Também há quem alegue, que caso não se seja selecionado para um qualquer concurso público, não se deve reclamar pois o reclamante e sua família serão perseguidos pelos corruptos da Administração Pública…
Outro argumento é que essa candidatura ou reclamação poderá prejudicar eventuais oportunidades futuras.


JPP PEDE AO GOVERNO QUE DIVULGUE PUBLICAMENTE OS CUSTOS DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS POR VIA PORTUÁRIA

A legislação nacional que regula a cabotagem nacional recomenda que a cabotagem insular, ou seja, o transporte marítimo de passageiros e mercadorias realizados entre os portos das Regiões Autónomas e do Continente, cumpram, entre outros, o mesmo frete para a mesma mercadoria, independente do porto a que se.

Nesta medida, na falta de informação pública disponível sobre os preços de estiva na Madeira, o JPP vem requerer ao Governo Regional da Madeira que, por via da APRAM, exerçam a sua função de reguladores e divulguem, publicamente com transparência os preços de estiva e da fatura portuária entre os portos do Continente e a Madeira e vice-versa.

1º de Maio de 2018
Dia Internacional do Trabalhador

Saudação do PCP aos Trabalhadores da Região Autónoma da Madeira.


Nesta data tão especial e significativa para a luta dos trabalhadores como é o 1º de Maio, dia Internacional do Trabalhador, o Partido Comunista Português saúda todos os trabalhadores da Madeira e do Porto Santo.
Celebramos este 1º de Maio num contexto de recuperação de direitos, mas também de trabalho e de luta.
De recuperação de direitos porque está a ser possível, com a luta dos trabalhadores, garantir a reposição de alguns direitos roubados aos trabalhadores e ao Povo pelo anterior Governo PSD/CDS.

domingo, 29 de abril de 2018


Sei o que fizeste no Verão passado...





Antero Rodrigues

Hoje, a agência de comunicação LPM presenteou-nos com a informação que o candidato a presidente do Governo que finge ser presidente da Câmara do Funchal andou a fazer cannyoning pelas serras da Madeira, patrocinado pela empresa Full Experience. "Quem me conhece sabe que gosto de desportos de aventura", dizem os rapazes socialistas da LPM, em nome do senhor Paulo Cafofo. O objectivo da «espontânea» publicação nas redes sociais é dizer que o homem é activo, saudável e tem pedalada para outras corridas. Aliás, é a mesma receita que vem sendo adoptada há uns meses a esta parte pelo ainda presidente do Governo Regional.

Mas no caso do senhor Paulo Cafofo, por muitos carinhosamente apelidado de «Professor Mentiras», essa necessidade de acentuar a imagem de homem activo era de todo dispensável, pois temos ainda bem frescas na memória (e no arquivo do nosso computador) as dezenas de imagens que ele partilhou nas redes sociais com as suas aventuras pelas quedas de água da nossa terra, já em modo «full experience» mas ainda sem patrocínio empresarial, e que ele agora prefere ocultar, sabe-se lá porquê.

P.S. Senhor Calisto, também temos no nosso disco rígido os 600 mil caracteres dos 768 posts que o senhor Paulo Cafofo digitou entre Agosto de 2006 e Setembro de 2009 e publicou no seu extinto blogue Besoirar. Um tesourinho, pois o que ali está é o pensamento sem filtros do nosso «Professor Mentiras» e não aqueles «artigos de opinião» que a LPM agora assina com o nome dele. Um dia destes, em jeito de Cafofoleaks, envio-lhe uma amostra para avaliar a qualidade do material.

JSD em congresso


JSD faz história ao aprovar moção 
"LGBTI + realidade"



O XXII Congresso Regional da JSD Madeira, a decorrer em São Vicente, aprovou a moção "LGBTI + realidade", proposta e apresentada por Pedro Arraiol.

Os congressistas aprovaram o documento que defende que a Juventude Social Democrata deve estar na linha da frente no que diz respeito ao debate de questões relacionadas com os temas LGBTI.

Pedro Arraiol afirmou que "os termos gay, bi, lésbica, assexual, drag, género, queer, transexual são ainda tabu e para muitos ainda são desconhecidos ". O militante social democrata entende e deixou claro na sua moção que a Jota tem o dever de sensibilizar a sociedade civil, aliando-se e trabalhando com associações que trabalham na área e que já têm núcleos implementados na Região. 

Recorde-se que as moções sectoriais aprovadas em congresso devem ser consideradas pela Comissão Política Regional na sua linha de ação. Vira-se uma página na história da JSD na defesa dos mais jovens.


JSD-M

Quinta do Palheiro Ferreiro
Um jardim excecional na Ilha da Madeira

A Quinta do Palheiro Ferreiro é uma das joias da Ilha da Madeira. Durante todo o ano presenteia os visitantes com flores lindíssimas e recantos encantadores.
Esta manhã estava assim:


AINDA AGORA?!


Caro Leitor do Fénix, que sorriu esta manhã com as cachas publicadas pelos ex-media regionais, falados, escritos e soletrados. Se não reparou, coisa cada vez mais vulgar, pode ver aqui:


















Deu também no TJ da Levada do Cavalo. Um ataque em massa, à Maduro.
Recordamos seguidamente ao Leitor em que data saiu no Fénix esta lengalenga passada agora por Anacleto e seus muchachos aos compinchas da nova Madeira Nova: essa cacha saiu aqui em 26 de Março passado, aqui no Fénix.  

sábado, 28 de abril de 2018

Ascensão começa a devolver dinheiro das viagens


Donativo à Associação Cultura Flores de Maio


Cumprindo a decisão de devolver a entidade socialmente úteis o montante do subsídio de mobilidade recebido pelas deslocação entre a Madeira e a Assembleia da República, concretizei um donativo de 5.000 à Associação Grupo Cultural Flores de Maio, com sede no Porto da Cruz, no passado dia 20, aquando da assembleia geral anual da instituição.

Esta associação faz um trabalho muito meritório no ensino dos instrumentos tradicionais madeirenses - braguinha, rajão e viola de arame - e à preservação da herança musical daquela freguesia, transmitida pela via oral desde há muitas gerações. É muito conhecido o grupo etnográfico "Os borracheiros" um ícone da associação Flores de Maio.

As associações culturais são o parente pobre em termos de apoios das entidades públicas destinados ao associativismo. Lamentavelmente são privilegiados os clubes desportivos e as associações com ligações aos dirigentes políticos.





Sobre a Madeira dos próximos anos




Duarte Fernandes



O que aí vem

Agora fala-se dos Ventos, também se fala de Autonomia, como também sobre as viagens e o carácter ético da classe política.
Sobre o vento, sei que existe o vento siroco, a que nós chamamos Leste aqui na Madeira, são ventos que vêm do deserto Sahara e que tornam o ar quase irrespirável.
Sobre a Autonomia, discute-se, se não é uma conquista da esquerda também; há o medo instalado de que o Partido Socialista Madeirense se tenha vergado ao Continente; cujos interesses a meu ver não podem ir muito além da discussão acerca dos juros da dívida que a Madeira tem perante o Estado.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Do 'Expresso': ainda (e sempre) Rubina Berardo


Rubina Berardo: “Não acho que tenha de fazer essas concessões a nível familiar para assumir um cargo político”


Deputada do PSD Madeira explica que tem residência no Funchal e justifica matrícula do filho em Lisboa: “Sou mãe solteira e faço questão de acompanhar o meu filho”


DR
Depois de Rubina Berardo se ter destacado na polémica das viagens dos deputados das ilhas por ser a única - em doze - que nunca acumulou o abono pago pelo Parlamento para financiar as viagens dos parlamentares das regiões autónomas com o subsídio de mobilidade a que têm direito os residentes nas ilhas (prática que permitiu aos outros deputados lucrar cerca de 300 euros de cada vez que viajam para a Madeira ou os Açores), levantou-se a dúvida: a morada que Rubina deu aos serviços da Assembleia da República é mesmo da casa onde reside?

CDS-Funchal prepara calendário


A Comissão Política Concelhia do CDS Funchal reuniu-se ontem, dia 26 de abril, na sede regional do CDS. Um encontro onde foram abordados vários assuntos, dos quais se destacam o balanço do primeiro semestre de mandato da nova Comissão Política Provisória, e a calendarização de atividades para 2018, e que contou com a presença do vereador do CDS na Câmara Municipal do Funchal, Rui Barreto, dos deputados municipais Gonçalo Pimenta e Carla Baptista e os autarcas de freguesia eleitos pelo CDS.

Vereador Imberbe expulsa artesãos do Funchal


Adérito Esteves


Esta semana alguém defendia de forma desabrida o mais jovem vereador da Câmara do Funchal que, ou muito me engano, ou ainda vai trazer muitos problemas ao Cafôfo. Defendia tanto que até desconfiamos sobre a verdadeira identidade do defensor. O rapaz é muito cheio de si mesmo, e goza da proteção do seu cunhado, o vice-presidente Miguel Gouveia. E a sua secretária é ao mesmo tempo sua namorada e irmã de Gouveia.  Tudo em família. 




COSTA A CAMINHO DA PROVÍNCIA COLONIAL



Jacinta Raquel Nunes


O Prof. Mentiras deve urgentemente mandar calar o primeiríssimo Costa. Cada vez que ele abre a boca os senhores da empresa de propaganda devem ter síncopes cardíacas. Então não é que depois de dizer que a Madeira criava défice ao país, quando era o contrário, e insinuar que só resolvia os problemas da Madeira quando a camarilha, não é insulto vem "Câmara",  tomasse o poder em 2019, afirma ontem que quer oferecer um governo aos Madeirenses?

VASSALAGEM A LISBOA CHEGA 
ÀS VERBAS DO JOGO

Daria para rir se o assunto não fosse sério. A Câmara Municipal do Funchal acordou tarde e virou virgem ofendida, tamanha a birra porque o Turismo de Portugal não ficou do seu lado na atribuição das verbas da zona de jogo e aprovou o plano de obras que já estava a ser trabalhado desde o ano passado.

Sem argumento válido, porque andou distraída, a autarquia resolve agora questionar uma lei de 1979 e avançar para tribunal. Nada disse antes, mente com os dentes todos quando diz que não foi ouvida e ainda tem o desplante de dizer que não faz sentido o Governo governar com o dinheiro dos munícipes. Haja alguém que governe para os munícipes e a favor da cidade, já que a dita autarquia está em autogestão!



JPP PEDE VISITA URGENTE AO PORTO

DE CONTENTORES DO CANIÇAL

O Juntos pelo Povo (JPP) requereu hoje dia 27 de abril, um pedido à APRAM no sentido de proceder com caráter de urgência a uma visita ao Porto do Caniçal, tendo por justificação duas situações:
1.      A situação logística do operador licenciado do Terminal Multiusos do Caniçal, nomeadamente as recentes reclamações ao nível da incapacidade de um serviço mínimo nas operações de movimentação de carga, que tem causado problemas de operacionalidade e eficiência à competitividade da economia regional.

'Visão' investigou




Rubina Berardo pode ter dado morada errada à Assembleia da República


A deputada do PSD declarou, aos serviços da Assembleia da República, viver na Madeira apesar de residir em Lisboa com o seu agregado familiar e de trabalhar na capital desde 2012



José Pedro Mozos

Jornalista
D.R.
De entre todos os deputados das regiões autónomas, Rubina Berardo foi a única dos doze a vir a público afirmar que não levanta os reembolsos das viagens nos CTT. Só que o caso da vice-presidente da bancada parlamentar do PSD levanta outros problemas. A deputada declarou viver na Madeira e recebe, desde que entrou para o Parlamento - em outubro de 2015 -, os subsídios e ajudas de custo correspondentes. No entanto, Rubina Berardo poderá ter induzido em erro os serviços da AR. Isto porque vive em LIsboa desde 2012, ano em que deixou o arquipélago para trabalhar na embaixada alemã como conselheira adjunta. Desde esse ano que reside na capital com o filho, que estuda numa escola de Lisboa. À VISÃO, diz estar "de consciência tranquila."

Grupo parlamentar PSD



Economia da Madeira abarca 

mais do que o turismo



O Grupo Parlamentar do PSD iniciou as segundas Jornadas Temáticas, desta vez intituladas 'Melhor Economia e Mais Emprego".
Este primeiro dia foi preenchido com visitas à empresa de software, na área de core bancário, 'Exictos' e à 'Bordal', dedicada ao fabrico e comercialização de bordados.
Foi nesta última que Carlos Rodrigues lembrou que "a economia regional tem vindo a crescer, de forma contínua e sustentada, há cerca de 60 meses". "Após o período grave e complicado que atravessámos, durante o programa de assistência, regista-se uma curva ascendente contínua”, afirmou.


Conclusões do Conselho do Governo


26 de abril de 2018



O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções:


- Aprovar o protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia da Calheta, que define e regula os termos e condições prévias associadas ao processo de lançamento da obra designada como «Remodelação e Ampliação do Centro de Saúde da Calheta», cujo financiamento foi aprovado no âmbito do Programa Operacional «Madeira 14-20».

- Aprovar a minuta do Acordo a celebrar com os operadores para a implementação do passe sub23@superior.tp, na Região Autónoma da Madeira, acabando com a discriminação existente que excluía as instituições de ensino superior sediadas nas Regiões Autónomas, do âmbito de aplicação de uma medida em vigor no território continental português desde 2009, determinando para o efeito que a compensação financeira devida não ultrapasse os €285.000,00 (duzentos e oitenta e cinco mil euros).

quinta-feira, 26 de abril de 2018



CAFÔFO DIRIGE DEZENAS DE CONVITES
PARA O GOVERNO



Na foto podemos observar o futuro Presidente , vice-presidente e Secretário Regional de qualquer coisa que implique agricultura e casas do povo. Não importa que o da esquerda não tenha capacidade para ser mais Presidente da menor Câmara da madeira, ou que o senhor da esquerda não saiba dizer batatas duas vezes. Já receberam convites do senhor do meio, aka Prof. Mentiras. O tal que não tem tempo para presidir à autarquia para a qual está eleito até 2021. 

Comunicado da CDU


Em defesa dos transportes aéreos favoráveis 
ao desenvolvimento do Porto Santo

A CDU realizou nesta tarde uma iniciativa política na ilha do Porto Santo em favor de um sistema de transportes aéreos favoráveis ao desenvolvimento.
Nesta iniciativa Edgar Silva declarou que “é  inaceitável tantos adiamentos na resolução do concurso público internacional. Mais parece que os governantes, na República e na Região, estão a brincar com a economia do Porto Santo e com os direitos dos portossantenses”. 

Sem taxa turística mais vale ir pra o Seixal!

Ainda a propósito da ida a banhos da 8 maravilha de Portugal, no dia do grande Cortejo da Flor - conforme publicado há instantes neste fundamental e livre espaço de comunicação - é preciso ter em atenção duas coisas: primeiro, a taxa turística que lhe permitiria safar as contas da autarquia voltou atrás....segundo, a estratégia municipal para o turismo apenas obriga o dito a ficar por perto quando acontece o “Fica na cidade”!
Valha-me Deus. Já não basta os postos de turismo da C.M.F. não terem mapas nem nada pra dar aos turistas, ainda temos o presidente a fugir no dia em que a cidade que gere recebe o maior número de visitantes, em todo o ano.
Calma, ele afinal já não gere a cidade, está concentrado em gerir a Região. Mas depois foge pra onde?

K-Revolução


Partido dos Trabalhadores e o 25 de Abril





Discurso do PTP nas comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal do Funchal



Nos 44 anos do 25 de Abril, que hoje se assinalam, não posso deixar de agradecer e homenagear todos aqueles que contribuíram para a construção da nossa democracia.
Porque muito embora tenha nascido nos pós 25 de Abril, não deixo de ser grata e dar valor a tudo aquilo que conquistamos: o acesso à saúde, à educação, à luz elétrica, ao saneamento básico, aos mais elementares direitos sociais, ao direito de reunião, à liberdade de expressão e de imprensa. Nada disso existia durante a ditadura Salazarista. 

Por isso, antes de mais: obrigada capitães de Abril, obrigada a quem resistiu, a quem contestou, a quem sofreu e pereceu às mãos da ditadura por este grande sonho que é a democracia. Que no final de contas não é uma obra acabada, nem tão pouco um dado garantido.

António Costa gosta da Madeira


“Os compromissos de António Costa (para com a Madeira) serão cumpridos porque é um homem de palavra, é um homem que vai cumprir, porque também gosta da Madeira”. A afirmação é de Paulo Cafôfo, o mais recente ilusionista que agora tudo promete. Porque será ele o “abril” da Madeira, em 2019. Não sei se ria, se chore ou se simplesmente deixe de ler notícias.
Chega a ser ofensivo ouvir tal coisa neste dia 25 de abril.
Então Antonio Costa gosta da Madeira? Só se for pra fazer férias e mesmo assim tem o aeroporto contra si!