Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2018


CINE PIOLHO, UMA SAUDADE





64

Agora que a empresa distribuidora (de sorrisos, reabilitações, orçamentos participativos, fica na cidade e fitas-fantasma com o primeiro-ministro) encerrou a temporada removendo a lixeira eleitoral iniciada no Verão do ano passado, começamos a sentir saudades do Cine Piolho Municipal do Funchal. Esta quinta-feira seria data para anunciarmos a entrada na 31.ª semana em cartaz da fita interpretada pelo famoso artista da Cremalheira, O'Mayor Sheriff. Contudo, o drama é que agora existe papel de forrar lareiras no lugar dos imponentes cartazes cinematográficos que prometiam fazer da Ponte Nova um lugar de culto de personalidade e belas artes.

Vamos contentar-nos com as aventuras reais que a cidade do Funchal proporciona aos inteligentes eleitores: as obras ali mesmo ao pé do ex-Cine Piolho, no Bom Jesus, as obras embargadas mais acima na Ponte Nova, o trânsito impossível na maior parte do dia, as ruas esburacadas, as numerosíssimas, altas e imensas lombas, ao estilo carecas-deitados, o caos dos estacionamentos e a lataria em cima dos passeios, as ruínas nas zonas escusas e nas mais bem pintadas, as ruas-fantasma - enfim, tudo o que o homem da Confiança pensou ao prometer a mais bela cidade para viver.
Claro que o que estamos a dizer é imaginação inspirada nas imagens de Alepo e Beirute. McLuhan descobriu que "o meio é a mensagem" e não vemos qualquer foco mediático no Funchal a evidenciar buracos, lombas, trânsito louco nem montes de lata em cima dos passeios nem passadeiras surreais nem tracejados invisíveis. 

28 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma MERDA DE LOMBA na rua Bela de São Tiago!! DASS!!...REBENTAM COM SUSPENSÕES DOS CARROS...AUMENTAM CONSUMO DE COMBUSTIVEL E POLUIÇÃO...ATRASAM E TORNAM DESCONFORTAVEIS TRANSPORTES PÚBLICOS E VIATURAS DE SOCORRO E EMERGENCIA...ETC...ETC...DASS!!

Anónimo disse...

Muito bem segurança das pessoas em primeiro lugar. Toda aquela Rua deveria ser de apenas SENTIDO UNICO como julgávamos que o Albuquerque (quando era Presidente da Camara) iria proceder aquando da sua ultima reparação e fecho da mesma durante uns meses mas infelizmente nada. Estes também até agora nada alteraram e continua assim aquela rua mais parecendo de 3 Mundo. Isto numa rua na baixa do Funchal e bem perto da Marginal.

Anónimo disse...

O mentiras é um especialista em trampa na cidade
Faz trata em tudo
Aldraba, mente, enche a cidade de informação barata e enganosa
Até quando aturar este rebelde enganador
Vem aí o primeiro de Maio
Que tal uma manifestação de todos?
Venham pastores, cidadãos das zonas altas e baixas, lesados e família dos acidentados e mortes do 15 de Agosto, lesados do PDM e gritarem até que a voz lhes doa " Fora com os carecas, galinhas chocas, barrete sacristão e vilão "
Tragam vassouras com cabos bem seguros para varrer-lhes daquelas cantarias para fora e para lhes coças as costas se houver resistência.

Anónimo disse...

há cada comentário mais incongruente!!
1-SENTIDO UNICO incentiva AUMENTO DE VELOCIDADE !!! ...RALIS / CORRIDAS de automóveis e motas são feitas em SENTIDO ÚNICO!! imagine-se classificativas de ralis feitas em 2 sentidos!!!
2- E OS UTENTES DOS TRANSPORTES PÚBLICOS??!!...imagine-se SENTIDO ÚNICO...ou SÓ SUBIAM ou SÓ DESCIAM...OBRIGARIA OS UTENTES A PERCORREREM LONGAS DISTÂNCIAS!!!

Anónimo disse...

A Fernão de Ornelas é que vai passar a ser do terceiro mundo dentro duns meses.

Anónimo disse...

12.55
Antes pelo contrário a Fernão de Ornelas vai ser a nossa Rua Augusta finalmente alguém vai dar dignidade a mesma e a cidade.

12.07
Já nas ultimas eleições autárquicas a população do Funchal fez isso afugentando e limpando todas aquelas ratazanas do PSD que queriam ir para lá por isso agora o Governo Regional faz um autentico BLOQUEIO a Camara em tudo o que pretende fazer.
Em 2019 será uma grande manifestação colocando de fora toda aquela escumalha que nada produz e finalmente nos veremos livres deste tenebroso PSD/Renovadinhos da treta.

Anónimo disse...

Anónimo 12:55
"a Fernão de Ornelas vai ser a nossa Rua Augusta"

CERTÍSSIMO!!mas SÓ DE DIA!! A noite será tomada de assalto pelos "sem abrigo" tornando-se um "deserto" e extremamente insegura para quem ousar atravessá-la...salvo se fizerem um "copy paste" da "pouca vergonha" em que transformaram a "zona velha" com bares "porta sim porta sim" para DESESPERO dos moradores!

Anónimo disse...

será que sobrou algum autocolante ao bloco com os dizeres :

aqui já trabalhou PSoas ? calhava bem neste espaço

Anónimo disse...

Não percebi o sentido do sentido único. As ruas do Bom Jesus, 31 de Janeiro, 5 de Outubro... são de sentido único há décadas...

Anónimo disse...

12.55
Será que a Avenida Zarco ficou numa Rua de Terceiro Mundo???
Se a Inveja daqueles que nada fazem e nunca fizeram por aqueles que fazem alguma coisa pagasse Imposto, de certeza que a divida astronomica da Madeira já não existia e teria sido paga totalmente.
Lógico que tal como a Rua Augusta e muitas outras Rua Augustas pela Europa fora durante a noite é um deserto e por vezes complicado e há que haver uma fiscalização policial permanente.

Anónimo disse...

12.32
Ruas de sentido único provocam mais acidentes e acelarações?
Bom cada cabeça sua beleza mas todas as Ruas que existem na baixa assim como nas redondezas do Funchal não é isso que acontece antes pelo contrário. Com uma mentalidades dessas estaremos a andar de burro e de bois.
Existe a alternativa a norte a Avenida recentemente inaugurada que fará a circunlação entre a R bELA s Tiago e esta.
Atualizem-se porque caso contrário essa mentalidade é como na novela da Gabriela em que o lema era:
Eu Nasci Assim, sou sempre assim Sou Gabriela.
E anda o Estado a gastar rios de dinheiro para frequentarem as Universidades e depois ainda existe disto.

Anónimo disse...

A Fernão de Ornelas à noite será mais do...passa ao largo que é mais seguro.

Anónimo disse...

anónimo 19 de abril de 2018 às 14:23
EXPLICO! SENTIDO ÚNICO
HIPÓTESE 1 - rua Bela São Tiago SÓ SUBIDA (oeste-leste)... imagine o percurso Largo da Forca - Liceu Jaime Moniz ...NÃO PODERÁ DESCER ESTA RUA !!
HIPÓTESE 2 - rua Bela São Tiago SÓ DESCIDA (leste-oeste)... imagine o percurso Liceu Jaime Moniz - Largo da Forca ... NÃO PODERÁ SUBIR ESTA RUA !!

31 de Janeiro, 5 de Outubro...uma SOBE...outra DESCE ribeira de Santa Luzia!!...LOGO 2 SENTIDOS E COM 2+2 FAIXAS DE RODAGEM!!!

Anónimo disse...

A Fernão de Ornelas vai ser a Rua Augusta?? LOOOOOL Mas quem é que pode dizer semelhante barbaridade?? Quem nunca foi a Lisboa?? Desde quando é que na Rua Augusta, há cafés e pastelarias rascas por todo o lado...?

Anónimo disse...

Imagine a Bela de S. Tiago com dois sentidos. Eu imagino.

SIA disse...

O espaço parece que está para arrendamento e podem ligar para o telemovel lá afixado.
Levanta 2 duvidas:
se vai para arrendamento é porque antes esteve arrendado. Quem andou a pagar a renda?

Se era publicidade, quem a pagou?

Anónimo disse...

ainda sou do tempo que as esquerdas (agora cafofianos) criticavam quando o Miguel A. fechou algumas ruas do Funchal , agora é o que se vê .

na visão do careca fecho de ruas é sinonimo de mais dinheiro cobrado em taxas de esplanadas

Anónimo disse...

Anónimo 19 de abril de 2018 às 18:55
...mas MIGUEL ALBUQUERQUE agiu com senso ao nível do trânsito incluindo nas ruas que fechou ... não cometeu como CAFOFO ... ERROS DE BRADAR OS CÉUS ... ESPALHANDO A TORTO E DIREITO LOMBAS ANTIRREGULAMENTARES ... fechando ruas (FERNÃO ORNELAS)...suprimindo faixas de rodagem (BOM JESUS)!!

Anónimo disse...

18:55 não critico as ruas fechadas pelo Miguel, a das placa central foi uma grande mais valia para o Funchal , agora estrangular a Bom Jesus e fechar a Rua Dr Fernando Ornelas é pura e simplesmente loucura

Anónimo disse...

18:55 Cafofo está a nos por à "beira dum ataque de nervos" no que diz respeito ao trânsito ... com tendência a piorar!!! São a M****das lombas que rebentam com as suspensões dos carros ...são os engarrafamentos monstruosos que vão matar gente em caso de emergências...NUNCA SE VIU TAMANHO CAOS!!!

Anónimo disse...

Só estão contra as Lombas os irresponsáveis e aceleras que não teem dignidade pelo seu semelhante. As lombas vieram facilitar e em muito o convívio carros/pessoas, vejamos o que era outrora a Avenida das Madalenas em Sto António com vários acidentes e feridos multas por excesso de velocidade e agora foi muito reduzido e praticamente tudo isso. Não vejo engarrafamentos por causa das lombas mas sim por estacionamentos indevidos e olhem que sou motorista profissional sendo a minha vida na estrada. Quando queremos pegar, enxovalhar e denegrir outros nessas ocasiões até as pedras da calçada incomodam
Querem acelerar vão para as vias rápidas.

Anónimo disse...

"LAVAR CABEÇA A BURROS É PERDER TEMPO E GASTAR SABÃO INUTILMENTE"
Em PARIS/LONDRES/LISBOA/MADRID/PORTO...ETC NÃO há lombas!!!!...Mas há modos de ACALMIA DE TRÁFEGO que visam evitar acidentes!!! As lombas que instalaram agora no Funchal vão MATAR PESSOAS EM CASO DE SOCORRO POR VIATURAS DE EMERGÊNCIA...VEJA-SE O TEMPO PERDIDO POR UMA AMBULÂNCIA OU AUTOTANQUE DOS BOMBEIROS AO TRANSPOR LOMBAS SUCESSIVAS ... TEM DE PARAR FORÇOSAMENTE E ARRANCAR...NUM SEMÁFORO VERMELHO APENAS ABRANDAR!!!!

Anónimo disse...

O trânsito no Funchal (terceira cidade do País a seguir a Lisboa e Porto) está entregue a "estagiários"...basta ir à secção do trânsito para ver!

Anónimo disse...

Caro Calisto
Até no futebol...1 jogador que corre para marcar golo pode ser forçado a abrandar...mas JAMAIS forçado a PARAR ABRUPTAMENTE pelo adversário!!!E O QUE FAZEM ESTAS M***** DE LOMBAS?!!OBRIGAM A PARAR SEM PEÃO OU CARRO PELA FRENTE!!!

Anónimo disse...

14.04
Estranho porque tenho passado várias vezes durante a noite na Avenida Zarco (que agora ficou 5 estrelas e até parece uma Avenida de uma grande cidade Europeia) e nunca fui assaltado nem incomodado.

Anónimo disse...

Oh homem das lombas e das letras maisculas te cala que as lombas vieram e bem reduzir os acidentes com feridos ligeiros e graves.
Só condutores que não olham a meios e que pensam que as estradas são somente deles e até os peões não podem atravessar nas passadeiras é que pensam assim. Respeite a maioria e saiba conviver em sociedade e principalmente seja HUMANO coisa que nos vossos comentários aqui divulgados isso não acontece.
Infelizmente nem com as placas de sinalização para não circulação a mais de 50kms se respeitavam, assim tem que pararem ou não ser que queiram voar. Boa atitude camarária e responsável para o beneficio de todos.

Anónimo disse...

O critico das Lombas que se ponha a pau e num médio prazo até vai ter saudades das mesmas. Pois brevemente irão circular Automóveis Particulares C/RADAR tal como em França.
Atenção que a ACIN da Ribeira Brava já está a trabalhar nestes estudos e irá acrescentar este serviço aos parcómetros.

Anónimo disse...

anónimo
23 de abril de 2018 às 13:08
TEM TODA RAZÃO!! Trabalho na ACIN-Burkina Faso. Aqui não há LOMBAS tal como em PARIS...LISBOA...LONDRES!!!há PASSADEIRAS SOBRELEVADAS(ex.vá à RIBEIRA BRAVA e veja o bom exemplo!!)...SEMÁFOROS...CINEMÓMETROS(RADARES).
"Automóveis Particulares C/RADAR tal como em França."??!!só um parolo acreditará que um RADAR PARTICULAR faz fé em tribunal!!...INFORME-SE