Powered By Blogger

domingo, 22 de abril de 2018


ÉPOCA BALNEAR





Jacinta Raquel Nunes


Hoje venho partilhar consigo uma situação, que na minha opinião, é gravíssima.
Todos os nos sabemos que durante anos, vários funchalenses usavam o Gavinas para fazer praia
Durante anos, na época balnear, aquele espaço estava entregue a dois senhores que cuidavam e zelava a praia como se fosse deles. Havia higiene, havia respeito, inclusive tornou-se um ponto de encontro para muitos funchalenses ao final do dia para darem um mergulho e depois tomarem uma cerveja fresca com um "dentinho" de pota frita, ou de búzios ou caranguejos pequenos. 
 Até os turistas frequentavam e elogiavam o dito espaço.
Com a entrada de cafofo na CMF  e de alguns "amigos" na frente Mar, as coisas foram se alterando. 
Por vezes havia festas de "sunset" em que só se pessoas, não todas mas algumas completamente "alienadas" a "curtir um som" no anexo ao lado do lido, e ficávamos la a assistir, sem poder reagira,  ao arremesso de beatas e copos de plástico para o mar. Festas essas de alguns senhores donos de restaurantes e bares conhecidos. Isto de "Cultura" não cobre tudo, não é Sr. Gouveia.
Entretanto com o passar do tempo, o Sr. Carlos da Frente Mar atribuiu o aluguer do espaço a outras pessoas no verão. Até ai tudo bem e respeito pois era por concurso. O que me desagrou foi ao saber que o concurso era "viciado". O proprietário de um outro bar de praia, de uma zona mais a oeste ( Ponta Gorda), fiel apoiante cafofiano, era também a pessoa que ganhara o concurso do Gavinas. Importante referir que até apresentaram uma proposta melhor já depois de ter sido ganha por outro concorrente.
Resumindo, o senhor Serginho, Bruninho e Carlinhos, a mando de alguém dentro da vereação ou mesmo com interesses próprios, andavam a viciar os concursos.
Acontece que passado um ano fui visitar a zona da promenade, aquela que cafofo prometeu zelar, e fazer inclusive a continuação até ao centro do Funchal e deparei-me com algo assustador. A praia do Gavinas, situada numa zona entre Três ou quatro Hoteis de 5 estrelas estava ao abandono, em ruínas, parecia que tinha sido atacada por um míssil.
Já sei que iram dizer que foi a ultima tempestada e tal, e que a CMF esta a trabalhar nesse projecto, mas isso não passa de mais uma MENTIRA do professor e restante equipa. esta mesmo ao ABANDONO.
Agora pergunto, será que estão a evitar o arranjo da praia do Gavinas para depois inclui-la no concurso que iram fazer para o cais do carvão, e atribui-la a mais um "amigo"?




14 comentários:

Anónimo disse...

É verdade. O Prof. Mentiras e restante camarilha destruiu o Gavinas. Uma praia popular. Uma praia gratuita. Só apoiam a elite. Desprezam quem não tem dinheiro para pagar as caríssimas entradas nos complexos balneares.

Anónimo disse...

»Vilão Livre«
Verdade sim Sr; bons tempos "Gavinas" era uma referençia, embora hoje haja outros mais ou menos do género.
(bons velhos tempos)

Anónimo disse...

100% de razão.
Esta praia era emblemática e do Povo de toda a cidade, principalmente os habitantes dos Barreiros, Nazará Amparo e Ajuda
E para os cidadão da Zona Velha, Lazareto, Boa Nova e S. Gonçalo?
O Miguelito, quando era Presidente da Perfeitura prometeu que ia devolver a praia do Toco ao Povo. Lá fazer todo o tipo de arranjos, acessibilidades e condições dignas e condignas para o pé descalço dessas zonas, também ter o seu bem estar no verão e Inverno.
Fez alguma coisa?
Zero vírgula zero
Hoje tem o Poder na mão, mas o Povo que se....lixe
Será que o Perfeito actual, terá coragem, vontade de fazer e cumprir o que o Miguelito também apreguou anos e anos e nada fez?
Se o fizesse seria digno e ganharia muitos votos em 2019

Anónimo disse...

Os cafofianos querem é festa, comida e bebida (muita bebida) e quem sabe mais o quê..muito melhor fazer os "sunsets" e beber e comer "à borliu", ja se sabem que saõ sempre os ultimos a sair de todo o lado..mais vale dar dinheiro aos donos de bares adjacentes, do que arranjar o Gavinas para o povão (que nojo, o povão nem sabe o que é um sunset..)!

Anónimo disse...

Jacinta Gravinas estamos nos tempos modernos e na época do apogeu da Areia Amarela que tal uma deslocação a Calheta ou a Machico? Para Machico o Regedeor do Faial (jacinta) não precisará de GPS mas para a Calheta sim. Quem mais bloqueou a frente mar do Funchal do que este PSD de 43 anos que nos tapou tudo e nos afugentou para outras zonas que não o Funchal.

Anónimo disse...

São todos iguais, seja do governo ou da camara, querem é que as pessoas se enfiem nos complexos balneares (currais humanos) pagos.

Anónimo disse...

Fala um laranja que frequentava as inaugurações, festas da JSD e Chão da Lagoa, esta a maior concentração de excessos por metro quadrado.
Quer histórias de comas alcoólicos e despistes naqueles domingos?

Anónimo disse...

O povo que vá tomar banho na ribeira !

Anónimo disse...

Comas alcoolicas? não é os laranjas que enchem as redes sociais com fotos a emborcar poncha e outras substancias. Vá ver o do Gouveia ou o do Bruninho. Até cafofo aparece constantemente de copo na mão.
Tudo se resolve com uma garrafa de vinho e uma cebola de escabeche como dentinho

Anónimo disse...

O Gavinas, espelho do situacionismo atual. Vai resolver-se. O Abreu vai resolver não tarda. O miguelito vai ficar contente com a vista paradisíaca. Trabalhadores aos montes no gavinas e nos jardins. Toda a gente contente.

Anónimo disse...

quando falam em praias de Elite estão a falar do Lido? se ser da Elite é ter 1€ no bolso para entrar no Lido eu sou da Elite

Anónimo disse...

Veja um vídeo famoso do ex deputado incontinente. Ou a história da fractura do ex-chefe no Chão da Lagoa. Ou porquê uma ex deputada foi recambiada da Assembleia República. Ou as histórias de um deputado da zona leste publicadas num blog saudosista.

Anónimo disse...

Não tenha medo e chame os bois pelos nomes. Estamos a falar da Vânia das noitadas por Lisboa e que Cardoso Jardim deu guia de marcha. E o deputado "meia bola" de Machico que enterrou o PSD por lá. E se a Quinta Vigia falasse....

Anónimo disse...

se achas que no PSD abriga deverias ver no PSOAS a muita gente e pouco tachos para dar