Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de abril de 2018


1º de Maio de 2018
Dia Internacional do Trabalhador

Saudação do PCP aos Trabalhadores da Região Autónoma da Madeira.


Nesta data tão especial e significativa para a luta dos trabalhadores como é o 1º de Maio, dia Internacional do Trabalhador, o Partido Comunista Português saúda todos os trabalhadores da Madeira e do Porto Santo.
Celebramos este 1º de Maio num contexto de recuperação de direitos, mas também de trabalho e de luta.
De recuperação de direitos porque está a ser possível, com a luta dos trabalhadores, garantir a reposição de alguns direitos roubados aos trabalhadores e ao Povo pelo anterior Governo PSD/CDS.

De trabalho e de luta, pois a reposição de direitos está aquém das possibilidades e das necessidades dos Trabalhadores e do Povo, e por isso não podemos baixar os braços.
Enaltecemos as lutas realizadas na nossa Região pelos trabalhadores dos mais diversos sectores, das quais destacamos a luta dos trabalhadores do sector da hotelaria, dos enfermeiros dos médicos dos professores, dos trabalhadores da Administração Pública, dos trabalhadores da PT e dos trabalhadores da ARM.
Estas lutas têm como principal objectivo a dignidade dos trabalhadores e a valorização do trabalho e das remunerações.
Na Região Autónoma da Madeira persistem graves problemas laborais e sociais. A nossa Região continua com a maior taxa de desemprego a nível nacional, temos um acréscimo ao salário mínimo a praticar na Região inferior ao da Região Autónoma dos Açores, bem como milhares de trabalhadores são confrontados com o bloqueio à contratação coletiva.
Os problemas que afetam os trabalhadores madeirenses e portosantenses não ficam por aqui. A praga da precariedade laboral é um flagelo que afeta já milhares de trabalhadores, com graves consequências para quem é vítima deste tipo de contratação e para as suas famílias.
A precariedade laboral é um flagelo que afeta milhares de trabalhadores na nossa Região. A precariedade laboral é a precariedade da vida e a precariedade da família e facto de pobreza, exclusão e instabilidade social.
      Na Região existem mais de 19 mil trabalhadores com vínculos precários, ou seja, 20% dos madeirenses que têm trabalho são precários. O trabalho precário afeta principalmente os jovens. Em média, um trabalhador com vínculo laboral precário recebe menos 30% a 40% de salário do que um trabalhador com vínculo efetivo, assim como um trabalhador com contrato a prazo está mais vulnerável a ser confrontado com o desemprego. É possível constatar que, no último trimestre de 2017, mais de 40% das novas inscrições no Instituto de Emprego foram trabalhadores que viram chegar ao fim o seu vínculo laboral não permanente. Os dados que referimos não incluem os trabalhadores que estão em regime de falsos recibos verdes, pois somando esses trabalhadores o cenário é bem mais negativo.
     O Governo Regional é expedito em desenvolver novas formas de exploração. Sobre a capa dos programas de ocupação de desempregados, utiliza pessoas em situação de desemprego para colmatar a destruição de postos de trabalhos que tem sido feita na Administração Pública.
Estima-se que na Região existam mais de 3000 desempregados nestes programas. Estes trabalhadores não têm qualquer direito laboral, não podem estar sindicalizados, e ao fim de um ano são substituídos por um outro trabalhador desempregado, exatamente com as mesmas condições, ou seja, é uma nova forma de escravatura dos tempos modernos.
Vivemos numa Região onde mais de 40% dos pobres são trabalhadores, ou seja, os baixos salários e a precariedade laboral, são os principais potenciadores da pobreza e da exclusão social.
 É contra esta realidade que urge lutar e exigir mais e melhores condições de vida e de trabalho para impulsionar um verdadeiro desenvolvimento para a nossa terra. Por isso, agora e sempre, aos trabalhadores, importa manter e reforçar uma posição de luta e uma postura de reivindicação. Para isso os trabalhadores portugueses, os trabalhadores da Madeira e do Porto Santo, em especial, poderão sempre contar com o PCP.
O PCP apela a todos os trabalhadores da Região para que participem nas comemorações do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, promovidas pelo Movimento Sindical, em particular na manifestação promovida pela União dos Sindicatos da Madeira, com concentração às 17h30, junto à Assembleia Legislativa Regional.


A organização da RAM do PCP



Funchal, 30 de abril de 2018

1 comentário:

Anónimo disse...

sonho com o dia que teremos um regime semelhante com o chavista na Madeira

camaradas sempre na luta