Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2018


VIVA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

Junto à escola do ensino básico da freguesia do Faial, concelho de Santana, há um jardim que ostenta uma placa com a informação: ESPÉCIES ENDÉMICAS.

Um jardim dedicado às espécies exclusivas da Madeira. Objetivo louvável.
Acontece que manutenção é tarefa desconhecida por aqueles lados do nordeste da ilha. Algumas das plantas indígenas estão em mau estado e, pasme-se, a espécie que ocupa maior espaço e mais brilha é uma margarida com flores amarelo-alaranjadas natural da África do Sul.

Quem ali também dá nas vistas todo o ano é o lixo. Os espécimes, que se podem ver nas fotografias, já lá estão há cerca de um mês, porque a eficientíssima ARM (Águas e Resíduos da Madeira) tem um serviço de remoção medíocre e os cidadãos cultivam a indiferença.
É este o jardim de plantas endémicas, que os alunos observam todos os dias antes de entrarem para o pátio cimentado da escola, que julgo ter sido galardoada com a bandeira verde.
Viva a educação ambiental!



 13.04.2018
Raimundo Quintal

1 comentário:

Anónimo disse...

Perfeito sr. Raimundo. E tentou falar com a escola e expor a situação antes de vir para o Fénix denegrir toda a comunidade escolar associada à mesma? É que sabe, como nós somos vilhões de Santana não alcançamos o que os espertos da capital pensam! Já agora, as plantinhas que você mete de vez em quando aqui dos jardins botânicos pelos quais vai passeando, são também todas endémicas?