Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de abril de 2018


Albuquerque em Lisboa para tratar 
de matérias pendentes com a República 
e do próximo Quadro Comunitário de Apoio


O Presidente do Governo Regional da Madeira esteve em Lisboa reunido com o Primeiro-Ministro, a pedido deste, para conversarem sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia, para o período 2021-2027, e sobre a posição de Portugal sobre esta matéria.
Miguel Albuquerque quer garantir que ficam contempladas as especificidades das Regiões Autónomas, consagradas nos Tratados com estatuto próprio de Regiões Ultraperiféricas (RUP), e transmitiu a António Costa as suas principais preocupações. Desde logo a necessidade de “consagrar como prioritário o reforço das políticas de coesão”, assim como a existência de taxas de cofinanciamento de 85% dos fundos estruturais, independentemente da natureza das operações e dos beneficiários, por forma a atender as “dificuldades permanentes e estruturais próprias” das Regiões Ultraperiféricas.

A par disto, bateu-se pela defesa de um tratamento conjunto das RUP no âmbito da concentração temática, independentemente da sua categoria, bem como é esperado que o Governo Português, enquanto interlocutor destas negociações em nome do país, defenda que as Regiões Ultraperiféricas sejam automaticamente elegíveis para o nível máximo de apoio, garantindo uma consistente e legítima defesa da condição de territórios ultraperiféricos.
O Presidente do Governo Regional da Madeira transmitiu ainda a necessidade de a União Europeia apoiar a renovação das frotas pesqueiras da Madeira e dos Açores, até porque “a frota da pesca do peixe-espada tem já 45 anos” e oferece preocupações acrescidas, bem como, no âmbito da investigação, nomeadamente através do Programa-Quadro Comunitário “Horizonte 2020”, garantir o acesso de investigadores, centros de investigação e universidades a esses fundos, “sobretudo no âmbito da biotecnologia marítima, que é uma das áreas que temos grandes perspetivas de evolução”.
O Presidente do Governo da Madeira levou ainda ao Primeiro-Ministro todos assuntos de interesse regional que aguardam resolução do Governo da República, como é o caso do subsídio de mobilidade, o novo Hospital, a taxa dos juros da dívida, as dívidas fiscais e o passivo acumulado dos vários subsistemas de saúde, tendo entregue um memorando detalhado sobre estas matérias.
Presidência

11 comentários:

Anónimo disse...

Deste encontro há fotografia.
Daquele de sexta-feira, até agora...nada !

Eu, O Santo disse...

Albuquerque já está a tratar do dinheiro para betão e para "elefantes brancos"... e esse dinheiro não será só para o GR: será para quem tiver a candidatura aprovada pelo GR.
Leiam com atenção:
"consagrar como prioritário o reforço das políticas de coesão”, assim como a existência de taxas de cofinanciamento de 85% dos fundos estruturais, independentemente da natureza das operações e dos beneficiários, por forma a atender as “dificuldades permanentes e estruturais próprias” das Regiões Ultraperiféricas."

Anónimo disse...

Ainda bem Santo. Assim assegura-se que o Miguel Silva continuará com o seu posto de trabalho.

Anónimo disse...

É muito importante, caro Santo, que Miguel silva continue a trabalhar como quer. Ou seja sem fazer nada. Tenho a certeza que o Santo é contra parasitas da sociedade que nada fazem sendo pesos-mortos para o erário público .

Anónimo disse...

Injúrias para fazer calar Miguel Silva.

Anónimo disse...

Que eu saiba fundos comunitários não pagam ordenados de funcionários públicos. Por acaso até me disseram que existe uma regra que impede esse pagamento.

Anónimo disse...

Ó das 07.32, fundos comunitários não pagam ordenados mas garantem a existência de obras que permitem a existência de postos de trabalho, e ordenados. Mesmo para quem não faz nada.

Anónimo disse...

E então, já existe alguma fotografia ou registo televisivo que confirme o encontro entre o Prof. Mentiras e o amigo do 44 ? Aí não ?
A LPM ainda não deve ter recebido, senão já existiria uma justificação "plausível"...!

Anónimo disse...

Então cafofianos. Não se consegue uma fotografiazinha ?

Anónimo disse...

O Prof. Mentiras esqueceu-se de fazer uma selfie.

Anónimo disse...

Nem uma imagemzita do Costa a fazer um cafuné no Prof. Mentiras ?
Só pode ter sido falta de pagamento à LPM. Só pode.