Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2018



Sobre o estado das vias de comunicação na Ponta do Sol




Uma das questões mais reportadas à Vereadora do CDS na Câmara Municipal da Ponta do Sol, Sara Madalena, é o estado degradado das vias de comunicação do concelho.
Como se tal não bastasse, a própria, nas suas deslocações pelo Município tem podido constatar in loco as ditas queixas. Uma das vias que mais problemas apresenta é a Estrada do Carvalhal e Carreira e Estrada do Socorro, bem como a Estrada da Amoreirinha e das Cruzes, na freguesia de Canhas, mas também diversos caminhos municipais das zonas altas da freguesia de Ponta do Sol, nomeadamente o Caminho do Lombo das Terças, na parte norte, mais conhecida por Pico, que serve pelo menos três famílias e a que só se consegue aceder, sem grande esforço, com veículos de tração às quatro rodas.

Não deixa de ser curioso que aquando da realização da Rampa da Ponta do Sol de Rallye, a Senhora Presidente tenha abordado, em jeito de ironia, o representante do Governo Regional no sentido de reparar a Estrada Regional 222, que atravessa todo o concelho e que está, de facto em demasiados locais, deplorável, mas não seja capaz de notar os seus próprios telhados de vidro, ou no caso, os “buracos” da sua competência.
Ainda há pouco a vereadora Sara Madalena foi contactada por um Munícipe que lhe dava conta do facto de quase se ter despistado junto à Escola do 1º Ciclo com Pré do Carvalhal e Carreira, nos Canhas, por ter caído num buraco  não sinalizado, com o seu motociclo.
Verificada a situação, constatou-se não se tratar de buracos de grande dimensão, pelo que a sua reparação não é difícil ou dispendiosa, mas ainda assim, profundos e que podem, de facto suscitar acidentes a quem por lá transita, apeado ou não.
Relembre-se que todos os danos provocados a terceiros, consequência do mau estado das vias de comunicação são responsabilidade das entidades com a competência dessas mesmas vias, pelo que se suceder um acidente causado pelo mau estado das mesmas, a responsabilidade, no caso, poderá ser imputada à Edilidade, pelo que, opina a Vereadora do CDS, melhor será “prevenir que remediar”.
Outra situação conexa que já mereceu reparos diversos de vários quadrantes políticos locais e também do CDS, ainda em época de campanha eleitoral, foi o facto da Estrada que liga a freguesia da Madalena do Mar à freguesia da Ponta do Sol, passando pelo Anjos (Canhas) continuar, para todos os efeitos, aberta ao público, não obstante a falta de condições de segurança. Oficialmente, comunica-nos a Sra Presidente, está encerrada, sendo um facto que se encontram, em cada extremidade, uma cancela com sinal de estrada sem saída, mas a verdade é que por ali, diariamente, circulam viaturas ligeiras e pesadas e, pasme-se viaturas de promoção turística, sendo que ainda ontem, num meio de comunicação escrita da Região saiu uma reportagem atinente a uma agência de promoção turística com uma fotografia recente, nessa mesma estrada. O CDS questiona quem será o responsável se, fatalmente, alguma tragédia acontecer, visto que, certamente, nenhum turista é informado da insegurança daquele troço o que pode manchar o bom nome do concelho como destino turístico de excelência. Medidas mais firmes têm de ser tomadas.



PP

18 comentários:

SIA disse...

O que é isso comparado com as do funchal?
Perguntar não ofende, por isso nos ultimo 5 anos de Cafofo que ruas tiveram obras sem ser remendar?
Já pensaram em reabilitar ruas já que predios nada se vê?

Anónimo disse...

Bolas com tantas ruas no Fx que foram reabilitadas. O da 22.48h está a se esquecer da Estrada Monumental em que o Governo Regional foi uma autentica Força de Bloqueio só para denegrir o excelente trabalho da Camara. Consulte o Alberto Oculista

Anónimo disse...

A Célia não se importa, quando o Cafôfo for presidente ela é promovida a secretária regional e a Ponta de Sol fica para trás como o trampolim que é. Só é pena que devido à incompetência do PSD local só restar mesmo a Sara Madalena que por este caminho vai-lhe cair a autarquia no colo apenas porque não há melhor que se arranje...

Anónimo disse...

As entradas municipais do Funchal devem ser as piores do País, desde que o Cafofo é presidente aquilo nunca mais teve manutenção. O Funchal em termos autárquicos é uma vergonha.

Anónimo disse...

SARA Madalena foi chão que deu uvas, digo pepsodent .... um simples buraquinho faz um buracao ..... não abre a boca para o que interessa : Etar , CM de acesso à levada do Coronel etc , etc. O rui das festas deixou o CONCELHO de pantanas!

Anónimo disse...

Dra Sara os buracos nao estão nas estradas , estão dentro da Câmara. ..carros desaparecidos, etar desmantelada, procure que há mais!

Anónimo disse...

Já agora para quando o corte da Arvore que caiu no Cemitério de Sto Amaro durante a ultima tempestade? Será que os funcionários da Camara estão todos de férias.

Anónimo disse...

Dra Sara..... restaurantes e bares nas praias , restaurante da zona histórica que só teve cozinha ba última remodelação. .. preocupa-a cpmo vereadora?

Anónimo disse...

Consta que o importante M.Mar e o derrotado da Junta da PONTA do SOL dizem mal do Rui das festas ... e vai assim o PSD PONTA do Sol !

Anónimo disse...

Ao comentador das 12:21
Dizem mal e têm razão; o Rui das festas foi o maior culpado da derrota do PSD na Ponta do Sol e o primeiro a iniciar a divisão do partido naquele Concelho, tudo porque se achava o próximo delfim. Achava ele e todos os seus amigos, que queriam que continuasse para oferecer ainda mais tachos

SIA disse...

O anonimo das 23:25 vive na Madeira e passa na estrada monumental?
Podia esclarecer onde começa e acaba essa reabilitaçao da referida Estrada?
Alcatroaram na parte onde fizeram obras entre o Ritz e o Vida Mar, e o resto?
Logo a seguir á lomba em frente do Clube de Turismo descendo pelo Enotel, subindo para as 2 Torres e continuando até á estatua do enforcado, passando a Ilma e todo o percurso ate á rotunda da cimentos Madeira, pode explicar onde está a reabilitaçao? Ou estrada Monumental tem apenas 100 metros? Acrescente a Avenida do Infante entre o casino e o ritz.

Anónimo disse...

Não sei se têm razão ! Antes andavam pendurados ao ruizinho agora dizem mal ...quem acredita nessa gente?

Anónimo disse...

A funcionária da Junta da Ponta do Sol digo presidenta , já regressou ao trabalho?

Anónimo disse...

Carrega-lhe Sarinha
Na realidade há muitos buracos na zona oeste
Buracos de todo o tamanho e para todos os gostos
Põe a primeira Dama a picar o livro do ponto
Parece que já está a marimbar-se para os tontos que a elegeu e os outros em geral.
Então como pode a Ponta do Sol ser comandada de Santana e por um barretão de óculos e de cabelo à bitle.
Tu conheces os cantos do Concelho e da Câmara.
Pica-lhe os miolos sempre duma forma construtiva e real que os ceguetas de Outubro passado, vão abrir as olhapas em 2021

Anónimo disse...

Vivendo no Funchal desde criança, apenas vem ao CONCELHO ganhar dinheiro : diga-me lá como é que essa Criatura conhece Ponta do Sol ? Santa ignorância .... continua CÉLIA vais no bom caminho.

Anónimo disse...

Faz 6 meses hoje que Célia tomou posse ....o que fez além de denunciar os furtos ou venda da mecânica pesada da ETAR PONTA DO SOL?

Anónimo disse...

Fez mais sim, fez desaparecer a Ponta do sol do mapa.

Anónimo disse...

Quer dizer continou a trabalho do Rui das festas!