Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2018

NO DISCURSO COMEMORATIVO DO 25 DE ABRIL, GIL CANHA FALA DO NOVO POPULISMO CAFOFIANO E DE GATOS DOENTES


Hoje, que estamos a comemorar o 25 de Abril, descobrimos que chegamos ao um verdadeiro dilema, a um impasse histórico quase aterrador. Há bem pouco tempo, tínhamos um líder regional que nos oferecia um Mundo Novo, renovado, livre dos ambientes pesados e bafientos do regime jardinista e do seu populismo doentio e tirânico. As pessoas acreditaram nesse líder alaranjado, quase messiânico; acreditaram na reforma do sistema e no fim dos grandes oligopólios que parasitam a nossa economia; acreditaram que finalmente haveria mudança de comportamentos e posturas; acreditaram que se acabaria com os vícios e com os compadrios que infectam a nossa pequena comunidade. Enfim… todos acreditaram numa evolução política que nos aproximasse da Europa evoluída e civilizada. Puro logro! Puro desengano!  


Rapidamente, esse líder alaranjado rendeu-se, desistiu do seu alegado espírito renovador, e numa pirueta vira casacas, voltou para trás, mergulhando novamente no nauseabundo pântano jardinista.

Mas o pior desta tragédia política a cheirar a bolas de naftalina, foi lançar o povo madeirense num tenebroso labirinto. E agora, o que fazemos?! Como saímos desta?!

De um lado, temos os velhos populistas do passado que rebentaram com a economia da região e que tudo fizeram para que o povo se apaixonasse por eles, porque um povo movido por paixões é cego, surdo e mudo. E graças a essa manipulação das massas, o tal povo superior perdoou todos os roubos, todos os atos de corrupção, toda a falta de justiça.

Sabemos que o programa dum líder populista, não é só controlar os média, é também satisfazer certas necessidades sociais, e publicitá-las de tal maneira que o torna numa espécie de anjo providencial que cura todos os males da sociedade. E para manter esse estatuto, tem de multiplicar o emprego na função pública, tem de distribuir fartos subsídios, dar cabazes de comida, fazer grandes obras de fachada, promover grandes festas e sumptuosas inaugurações… e para manter e financiar todas estas coisas que ele diz ser grátis… necessita de muito dinheiro. A certo tempo, tudo acaba por colapsar, e é o povo enganado que acaba por pagar tudo. E quando isso assim acontece, a culpa nunca é do populista, mas sim dos inimigos internos e externos… dos cubanos, dos inimigos da Madeira… da oposição, da Madeira velha, etc…

E quando toda a gente pensava que este velho populismo jardinista estava fechado e trancado a sete chaves, ele repentinamente aparece, vestido com trajes pirosos e antiquados e embonecado com enorme cordão autonómico ao pescoço. Só que aparece tardiamente, porque  a nova moda populista, é se andar por aí de óculos escuros ao volante de uma lambreta, careca a luzir, sorriso de orelha a orelha, namorada inglesa, e com uma relação colorida e amancebada, com dois ou três tubarões monopolistas.  

É este novo populismo cafofiano que está na moda e que se prepara para substituir o velho e caduco populismo jardinista.  

Há dias uma senhora perguntou-me: eh vizinho, o que é essa história de populismo? Eu tentei explicar-lhe, mas a senhora não percebeu. Então eu disse-lhe: imagine que a senhora tem um belo gato que está doente. Você para salvá-lo, segura-o com força, e enfia-lhe uma pastilha amarga pela goela abaixo, e ele salva-se. Um político populista não faz isso… ele vai afagando o gato, vai-lhe dando carinhos, vai-lhe prometendo um vida melhor… e o gato acaba por morrer porque o populista, para não o magoar nem o assanhar,  não teve coragem de lhe abrir os queixos.

Viva o 25 de Abril

11 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Gil usa todo o espaço de antena que pode ter para dizer mal do cafofo. Quem o elegeu deve achar por bem empregue o voto de alguem que está apenas concentrado no seu inimigo pessoal

Anónimo disse...

Adorei o exemplo do gato sr. Canha! Passarei a utilizá-lo quando precisar de exemplificar às velhinhas dos ginásios como estão a ser comidas (se calhar até gostam) pelo Cafofo!

Anónimo disse...

O que é que este deputado representa? Quantos votos lhe foram atribuídos?
Ainda bem que mais um ano e este Populismo/Rasca acabou, pois esse para as autárquicas nem meia dúzia de votos teve quanto fará a nível regional. Fora com esta poluição e aberração.

Anónimo disse...

Tem razão porque o povo nunca gosta de papar uma pastilha amarga que lhe dará melhor saúde mas sim acreditar que são os vendedores de banha de cobra, tipo jardins, cafofos e albuquerques, que lhe vão tratar da saúde.

Anónimo disse...

A cassete deste é diferente,pois é cassete pirata.

Anónimo disse...

Parabéns drº Gil Canha pela clarividência que mostrou no seu discurso! Enquanto a viloada continua de "olhos fechados" e a ser comida pelos tubarões do regime, o srº consegue ver o que a maioria das pessoas não vê!

Anónimo disse...

Precisamos de muitos Gil Canha com tomates no sítio para endireitar a Madeira! Força!

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Gil Canha
Tem toda a razão
Realmente os cafofianos trairam os cidadão da cidade. Estão submissos a interesses dos interesses das lebres do norte e tal sargento ajudade
O Renovadinhos,viraram a bananas e muita incompetência pelo meio
Restam-nos o Dr. Gil, a Drª. Raquel e os barretes
Nos barretes, não são de confiar. Prometeram uma Madeira cheia de sol, antes das eleições e o Povo das zonas altas e baixas, acreditaram nestes Messias e afinal logo no PDM deixaram-se comprar por sorrisos, cremalheiras e afins
Vou reunir os meus vizinhos, amigos e conhecidos e em 2019 estaremos pela primeira vez consigo
Continue com a sua voz crítica, pois a cidade e toda a região agradece

Anónimo disse...

Os cafofianos ficam loucos com o Canha e pensam que ele só ataca o Prof. Mentiras, mas ele ataca o jardimm, os Sousas, os Pestanas os Avelinos e toda a pirataria que nos anda a roubar e enganar... ou o Cafofo é diferente?! Talvez até é o pior deles todos.

Anónimo disse...

Tá certo... gastam gastam gastam... enganam o povo para se manterem no poleiro e depois somos nós que pagamos a fatura. P...q...pari...os populistas.

Anónimo disse...

O Bonifacio gato maldito não toma pastilhas?