Powered By Blogger

terça-feira, 17 de abril de 2018




Voto de Protesto  sobre a falta de segurança 
nas levadas da Madeira 
apresentado pelo PTP na ALRAM

Os trilhos que percorrem as levadas madeirenses constituem um dos grandes atrativos turísticos da Ilha da Madeira. São muitos os turistas que procuram a Madeira com o único objetivo de fazer caminhadas ao longo das levadas da ilha. Mas com esse aumento da procura, infelizmente, temos sido confrontados cada vez mais com acidentes nestes percursos. No presente mês, dois turistas faleceram vítimas de acidentes nas nossas levadas.


O que nos leva a questionar a segurança proporcionada neste tipo de percursos por parte da Região, demonstrando uma gestão irresponsável e uma evidente falta de investimento.

Sabemos que a segurança nos trilhos pedestres das levadas está muito condicionada pelas condições naturais, ou seja, pela parte geológica e climática. No entanto, é o erro humano uma das grandes causas dos acidentes, fruto do desconhecimento e da falta de preparação ou até do excesso de confiança. Não existe qualquer esforço por parte da Secretaria do Turismo em disponibilizar junto dos turistas mais informação para a realização de levadas.

A maior parte dos acidentes nas levadas da Madeira ocorrem em consequência de quedas, por descuido ou pelas próprias condições dos trilhos, que são muitas vezes agravadas pelo desnivelamento do terreno e vegetação abundante. A falta de sinalética fora dos percursos recomendados, os deslizamentos de terra ou a queda de rochas constituem outros fatores de risco.

Por outro lado, mesmo com a existência de percursos recomendados, muitos turistas preferem fazer outras levadas que não oferecem as mesmas condições de segurança. No entanto, o Governo Regional não procede a qualquer inventariação dos percursos de risco e interditação ao seu acesso.

A falta de manutenção dos trilhos junto às levadas é um dos principais fatores da insegurança. Na sua esmagadora maioria, os trilhos evidenciam falta de limpeza e necessidade de inúmeros arranjos como a construção de pavimentos, de muros de suporte e varandins.

Levando em consideração os problemas e os riscos acima mencionados, e dada a importância económica, social e ambiental destes percursos para a Região Autónoma da Madeira é inaceitável a forma como têm sido geridos por parte do Governo Regional.

Perante o exposto, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, protesta pela falta de segurança nas levadas da Madeira.

A Representação Parlamentar do PTP na ALRAM

3 comentários:

Anónimo disse...

Falem com os Carecas e o Barrete para passar por lá(levadas) antes de implementarem a taxa turística
Eles que levem sapato de sola seca e aproximem-se da beira, mas fiquem por lá a cuidar da carneirada e à sombra da urze para não aparecerem com cascos na carcaça superior
Já há muito lixo na baixa da cidade, principalmente dos mentirosos e vendedores de banha da cobra

Anónimo disse...

Não é falta de segurança mas sim de pintura em certas zonas. Nisso o Coelhinho dava um geito.......

Anónimo disse...

Os camones que tenham cuidado nas levadas para não se abicarem.