Powered By Blogger

terça-feira, 24 de abril de 2018





ANTIGOS ALUNOS DA APEL ORGANIZAM A SEGUNDA EDIÇÃO DA ‘SEMANA DA ARTE’ E LEVAM TRABALHOS DE ALUNOS À BIENAL DE GAIA


A Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA) irá organizar a segunda edição da ‘Semana da Arte’. O evento, que se realiza de 2 a 4 de Maio, irá incidir sobre os temas do Cinema, Artes Plásticas e Moda, dando vida a um programa vasto e que inclui, entre outras atividades, conferências, visitas a exposições, atuações musicais por grupos conhecidos do público madeirense e exposições de trabalhos de alunos da área de Artes da Escola da APEL.


Todavia, a grande surpresa anunciada pela segunda edição da Semana da Arte é a participação de trabalhos de alunos os anos letivos 2017/2018 e 2018/2019 na Bienal Internacional de Arte de Gaia, a ter lugar em 2019. Esta oportunidade, gerada por contactos desenvolvidos por Diogo Goes, vice-presidente da Associação e curador da Semana da Arte, representa uma conquista da Associação dos Antigos Alunos para a Escola da APEL, assim como uma oportunidade única para os alunos de Arte daquela escola apresentarem o seu trabalho num prestigiado evento de cariz internacional.



Iniciativa com programa ambicioso

No primeiro dia da Semana da Arte, será realizada a Sessão da Abertura, com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, a qual será seguida uma conferência, dedicada ao Cinema, que contará com a presença de Elsa Gouveia, organizadora do Madeira Film Festival, e Pedro Pão, programador do Madeira Film Festival. Posteriormente, terá lugar uma atuação da ‘Triple A Music Band’, uma banda de ‘covers’, que toca músicas de várias épocas e estilos adaptados à sonoridade do ‘Pop’ com um toque de ‘Jazz’ de fusão.

No segundo dia, dedicado ao tema das Artes Plásticos, os alunos da APEL realizarão várias visitas de estudo a museus da Região, incluindo o Museu ‘Casa das Mudas’, para visitas guiadas das exposições patentes naqueles espaços, as quais serão seguidas por uma discussão aberta, no local dos museus, sobre os temas focados nas mesmas e sobre as abordagens adotadas pelos artistas responsáveis pelas obras.

No terceiro dia, dedicado ao tema da Moda, terá lugar uma conferência com a participação do estilista André Correia e de Patrícia Oliveira, antiga manequim. Porque têm da indústria da Moda perspetivas complementares, ainda que diferentes, os convidados certamente transmitirão aos presentes uma visão enriquecedora e construtiva do assunto, contribuindo para um conhecimento mais profundo do mesmo. Posteriormente, terá lugar uma atuação da banda ‘Stardust Acoustic Project’, grupo de música que transforma grandes êxitos dos anos oitenta em versões acústicas

Alunos com a oportunidade de expor os seus trabalhos

Paralelamente aos eventos integrados no programa da II Semana das Artes, o evento servirá de mote para a realização de várias exposições. Nesse sentido, durante a II Semana das Artes, estará patente uma exposição de trabalhos de escultura de alunos da APEL num espaço municipal. Posteriormente, e ainda ao abrigo da II Semana das Artes, terá também lugar uma participação de trabalhos de desenho de alunos da APEL na exposição de Diogo Goes na galeria ‘Marca d’Água’, a inaugurar no dia 14 de Junho.


“Diogo Goes é a grande referência da Semana da Arte”

“Depois do sucesso da ‘Semana da Arte’ do ano passado, é com muita satisfação que vemos o evento ter continuidade na edição deste ano, abordando novos temas e trazendo à escola intervenientes diferentes, mas que muito contribuirão com a sua visão, as suas experiências e os seus conselhos a todos aqueles que marcarão presença nos vários momentos integrados na iniciativa”, afirmou Francisco Gomes, presidente da Direção dos Antigos Alunos da APEL.

“A ‘Semana da Arte’ é uma consequência quase natural da proeminência que o Programa de Artes da APEL tem ganho ao longo dos últimos anos, fruto da qualidade dos alunos que têm passado pela escola e dos docentes que aqui têm encontrado, e também do trabalho do Diogo Goes, antigo aluno da escola e vice-presidente da Associação, que é a grande força por detrás desta iniciativa e o seu indiscutível mentor. Muito graças à dedicação e ao empenho pessoal dele, que são exemplares, os Antigos Alunos pretendem afirmar e contribuir para a tradição de excelência do programa de Artes da APEL, sendo, para todos nós, um orgulho o sucesso que a escola tem conquistado nesta e em tantas outras áreas de formação académica e cívica”, concluiu o líder da Associação.       

Antigos Alunos APEL

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Parabéns!

Anónimo disse...

Boa iniciativa. A associação está de parabéns.