Powered By Blogger

sábado, 14 de abril de 2018

O 'murro na mesa': de mentira em mentira



Informação manipulada




A ausência de fotografias do encontro 'oficial' Costa-Cafôfo, só por si, já revela uma chicana tratada no imaginário. Mas a burla para enganar madeirenses esbarra sobretudo na falta de qualidade dos oportunistas vendidos a Lisboa que planeiam tirar-nos das labaredas de 40 anos para nos atirar às brasas 
do inferno seguinte   



O Leitor, seja qual for a sua área profissional, conhece da cultura geral os seis 'W' que dão consistência à Notícia - aliás 5 W + 1 H.
Who? - quem são os protagonistas do acontecimento?
What? - que aconteceu?
How? - como aconteceu?
Where? - onde aconteceu?
When? - quando aconteceu?
Why? - por que aconteceu?

Tomemos a encenação política dos últimos dias, na óptica do presidente da câmara do Funchal, sancionada pela comunicação social:

Quem? - presidente da câmara do Funchal e primeiro-ministro
O quê? - o segundo recebe o primeiro
Como? - encontro anunciado como 'oficial'
Onde? - em Lisboa, naturalmente na residência oficial do primeiro-ministro
Quando? - sexta-feira, 13
Porquê? - presidente do Funchal entendeu travar agravamento do contencioso Lisboa-Funchal e ajudar a resolver problemas pendentes da Região

Este o 'esqueleto' das fake news profusamente propaladas aos madeirenses.  

Agora vejamos como a omissão ou a inclusão de um pormenor falso no tratamento da informação inquina o sentido final da Notícia.

Tomemos o W de Where - onde
Onde é que se deu mesmo o encontro oficial Costa-Cafôfo? Em Lisboa, diz a comunicação social em coro. Mas Lisboa, mesmo a pequena Lisboa (diferente da Área Metropolitana), tem 100 km2, onde vivem meio milhão de pessoas. Onde foi precisamente a reunião, item elementar de uma notícia? Quando se anuncia um encontro com o primeiro-ministro em Lisboa sem ressalvas excepcionais, é a S. Bento, Residência Oficial do primeiro-ministro, que se faz referência. 
Acontece que o encontro, se existiu mesmo encontro - já que as circunstâncias da rábula animam inevitavelmente as dúvidas -, o encontro Costa-Cafôfo não foi em S. Bento. 
Um órgão de comunicação social regional de hoje não diz onde foi concretamente o encontro do 'murro na mesa', mas diz onde não foi: e não foi na Residência oficial do primeiro-ministro, segundo a escorregadela fatal desse órgão.
O elemento 'onde', com a precisão exigida pela notícia séria, também não aparece na propaganda espaventosa dos restantes órgãos, permitindo o adensar do mistério.
Seguramente, a tal 'cimeira' também não ocorreu no Rato. Mesmo que ocorresse - e não ocorreu -, a notícia já não trataria de um primeiro-ministro e de um autarca, mas de políticos da área socialista.
Poderia o encontro ter-se dado na suite de um dos hotéis que camaradas amigos madeirenses possuem por aqueles lados, com um almoço particular. Cavaco, de visita à Madeira, também recebeu delegações partidárias regionais no vão de escada do hotel. O que os socialistas muito criticaram, com toda a razão. Agora, seria absolutamente irracional tratar dos assuntos mais prementes da Madeira e das relações Funchal-Lisboa num encontro de amigos num hotel, depois da importância que o autarca funchalense e seus órgãos de informação apoiantes tentaram injectar na hipotética sessão do 'murro na mesa'. Então um primeiro-ministro de Portugal vai sair do seu gabinete de trabalho para ir a um hotel reunir-se 'oficialmente' com um presidente de câmara? Se era para aproveitar o tempo da hora de almoço para despachar o Cremalheira, ligava do seu gabinete a pedir umas buchas àquele take-away abaixo da Estrela que por acaso faz uns bitoques de lamber a beiça. 
O facto é que o encontro 'oficial' correu com obscuridade e secretismo. Conhecendo a peça, por que cargas de água o site da CMF e as páginas do FB de Cafôfo e amigos não estão a vomitar fotografias do encontro por todos os lados, assim como televisões e jornais afectos? Como se a LPM estivesse a dormir! 
Outra pecha: há um encontro em Lisboa entre dois dignitários de Portugal e a imprensa lisboeta não é convocada, como não foi? Onde estavam as televisões generalistas e de informação à saída de S. Bento, ou onde diabo foi? 
Aliás, um bom medium, se soubesse de um encontro de tal jaez, pegava na notícia real que seria o primeiro-ministro a receber o regedor do Funchalinho marginalizando as instituições autonómicas de uma Região de Portugal.
Onde está mesmo o aparato fotográfico da reunião oficial? 
Atentemos: segunda-feira próxima, os presidentes da Madeira e dos Açores têm reuniões com o primeiro-ministro, em Lisboa, e sabe-se que o local preciso é inequivocamente S. Bento. Como todos os encontros do género. Nada que esconder.

No caso presente, o problema do 'onde' é preocupante. Porque altera todo o sentido da Notícia. O que houve na prática foi o aproveitamento indecoroso e grosseiro de um encontro privado - se houve mesmo - com a presença do líder socialista nacional António Costa e o candidato regional para 2019 Paulo Cafôfo, encontro que seria banal se houvesse lisura democrática no processo. O que houve foi Cafôfo aproveitar o suposto encontro particular com Costa para uma encenação destinada a enganar os madeirenses, pondo-se em bicos-de-pés - dizendo ontem no ingénuo 'directo' que se reuniu com o primeiro-ministro na qualidade de "presidente da maior câmara da Madeira, a nossa capital".

Uma vez que o 'onde' ficou capciosamente escondido, a Notícia está viciada e com a sua consistência irremediavelmente prejudicada. Mas também permite alguma clarificação. Seguindo o jeito do jornal que não diz onde foi, preferindo dizer onde não foi, vejamos os efeitos das deficiências resultantes do 'onde' inquinado, já que, com toda a garantia, não houve reunião oficial em S. Bento.
Assim sendo:

Quem? - Os protagonistas não são o primeiro-ministro nem o autarca
O quê? - Não existiu reunião oficial
Como? - Circunstâncias e modo desconhecidos
Quando - Foi ontem, mais ou menos quando faltava um quarto para a esquerda
Porquê - À consideração do Leitor

Um pormenor final: o sr. Cafôfo não só não corrigiu as incoerências das fake news como as corroborou, olhos nos olhos com a câmara da RTP-M.

11 comentários:

Anónimo disse...

Cafofo = Mentiroso

SIA disse...

Basta dar corda a Cafofo e ele enforca-se.
A vantagem de Cafofo é ter uma comunicaçao social sobserviente e que branquia e remenda os tiros nos pés.
Cafofo é um mentiroso mas as pessoas mesmo assim gostam dele, pode fazer os favores aos grandes e as pessoas acham bem, logo não venham depois dizer que a Camara não arranja as estradas, mas teve 3 milhos de "lucro" ou que pagou tantos milhoes de divida.
Grande coisa, se eu tiversse só de IMI 22 milhoes limpinhos.
Quanto a transparencia e "boa gestão" recordo os 100 mil anuais para o jazz. Lembram-se de Cafofo de papo cheio falar que agora custa 1/3?
Será?
ALguem que venha aqui dizer para podermos somar aos 100 000,00 em diheiro vivo qual o valor da receita que passou a ser para a empresa que faz o Jazz; quanto é de publicidade, qual a receita das barracas, qual a receita da utilizaçao do nome Funchal Jazz associado a produtos, qual o montade de isençoes de taxas que a camara dá.
Entre o cash e receitas mais isençoes, publicidade, estamos a falar de que valor?
Tudo receita da empresa que faz o funchal jazz.

Muito dinheiro, não é? mas o que Cafofo vendeu , foi que custava 1/3 e isso foi o que ficou na cabeça das pessoas.

Um Artista, que fica bem ao lado do Magico das finanças.
Um pormenor: agora fazem um concurso publico e é sempre o mesmo a ganhar, porque será?
Outro pormenos: Nos anteriores concursos a camara deu em dinheiro 70 mil e de repente resolveu dar mais 30 000,00 por ano, com que fundamento? Pois agora temos um concurso para 2 anos com 200 000,00 em dinheiro em vez de 140 ou 150 mil para esses mesmos 2 anos. Uma bagatela de 50 mil euros, o que é isso para os milhoes que a camara recebe.
Para terminar: hoje o DN kava bem mais branco. Cafofo resolveu todo o contencioso das ilhas e reparem que ate o primeiro ministro finalmente vai reunir com o representante do povo madeirense. Já viram se nao fosse Cafofo, nada disto aconteceria. OBRIGADO CIDADAO CAFOFO ACHO QUE FOI NESSA QUALIDADE QUE REUNIU COM COSTA.
E para por a cereja no cimo do bolo, a noticia de reduçao de divida e lucros apresentado pelo vice Miguel Gouveia.
BRAVO LPM.


Anónimo disse...

Qualquer um consegue negociar, eu mesmo era capaz.de fazer. Estes renovadinhos com tantos assessores cada um mais burro do que outro, promovem unicamente quem tem louvores, cargos politicos, quem anda dentro dos gabinetes a difamar os colegas, apostam nos burros e incompetentes, pouco interessa as licenciaturas, mestrados e depois vemos este abandono total dos governantes pelo povo.

Anónimo disse...

O que mais assusta é que os madeirenses parecem mais interessados em ver novelas. Nem se pode dizer que o Cafofo e companhia os tomam por tontos, acho que nesta matéria são mesmo tontos.

Anónimo disse...

Será que houve mesmo encontro ?
Porque não há qualquer fotografia ?
Porque não há qualquer imagem de televisão ?
Com mentirosos deste calibre, já começo a pensar que foi tudo uma encenação.

Anónimo disse...

Caro Calisto
Se bem se recorda o Costa quando veio á Madeira teve um encontro de trabalho com o JPP , Onde ?
Na antiga casa de masagens de Gaula
Neste caso que trata no seu artigo e dado o corriculum de um putativo participante , acoselharia a verificar o livro de entradas do renovado Elefante Branco.

Anónimo disse...

Vocês são bem complicadinhos,agora vão obrigar o homem a arranjar fotos.
Mas quem são vocês para exigirem isso?
Quem manda nesta merda?
Mau...ainda não entenderam que, com este PS quem manda nos madeirenses são os cubanos?
Ainda não entenderam que com este PS os madeirenses serão escravos dos cubanos?
Ainda não entenderam os garrotes que teem andado a fazer á madeira em tudo o podem.
Para quê?
Para depois se darem situações como esta,aparecer uma marioneta do governo socialista a dizer que com eles temos tudo.
Se podemos ter tudo depois, porque razão não o podemos ter agora, porquê tanto entrave? Quem manda na TAP,quem está a ficar mal com os acontecimentos recentes? O povo? Claro outro não podia ser,mas,e se o governo de cá fosse PS isto acontecia?
Vejam os casos recentes de estudantes jogados para um canto no aeroporto de Lisboa.
Agora vem este Cafofo armado em cagalhão dizer eu reuni com Costa...
Ok, até pode ter acontecido mas quem é ele? É presidente do PS madeira? É eurodeputado? É presidente do governo regional? É presidente da assembleia?
Não só fica mal toda esta palhaçada ao Costa como também deixa como espantalho o Emanuel câmara,afinal de contas se alguém o tinha de fazer seria o líder do PS.
Mais, tem a seu lado um cubano chamado Iglesias a mando de Lisboa,tem feito alguma coisa para ajudar os Madeirenses?
Não,antes pelo contrário,pancada para baixo de modo a depois aparecer juntamente com cafofo como os salvadores da pátria.
RESUMINDO, ESTÃO A DAR-NOS PANCADARIA E DEPOIS VEEM PASSAR A MÃO NO PELO E DIZER COITADINHOS.

Anónimo disse...

Sei de fonte segura que não aconteceu qualquer encontro.

Anónimo disse...

Pelo menos até apresentarem provas de que o encontro ocorreu, fica a dúvida se terá mesmo existido.

Anónimo disse...

já ouvi dizer que inventou está mentira do encontro com costa para a CMF pagar-lhe a viagem e o hotel das mini ferias que fez em Lisboa

Anónimo disse...

A lebre já apareceu ?
Lá se foi mais uma vez... o estrela.