Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Alerta do PCP


“Feira dos Tecidos” vai para insolvência!
Defender os direitos dos trabalhadores!

No País e na Região, começam a ser formalizados pedidos de insolvência de empresas a pretexto da atual conjuntura de contingência da atividade económica, devido ao combate à pandemia do COVID-19.
Esta é uma realidade, que a se manter, vai destruir milhares de postos de trabalho e, até mesmo, negar direitos aos trabalhadores que são as principais vítimas da insolvência das empresas.
No passado dia 6 de abril, a empresa “Feira dos Tecidos”, com mais de 120 trabalhadores em todo o País, e com 18 espaços comerciais, sendo um deles na Madeira, que emprega 10 trabalhadores nesta Região, declarou insolvência. Estamos a falar de uma empresa que representa apenas a “ponta do icebergue” do problema que está criado com a insolvência de empresas. 

O que está a acontecer com a “Feira dos Tecidos” é um retrato do que está a acontecer com tantas outras empresas no sector do comércio.
A destruição dos postos de trabalho é, sem dúvida, o aspeto mais negativo da insolvência das empresas, mas também é necessário que outros direitos destes trabalhadores que viram os seus postos de trabalho destruídos sejam garantidos.
Sabemos o quanto foi difícil no passado os trabalhadores vítimas de processos idênticos verem salvaguardados os seus direitos. Agora, com o atual “estado de emergência”, não podemos permitir que os trabalhadores fiquem penalizados nos seus direitos, pois, apesar desta nova realidade que reduziu o funcionamento de um conjunto de serviços públicos e privados, que restringe direitos laborais, o direito à greve e o direitos à manifestação, os prazos e a componente burocrática para que os trabalhadores possam recorrer para ter acesso aos seus direitos remuneratórios e indemnizatórios mantêm-se iguais ao período em que não existiam contingências nem “estado de emergência”. Os direitos e o Direito não foram suprimidos!
Não é, portanto, aceitável que numa situação destas existam aproveitamentos indevidos por parte das entidades patronais para negar direitos presentes e futuros aos trabalhadores.
Perante esta nova realidade concreta, o PCP vai questionar o Governo Regional, através do seu Deputado no Parlamento Regional, Ricardo Lume, sobre as medidas que estão a ser tomadas para garantir que os direitos dos trabalhadores, em particular das vítimas de insolvência, sejam salvaguardados.

Funchal, 09 de abril de 2020


Pela Comissão Executiva da DORAM do PCP

Sem comentários: