Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de abril de 2020




CAFÔFO, O DISCÍPULO




  
Gil Canha


Como toda a gente, estou confinado no meu apartamento por causa do maldito vírus do PC chinês.  Esta manhã, estava a dar um lamiré pelos jornais regionais, quando li que o sr. Paulo Cafôfo, suposto líder do PS/Madeira, sugeria cortes na despesa pública regional, nomeadamente no Jackpot aos partidos.
No meio da leitura, lancei alegres grunhidos de satisfação, que despertaram a atenção do meu gato Bonifácio

- Lá estás tu com essas risadas meio aparvalhadas – censurou-me o gato – sabes que me irritas com esses teus sarcasmos à Verline, essas risadinhas cínicas dum Bukowski vilão.


O meu gato, ao contrário dos cães, não suporta passear de trela, por isso, anda irritadiço e maldisposto.  Ainda por cima, tem observado da nossa varanda, muito raivoso e cheio de inveja, o vizinho do 1º andar a passear o seu arqui-inimigo, o Felisberto, um podengo meio arraçado.

- Sabes Bonifácio, ando há anos a escrevinhar em jornais, a fazer miseráveis discursos em frente das televisões, a pregar num verdadeiro deserto, e nunca, mas nunca, consegui algum discípulo que seguisse as minhas ideias, que copiasse as minhas sugestões, e olha, quem diria, o Cafôfo veio aproveitar quase tudo aquilo que eu disse no meu último artigo, aqui no Fénix, do amigo Calisto.

- Olha, com esse não te metas! Da última vez andei contigo debaixo da mesa da cozinha, ambos escondidos por causa dum maldito processo judicial que ele te meteu… Se ele te copiou, deixa lá… ele também não plagiou a tal arquiteta brasileira?! Aposto que essas sugestões pós covid-19 do Cafôfo vieram acompanhadas com uma foto grande dele, a Miss Campanário adora essas tretas e tal...

- Não sejas mau, ó bola-de-pelo! Para bem ou para mal consegui um fiel seguidor, nem a Igreja Universal do Reino de Deus consegue converter tão rapidamente um desgraçado como eu.

- Pelo que estou aqui a ler, o Professor Mentiras só copiou metade daquilo que disseste – censurou-me o gato. – Vocês, do PND, andaram anos e anos a falar mal do Jackpot dos partidos, e a única coisa que conseguiram foi que o Tribunal Constitucional vos fechasse as portas e o pio. Olha, o Cafôfo nem defende o modelo do parlamento açoriano, que é cerca de duas vezes e meia do salário mínimo de subvenção ao partido, por cada deputado eleito, totalizando num ano, cerca de 900 mil euros. Aqui na Madeira, os partidos recebem num ano a bonita quantia de 3,5 milhões de euros, e o manhoso ainda vem pedir uma miserável redução de 1/3 do Jackpot, cerca dum milhão de euros. Quando deveriam era acabar com essa pouca-vergonha, ou então, copiar o modelo poupado e espartano dos açorianos. Os cafofianos já parecem o partido do sr. Rodrigues, quando em 2015 fizeram uma algazarra de sacristia por causa dum miserável corte de 40%.

- Bonifácio, Bonifácio… andas mesmo ressabiado com o Professor! Olha que ele também me seguiu na minha proposta de redução dos pagamentos às PPP rodoviárias, limitação de assessores, e até na denúncia que eu fiz a propósito da última transferência milionária para as Sociedades de Desenvolvimento.

- Sim, sim, seu palhaço… ainda acreditas nessa virgem oca, aspergida pela água-benta do fingimento rastejante – replicou-me o gato todo eriçado – quem encheu mais a Câmara Municipal de assessores que o Mentiras? Quem mais meteu famílias inteiras lá dentro? Quem deu cabo da Frente-Mar, desviando milhares de euros dessa empresa municipal para o Diário do Sousa/Blandy em troca da sua promoção pessoal de Miss Texas da política? Quem gastou rios de dinheiro em publicidades e eventos de merda? Quem meteu na Sociohabita aquele Príncipe da Renascença, aquele célebre gramático da língua portuguesa? Quem revalidou a licença do Savoy e promoveu o facilitismo na autarquia do Funchal? Quem é o campeão da mentira a nível mundial, logo a seguir ao Xi Jinping, que disse a pés-juntos que era totalmente independente e que os partidos estavam esgotados? Quem copiou e imitou mais as laranjas azedas que esse traidor da oposição madeirense?

- Porra Bonifácio! Já me estragaste o dia. Estava contente porque tinha ganho um fiel discípulo das minhas ideias e tu, seu desmancha-prazeres, estragaste tudo! Se faltasse o papel higiénico aqui em casa já sabia o que fazer de ti, seu bichano mal-encarado!

- Quando te dizem as verdades, ficas assim, sua macaca (o bichano sabe todas as minhas fraquezas), bem diz o dr. Jardim que não podes entrar na Venezuela, que fizeste aquelas casas horríveis nos Barreiros, que só sabes criticar, que perdes sempre as eleições, e deste cabo do PND (bem dizem os especialistas que a violência doméstica em tempos de quarentena aumentou, e ainda mato este gato), e vens agora dizer todo vaidoso que o inteligente do Cafôfo é teu fiel seguidor… por este andar ainda vais afirmar que o Iglésias e o JMR são os maiores críticos dos Sousas. Não?!

Não sabia bem se explodia, ou se mandava o gato pela janela abaixo. Para acalmar, liguei novamente o computador e fui ao Correio da Madeira, ver como andava a luta entre o Coelho e o diretor do Diário dos Sousas. Ferido no meu amor próprio, olhei com desdém para o Bonifácio, que estava num canto da sala, a tentar enfiar uma máscara cirúrgica que tinha recebido de oferta do José Manuel Rodrigues, e com a patinha, brincava com uma latinha de paté-de-atum, fornecida pelo Banco Alimentar contra a fome, após uma generosa contribuição do sr. Presidente da Assembleia.
E quando o ambiente estava mais calmo, o gato veio até mim, ainda com a máscara do JMR a pender duma orelha, e com o focinho todo lambuzado de atum parlamentar, atirou:

- Não precisas de estar para aí todo amuado. Em todas as sugestões que o Cafofo apresentou para fazer face à crise económica que aí vem, não vês uma única linha para meter os Sousas nos eixos; nenhuma proposta para limitar o poder dos Donos Disto Tudo, nem sequer uma crítica contra os grupos monopolistas que nos sugam até o tutano; e tu, todo presunçoso, ainda pensas que o gajo te seguiu, como aquelas mulheres vestidas de cabedal negro que levam os homens por uma trela. O gajo e o Iglésias estão VENDIDOS! Ouviste, VENDIDOS!

Saltei imediatamente da cadeira e preparei-me para asfixiar o Bonifácio com as minhas próprias mãos. Mas ele olhou-me com aqueles olhos amarelos melosos no meio daquele tufo negro peludo, que perdi imediatamente a coragem.
O bichano soltou-se, fez alguns meneios meio babosos, e mais carinhoso e gentil, fez-me um pedido irrecusável:

- Vá lá titio… sei que vais escrever… mete no teu texto uma fotografia engraçada do Professor Mentiras e do despenhadeiro cheio de feno que os Sousas venderam no Porto Santo ao Governo regional, por 6 milhões de euros.

37 comentários:

Anónimo disse...

O gato do sr. Canha é mesmo um diabrete! Obrigado pelo gozo eh eh

Anónimo disse...

Eu acho que o srº Gil Canha está enganado e o gato bonifácio também! O prof. mentiras não anunciou ainda medidas contra os sousas e os Donos Disto Tudo, para fazer uma surpresa quando a Assembleia Regional reabrir! Vai ver que o Prof. Paulo Cafôfo vai tirar um trunfo da manga, e vai acabar com os monopólios e as oligarquias criadas pelo drº Jardim!

Anónimo disse...

Finalmente deste a mão a palmatória, caso contrário seria o diabo.
Bem dizíamos que iria acontecer.

Anónimo disse...

Todos os partidos da oposição estão a seguir estas ideias não só o PS do dep. Cafofo.

Anónimo disse...

O Mentiiras anda todo fulo da vida, porque o Sonso Gouveia arranja coisas para aparecer todos os dias no telejornal.
Já não bastava ter tirado todos os retratos do site da câmara, Sonso Gouveia toma-se as liberdades de ser o protagonista do campo cafofiano.
E, ainda por cima, o Mentiras cada vez que aparece é só generalidades e ideias juvenis.
Até o Glesias o tem deixado espalhar-se.
Vai animada a vida no Saco de Gatos.

Anónimo disse...

Isto está engraçado! E o drº Carlos Pereira corrido pelos cafofianos ainda quer apoiar aquela cabeça oca da política madeirense, que não faz mais nada, do que copiar as ideias dos outros. Será que também tirou o curso para professor copiando os testes dos seus colegas de curso?

Anónimo disse...

O PS é um saco de nada, nem gatos!

Anónimo disse...

Este cafôfo ficará na história negra dos Presidentes da C.M.F.
É uma criatura mentirosa, mas ávido pelo "Deus da terra"
Duvidam?
Quanto valeu aquelas mudanças do PDM do Funchal para fazer um fato à medida aos Tubarões do Betão?
Jamais poderá ser um político e homem respeitado na nossa Ilha.
O COVID não nasceu na China mas sim no palacete do Colégio
Fujam dele.....

Anónimo disse...

14.46
Por que chamas Mentiras ao Cafofo e Sonso ao Gouveia?
Não é por eles se chamarem Cafofo nem Gouveia, pois se lá estivessem o João e o Alberto a tua diarreia seria a mesma, pois estais a ofender as pessoas que não usam o mesmo teu patamar e são adversários políticos próximos. Isto só mostra a teoria ignóbil de certa gente, gostariam que fizesse aos seus as mesmas ideias destruidoras?

Anónimo disse...

17.18,
Primeiro porque me apetece. Segundo, porque no léxico deste blogue, essas alcunhas colaram aos personagens.
A minha diarreia é tratada com caldo de arroz e cenoura, e se necessário com Imodium.
Ofender, só na tua opinião. Quem é figura pública, está sujeita a estas piadas. É assim em todo o lado, e nunca te vi anteriormente levantar tamanha ofensa quando o "ofendido" é de outra cor política. Só com o Mentiras e o Sonso Gouveia.
Se te ofendes...vai com a virgem !

Anónimo disse...

O Careca levou cá um porradão que até sinto vergonha alheia

Anónimo disse...

Boa anónimo das 17:18.
Gente mal educada, que até agonia. As pessoas têm nome e nomes bem bonitos.
Miguel e Paulo, sim senhor. Há quem ponha estes nomes hoje em dia, nos seus filhos. Não é só por S. Paulo e pelo Arcanjo.

Anónimo disse...

O Cafôfo ficará na História do Funchal por ter conseguido, depois de décadas laranja, dar outra cor à CMF. Ficará na História por ter contribuído para acabar com a maioria absoluta do psd. 19 deputados! Factos são factos.

Anónimo disse...

19.42.
Um é Paulo, outro Miguel. São nomes bonitos.
Assim, misturando nomes e alcunhas dos personagens, um fica Paulo Mentiras, outro Miguel Sonso Gouveia. Lindos nomes.

19.45,
Triste consolo para quem se propunha ser presidente do governo. Mas quem é lagartixa, não chega a jacaré.
Está no seu patamar.

Anónimo disse...

20.24,
Parece que o homem aproveitou uma abertura do Sr Calisto e está entrando aos poucos, não faltará muito tempo e virá com a verborreia do costume. Oculos e espelhos muito necessitam esta gente para não falar de outras coisas.

Anónimo disse...

O Cafofo perdeu as eleições com um PSD desacreditado, em baixo, só porque toda a gente percebeu que ele está feito com os DDTs.Só ganhou esses deputados a mais porque as pessoas queriam ver o PSD pelas costas, e nem isso ele soube aproveitar. É um tolo!

Quintino costa disse...

Grande dupla Gil e Bonifácio, excelente artigo.

Anónimo disse...

Ó senhor 00:03,desacreditado? Até que concordo, mas com todos os meios, numa campanha desigual usando os meios do governo.Foi 100 euros para estes, mais outro tanto para outros, mais 40 euros para os de lá,mais não sei quanto para os de cá,mais carreiras assim e outras assado. Ó anónimo, esteja quieto que são psds como o anónimo, que afundam o partido.Quando se tem telhados de vidro, é melhor ficar calado ou dizer coisas atinadas. Não ajude a afundar o psd.
E essa de estar feito com os DDT é para rebolar de riso.Ó senhor não chame tonto ao povo.

Anónimo disse...

Foi eu que foi almoçar e jantar com o Luís Miguel de Sousa! Eh...Eh...Eh...

Anónimo disse...

Pobre Cafôfo
Cada vez mais este Senhor prova que é um vazio de ideias e que não tem sequer formação para gerir uma família, muito menos uma Ilha com um Nobre Povo.
Revela falta de valores e princípios.
Quando o berço não dá, muito dificilmente se aprende mais tarde.
Quem sai aos Seus não degenera, mas realmente revela uma falta de Palavra e nota-se isso, na forma leviana com que dá dentadas nas mão daqueles que o ajudaram e facilmente descarta-se das pessoas como se faz a simples objectos.
O seu materialismo interesseiro é visível nos seus actos e a sua passagem na C.M.F. provou isso mesmo.
Ainda bem que a sua passagem pela política começou pela Câmara, pois rapidamente caiu-lhe a máscara.

Anónimo disse...

é um facto ... os gatos do saco de gatos conseguiram atrair gato Bonifácio (fica por saber qual o engodo que lhe lançaram para o atrair). Outro facto é que tiveram de se socorrer dum DDT para se verem livres do Bonifácio ...

Anónimo disse...

Não foi este palhudo que queria dar dinheiro para o livro do Dr. Jardim? É um vira casacas.

Anónimo disse...

Li o anterior artigo do sr. Canha e as propostas do Dr. Paulo Cafofo, quem copiou foi o PS/Madeira não o Dr. Cafofo, ele foi só porta-voz! ABAIXO A MÁ LÍNGUA PSD!

Anónimo disse...

19 de Abril 11:32
Já agora: quem pagou o almoço?...diz o povo: "não há almoços grátis"

Anónimo disse...

Quem é que paga o almoço? Então não ouviu um dos DDT a dizer à jornalista da RTP/Sousas antes das eleições numa inauguração eleitoralista, que quem paga os almoços é você, que é, como quem diz, é o povo!

Anónimo disse...

É bem feito! Porque as pessoas antes das eleições foram avisadas que Paulo Cafôfo estava capturado pelos Sousas e ninguém ligou nenhuma! Por isso paga e não bufa, que é como quem diz, és roubado nos portos e não refilas!

Anónimo disse...

Por causa do covid há muitas palavras que estão a ser esquecidas...lebre..primeiro damo...fugitivo...irmandade...lagartixa mentirosa...vermelhinho

Anónimo disse...

Onde é esse terreno no Porto Santo desses sousas? Na Calheta? alguém ajuda

Anónimo disse...

Numa zona que na gíria popular se chama abica-burros!

Anónimo disse...

O Mentiras assimfica sem lugar para armar uma tenda no verão.
Mas não há problema. O "patrão" Sousa dá-lhe uma semana de hotel à borla. Menos mau.

Anónimo disse...

O terreno é a ribanceira junto ao porto. Tenho um terreno junto ao ex matadouro do Porto Santo e vendo por 400 mil euros, quase 10 mil metros, melhor que o dos Sousas

Anónimo disse...

20.40,
Mas como aí para construir, se for abaixo da estrada, só para hotelaria, estás bem f.d.do.
Então agora, ficas a ver navios.
Devias ter vendido quando o Ronaldo andou lá a comprar terrenos com os amigos Jorge Mendes e António Salvador.
Se calhar foste ganancioso, pediste de mais, e lixaste-te.

Anónimo disse...

20.40,
Agora esquece pois a mesma agua não passa na ribeira duas vezes, o que te pode acontecer é o Governo expropriar a preço JUSTO para uso da população.
Que otário.

Anónimo disse...

22.34,
Então não sabes que quem se mete com o PSD leva, aprendeste tarde mas sempre finalmente aprendeste.

Anónimo disse...

12.12,
Tem graça a observação, porque quem a usou foi Jorge Coelho, então alto dirigente do PS e ministro, e, relativamente ao seu partido.

Anónimo disse...

13.31
Só que agora foi o PSD-M a copiar e decidir aumentar o grau de severidade ultrapassando até a própria PIDE, pois quem não é laranja podre é contra nós.

Anónimo disse...

19.51,
Dadas as imbecilidades que escreves com frequência, estar contra ti é um dever cîvico.