Powered By Blogger

terça-feira, 21 de abril de 2020


RECOLHA SELETIVA!?

Infelizmente, o plano de contingência da CMF suspendeu a recolha seletiva de resíduos sólidos.
Isto é demasiado grave, porque, depois da pandemia vai ser muito difícil recuperar o bom hábito da deposição seletiva.
Na minha modesta opinião deveria ter sido reduzida a frequência da recolha de resíduos indiferenciados e reprogramada a remoção dos resíduos recicláveis.
Porque já nada me surpreende, ontem a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal recebeu um mail da Senhora Vereadora do Ambiente com um inquérito, que começava com esta pérola ecológica:

"No âmbito das alterações que atualmente se vive, a Câmara Municipal do Funchal quer cada vez mais ser uma autarquia responsável e ambientalmente sustentável, nesse sentido, apelamos à Vossa Entidade que nos ajude nessa missão respondendo ao ofício em anexo."
Porque não acredito em milagres políticos, durante e após a pandemia, vou continuar a cuidar das plantas que me oferecem mais oxigénio que os ventiladores chineses.

21.04.2020

Raimundo Quintal

21 comentários:

Anónimo disse...

Já há varios dias alertei aqui na Fénix para esta questão.
Coloquei esta questão aos serviços municipais, que não me deram uma resposta plausível.
E, a pergunta é: porque razão a Câmara Municipal do Funchal faz a recolha de resíduos, primeiro misturando lixos indiferenciados com papel, plásticos, e agora, imagine-se também o vidro é deitado no mesmo camião de recolha, misturado com os primeiros.
Isto é inadmissível em qualquer terra civilizada, e não há desculpa à conta da pandemia. Isto é irresponsabilidade e incompetência. Porque se tem menos pessoal a trabalhar na recolha, e não se percebe porquê, que reduzam o número de recolhas, mas nunca misturando os resíduos seleccionados.
Será que isto acontece noutras autarquias? É porque isto é um atentado ambiental.
E anda a Câmara a gastar dinheiro em iniciativas patéticas e sem qualquer interesse, e isto, que é das primeiras responsabilidades de uma autarquia, é esta vergonha.
Seria bom que os senhores jornalistas investigassem o assunto, porque isto também atenta contra a saúde pública.

Anónimo disse...

Esta Câmara "cada cavadela uma minhoca"
Ao ponto que chegamos....

Anónimo disse...

Entre o vaidoso e o sonso , o mentiras que escolha.

Anónimo disse...

A mim faz-me comichão ver tudo ao monte e fé em Deus. Por isso continuo a separar e vou deitar num ecoponto que existe perto da minha casa. A partir dai fico com a minha consciencia (ecologica) tranquila.

Anónimo disse...

Totalmente sem explicação.
o que têm a ver as medidas de restrição com a separação do lixo. E a oposição não tem nada a dizer?

Anónimo disse...

22.24,
Dizes e dizes bem, esta Camara poderia agora estar bem, mas não quiseram, agora tomem.
Que otários.

Anónimo disse...

Primeiro o anúncio do fecho das praias, agora o lixo, o que virá depois? E a culpa é sempre dos outros, nunca de quem gere a Câmara e decide por nós. Santa paciência!!!

Anónimo disse...

No meu predio também continuamos a fazer a recolha selectiva dos resíduos.
E depois, vemos o pessoal da Câmara recolher, e deitar tudo para o mesmo camião.
Mete dó.

Anónimo disse...

Devem manter a recolha seletiva, isto é voltar atrás, é ganhar maus habitos, UMA VERGONHA DUMA VEREADORA DA QUERCUS.

Anónimo disse...

INCREDÚLO fico eu depois do telejornal Madeira das 21,00 - 22/04/2020 a pedirem uma esmola EXTRA , PPEFERENCIAL e SELECTIVA pronunciado por um LACAIO do Grupo PESTANA, sim o Patrão do ALBUQUERQUE, este Covid 19 veio demostrar a fraqueza duma região unicamente hoteleira e que não desenvolve outras estratégicas da economia, passo citar por exemplo Ribeira Valey ficou na gaveta de alguém, o cabo submarino, pescas, agricultura, exploração petróleo, etc. EU digo e pronuncio novamente este PSD Madeira só que capaz de governar com desgraças alheias e desgraças para irem buscar subsídios e apoios estatais, para depois darem tudo aos TUBARÕES do REGIME, PSD MADEIRA não tem rumo e futuro para uma região insular como a nossa.

Anónimo disse...

Sim, já todos sabemos que a malta do PSD e do seu partido vassalo é que são os maiores, os que tudo sabem e dominam. Os outros ignorantes não sabem governar. Tá certo.

Anónimo disse...

A RECOLHA SELETIVA ESTÁ SUSPENSA TAMBÉM PELA ARM EM TODOS OS CONCELHOS ONDE É ESTA EMPRESA QUE TRATA DOS RESÍDUOS. SOMENTE O VIDRO CONTINUA A SER TRATADO E SEPARADO.
PARA QUEM NÃO SABE, É UM RISCO MUITO GRANDE PARA OS FUNCIONÁRIOS SEPARAREM LATAS, PLÁSTICOS, ETC.
FOI UMA DECISÃO MUITO ACERTADA.

Anónimo disse...

22.33,
Não deves nada à inteligência, disso não há dúvida.
Então as empresas pedirem apoios, quando não têm receitas e têm encargos, é para ti uma coisa extraordinária, não?
Os trabalhadores dessas empresas que se lixem, não? Achas que isto é uma questão política? Não vês que em todo o lado todas as áreas da economia estão a pedir apoios aos governos? Ou achas melhor falirem e mandar o pessoal todo para o desemprego?
Que otário.

Anónimo disse...

12.22,
E então achas que o mau exemplo da ARM foi bem seguido pelo Sonso Gouveia no Funchal, quando a Câmara do Funchal nem faz parte da ARM.
Muito bem. Quando é para pagar a água, para o Sonso Gouveia a ARM não presta. Agora na separação dos lixos, a ARM é exemplo.
E então se a separação do lixo é um risco, porque não usam equipamentos de protecção? E essa separação sendo feita pelos utentes como era até agora, os resíduos são deitados nos recipientes próprios sem intervenção dos funcionários. É do carro de recolha, directamente para os recipientes onde são compactados. É tão perigoso como recolher na casa dos cidadãos.
E não, a Câmara do Funchal não está a fazer separação do vidro. Questionado, o Departamento do Ambiente dá indicação para colocar com os restantes lixos. E como no meu prédio se continua a fazer selecção, tive a oportunidade de ver que os funcionários da Câmara deitarem todos os resíduos no mesmo camião. Ninguém me disse. Eu vi.
E, está errado. Seja da ARM, da Câmara do Funchal ou seja lá de quem fôr. Não há nenhuma razão plausível que justifique esta medida.
Não, não foi uma decisão muito acertada. Foi uma decisão muito errada, mesmo que a queiras justificar escrevendo com maiúsculas. E nem com maiúsculas tem justificação. Só aumenta o erro e a certeza da má é errada decisão.

Anónimo disse...

23 de abril de 2020 às 18:15
O senhor deve achar um expert na matéria, o que pretendo dizer é que o pequeno empresário que é a maioria da população ativa em cerca de 70% RAM tem mais dificuldades e encargos que os grupos económicos sediados na Holanda Bélgica Malta Offshores etc. Logo esses mesmos grupos deverão recorrer os apoios e fundos onde tem o seu domicilio fiscal, nomeadamente nos países acima referidos. Você deve achar que o contribuinte é um saco sem fundo, o funcionário publico independentemente de o ser ou mau funcionário irá receber sempre, como é o seu caso. No dia que o seu saco tiver vazio e que irá faltar na sua mesa vá fazer queixa ao seu patrão Miguel Albuquerque e ao seu partido

Anónimo disse...

23.36
Nem mais, mas atenção que esse chavascal vem de alguém sem classe e sem carater que se intitula de US.
Então a Madeira passou de 70 e tal meses sempre a crescer a uma catástrofe em poucas semanas.

Anónimo disse...

Pior é que mudam a hora da recolha, quando a hora habitual era às 11h às vezes veem às 7h30, e assim as pessoas tinham tempo para colocar o contentor na Rua durante a manhã, vem acontecendo ficarem a ver navios, enfim, já passou ...

Anónimo disse...

23.36,
Nem me acho expert, nem preciso de o ser para perceber que, empresas que deixam de ter receitas, ou quebras abruptas de receita, precisam de recorrer a mecanismos de suporte. Seja através do lay-off, seja através de medidas fiscais, moratórias de pagamentos, ou outro tipo de medidas. Basta ter dois dedos de testa, e ser minimamente informado, e ver o que se está a passar no mundo inteiro.
E, os encargos são para todos, e não se medem por pequenos ou grandes empresas, porque aí seria necessário definir essa grandeza. É em volume de negócios, resultados líquidos EBITDA, por número de trabalhadores, etc, etc.
Todas as empresas têm encargos. Logicamente que há empresas que têm reservas de tesouraria, mas isso acontece nas grandes como nas pequenas. E, essa reserva de tesouraria, possibilita que essas empresas cumpram os seus encargos antes de receberem os apoios.
Pena é que não sejam muitas aquelas que têm uma gestão que lhes possibilite alguma folga em tempos difíceis. E, o maior erro que os governos poderiam fazer, seria não apoiarem essas empresas, descapitalizando-as. Seria um erro de consequências gravíssimas.
É como dizes, falando de sacos vazios, não se pode esvaziar os sacos na totalidade, sob pena de empresas que dão emprego e pagam impostos, venham a morrer, com as consequências trágicas no emprego.
O contribuinte somos todos nós que pagamos impostos, sejam cidadãos ou empresas. E por não serem sacos sem fundo, estão os governos europeus a pressionar alguns ainda renitentes, que este pacote de 1,5 triliões de euros ser subvenção e não empréstimo.
Já agora, sabes porque há empresas portuguesas com sede na Holanda ou em Malta?
Quanto a essas alusões tontas de patrão e partido, devolvo-tas. Enganaste-te no destinatário.

14.02,
Sobre a tua classe e carácter, não me posso pronunciar porque não te conheço de lado algum. US é o quê, United States?
Sobre a tua inteligência e conhecimentos sobre economia, já me posso pronunciar, porque quem acha que o crescimento de uma economia durante um determinado período, faz com que um acontecimento a nível mundial desta dimensão, fosse acomodado nas contas públicas sem preocupação ou consequências, é apenas um ignorante. Apenas isso.

Anónimo disse...

14.33,
Madeirense é complicado, tem de ser igual desde a nascença até a mortalidade, terá de haver uma hora para o chichi e outra para o cocó, caso contrário reclama sempre. Pena não reclamar por outras coisas mais importante e pactuar com aquilo que se passa diariamente e que diz respeito a todos nós.

Anónimo disse...

19.36,
Madeiremse é português. Logo não é de reclamar.
Faz bravata, escreve no Facebook, mas se chegar à frente e reclamar aperesentar queixa nas instâncias competentes...tá quieto.

Anónimo disse...

Falta neurónios nessa gente, tomam decisões sem pensar.