Powered By Blogger

terça-feira, 14 de abril de 2020


LANTERNA CHINESA


Os nomes populares das plantas por vezes geram ideias erradas a seu respeito. E este simpático arbusto de ramos escandentes e folhagem semicaducifólia é um caso paradigmático. Devido à morfologia das suas flores chamam-lhe lanterna-chinesa. No entanto, o seu território de origem é muito distante da China.

A lanterna-chinesa ou sininho pertence à família das Malváceas e o seu nome científico é Abutilon megapotamicum (mega = grande; potamos = rio), porque é indígena do grande estuário conhecido por Rio da Prata, que abrange terras do sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.  
Este arbusto da América do Sul multiplica-se com alguma facilidade por estaca, vive ao sol ou em ambientes de meia sombra e tem preferência por substratos ricos em matéria orgânica, húmidos mas não encharcados.
No Jardim do Tojal floresce todo o ano, embora com maior intensidade na primavera e no verão.
As flores pendentes, com o cálice vermelho e a corola amarela, são muito procuradas por borboletas e abelhas.
Embora seja intenso o trabalho dos insetos polinizadores, as plantas que aqui vivem não produzem frutos.


Jardim do Tojal, 13.04.2020

Raimundo Quintal

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Quintal. Estou a adorar o seu trabalho.

Anónimo disse...

NOTÍCIAS do PARAÍSO AÇOREANO

Eu próprio elogiei o Diretor Regional, o que por comparação com as duas senhoras do rectângulo é fácil. A habilidade comunicacional pode iludir durante algum tempo, mas nunca o tempo todo.
Açores 100 casos 4 óbitos
Madeira 51 casos 0 óbitos
Nos Açores só a Ilha de São Miguel tem 63 Casos
A ilha de São Miguel e a Ilha da Madeira têm a mesma área:
São Miguel cerca de 137.000 habitantes
Madeira cerca de 262.000
(Funchal com uma densidade populacional incomparável)
Se a segurança na comunicação do Director Regional no momento inicial nos trouxe conforto, em pelo menos 2 momentos vislumbra arrogância e que aprendeu rápido as habilidades do político tradicional chutando para canto:
1. Quando a Madeira obrigou à quarentena obrigatória em Hotéis na chegada à Região questionado sobre o tema sublinhou antes que tinham os Açores sido os primeiros a obrigar a quarentena domiciliária, dando a entender que a medida (que depois adoptou... ) era à data irrelevante ...
2. Quando anteontem questionado sobre o uso de máscaras sublinhou também a irrelevância do uso das mesmas porque, segundo interpretei eu do modo como ele disse, somos uns incapazes para aprender a fazê-lo
Os jornalistas na conferência de imprensa diária são de uma deferência assustadora, ou por incompetência ou porque são silenciados(?). O que se alterou para ser relevante depois confinar os chegados à região aos Hotéis? Quando terá a Autoridade Regional de Saúde (essa sim) a competência necessária (que agora não tem) para ensinar o uso de máscaras à população ? E ter máscaras em quantidade disponíveis para distribuir / vender.
Porque andou o Governo dos Açores à espera do Governo Nacional para fechar aeroportos, quando podia de facto (quase) fazê-lo ao estacionar as suas aeronaves em terra ao ser proprietário da Companhia Aérea (Sata) que tem o exclusivo inter-ilhas e possivelmente a principal no transporte de passageiros para a Região. Como o fez depois e não logo que reclamou dessa urgência à República ( a Madeira por não ter Companhia Aérea não tem este “instrumento”).
Porque não questionam o que correu (muito) mal para o próprio Hospital de São Miguel ser o principal foco de contaminação e propagação da doença na ilha, ao ponto de ter que colocar 200 profissionais de saúde de quarentena (dito pelo Diretor Regional) logo numa fase inicial da crise sanitária e sobrecarregando prematura e tremendamente o trabalho dos colegas que permaneceram ao serviço, logo no início do combate ao vírus?
Porque transferiram doentes crónicos entre alas diversas do Hospital sem qualquer controlo sanitário prévio contaminando quem não tinha o vírus ao deslocar para uma outra ala com doentes já contaminados que não o sabiam ser? (tudo se sabe num meio pequeno, e da boca dos próprios pacientes)
Quem são os responsáveis e quais são as consequências? É que os generais mudam-se quando um combate corre muito mal. E apesar de os máximos responsáveis pelo Governo da Região estarem (estrategicamente) na sombra evitando danos colaterais à sua imagem deixando em lume brando Tiago Lopes, são eles na última linha quem tem que responder por tudo isto.
Se os jornalistas sediados na Região têm uma “mordaça” que os cala ( e terão os seus motivos) é sobretudo nestes momentos que é urgente uma Oposição.
Não defendo uma crítica de guerrilha. Mas educada e assertiva.
Nem de propósito o Líder da Oposição José Manuel Bolieiro tem esse perfil educado e conciliador, mas não pode estar sempre calado sobretudo quando quem nos pode dar livre e isenta voz (os jornalistas) estão condicionados e calados.
Esperemos que os números de hoje sejam melhores, mas não tem corrido assim tão bem.
E é preciso dizê-lo afirmativamente para tentar ajudar a forçar que não seja pior.

Anónimo disse...

Obrigada Doutor Raimundo, por nos trazer as flores a casa. Continue, que muito apreciamos.

Anónimo disse...

RAM: 2 ilhas habitadas.
RAA: 9 ilhas habitadas.
Aeroportos e portos na RAM: 2
Aeroportos e portos na RAA: 9

Anónimo disse...

10.28,
Penso que eles lá nos Açores devem saber o número de ilhas e aeroportos que têm, assim como na Madeira.
Também deves saber que pelo último censos, a Madeira tem cerca de mais 20.000€ do que os Açores, não?

Anónimo disse...

16.08,
Serão dos próprios ou de algum empréstimo concedido com o Aval da República?

Anónimo disse...

23.08,
Pergunta ao Mentiras ou ao Arroz de Lapas. Eles devem saber, porque andaram por lá a aprender as artes da governação.

Anónimo disse...

20.08,
E que bem que eu gostaria agora de um Arroz de Latas para comer em comunidade, coisa boa, nutritiva e saborosa ao contrário de outros que usam Macarrão com carne congelada e Canja, que desde que haja agua, temos Canja para todos.

Anónimo disse...

18.11,
E que bom é um macarrão com carne, é uma canja, e de entrada comer um arroz de lapas. Mas sem mentiras, só coisas verdadeiras.

Anónimo disse...

11.03,
De tão obsecado que andas que nem reparaste que ele estava a gozar-te e a tua pandilha com um Arroz de LATAS.
És o nosso palhaço que nos alegras diariamente, sem ti nem sei como passaríamos esta quarentena sem as tuas burrices.

Anónimo disse...

17.33,
É uma obsessão que nem te imaginas.
E, ocupado a fazeres os teus números de circo, de cara branca e nariz vermelho, divertindo toda a plateia, nem em quarentena consegues que a tua imaginação consiga produzir algo de original.
Como idiota que és, com as burrices do costume lá vais subsistindo.
Que palhaço.