Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de abril de 2020


UM GLADÍOLO SOLIDÁRIO


Não sei se alguém já escreveu: Abril, geófitas mil! Se já, peço desculpa por não citar a fonte. Se não, passo a justificar.
Os bolbos, os cormos, os tubérculos e os rizomas, que ficam meses escondidos e adormecidos no solo, no fim do inverno começam a libertar as folhas e desde março, mas com maior densidade e diversidade em abril, expõem as flores de variadíssimas morfologias e cores.

Algumas dessas geófitas, conhecidas vulgarmente por bolbosas, são muito sensíveis e exigem cuidados redobrados, outras dispensam-nos e só damos por elas quando exibem as vistosas flores. É o que acontece com o gladíolo africano ou gladíolo papagaio (Gladiolus dalenii), nativo da África do Sul, naturalizado na Madeira há muito tempo e que aqui se manterá florido até aos finais de maio.
Porque as flores deste gladíolo têm as cores da bandeira de Espanha, a sua apresentação é um gesto de solidariedade para com um povo que muito continua a sofrer.
Jardim do Tojal, 27.04.2020

Raimundo Quintal

18 comentários:

Anónimo disse...

Bonito texto e bonito gladíolo.

Anónimo disse...

Este é solidário mas em que sentido, singular ou duplo? Tipo governo regional para Lisboa.

Anónimo disse...

Linda flor para oferecer ao Costa o Mentiroso, como símbolo da solidariedade que um governo central deve ter para com o seu povo, como aconteceu em Espanha, e como o próprio tanto reclama à Europa.

Anónimo disse...

Solidário no verdadeiro sentido.

Anónimo disse...

Solidário como vai ser o Governo da República. Esquecer a lei de meios? E o perdão da dívida? Nunca! Solidariedade é o que vai chegar da República.Reclamou e bem da Europa e vai chegar. Cada um que faço o que tem de fazer.

Anónimo disse...

19.52,
Perdão de qual divida? Então não estamos a pagar o PAEF? Mas quem é que pediu perdão de dívida?
Solidariedade vai chegar da república, dizes tu. Esperemos que sim. Mas em Espanha já chegou e por duas vezes, em duas tranches.
E, se o dinheiro da Europa for emprestimo, bem que o Costa vai andar a pedir de joelhos o...perdão de dívida. Com 120% de divida sobre o PIB, comparativamente aos 98% da Madeira, e com uma dívida pública que tem crescido todos os anos, ao contrário da Medeira onde a dívida tem descido desde 2014, bem que vai ser preciso perdão para parte dos 140% de dívida que o Ronaldo das finanças estima para o final de 2021. E há especialistas que dizem que vai ser mais, se o dinheiro da europa for empréstimo.
Bem que vai ser preciso perdão, e o PSD para viabilizar orçamentos, porque geringonça já se perceneu que foi à viola.

Anónimo disse...

15.36,
E se para ti aparecesse um GUETERRESII era aquilo que mais queriam, não?
Não têm dinheiro que pague o PAEF, em Outubro pedem mais um empréstimo para pagar o 13. mes e vão pedir + para o Hospital + Colmotar as Despesas do Coronavuris. É só pedir dinheiro emprestado mais e mais quando a Região nem tem um cêntimo para tocar musica a um cego.
Empurrar os problemas com a barriga, resolver o dia de hoje e quem vier a trás que feche a porta. Coitado das gerações vindouras que tem mais 600 anos para pagar dividas contratadas por este PSD.
Viva a rebeldaria com 1 Presidente, 1 Vice-Presidente, 9 Secretários Regionais, 50 Diretores Regionais e uns 20 assessores para uma população de apenas 250.000 habitantes e apenas 2 ilhas.
Madeira, Arquipelago dos Tachos.

Anónimo disse...

22.28,
Nota-se que conhecimento e inteligência não são o teu forte.
Deixa o Guterres em paz, que esse perdão de dívida não foi nada de especial. Se me falasses do perdão que a Alemanha teve depois da II Guerra, a 100%, ainda vá. Deve ser esse o que o Costa quer, mas o repugnante vai mandá-lo passear. E que necessidade tem Portugal de perdão de uma parte dívida. Vem-me à memória o actual ministro Pedro Nuno Santos, então deputado, quando na AR dizia "que se lixe a Troika". Era bonito, mas a vida deu-lhe uma lição, e agora o discurso é bem diferente.
Mas além disso pareces também meio burro, e ignorante. Se consultares os dados do Ministério da Finanças, vês que o empréstimo do PAEF (se é que tu sabes o que isso foi) tem sido pago escrupulosamente nos valores e datas acordadas. E mais, verás que para além de juros tem sido amortizado capital. E, além disso, a dívida pública regional tem diminuído significativamente, de 6,2 mil milhões para menos de 4,8 mil milhões, e continuava em queda até este acontecimento da pandemia, situando-se nos 98% do PIB, muito abaixo dos 120% do PIB da dívida da república, que em valor absoluto tem continuamente subido e se cifrava nos 252 mil milhões, isto é, cerca de 22 mil milhões a mais desde que o Costa governa, até antes da pandemia.
Claro que a verdade te tira os argumentos, e essa verdade é indesmentivel, porque se pode consultar, e dou-te apenas entidades nacionais, nenhuma regional sequer, junto do Ministério das Finanças, INE ou Banco de Portugal.
Mas, a tua burrice é insistente. Pede-se dinheiro para construir um hospital? E quem é que não pede? Que governo por esse mundo fora não recorre ao crédito para construção de infraestruturas? És tontinho?
Não gostas do PSD. É um direito que te assiste. Mas não deves dizer burrices por causa disso. A realidade é o que é. Não tem partido.
Eu estou-me nas tintas para partidos, seja qual for, mas tenho cabeça para pensar e estudar os números.
Falas do tamanho do governo da Madeira, mas, se não tivesses palas nos olhos, verias que o governo de Portugal é bem maior, aliás o maior da Europa, batendo em número qualquer outro governo que existiu no país.
Não deves deixar que o teu ódio por um partido te faça escrever essas baboseiradas sem nexo, e que contraries a realidade confirmada por autoridades nacionais.
A realidade é o que é. Gostes ou não.
É a vida, como diria o teu camarada Guterres.

Anónimo disse...

11.04,
Voces são mesmo uns mal agradecidos e atingem o grau da Arrogância ao dizeres que o perdão da divida feita pelo Gueterres NÃO FOI NADA DE ESPECIAL. Não sei porque andam diariamente a pedir sempre mais dinheiro a Lisboa e ao Costa afogando a Mãe Pátria.
Portugal não é só a Madeira.
Pobres e Tesos mas sempre de foçinho empinado e com manias e gastos de ricos.
O governo Regional tem mais Governantes e Tachistas do que muitos Países da Europa com 8 Milhões de população.
Vergonha das vergonhas.

Anónimo disse...

13.01,
E acrescenta, Campeões Europeus do Despesismo.
A Madeira é a Região mais despesista na Europa por cada habitante.

Anónimo disse...

13.01,
Mal agradecidos? De quê?
Do que a Nação roubou aos madeirenses durante anos e anos? Do atraso a que votou os madeirenses durante todo o Estado Novo?
Aqui ninguém pede nada. Exige-se aquilo que é uma responsabilidade do Estado. Ninguém pede nada.
E focinho terás lá tu, porque deves estar habituado a comer numa gamela.
Sempre com essa baboseirada do tamanho do governo da Madeira, mas calado que nem um rato sobre o tamanho do governo português, o maior da história do pais, o maior dos países da UE.
Agora, rebater os números da dívida da Madeira e da dívida de Portugal, o facto de uma descer, e da outra estar continuamente a subir, quanto a isso nada. Porque nada tens a dizer de inteligente. Só burrices.
Que otário.

Anónimo disse...

17.08,
Logico se Portugal dá a Madeira depois tem de se endividar, com certeza que a sua divida cresce e a da Madeira diminui. Basta ver que são quase cerca de 500 Milhões que cá cantam anualmente. A Madeira só sobrevive a custa de Portugal e das outras Regiões visto não produzir NADA, caso contrário seria a Guiné-Bissau da Europa, embora em alguma coisa já seja.

Anónimo disse...

Guterres perdoou a Dívida da Madeira. A lei de meios é de Sócrates. E de Cavaco Silva ?Passos Coelho? Por um canudo.Anónimo das 21:11 e o reembolso das viagens aéreas, o orçamento da Segurança Social, a justiça,a universidade da Madeira,etc?Muito mais que 500 milhões.

Anónimo disse...

21.11
Deves ser meio burro, se achas que o problema de Portugal é a Madeira ou a miséria que transfere do OE.
Basta ver que és um ignorante, que insiste num valor inventado de 500 milhões, quando a transferência de 2019 foi de 272 milhões.
Já demonstraste a burrice endógena, possivelmente que a trouxeste lá das ilhas Beija Góis, onde estiveste de férias mais a tua mula.
Se o estado português desse um décimo do que lucra com a ZEE que as ilhas insulares lhe proporcionam, podias meter esses 500 milhões lá no sítio onde te acabam as costas.

09.01,
Guterres fez o que tinha a fazer, porque sabia que a Madeira tinha investido muito em infraestruturas, substituindo-se muitas vezes ao estado central na execução das mesmas.
Lei de Meios foi do Sócrates porque era ele o primeiro-ministro em 2010. Querias que fosse de quem, dah?
O Cavaco sempre foi um centralista, inimigo da regionalização do país e das autonomias. Não era de esperar muito.
Passos Coelho governou com a Troika, com quem Sócrates assinou a perda da soberania nacional, depois de ter levado o país à bancarrota. Fez o que as circunstâncias obrigaram.
Reembolso de viagens. Sabes o que é o princípio constitucional da continuidade territorial? Bem me parecia que não!
Segurança social. Então para que é que os trabalhadores madeirenses descontam 11% do ordenado por mês, e as empresas madeirenses 23,75%? Que otário.
Queres regionalizar a justiça?
Deixa de ser burro, se é que isso é possível.
Vê se cresces.

Dívida da Madeira 98% do PIB
Dívida de Portugal 120% do PIB
Dívida da Madeira a descer desde 2014
Dívida de Portugal sempre a subir, todos os anos.

Contra factos não há argumentos, e não é recorrendo a disparates que mudam a realidade. Realidade que é confirmada pelo Ministério das Finanças, INE e Banco de Portugal.
É a vida!

Anónimo disse...

14.07,
Calma homem, não se chama de burro a um teu membro da camarilha e muito menos mula a companheira dele, fica feio e parece que estais nervoso trazendo para cá toda a tua família de quatro patas, deves ser descendente de algum deles que quando descia a rua da pena tinham de vir amarrados uns aos outros para não se perderem e assim és tu, o chefe te entregou a vara e é assim que dirás até morreres.
Mas Chefe desses quatro patas que és, só sabes fazer contas de sumir. Porque não acrescentas tudo aquilo que os Cubanos mandam para as autarquias, para os programas e agora para o Hospital que vocês estão tesos como uma porta e para adquirirem os 50 por cento, imploram ao Costa para que de o Aval.
Mas sabes o que é um Aval ou queres que te faça um desenho. És como a Gabriela nasceste assim e não tentas evoluir mas sim continuas amarrado e sempre na manada.

Anónimo disse...

22.53,
A um burro eu chamo burro. Não é uma questão de calma.
A quem tem ideias de jerico, e não consegue argumentar com lógica e seriedade, eu chamo burro. Se o burro tem lá a sua camarilha, é lá problema dele. Neste caso, teu.
Se isso se te aplica, enquanto o quadrúpede que és, então enfias a carapuça. Se tens chefe, se te pôs as palas para só lhe enxergares o cú, problema teu.
De contas, zero. Não apresentas nada. Nem argumentos, nem qualquer valor ou percentagem a contrariar os que apresentei. Porque impossíveis de contrariar, porque estão todos nas entidades que referi. Ministério das Finanças, INE e Banco de Portugal.
Mas, evidentemente que uma besta como tu, nem deve saber consultar os números e relatórios que essas entidades apresentam.
E, na tua burrice estrutural, insistes quanto "mandam" para as autarquias, desconhecendo a Lei da Finanças Locias que estipula os valores que cada município recebe per-capita em Portugal. Sendo que, ao que se sabe, os municípios da Madeira e dos Açores ainda integram Portugal.
E és tão burro, que até falas em programas (?) que nem os sabes especificar. São só programas. Que otário.
E falas do hospital como se não fosse um hospital português. Que otário.
Faz desenhos à vontade. Burro como és bem que precisas deles, se é que os consegues desenhar.
Que idiota.

Dívida da Madeira, 98% do PIB
Dívida de Portugal, 120% do PIB
Dívida da Madeira, a descer desde 2014.
Dívida de Portugal, sempre a subir.

Anónimo disse...

16.26
Devemos dar-lhe o desconto possível pois ele treme todo.
E dar-lhe sempre razão, concordar, pois é o Unico Sabichão e dono da verdade, caso contrário nunca mais deixa de dar ao dedo com a sua epidemia e fazer comentários de comentários de si próprio para perfazer a centena. Segue sempre o seguidismo e a vara traçada.
Que idiota.

Anónimo disse...

12.20,
Lá vem o idiota novamente. Parece o cafofiano burro lambecuzista, pelo discurso. É um zurrar já conhecido.
De argumentos para rebater os números apresentados, e conformados por instituições da república, NADA. ZERO.
E, os burros, quando não têm argumentos, escoiceiam. Pelo que as tuas banalidades de otário são normais.
Segues sempre o seguidismo dos idiotas sem argumentos.
Que idiota.

Dívida da Madeira 98% do PIB
Dívida de Portugal 120% do PIB
Dívida da Madeira a descer desde 2014
Dívida de Portipugal sempre a subir