Powered By Blogger

terça-feira, 21 de abril de 2020


CAMARÕES


Hoje selecionei para vos apresentar um arbusto escandente da família Bignoniaceae, que desde o início do século XX está referenciado nos jardins e quintas da Madeira. Aqui é conhecido por camarões devido à forma e à cor das suas flores.
Multiplica-se facilmente por estacas e por rebentação das raízes. Exibe todo o ano flores vermelho-alaranjadas agrupadas em inflorescências terminais, que se destacam das folhas pinadas verde-escuras, que podem atingir 15 cm de comprimento, com 5 a 9 folíolos ovais de margens serradas.

O seu nome científico durante muito tempo foi Tecomaria capensis, presentemente o nome aceite é Tecoma capensis, porque botânicos de referência consideraram não existir diferenças na morfologia das flores que justificassem a separação do género Tecoma.
O nome específico capensis está intimamente ligado à sua área de origem, que se estende da província do Cabo, na África do Sul, até Moçambique.
Na África austral, a casca e as folhas são usadas em infusões para estancar diarreias, aliviar inflamações intestinais e baixar a febre.
Na Madeira não se conhece qualquer utilização na medicina popular. É usada em sebes para abrigar culturas agrícolas e ornamentais. Aqui no Jardim do Tojal não poderíamos ter uma tão grande variedade de plantas sem a proteção desta nossa valente amiga. Em Santana também era utilizada para proteger as casas de colmo dos ventos dominantes do quadrante norte. 


Jardim do Tojal, 20.04.2020

Raimundo Quintal 

11 comentários:

Anónimo disse...

Serão Camarões ou Camaleões, é porque também os há.

Anónimo disse...

22.26,
Existem os do Norte, do Sul e os da Qta Vigia e não te esqueças dos da Rua dos Netos.

Anónimo disse...

17.12,
Esqueceste-te de referir aqueles que andam em almoçaradas com o Sousa, aqueles da Praça Amarela.

Anónimo disse...

18.33,
Deixaste passar o Governo Regional do Albuquerque que deu 6 MILHÕES DE EUROS por um penhasco. Uns comem e se transformem em milionários MAS OS OUTROS É QUE TEM A FAMA. Tira a viseira e consulta o Oftalmologista pois caso contrário ainda o bicho te leva e vais papaguear ao Santanás que te devolve a procedência.

Anónimo disse...

12.07,
Eu não deixo passar ninguém, mas pensei que esses já estavam incluídos no comentário das 17.12. E nem ando mal da vista.
Mas olha que uns têm a fama e o proveito, como o Vara.
Deixa lá o bicho quieto mais o Satanás que não são para aqui chamados.

Anónimo disse...

Será que agora com vagas na Cancela, as mesmas serão ocupadas por aqueles que fizeram e fazem um descalabro financeiro regional e beneficiaram dos dinheiros públicos.

Anónimo disse...

14.24,
Pode ser que o Vara venha para cá. Se calhar já reserva lugar para o Sócrates.
E ainda convida o Cardoso Jardim, para relembrarem os bons velhos tempos de regabofe.

Anónimo disse...

19.01
Esse já foi feito prisioneiro pelos renovadinhos da treta e encontra-se em prisão domiciliária no Quebra Costas.

Anónimo disse...

22.24,
Então não pode acompanhar o Vara, nem o Sócrates quando ele se juntar ao camarada.

Anónimo disse...

23.27,
Tem lá em Cabo Verde muita companhia de Ex-Ministros do PSD que foram foragidos e hoje gozam férias com o dinheiro do erário público adquirido e tentam ser os DDT por aquelas bandas.

Anónimo disse...

13.43,
Essa é uma companhia em espaço aberto. Com sol e praia e boa vida.
Ao passo que a companhia de Vara, e a futura de Sócrates, era mais..."confinada". Em espaço fechado, vendo o sol aos quadrados.