Powered By Blogger

sábado, 18 de abril de 2020


CERCA SANITÁRIA NA FREGUESIA DE CÂMARA DE LOBOS


Miguel Albuquerque e Pedro Coelho na comunicação das 19 horas,
a partir da Presidência do Governo Regional.

O surpreendente surgimento de 10 casos de CV-19 em Câmara de Lobos levou as autoridades da Saúde, em consonância com a Câmara Municipal, a decretar a instalação de um cordão sanitário à volta da freguesia.
O anúncio acaba de ser transmitido aos madeirenses pelo próprio Presidente do Governo, em directo pela RTP-Madeira e rádios regionais.
Miguel Albuquerque explicou que a medida, já adoptada no Continente, visa defender a vida dos habitantes da freguesia de Câmara de Lobos e evitar que a propagação do vírus vá agravar a situação no plano regional, a partir dos casos ora detectados.
O cordão sanitário entra em vigor oficialmente a partir das zero horas deste domingo, por um período duas semanas.



Declaração do Presidente do Governo


Considerando que de acordo com a Autoridade de Saúde de Câmara de Lobos; e com parecer da Autoridade de Saúde Regional,

A freguesia de Câmara de Lobos encontra-se em situação epidemiológica potencial de transmissão local avançada, com elevado risco de surgimento de cadeias de transmissão quer a nível local, quer a nível Regional;

Considerando que face à situação descrita é essencial adoptar medidas excepcionais para acautelar a Saúde Pública da população de Câmara de Lobos e da Região Autónoma da Madeira;
Considerando que, na sequência dos documentos emanados pelas Autoridades de Saúde, foi ouvido o Presidente da Câmara de Câmara de Lobos, que concorda com as medidas adoptadas;
Considerando que foi ouvido Sua Excelência o Representante da República que está ao corrente da situação e deu a sua anuência às medidas agora tomadas;
O Governo Regional determina a criação de uma Cerca Sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, conforme delimitação em planta em anexo.
Esta medida estende-se pelo prazo de quinze dias, a partir das 00:00 Horas do dia 19 de Abril-Domingo.
Faculta às Autoridades Regionais de Saúde o acompanhamento das famílias da freguesia bem como o controlo sanitário da mesma, tendo em vista a salvaguarda da saúde de todos os residentes, possibilitando,ainda, a contenção da expansão da pandemia a nível regional.
Com excepção do PEZO- Parque Industrial da Zona Oeste que pelas características e funções próprias, está fora da área da Cerca Sanitária, por esta resolução; as entradas e saídas de pessoas e veículos na freguesia de Câmara de Lobos ficam condicionadas às excepções constantes da mesma.

Enquanto decorrer a Cerca Sanitária na freguesia de Câmara de Lobos:
1.    É interdita a circulação e permanência de pessoas na via pública, excepto para deslocações necessárias e urgentes, nomeadamente para:
a)    Venda e aquisição de bens alimentares e farmacêuticos;
b)   Acesso a unidades de cuidados de saúde;
c)     Acesso ao local de trabalho, situado na freguesia de Câmara de Lobos;
d)   Assistência a cuidado de idosos, menores, dependentes e pessoas especialmente vulneráveis.

2.    É imposto o encerramento de:

a)    Todos os serviços públicos, nacionais, regionais ou municipais, excepto centros de saúde, forças de segurança, serviços de socorro, comunicações e abastecimento de água e energia, finanças e Câmara Municipal;
b)   Estabelecimentos comerciais, excepto os do sector alimentar, farmácias, bancos, postos de abastecimento de combustíveis e outros que venham a ser especificados em resolução de Conselho de Governo.

3.    Enquanto decorrer a Cerca Sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, estão interditadas as deslocações por via rodoviária de e para a freguesia, excepto as deslocações:
a)    De profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e serviços de socorro;
b)   De regresso ao local de residência habitual;
c)     Para abastecimento do comércio alimentar e farmacêutico, de combustíveis e de outros bens essenciais;
d)   Justificadas por razões de urgência, devidamente fundamentada.

Agradeço a compreensão e o esforço de todos.

15 comentários:

Anónimo disse...

Não Havia necessidade de chegar a este ponto, bastava (parede simples) seguir as recomendações e ficar em casa mas, acontece.
Aconteceu em Câmara de Lobos como aconteceu em tantas outras localidades, infelizmente.
Tá visto que de um momento para outro, tudo muda. Não facilitem!

Anónimo disse...

Esta medida é excelente e que sirva de exemplo para todos nós, a falta de respeito para consigo próprio e para com os outros = cerco da freguesia de câmara de lobos é o grande exemplo...

Anónimo disse...

O que está em causa
não é CL ou outra freguesia qualquer..
Se de facto é verdade aquilo que disse ontem Mario Gouveia TVI na conferência de imprensa da SRS ,ou melhor , dizendo que à cerca de 15 dias naquele mesmo local interpelou o Sr. Secretário da Saúde sobre 2 irmãos naturais de CL não estavam a cumprir o confinamento a que estavam sujeitos , foram vistos na Vila CL mais de uma vez.
Questiono porque não se averiguou o facto?
Desejo que se apure a verdade e que as consequências não sejam graves para CL ,ou melhor para Madeira... um abraço para o Presidente Pedro Coelho e BOA SORTE!!!





Anónimo disse...

Sr Vítor deixe-se de publicar tontices no s face ...Somos todos portugueses por opção não por obrigação!!! Somos cidadãos do MUNDO.....

Anónimo disse...

AJJ dizia " não governe ao sabor da crítica, mas esteja atento de onde vêm"
Esta máxima têm a ver com a conferência de imprensa da SRS de ontem....

Anónimo disse...

realmente o jornalista questionou e parece que nada foi feito, INFELIZMENTE é a politica que temos , a VERDADE ABSOLUTA É DOS POLITICOS, agora está aí o RESOLTADO,
deem ouvidos aos outros , a cor politica não é a dona da verdade!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Será que o Sr Presidente da Camara que não reside em Camara Lobos mas sim no Funchal, poderá sair do Concelho e andar livremente pelo Funchal?
Muita atenção a isto.

Anónimo disse...

13.13,
Também é necessário ter atenção à imbecilidade. Poderá ser tão má como o vírus, embora não letal.
E propaga-se sem mudar de freguesia ou concelho.

Anónimo disse...

O GR deveria processar estes dois cidadãos de Câmara de Lobos que não respeitaram o confinamento obrigatório, e começaram a infectar dezenas de pessoas!

Anónimo disse...

O Presidente pode circular e o da Junta central, que é de santo António, também pode! Ambos acham-se supra-sumos da hierarquia do Regime laranja local. Já disponibilizar proteção aos funcionários que andam todos os dias na Rua e em transportes públicos não é prioridade porque o dinheiro público que bem deveriam gerir serve pra pouco mais do que propaganda política e se enraizarem no poder pelo poder!

Anónimo disse...

19.39,
Nem precisa. Sendo um crime público, disseminação de doença, o MP tem a possibilidade de abrir o inquérito.
Esperemos que o faça.

Anónimo disse...

E agora até vão trazer uma Emigrante falecida no Reino Unido com a doença do coronaviris para ser sepultada na Madeira, ao que chegamos! Esses corpos infelizmente são para cremar e não andar por aí a infetar e vir para cá infetando mais uns poucos.

Anónimo disse...

22.48,
Logo, virão as cinzas, não o corpo. Além de que o vírus se propaga pelas gotículas. Um falecido já não respira, logo já não produz gotículas, pelo que já não propaga a contaminação.
Atenção que a ignorância é tão má como o vírus. Basta ver aquela reação troglodita de uns energúmenos no Cabo Girão pela colocação dos infectados de Câmara de Lobos num hotel da zona.

Anónimo disse...

10.57,
Reação sensata pois os infetados deveriam ficar na Vila perto onde viviam e não virem infetar outros. Neste caso o Amigo Pestana deu-vos uma GRANDE NEGA e agora a população do Cabo Girão é que tem de se preocupar.

Anónimo disse...

17.27,
Realmente, o vírus da ignorância é tão mau, às vezes pior, do que o Covid 19,
E em que é que estes infectados vão contaminar habitantes da zona, se o vírus só se propaga através das gotículas da respiração?
Esses trogloditas do Cabo Girão que se foram manifestar, vão para o hotel dar beijos e abraços? Os infectados não vão ficar confinados ao hotel?
E para além da tua infinita ignorância, ao nível dos trogloditas do Cabo Girão, ainda consegues aumentar a tua performance de idiotices com essa teoria da nega do Pestana relativa ao hotel na baião de Câmara de Lobos.
Sabes que o Hotel Pestana é composto por quartos para uma pessoa ou duplos? E sabes que o Hotel do Cabo Girão é um apart-hotel com outro tipo de condições para famílias com crianças? E já pensaste que se a situação se agravar, e for necessário um local para pernoita e apoio aos profissionais que trabalham no Centro de Saúde, o Hotel Pestana tem as condições necessárias até por estar mais perto do próprio Centro de Saúde?
Mas não. A ânsia de dizer mal é mais forte, e lá vem toda a burridade à solta no Facebook.
Para além da ignorância ao nível dos trogloditas do Cabo Girão, ainda lhes acrescentas outras teorias sem sentido.
Que otário.