Powered By Blogger

terça-feira, 21 de abril de 2020


Pescadores de Câmara de Lobos
só podem operar no porto do Funchal


Secretário Teófilo Cunha dialoga com pescador.


O secretário regional de Mar e Pescas anunciou esta tarde que o porto de pesca do Funchal passa a ser o único onde a frota de peixe-espada pode proceder às descargas de pescado em lota. O governante afirma que se trata de uma medida para salvaguardar a saúde pública da população da Região Autónoma e de todos quantos trabalham no setor das pescas, mas tem também em linha de conta a saúde e a segurança dos pescadores.

Teófilo Cunha esteve hoje várias horas na lota do Funchal a articular com os responsáveis dos serviços novas medidas de segurança e de proteção, na sequência da cerca sanitária decretada pelo Governo Regional à freguesia de Câmara de Lobos, desde as 00h00 de domingo. 

A medida apanhou em plena faina algumas embarcações de pesca de Câmara de Lobos, havia alguns dias, outras fizeram-se ao mar horas antes de ter sido decretado o cerco sanitário. Os portos de Porto Moniz e da Calheta foram o refúgio para alguns espadeiros, mas para evitar conflitos sociais, a secretaria regional de Mar e Pescas decidiu que o porto do Funchal passa a ser o único porto onde podem ser feitas as descargas de pescado. “As embarcações já estavam sujeitas aos planos de contingência derivados do combate à pandemia Covid-19, em conjugação com os planos de contingência da lota, mas agora, com a questão da cerca sanitária, tivemos que reforçar as medidas, em articulação com a secretaria regional da Saúde”, disse o governante, para esclarecer. “Quando a embarcação regressa a terra, os pescadores permanecem dentro dos barcos e as descargas são feitas pelos serviços. Os pescadores são põem pé em terra. Se pretenderem voltar ao mar, têm de providenciar os abastecimentos de que precisam, se não quiserem voltar ao mar têm de cumprir a quarentena obrigatória.”



SRMar

12 comentários:

Anónimo disse...

Era bom alertar que existe um bar no Monte que se encontra em funcionamento tendo desta forma desrespeitado a Lei do Estado de Emergencia e colocando em risco o agravamento da contaminação do covid19.
O bar tem a porta fechada mas especialmente ao fim de semana está sempre aberto a noite para os clientes frequentes. Espero que a Policia passe pelo Pico e evite nova contaminação e o alastrar deste vírus.

Anónimo disse...

12.08
Bora Presidenta Idalina reportar este assunto que deve estar bem nas suas barbas.

Anónimo disse...

12.08,
Já telefonaste a alertar a polícia?

Anónimo disse...

Olha um invejoso.

Anónimo disse...

18.48h
A Lei é para todos e não para prevaricadores podendo estar ali um foco de infeção que mais tarde nos prejudique e venham com mais uma Cerca a Freguesia.

Anónimo disse...

18.48,
Ele é invejoso de quê? De ser infectado?

Anónimo disse...

Ligue para PSP, denuncias sao efetuadas nos locais proprios

Anónimo disse...

Claro nesta altura por onde anda a Nossa Presidente, deve ter emigrado pois não há viagens este ano ao Porto Santo nem Canja nem Macarrão, para aparecer no próximo ano em força para mais um mandato.

Anónimo disse...

19.39,
Ela deve estar lá para o Curral dos Romeiros, e sem estrada directa para voltar ao centro da freguesia, é o cabo das tormentas.

Anónimo disse...

23.24
Finalmente a visitar um dos locais da freguesia em que apenas costuma estar lá aquando das eleições municipais. Deverá estar alisar o pelo dos Curraleiros para se calarem e seguirem o rebanho laranjista.
Dá-lhe macarrão e canja com agua da torneira.

Anónimo disse...

13.39,
Coitados. Nem um vinhinho para acompanhar o macarrão?
Fala com o José Manuel a ver se arranja uma pinga. Lá com água, então é que nunca mais há estrada para o centro da freguesia.

Anónimo disse...

13.39,
Deverá ter vindo a pé pela vereda e ter chegado muito cansada. Como bons curraleiros que somos, vamos a receber bem e preparar uma agua quente para tomar um banho de assente.
JM
MCMCR