Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2020


O Kit COVID-19 dos Fariseus do Diário de Notícias


João Fontes

A Parábola do Fariseu e do Publicano, em que se destaca o final, a conhecida frase do Nazareno, «porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado» chegou até nós apenas pelo Evangelho Segundo Lucas, o terceiro dos canónicos. Desde então, a semântica de “Fariseu” alterou-se, passando a significar hipocrisia e fingimento e não quem, num, porventura, excessivo virtuosismo público, se separava dos restantes para se dedicar ao estudo e ensinamento religioso, bem como à oração.
Esta é, infelizmente, uma lição há muito esquecida, mais ainda nos dias de hoje em que somos quase todos vaidosos autores/produtores, ou pelo menos cúmplices, de conteúdos via “Social Media”, mais não seja pelos fowards que vamos fazendo muitas vezes sem pensarmos no que realmente quer dizer o que partilhamos e o que significa esta necessidade de parecer aparecer, sobre o ser e o estar, que deveriam (e são) os verbos mais importantes na definição da individualidade, mas também da colectividade.
Mas, se é até compreensível e, de certo modo, perdoável, que o comum cidadão por variadíssimos e sobejamente conhecidos factores, que não vale a pena elencar, assim aja, sem grande consciência, já não se pode admitir que as instituições, mais ainda quando centenárias, o façam, demonstrando um inescrupuloso situacionismo que em nada abona a seu favor e que nos fazem questionar o seu real papel e intenções na comunidade em que se inserem.
Como todos sabemos e, creio, louvamos, o JM teve a feliz ideia de oferecer uma máscara com uma das suas edições. Quem pagou o jornal, recebeu-a, não pagando nada a mais por isso. Foi, sem dúvida, um bom contributo no combate à propagação do covid-19.
Todavia, não foi isso o que o Diário de Notícias fez, como ainda esta semana se viu. Sob o título “Diário lança Kit Covid-19 a pensar na segurança de todos” e reparem bem nesta farisaica e falsa preocupação social: o tal Kit Covid-19, de pacote com gel, máscara, luvas e touca, vai custar a cada leitor 5.99, quando o seu custo, feitas bem as contas, sai ao Diário de Notícias a menos de três euros, provavelmente menos, porque mais barato fica conforme as quantidades que  se compra.
Então, feitas estas contas, só nos resta perguntar, mesmo que retoricamente, onde está a preocupação com a segurança colectiva?!  Se a houve, o mais certo, o mais correcto, o melhor, era oferecem esse kit “salvador”, só lhes ficava bem, como também demonstrava o que tanto lhes vai faltando, nobreza de alma, como tanto se tem visto com o seu comportamento noticioso faccioso, tantas vezes tão gratuitamente anti-governo, cada vez mais evidente ao longo destes dias de pandemia e que é próprio de quem esta comprometido com um outro projecto de poder, que os madeirenses e porto-santenses rejeitaram nas urnas no ano passado.

22 comentários:

Anónimo disse...

O que é que esperavam de um diário cujo principal patrão é o explorador mor do povo madeirense e portossantense, com a conivência do PSD, PS e CDS. Votem nestes três partidos para serem ainda mais explorados e escravizados. A Madeira é um porta-aviões cheio de vilões com os olhos bem fechados! Vota vilão que ainda te fazem barão!

Anónimo disse...

O Diário só pensa no lucro, em levar a melhor, em sacar algum em tudo o que mexe. Lembram-se do histerismo quando foi anunciado que os quiosques iam fechar, e eles iam ganhar um pouco menos na distribuição de revistas para sopeiras. Que lixem os infetados. O que é preciso é meter algum ao bolso.

Anónimo disse...

O Diário sempre foi um mamão e quando o governo não lhe dava mama, leia-se anúncios, chagavam o governo. Agora na mão dos Sousas, vai ser pior que na Sicília.

Anónimo disse...

Lembrar que o Diário de Noticias é agora pertença de Um Militante do PSD inscrito há muitos anos e que financia a Campanha do Partido em tempo de Eleições e não só, mas que muito e muito beneficiou das benesses, empréstimos a fundo perdido e muito mais mordomias governamentais.
Mas também contribui anualmente com uma viagem grátis trazendo os Profetas para assistirem na Serra ao discurso do Messias.

Anónimo disse...

12.44,
Financia campanha de vários partidos.
Por isso anda em almoços com o Mentiras e o Glesias, e deu trabalho à nova mulher do JMRodrigues.
Assim está de bem com todos...dos que podem mandar.

Anónimo disse...

16.53,
Tens é inveja e querias só para ti. Mas o Sousas traiu o casamento e a fidelidade com vocês. Aproveita o 1. Maio e salta a lage.

Anónimo disse...

Boa iniciativa do Diário de Notícias. Parabéns.

Anónimo disse...

OH 30 de abril de 2020 às 16:53

eis a prova provada de que não há almoços grátis...

Anónimo disse...

21.01,
Nem imaginas quanta. E tem cuidado com as costas ao saltar à lage, não te apareça o Mentiras de braço dado com o Sousa para te caírem no lombo.

Anónimo disse...

20:48
o lombo dos madeirenses está calejado.andar a levar em cima com os mesmos,tem 40 anos.Um dia farta-se de vez.

Anónimo disse...

E se vocês soubessem da maior, uma autentica bomba. O governo regional prepara-se para dar um grande subsidio a fundo perdido ao Sousas para substituir este navio e adquirir um novo e mais moderno.

Anónimo disse...

08.35,
Essa é sempre a conversa que se houve há anos e anos.
Que o povo isto, que o povo aquilo, que se revolta, etc.
E depois, vota sempre nos mesmos, e tudo como dantes no quartel em Abrantes.

11.37,
Oxalá. Bem que precisamos dum navio melhor, mais moderno e mais rápido.
Espero que seja para breve.

Anónimo disse...

Pela aflição dos renovadinhos, parece que o cheque deixou de chegar à Rua dos Netos. Foi desviado para a Praça Amarela ou para a Carreira?
Então trata-se assim o ilustre militante nº 4500 do PSD-M?

Anónimo disse...

19.54,
Não sei. Pergunta ao teu chefe. Ele anda sempre com o Sousa em almoçaradas, pelo que te deverá saber dizer.
E sabes até o número de militante do que paga almoços ao teu líder.
Eu só sei o meu de sócio do Marítimo.

Anónimo disse...

19.54,
Mentira e depois como seria o financiamento para o novo navio?
Isto é só contra-informação dos renovadinhos, aqui pagos a peso de ouro e sem escrúpulos na sua atividade pois apenas têm um objetivo.
Quantas vezes para desviarem este atentado ao bolso de todo o Povo Madeirense irão denegrir outros dizendo que também são os novos comparsas.
Fica atento povo que brevemente verás o que irão fazer bem nas tuas barbas.

Anónimo disse...

23.11,
Para o financiamento do novo navio o Sousa, o patrão dos teus chefes cafofianos, não deve ter problema.
O problema é que o incompetente do Mentiras não conseguiu ganhar as eleições como o mandaram, e para o que pagaram. Porque era necessária a manutenção da concessão dos Portos que o governo regional pôs no tribunal administrativo, e o prolongamento ad-eternum da concessão das viagens para o Porto Santo.
E para isso era preciso a tua escumalha com o Mentiras e o Glesias tomarem conta disto tudo. Mas os incompetentes são uns falhados e levaram 3 a 0.

Anónimo disse...

15.12
Afinal quem é que está no Governo e vai financiar a fundo perdido a aquisição do Novo Navio, assim como aumentar o prazo de exploração monopolista nas mesmas condições? Será aquele a quem chamas de mentira ou ao OUTRO QUE ENGANA CONSTANTEMENTE A POPULAÇÃO e que dirige a camarilha que tu segues o rebanho e vens para cá com contra-informação.
QUEM DEU TUDO AO SOUSAS, DÁ AGORA E DARÁ NO FUTURO, É O PSD DOS RENODINHOS, CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.

Anónimo disse...

17.54,
Quem deu tudo ao Sousa (é só um, o outro não tem nada a ver), foi o Cardoso Jardim.
Quem pôs a concessão dos portos em tribunal, foi o governo do Albuquerque.
Quem anda em almoçaradas com o Sousa, é o Mentiras e o Glesias. Mas os incompetentes não ganham nada, e assim o Sousa teve que compar o DN para pôr o padre a dizer mal do governo a ver se o governo recua.
Contra factos não há argumentos. O Sousa teve que gastar dinheiro no DN devido à incompetência do saco de gatos.
Não precisas de escrever com letra maiúscula. Não ganhas razão com isso.

Anónimo disse...

22.33,
E o novo Navio quem o vai subsidiar a Fundo Perdido, não respondeste?
Será o JPP, o PTP ou será a Amélia das Rosas que faz e manda os capangas como tu e inúteis da sociedade virem para cá com bocaradas tontas de um rato do esgoto sem dignidade humana que já enjoa nos comentários minuto a minuto que por cá verborreia contra quem não segue a manada trituradora.
Ergue-te, deixa de recolher aquilo que eles deitam na Avenida do Mar e vires para cá vazar.

Anónimo disse...

14.09,
Que venha o novo navio. Já escrevi antes. Mais rápido e confortável.
Quanto a esse fundo perdido (não é um Fundo em si, pelo que não se escreve com maiúscula), pensava que fosses menos ignorante.
Porque, e como não sabes eu explico-te, não são possíveis ajudas de Estado para a aquisição de navios de carreira comercial. Entendeste?
Pelo que os teus receios ignaros estão defendidos.
Por isso, não venhas com as tuas bacoradas tontas de inútil da sociedade de rato de esgoto. Deves limitar-te ao esgoto que habitas, e ficas na companhia dos teus.
Ficas todo espigado quando te contradizem e desmontam as burrices que escreves. Paciência. Além de otário, não és um grande democrata e amigo da liberdade de expressão.
Ergue-te, estuda para não escreveres tantas burrices, e, já que tanto gostas, fica com tudo o que, dizes tu, deitam na Av. do Mar. Eu pensava que era no tempo por onde lá andavam os carros de bois. Mas pelos vistos consegues recolher bosta ainda hoje.
Que bom proveito te faça.

Anónimo disse...

Meia leca, com o "Cardoso Jardim" nem entravas na Avenida Zarco, quanto mais na Quinta Vigia. Deve ter sido por isso que foste exilado para a capital e só tens clientes na Guiné e os imbecis que governam cá no burgo.
Que otário

Anónimo disse...

12.50,
Não digo que tens uma fixação nesse meia leca?
É que até parece doentio. Tens pesadelos com ele? O que é que ele te fez? Fez-te buling? Abusou de ti?
Deve ter sido coisa forte. Até foste lá para as Beija Góis mais a tua mula, essa estância para quadrúpedes como tu lá na Guiné. Foste à procura do tal meia leca?
Que otário.