Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de abril de 2020


FLOR PARAQUEDAS


No dia em que o estado de emergência em Portugal é prolongado por mais uma quinzena e porque não queremos vivenciá-lo em clausura, continuamos a viagem na companhia das flores dos quatro cantos do mundo que integram comunidade do Jardim do Tojal, um cantinho no nordeste desta pequena ilha do Atlântico Norte.
Hoje vamos apreciar uma suculenta trepadora, da família das Apocináceas, nativa de Moçambique e da África do Sul, que gosta de viver em ambiente de meia sombra, num substrato rico em matéria orgânica com alguma humidade.

Esta planta, classificada por Decaisne, em meados do século XIX, com o nome científico de Ceropegia sandersonii, é conhecida por Flor Paraquedas devido à morfologia das suas surpreendentes flores.
As pétalas unem-se na parte superior, deixando por baixo umas janelas por onde entram as moscas polinizadoras atraídas por um odor semelhante ao das abelhas quando estão feridas. Enganadas, as moscas são impedidas de abandonar a flor pelos filamentos existentes na corola. Quanto mais se movem no seu interior mais pólen retêm no corpo.
Porque esta não é uma planta carnívora, as moscas carregadas de pólen saem quando a flor murcha e os filamentos enfraquecem.
A flor acaba por morrer e as moscas voltam a ser enganadas por outras flores. Cheias de fome continuam a trabalhar na polinização, contribuindo para a formação dos frutos e o surgimento das sementes.


Jardim do Tojal, 02.04.2020
Raimundo Quintal

7 comentários:

Anónimo disse...

Muitas flores destas existem e proliferam na nossa Região.

Manuela_a_Lusa disse...

Que saudade senti agora da época em que vivi em Moçambique. Com as publicações ,estou ficando motivada a plantar neste período de confinamento e a aprender mais. Grata

Anónimo disse...

Mas cuidado que como diz o primeiro comentário existem muitos paraquedistas na Madeira que se atiram aos tachos.

Anónimo disse...

E também há aqueles para quem os pára-quedas não deveriam abrir.

Anónimo disse...

E quando caírem com os para quedas fechados e pés de barro vai ser um estrondo.

Manuela a lusa disse...

Eita turminha das metáforas.... rindo aqui.

Anónimo disse...

Elas comem tudo... tudo.
Estas flores não são boas e estão a causar problemas na nossa Região.