Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de abril de 2020



MINI ANANÁS


A planta conhecida por mini-ananás ou mini-abacaxi pertence ao mesmo género botânico da espécie Ananas comosus, que produz frutos conhecidos popularmente por ananás ou abacaxi.
O nome científico atualmente aceite é Ananas ananssoides (Syn.: Ananas nanus). Esta herbácea, nativa do norte do Brasil até ao Suriname, possui folhas lanceoladas dispostas em espiral com espinhos nas margens. Do centro da roseta foliar emite uma haste de 30 a 40 cm, que desenvolve na ponta um mini-ananás com apenas 3 a 4 cm de comprimento. O frutinho é comestível, mas como a polpa é muito reduzida não costuma ser usado na alimentação.

Apesar da diferença climática, dá-se muito bem no Jardim do Tojal onde está cultivado diretamente no solo e em vaso. As plantas expostas ao sol ficam com as folhas avermelhadas e frutificam melhor que as localizadas em ambiente de meia sombra e com folhas verdes.
Para além do bom desempenho ornamental enquanto estão nas extremidades das hastes, os abacaxizinhos após o corte duram muito tempo e podem ser usados na decoração, quer pelo efeito visual, quer pelo perfume. Um aromatizador natural geneticamente brasileiro, produzido gratuitamente na Madeira.

Jardim do Tojal, 19.04.2020

Raimundo Quintal

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que lindo! Nunca tinha visto.Obrigado!