Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de abril de 2020




ÍRIS ROXO



A cor roxa simboliza a Quaresma, anuncia a Páscoa. Respeitando a solenidade desta Sexta-Feira Santa, escolhi um íris-roxo para vos oferecer.
O género Iris engloba cerca de 300 espécies nativas das regiões temperadas da Eurásia e um incontável número de cultivares, produzidas por viveiristas para regalo da vista e consolo da alma.
As flores dos íris, também conhecidos vulgarmente por lírios, podem ser cor-de-rosa, azuis, roxas, acastanhadas, amarelas, alaranjadas, quase pretas e brancas.

Esta variedade cromática deve ter tido influência na associação do género botânico à deusa Íris, que, segundo a mitologia grega, personificava o arco-íris e era a mensageira entre o céu e a terra, entre os deuses e os humanos.
Este íris-roxo pertence a uma série de cultivares conhecida no mercado por "Purple Perennial". É uma herbácea bolbosa, que emite as folhas no fim do inverno e floresce no princípio da primavera. Após o curto período de floração, as folhas mantêm-se mais algum tempo a realizar a fotossíntese com o objetivo de fornecer aos bolbos a energia necessária para o próximo ciclo anual.


Jardim do Tojal, 10.04.2020

Raimundo Quintal

26 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!
Obrigado.

Manuela_a_Lusa disse...

Boa Páscoa,apesar da época difícil que atravessamos , e muita reflexão.

Anónimo disse...

O CENTRALISMO DE LISBOA É CONFRANGEDOR E NÃO OLHA A MEIOS PARA ATINGIR OS SEUS FINS.

Notícia do Expresso (para que queira consultar).

Falta de equipamento para proteção individual, hospitais perto da rutura, lares como bombas-relógio, descoordenação entre autoridades locais, listas de espera de duas semanas para a realização de testes e uma perceção que se vai instalando no terreno: apesar das regiões do Norte e Centro do país serem aquelas que mais inspiram cuidados neste momento, pelo número de infetados e pela taxa de letalidade da doença, muitos autarcas ouvidos pelo Expresso acusam a administração central de estar a concentrar recursos na região da Grande Lisboa.

“É uma tendência evidente”, critica o social-democrata Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão (168 infetados). “É algo enraizado e absolutamente lamentável.” O autarca queixa-se de haver um enorme atraso no rastreio, mesmo o que devia ser prioritário — “temos marcações para 20 abril e esses testes certamente não contarão para as estatísticas”, ironiza — e aponta uma “enorme dificuldade no acesso à informação para identificar quem está infetado e onde”. Isto, alega, invalida qualquer estratégia que se queira eficaz de contenção. “É confrangedor. Não tem explicação.”

Anónimo disse...

Anónimo das 14:00 fale da Madeira.
Atrasos e falta de material? Até parece que é só em Famalicão?! E na Madeira como estamos? Os lares da Madeira têm todos equipamento para protecção individual?
Os tempos são arrasadores, haja tolerância , que de um dia para outro não se consegue alcançar tudo o que era preciso.Não há milagres.
Trouxe o Expresso para aqui para quê? Cada coisa no seu sítio.Estamos a falar de flores. Da natureza, do Íris Roxo,da Vida que sempre se renova. É Páscoa!
É confrangedor, não tem explicação, quando se fala de flores, do Íris roxo, o roxo que simboliza a Quaresma e que anuncia a Páscoa, ir buscar o presidente da Câmara de Famalicão.

Anónimo disse...

18.20,
Por cá, Graças a Deus, estamos bem obrigado.
Sei que para ti e outros como tu, é uma grande chatice que na Madeira existam poucos infectados, e que até agora nem um ventilador que fosse tivesse que ser usado.
Mas, é a vida. Por muito mal que queiram dizer e histórias da carochinha que queiram inventar, o povo tem olhos e vê o trabalho realizado.
Queiras ou não.
E o que está em causa no post das 14.00 é a incapacidade do governo central para acudir às zonas mais necessitadas, concentrando na zona de Lisboa a maioria dos meios.
Trago o Expresso para aqui e todos os jornais que quiser, e não será um ressabiado como tu que o impedirá.
Não convives bem com a verdades. Paciência, problema teu.
E as queixas não são só de Famalicão. São de inúmeras câmaras, independente da sua cor política que constatam aquele tique salazarento dos governos em Lisboa: o centralismo, que nem sequer com os números e estatísticas dos infectados com covid19 consegue atinar. Uma vergonha.

Anónimo disse...

18.20
Quando as bestas laranjas não tem argumentos desviam atenções e começam logo a atacar o outro. Por cá vivemos no Paraíso das Rosas em que os nossos emigrantes doentes no Canal da Mancha querem voltar mas eles não concordam, concordam apenas que venham quando existe eleições para votarem neles e regressarem novamente.

Anónimo disse...

Notícia de 12 de Março

É comparar o que aconteceu com o governo de Lisboa com as suas Regiões Autónomas.
Um mês depois, o governo de Lisboa ainda não fez nada pelos Açores e Madeira.

O Governo espanhol anunciou hoje uma transferência de 2.800 milhões de euros para apoiar os sistemas de saúde do país devido ao surto de Covid-19 e recomendou o encerramento de todas as escolas para conter a epidemia.
Este "primeiro pacote" de medidas para lutar contra o novo coronavírus foi anunciado pelo chefe do Governo, Pedro Sánchez, em conferência de imprensa.
Esta "muito importante injeção" de recursos económicos no Sistema Nacional de Saúde (SNS) faz parte do primeiro pacote de medidas sanitárias e económicas aprovadas pelo Conselho de Ministros, informou o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em conferência de imprensa.
Madrid também mobilizou 1.000 milhões de euros do fundo de contingência para realizar intervenções "prioritárias" no setor da Saúde identificadas pelo Ministério da Saúde, explicou Sánchez.
Em Espanha, as 17 comunidades autónomas em que o país está dividido têm a responsabilidade pela gestão do sistema de saúde.
Na intervenção que fez, sem a presença de jornalistas, que, no entanto, colocaram perguntas à distância, Pedro Sánchez apelou à "responsabilidade e disciplina social" perante uma situação de emergência sanitária como é o novo coronavírus, cuja propagação, admitiu, é "muito rápida".

Anónimo disse...

22.07
Por cá damos 800.000 euros a Orquesta Clássica da Madeira.

Anónimo disse...

E mais ainda, anónimo das 11:50, dá-se 24 ou 28 milhões para as Sociedades de Desenvolvimento.
Para o anónimo que trouxe Espanha e o Expresso para o pé do Lírio roxo, aconselho a ir ler o El País de hoje.

Anónimo disse...

11.50,
E bem. Há que cumprir com os compromissos assumidos, sob pena de ter a curto os problemas serem maiores.
Com Covid ou sem Covid.

Anónimo disse...

18.14
Pergunta-lhe qual é a quantidade da população das Ilhas Canárias se também são cerca de 250.000 habitantes e 800 Km de área.

18.39
Só que os compromissos que eles tem não os querem cumprir e querem adiar para ficar no rol dos esquecimentos.
Como diz a parábola: Fazei o que eu digo e não fazei aquilo que faço, o que já não é estranho nesta gente, pois a malvada é sempre: Lisboa a Capital das Culpas.





Anónimo disse...

18.14,
E diz aí o que é que aconteceria se as Sociedades de Desenvolvimento não pagassem os compromissos assumidos na banca, maioritariamente internacional, dos compromissos assumidos? Explica lá o que aconteceria.
E o que é que tem o El País elogiar a forma como em Portugal tem sido combatida a pandemia? Por acaso viste por aqui alguma crítica à forma disciplinada como os portugueses têm cumprido o confinamento, ou a medidas que o governo tem tomado?
O que eu critico são as medidas que o governo não tem tomado, e isso o El País não fala, se calhar desconhece. E entre essas medidas está a ausência de apoio para com as regiões autónomas, ao contrário do que o governo espanhol tem feito.

22.41,
E o que é que o número de população das Canárias tem a ver?
Os apoios devem ter a proporcionalidade ao número de habitantes, e especificidades próprias de cada uma das regiões, como aconteceu em Espanha.

Quanto a compromissos, velo que não pescas uma do assunto. Pareces um bocado burro, senão entenderias o que são compromissos vencidos e vincendos.
Os primeiros têm que ser cumpridos, sob pena de execução. Os segundos podem ser diferidos no tempo, por acordo entre as partes. Entendido, ou queres um desenho?
Os pagamentos de 2020 relativos ao PAEF incluem-se nos segundos, e sobre os mesmos poderá ser concedida moratória no tempo e condições que as partes acordem. Entendeste agora?
Antes de falares de capitais de culpas, vê se lês um pouco e aprendes, para poderes escrever com conhecimentos adequados. Senão escreves burrices atrás de burrices, e fazes figura triste.

Anónimo disse...

12.52H
Era bom este papagueiro do regime laranja não ocultar a verdade, mas já vos digo:
Canárias, tem cerca de 10 vezes mais habitantes assim como aérea.
Canárias tem 7.447 Km2/Madeira tem 801 Km2
Canárias tem 2.218 Milhões de Habitantes/Madeira tem 250.000 Habitantes
e para isto tudo:
Canárias tem 1 Presidente e 9 Secretarios Regionais
A Madeira tem também 1 Presidente e 9 Secretários, só que para além destes tem UM VICE-PRESIDENTE.

Quando brevemente o Madeirense ver a crise que por aí vem e ficar de tanga irá abrir finalmente os olhos esfomeados e verificará a canja que esta gente tem e esta a esbanjar o nosso dinheiro para proveito próprio.

Um Bem Haja

Anónimo disse...

12.10,
Era bom que o ignorante cafofiano soubesse ler.
Já se percebeu que para otários como tu, os governos fazem-se pelo número de habitantes dum território, e não pelas áreas que esses governos têm que tutelar.
E, então nesse raciocínio de jerico, a Madeira teria dez vezes menos governantes. Assim teria 0,1 presidente e 0,9 secretários. Seria necessário esquartejar o presidente e aproveitar-lhe apenas um décimo. Já quanto a secretários aproveitava-se nove décimos de um. Sempre seria menos mutilado.
Que burro.
E, nessa tua teoria de quadrúpede, quantos governantes teria Portugal, tendo em conta o Costa ter 19 ministros e 50 secretários de estado, sendo o maior governo da UE?
E em que é que o teu comentário de jerico responde sobre o auxílio que o governo espanhol fez às suas regiões, e que o governo português não fez às suas?
Que otário.

Anónimo disse...

Ó das 13.45h
Se como dizes for pelas áreas, imagina aquilo que Canárias tem ao contrário da Madeira assim como Sintra tem em relação a Madeira tanto em aérea como em população. Pelo teu raciocínio o Porto Santo também tinha direito a um Presidente e alguns Secretários Regionais. Que cegagem autentica.

Anónimo disse...

23.28,
Tens de facto uma "cegagem" seja lá isso o que fôr.
Mas continuas com o raciocínio toldado, possivelmente dessa "cegagem" autêntica. Porque até vês o Porto Santo com um governo. Era o Chega que propunha isso, não era?
Mas se queres saber, na CM do Porto Santo, para além do presidente que também é responsável por pelouros, existem vereadores para fazerem face às áreas que devem ser tuteladas.
Não consigo imaginar o que as Canárias tem ao contrário da Madeira, e Sintra terá em relação à Madeira, tanto em área como população.
Mas depois de te passar a "cegagem" com certeza explicarás.
Será que para além do número de população para definir o tamanho dos governos, queres também introduzir o rácio sobre a área dos territórios?
Cuidado, porque com essas duas nuances, qualquer dia não deixas o Costa ter ninguém no governo, e o homem tem que fazer tudo sozinho.

Anónimo disse...

Em Mafra a Camara adquire MEIO MILHÃO de Mascaras e distribuição para a sua população que são cerca de 76.685 habitantes
Na Madeira o Governo Regional, com 250.000 habitantes manda entregar 2 Mascaras por cada residência.
Estamos feitos.

Anónimo disse...

19.16
Olha que não... ainda terás o outro Governo o tal do AFAKISTÃO (aquele que enviou um dos seus para vice) a distribuir mais, só que tens de comprar o bilhardeiro.

Anónimo disse...

19.16,
E estamos bem feitos, porque até agora só temos 53 infectados.
E por lá, aquilo é que são infectados. Com ou sem máscaras.
E se queres, compra, se é que as sabes usar. Se calhar és daqueles que põem a mascara no queixo.
Que otário.

Anónimo disse...

11.39
Aqui normalmente e ao contrário daquilo que se passa na tua Guiné, colocamos a dita mascara nas ventas de um otário ou na boca do corpo.
Saudações AFAGUINÉ.

Anónimo disse...

16.09,
Então fazes bem. Afinal sabes como colocar uma máscara nas tuas ventas de otário.
E, aí na Guiné, nas ilhas Beija Góis, essa estância para quadrúpedes como tu, podes usar os teus francos CFA e comprar várias máscaras.
Só tens que a tirar quando comes a palha com aveia.
Saudações da Madeira.

Anónimo disse...

O nível de discussão aqui está equilibrado. Quem consegue ofender mais? Dou-lhe uma, dou-lhe duas...

Anónimo disse...

Anónimo das 11:39, tenha calma e reze para isto não disparar. Câmara de Lobos, freguesia, já está com cerca sanitária.O vírus não faz política e se não houver juízo ele desatina, vamos fazer o que é preciso e não gastar forças em coisas que não valem nada.É preciso mais máscaras e não parar de lavar as mãos e outras coisas, e ficar em casa o mais que tiver de ser.Infelizmente já não temos só 53 infetados e aqui vamos.

Anónimo disse...

10.59,
E levaste 3 dias para chegar a essa conclusão óbvia?
Foi preciso este caso em Câmara de Lobos e outros que, inevitavelmente se seguirão?

Anónimo disse...

10.59h
Se o vírus fosse politico de certeza que já não estava enraizado há cerca de 50 anos e a Madeira seria hoje uma Região Autonomica ao serviço da totalidade da sua População e apenas desta.

Anónimo disse...

13.35,
Traduz isso para português de gente, a ver se se percebe o queres dizer.