Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2020



HOTEL CHOUPANA HILLS VOLTOU A ENCERRAR A LEVADA DOS TORNOS




No dia 19 de março de 2002, durante a conferência intitulada “Importância das zonas verdes na qualidade de vida das cidades”, realizada na Escola Secundária Francisco Franco, a convite do Clube de Ecologia Barbusano, manifestei-me frontalmente contra o facto do Hotel Choupana Hills ter colocado portas de ferro na Levada dos Tornos, encerrando um troço do canal e impedindo que madeirenses e visitantes circulassem na vereda paralela e fossem obrigados a contornar o perímetro da propriedade através duma vereda mal amanhada.
O Diário de Notícias, na edição de 20.03.2002, fez eco da minha indignação, que era comum à dos moradores da Choupana e do Curral dos Romeiros.

Na edição de 22.03.2002, o DN publicou as reações da Secretaria Regional do Ambiente, que negou “qualquer restrição ao acesso ao troço da Levada dos Tornos por parte do Hotel Choupana Hills Resort”, cuja administração, também em comunicado, classificou as minhas declarações de “incompreensivelmente falsas” e só explicáveis graças a um “absoluto desconhecimento da realidade”.
Os dois comunicados, urdidos após uma reunião urgente realizada no local entre o então Secretário Regional do Ambiente e a administração da nova unidade hoteleira, integravam-se numa estratégia governativa que, caso fosse necessário, até negava o movimento de translação da Terra para colocar a Madeira no centro do sistema solar.
Mas, porque desde 1493 os proprietários dos terrenos confinantes estão proibidos de qualquer obstrução das levadas e das suas servidões, no dia seguinte os dois portões foram abertos e os residentes na Choupana e no Curral dos Romeiros voltaram a circular livremente.
Na edição do DN de 23.03.2002, o governante, que me tinha desmentido, afirmava: “A vedação está lá, mas não está fechada. Quanto muito, poderá fechar-se à noite”. A mentira tem perna curta!
Entretanto, o hotel com uma localização privilegiada em humidade atmosférica e abundantes nevoeiros, péssima acessibilidade e muito querido da imprensa da especialidade, foi-se degradando. Em agosto de 2016, o fogo que correu no eucaliptal envolvente atingiu-o com violência.
Após quase quatro anos em estado vegetativo, despertou milagrosamente com a COVID-19 e no dia 16 de março voltou a encerrar a Levada dos Tornos, não existindo qualquer percurso alternativo, porque a vereda de acesso à Travessa do Largo da Choupana encontra-se degradada e é impossível percorrê-la.
A empresa pública “Águas e Resíduos da Madeira”, que gere a levada tem conhecimento da aberração mas ainda não foi capaz de repor a legalidade e a acessibilidade.
A Câmara do Funchal, que tanto propagandeia a política de proximidade, tem conhecimento desta obstrução à mobilidade dos funchalenses da Choupana e do Curral dos Romeiros?
Como aconteceu há 18 anos, a Levada dos Tornos e a vereda paralela têm de ser urgentemente reabertas.



Funchal, 28.04.2020
Raimundo Quintal

15 comentários:

Anónimo disse...

Esta terreola de latitude africana começa a ter muitos DDT! Quando é que os vilões começam a votar em gente que põe fim a estes monopólios e oligarquias, e começa a fazer cumprir a lei? É que os 3 principais partidos estão há muito tempo capturados pelos senhores do dinheiro! Temos que começar a eleger pessoas que nos defendam destes desmandos! Mas em vez disso correram do parlamento as pessoas que os enfrentavam! Agora chupem para aprender!

Anónimo disse...

Vamos lá ver, uma entidade privada fecha um local público por motivos de segurança devido à pandemia.

Porque é que um privado acha-se autorizado para gerir um espaço publico? O Estado cedeu-lhe ou autorizou-lhe esse direito? Se é esse o caso sob que pretexto? O interesse dos locais foi atendido?

Depois tem um individuo nas redes sociais a defender sob o pretexto que os passeios nas levadas estão proibidos, mas se alguém está a infringir a lei existem as forças de segurança para actuar.
Ou eu também posso andar por aí a encerrar espaços ou a prender pessoas porque elas estão a infringir as leis?

Um dos grandes problemas que teremos no pós-covid serão os aproveitamentos que se farão à custa da pandemia.

Anónimo disse...

10.47,
Porque fecha? Porque tem as costas largas e o apoio invisível do Governo Regional do Albuquerque e do seu Vice, pois cá nesta terreola qualquer dito empresário também quer seguir o exemplo de outros e se tornar DDT.

Anónimo disse...

Além de falharem quanto a acessos públicos, deviam tirar umas lições de ortografia, ou pedir a quem sabe para escrever notificações em lingua estrangeira, mas, o que é de esperar de saloios armados em DDT?????

Anónimo disse...

Um alicate corta-ferro resolve o problema. Rebentar-se-ão os cadeados que forem necessarios.

Anónimo disse...

Procedeu muito bem.

Anónimo disse...

Infelizmente se fosse um pata rapada as entidades já tinham notificado para abrir. Dr, Raimundo obrigado por denunciar estas situações...

Anónimo disse...

14.07,
E pata rapada tem lá sequer cabeça para uma coisa dessas?

Anónimo disse...

16.58,
Esses só para andarem de bandeirinha e comerem macarrão com canja de agua.

Anónimo disse...

Obrigado senhor Dr Raimundo, ja esta aberto.
Infelizmente as entidades ja tinha conhecimento mas se não fosse o artigo ainda estava fechado...

Anónimo disse...

Foi pena o drº Raimundo Quintal não ter sido candidato à CMF, quando foi convidado, e os DDT andavam todos direitinhos que nem um sírio!

Anónimo disse...

O Raimundo foi convidado a concorrer à câmara?
Quando? No lugar do Mentiras?

Anónimo disse...

21.37,
Este apenas teve o seu tempo único de fama que o PSD lhe prporcionou e não quer entrar no esquecimento perpetuando a oportunidade que os outros lhe deram.
Seria mais um para levar uma cabazada.

Anónimo disse...

12.13,
Como estais enganado...
O PSD subiu e ganhou eleições a custa dele.

Anónimo disse...

17.55,
Ahahahahahahahahahahah.
À conta dele!!!!!!!!!!!!
Ahahahahahahahahahahahah.