Powered By Blogger

terça-feira, 14 de abril de 2020


SAPATINHO DE JUDIA


No dia em que um abutre pousou em Portugal com a notícia da maior recessão económica do último século (8% no ano 2020), deixando-me profundamente preocupado com a terrível dupla (COVID-19 + CRISE ECONÓMICO-SOCIAL), consegui, ao fim da tarde, encontrar ânimo para partilhar convosco a requintada Thunbergia mysorensis, conhecida popularmente por sapatinho-de-judia.

O género Thunbergia pertence à família das Acantáceas e foi criado em homenagem ao botânico sueco Carl Peter Thunberg (1743 – 1828), discípulo de Lineu, que estudou plantas em África e no Japão e foi titular da cátedra de Botânica na universidade de Upsala.
Este género agrega cerca de 100  espécies de arbustos, trepadeiras, herbáceas perenes e anuais, originárias da Ásia tropical, África e Madagáscar. As flores têm corolas vistosas e cálices insignificantes. São envolvidas por brácteas grandes, que os menos atentos confundem com o cálice.
Thunbergia mysorensis é natural das montanhas tropicais do sul da Índia. O nome específico mysorensis refere-se à cidade de Mysore.
É uma trepadeira lenhosa de folhas persistentes e com longas inflorescências pendentes. Vive com boa exposição solar ou com sombra moderada. No verão deve ser regada com frequência, mas não gosta de solos encharcados. Reproduz-se mais facilmente por estaca do que por semente.
Tenho uma paixão por estas flores que me deliciam durante todo o ano. Reparem no requinte da corola, na relação perfeita do amarelo com o castanho avermelhado, na forma como se aninham o carpelo e os estames brancos à espera dos insetos polinizadores.


Jardim do Tojal, 14.04.2020

Raimundo Quintal

7 comentários:

Anónimo disse...

Existem muitos por cá assim como sapatinhos-de-judeus todos alaranjados.

Anónimo disse...

22.34,
E também há muitos sapatinhos murchos. Vêm-se muito, especialmente depois de terem levado 3-0 no ano passado.
Não há água que os arrebite. Andam murchinhos, murchinhos.

Anónimo disse...

09.46
Claro... eles comem tudo tudo... aquilo que a Fábrica manda e não deixam nada nada... porque vão todos ao gamelão.

Anónimo disse...

Gostaria que alguém, se sabe a razão, me informasse porque razão a CM do Funchal deixou de fazer a recolha selectiva de resíduos, sendo misturados no mesmo camião de recolha lixos indiferenciados, plásticos e embalagens, e papel.
Solicitei esta informação à câmara, mas não obtive resposta. Se existem carros para a recolha, se os funcionários deste sector estão trabalhando, gostaria de saber qual a explicação.

Anónimo disse...

Essa informação foi dada ao público em geral, anónimo das 19:17.Toda a gente sabe.

Anónimo disse...

Lindos os sapatinhos de judia. Obrigada Sr Doutor.

Anónimo disse...

10.23,
Eu procurei no site da Câmara e não existe lá qualquer explicação.
Fala de ajustamento de horários de recolha de lixos indiferenciados e selectivos. Não diz, nem explica, que os mesmos serão recolhidos pelo mesmo veículo e misturados, não havendo selecção. Como eu não sei, agradecia-lhe que me fizesse o obséquio de me dar a explicação, uma vez que parece ser do seu conhecimento.