Powered By Blogger

sábado, 18 de abril de 2020


FUNCHAL FLORIDO 
REGALO PARA OS OLHOS, LENITIVO PARA A ALMA


Hoje não estive no meu refúgio do Tojal. No Funchal, como sou deficiente de condução, percorri a pé algumas ruas.
Ao chegar ao Campo da Barca dei de caras com os jacarandás da Rua João de Deus repletos de flores lilases. Na Praça do Carmo encontrei os himenósporos carregados de flores amarelas. Na Avenida Arriaga voltei a regalar-me com a floração dos jacarandás.

Porque faço questão em cumprir escrupulosamente as regras ditadas pelas autoridades sanitárias, após ter resolvido o assunto que motivou a deslocação ao centro da cidade, regressei à Rua Conde Carvalhal pelo mesmo caminho de forma a aproveitar a excelente luz do fim da manhã para registar a contagiante beleza das flores das duas espécies nativas de áreas geográficas longínquas.
O jacarandá (Jacaranda mimosifolia) é uma árvore caducifólia, da família Bignoniaceae, natural da Argentina, Bolívia, Paraguai e sul do Brasil, que desde a década de cinquenta do século passado ornamenta com um extraordinário impacto avenidas e jardins da capital da Região Autónoma da Madeira. Árvore de folhagem caduca, cobre a sua nudez com flores lilases em abril e maio, recuperando as folhas no final da floração.
O himenósporo (Hymenosporum flavum) é uma pequena árvore perenifólia, indígena das florestas subtropicais húmidas das montanhas da costa oriental da Austrália e da Nova Guiné. É a única espécie do género e pertence à família Pittosporaceae. Começou a ser usada como árvore ornamental em ruas e praças do Funchal no início da década de noventa do século passado.
As flores quando desabrocham são creme-esbranquiçadas, tornando-se amarelas com o passar dos dias. Associam a beleza cromática a um aroma extremamente agradável.
Uma das marcas positivas da imagem do Funchal é a presença de árvores floridas nas ruas e praças durante todo ano. Num tempo, que, por imposição dum terrível vírus, andamos cabisbaixos, uma boa terapia antidepressiva é olhar para o ar, apreciar as cores e inspirar o perfume das flores das árvores.
O Funchal florido é um regalo para os olhos e um lenitivo para a alma.



Funchal, 17.04.2020
Raimundo Quintal

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por espalhar a Primavera!

Anónimo disse...

Que saudades tenho das Bungavilas que cobriam as nossas ribeiras e davam um encanto florido ao nosso Funchal. Infelizmente até isso destruíram e rebentaram.

Anónimo disse...

O Funchal em flor é uma Festa!
Saudades das Bungavilas nas ribeiras!

Anónimo disse...

Diziam que as mesmas iriam ser renascidas, mas infelizmente não as vemos brilhar, estão como os Muros de Suporte junto ao Mercado há mais de 10 anos.