SOS PORTO SANTO
Ontem, no decorrer duma conferência que proferi no auditório da Câmara Municipal sobre a Paisagem do Porto Santo, fui alertado para o facto de haver muitas árvores mortas nos picos do nordeste da ilha.
Como não sou pessoa de falar ou escrever sem primeiro observar e analisar atentamente os factos, resolvi percorrer a pé durante a tarde o trilho de 6 Km, com início e fim no pico Castelo, que contorna os picos do Facho e Gandaia.
E em boa hora tomei tal decisão, porque o que vi ultrapassa em muito o que tinha imaginado aquando do alerta.
Fiquei angustiado com o estado da mata onde predominam os Pinheiros de Alepo (Pinus halepensis), sendo também importantes os núcleos de Cedro de Monterey (Cupressus macrocarpa).
São muitas as centenas de pinheiros mortos. O Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza terá de esclarecer se tudo o que ali está se ficou a dever exclusivamente à ação do vento ou se, para além da energia eólica, outra causa está na origem da tão extensa mortandade.
É imenso o combustível sobre o solo, pelo que urge uma ampla operação de limpeza antes do Verão. A lenha retirada da mata será crucial para evitar incêndios florestais e até poderá ser vendida para os churrascos caseiros.
Estou a cumprir o dever cívico de alertar. À Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais cumpre o dever de agir em nome da defesa das populações e da proteção da paisagem.
10.04.2018
Raimundo Quintal
9 comentários:
Se o Governo e Cãmara Municipal, tivessem coragem política acabavam com a vadiagem no Porto Santo
Nos postos florestais se requeres uma ou 2 figueiras para plantar no jardim, essa corja de cansados e chularecos do erário público, dizem que não têm tempo para arrancar. Duas cavadelas está o trabalho feito e a figueira terra fora.
Se chegares às 14 h para fazer o mesmo, já dizem que estão perto da hora de saída, mas não dizem a que horas podem no dia seguinte
O Chefe não aparece da casa para fora
Os pinheiros que outrora foram plantados, nunca foram limpos e como tal estão á espera dum palhete.
Ninguém sacode as moscas destes profetas
É o povo que temos e os políticos que temos
Se lhes cortam benefícios logo aparece o LUME do PC e os outros implastos de outros partidos a falarem em perseguição do Povo
Só se paga subsídios de reincerção, desempregos, mas nem se pede que façam companhia a um velhinho.
Nem uma planta se mete na terra do quintal
O Porto Santo poderia e deveria ser o celeiro da Madeira, mas enfim....
Nem 10 Salasares endireitavam este País
O Roberto Silva e os seus aprendizes de feiticeiros da má lingua em vez de ordenados sem nada fazerem e dizerem mal de tudo e estarem à espera da lenha para as suas patuscadas vão aos picos trabalhar como nunca fizeram.
Esqueça o Roberto Silva, que raio! Já passaram 2 mandatos e ainda batem na mesma tecla. Ele deve ter-lhe feito muito mal, tamanha a azia.
Isso é trabalho para o GANG da lenha esses sim e depois levam a lenha para os senhores para eles manterem os seus trabalhos e continuarem a andar nos cafés em hora de serviço vergonha parasitas sem vontade de nada só para manter o tacho!
Não hà duvida a memoria de alguns e muito curta.O Roberto Silva cometeu muitos erros pq é um ser humano, mas já se esqueceram que fez muito, deu muito a muita gente ajudou muitos. Deu asas aos que agora voam e falam contra ele. E já agora passado todo este tempo alguem já fz melhor? Pois é cambada de oportunistas ciosos de protagonismo, mas não passam de uns incompetentes, arrogantes. Mostrem obra! Queremos ver de que são capazes vão à luta.
O Roberto silva tem de fazer pelo o ordenado que recebe agora é diretor das florestas do Porto santo fez o que fez no passado e recebeu agora é preciso trabalhar e na pode ficar à sobra da palmeira não é preciso virem da madeira pra mandar.
O anónimo 05:05 não é bem assim!? Por acaso o Sr.Roberto Silva não é o assessor do ambiente em Porto SantoSanto!?Não era suposto ser ele a fazer o levantamento e coordenar a limpeza de todas as áreas. A realidade do Porto Santo no que toda ão ambiente está no abandono.A praia que precisa de uma intervenção de fundo,as ribeiras onde estão infestadas de ratos e moscas porque infelizmente há uns senhores que continuam a fazer descargas de toda a imundisse que produzem proveniente dos animais.O turista que nos visita que vai aos nossos miradores a primeira coisa que depara ė a quantidade de terrenos com sucata, que bela imagem que se vende ao turista.Com tudo isto para dizer que o dever do Sr.assessor do ambiente tem muito trabalho para fazer no terreno, ou é só estar deitado na serra sacando quase 5.000€ por mês ao erário público e ainda ter vir do Funchal o Sr.Raimundo Quintal fazer o trabalho do Sr.Roberto Silva assessor do ambiente.
O Roberto Silva é sem dúvida o grande responsável por tudo o que está a acontecer no Porto Santo, se não vejamos: nunca conseguiu correr com o Jocelino, trouxe o boca aberta do Idalino para a política e foi o responsável de pessoas como Elvios e outros como esse parasitas estarem onde estão, por isso concordo. Enquanto essa corja não for corrida, não passamos de paus mandados dos Madeirenses.
Não percebo este povo da Ilha Abandonada, castigou o Nuno Batista, por culpa do Roberto e escolheu o Menezes, Pateta e Batoneira, deixou o Jocelino tar o tempo que quiz no Governo, ainda lá está é pôs a mulher no lugar dele, melhor só mesmo nas ditaduras africanas, depois já não quer o Menezes e mesmo sabendo que iam escolher o maior grupo de paus mandados dos Madeirenses, que é comandado pelo Jocelino, vota no Jumento do Idalino e assiste caladinho a 4 anos de mandato de um deputado que é pior que o Tino de rãs. E a culpa é do Roberto Silva. Realmente caso para dizer, têm o que merecem e ainda é pouco, mas vem a caminho.
Enviar um comentário