Powered By Blogger

domingo, 12 de maio de 2019


Cláudia e Liliana nos últimos seis lugares
entre os eurodeputados portugueses mais influentes





















A eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar ocupa o 16.º lugar; a socialista Liliana Rodrigues o 20.º; e Nuno Melo, actual cabeça-de-lista do CDS às eleições de 26-M, o 17.º posto. Trata-se do ranking de influência dos deputados no Parlamento Europeu elaborado pela VoteWatch por encomenda do consórcio de correspondentes em Bruxelas - do Expresso, SIC, Antena 1, Lusa, Público, RTP e TVI.
Um trabalho sobre o relatório da empresa investigadora - independente e sem fins lucrativos - está publicado no Expresso de ontem, que faz a seguinte citação: "Não é uma avaliação dos melhores e dos piores [eurodeputados]". Não está também em causa "se os deputados trabalham ou não", mas "um cálculo do nível de poder que têm para conseguirem concretizar as suas iniciativas".

O escrutínio dos 21 eurodeputados portugueses coube aos jornalistas dos órgãos que constituem o consórcio.
O Expresso intitula o seu trabalho "E o mais influente (José Manuel Fernandes, PSD)... está fora dos debates". Observando também que o parlamentar mais elogiado pelos seus pares acabou afastado das listas do PS. Trata-se do açoriano Serrão Santos.
No critério 'acção legislativa', Cláudia Monteiro mereceu a pontuação de 9,5. Liliana Rodrigues 0,5.
Rede de influência, 5 para Cláudia e 11 para a socialista.
Posições de liderança, zero para cada uma.
Quanto à presença em votações no plenário: 74,6% para Cláudia; 95,8% para Liliana.
A delegação portuguesa no Parlamento Europeu é a 8.ª mais influente entre os 28 países representados - informa ainda o Expresso.

7 comentários:

Anónimo disse...

É normal. Acontece com os deputados das Regiões Periféricas.
O surpreendente é Nuno Melo ocupar uma posição tão modesta, o que significa que na sua família política europeia, a sua influência é pouca, quase nula.

Anónimo disse...

Sobre a Cláudia Aguiar o jornal Publico de ontem traz afirmações pouco elogiosas para a eurodeputada laranja vinda dos próprios colegas de bancada.
Ler o último parágrafo.

Eu, O Santo disse...

Exacto. Tal como alguém disse, não basta ser eurodeputado.Interessa também qual a influência que exerce sobre os outros.

Anónimo disse...

Estão à espera que um deputado da Madeira, ou de qualquer RUP, tenha uma grande influência no parlamento europeu?
Não sejamos ridículos.

José Vicente Gomes disse...

Afinal as nossas superdeputadas parece que valem pouco. E a Dra. Cerdas valerá outro tanto!

Anónimo disse...

E você esperava que valessem muito em termos de influência?
Uma coisa é o trabalho que fazem. Outra é a capacidade de influenciar.

Anónimo disse...

Quanto à Cláudia Aguiar é normal ter estado menos presente porque em 5 anos foi mãe duas vezes. Mesmo assim ganhou um prémio de melhor eurodeputada na área do turismo. Quanto à Liliana Rodrigues penso que poderia estar mais acima no ranking. Agora se ela que é competente ficou neste lugar, vamos lá ver a Cerdas/Iglésias (a rapariga só abre a boca para dizer o que o Iglésias quer que ela diga, não tem opinião sobre nada).