Cláudia e Liliana nos últimos seis lugares
entre os eurodeputados portugueses mais influentes
A eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar ocupa o 16.º lugar; a socialista Liliana Rodrigues o 20.º; e Nuno Melo, actual cabeça-de-lista do CDS às eleições de 26-M, o 17.º posto. Trata-se do ranking de influência dos deputados no Parlamento Europeu elaborado pela VoteWatch por encomenda do consórcio de correspondentes em Bruxelas - do Expresso, SIC, Antena 1, Lusa, Público, RTP e TVI.
Um trabalho sobre o relatório da empresa investigadora - independente e sem fins lucrativos - está publicado no Expresso de ontem, que faz a seguinte citação: "Não é uma avaliação dos melhores e dos piores [eurodeputados]". Não está também em causa "se os deputados trabalham ou não", mas "um cálculo do nível de poder que têm para conseguirem concretizar as suas iniciativas".
O escrutínio dos 21 eurodeputados portugueses coube aos jornalistas dos órgãos que constituem o consórcio.
O Expresso intitula o seu trabalho "E o mais influente (José Manuel Fernandes, PSD)... está fora dos debates". Observando também que o parlamentar mais elogiado pelos seus pares acabou afastado das listas do PS. Trata-se do açoriano Serrão Santos.
No critério 'acção legislativa', Cláudia Monteiro mereceu a pontuação de 9,5. Liliana Rodrigues 0,5.
Rede de influência, 5 para Cláudia e 11 para a socialista.
Posições de liderança, zero para cada uma.
Quanto à presença em votações no plenário: 74,6% para Cláudia; 95,8% para Liliana.
A delegação portuguesa no Parlamento Europeu é a 8.ª mais influente entre os 28 países representados - informa ainda o Expresso.
7 comentários:
É normal. Acontece com os deputados das Regiões Periféricas.
O surpreendente é Nuno Melo ocupar uma posição tão modesta, o que significa que na sua família política europeia, a sua influência é pouca, quase nula.
Sobre a Cláudia Aguiar o jornal Publico de ontem traz afirmações pouco elogiosas para a eurodeputada laranja vinda dos próprios colegas de bancada.
Ler o último parágrafo.
Exacto. Tal como alguém disse, não basta ser eurodeputado.Interessa também qual a influência que exerce sobre os outros.
Estão à espera que um deputado da Madeira, ou de qualquer RUP, tenha uma grande influência no parlamento europeu?
Não sejamos ridículos.
Afinal as nossas superdeputadas parece que valem pouco. E a Dra. Cerdas valerá outro tanto!
E você esperava que valessem muito em termos de influência?
Uma coisa é o trabalho que fazem. Outra é a capacidade de influenciar.
Quanto à Cláudia Aguiar é normal ter estado menos presente porque em 5 anos foi mãe duas vezes. Mesmo assim ganhou um prémio de melhor eurodeputada na área do turismo. Quanto à Liliana Rodrigues penso que poderia estar mais acima no ranking. Agora se ela que é competente ficou neste lugar, vamos lá ver a Cerdas/Iglésias (a rapariga só abre a boca para dizer o que o Iglésias quer que ela diga, não tem opinião sobre nada).
Enviar um comentário