Albuquerque e os dirigentes que ilegalmente
se beneficiam a si próprios
Estimado leitor, a capacidade política de
Albuquerque já é bem conhecida de todos: nada faz quando sabe que dirigentes ameaçam
funcionários públicos. Será preciso dizer que um dos maiores receios do cidadão
comum é perder a sua fonte de sustento, i.e., o emprego? Será preciso dizer que
muitos eleitores já sofreram pressões injustas dos seus “chefes”, e que odiaram
essas experiências e quem foi conivente com elas?
Será preciso dizer que permitir essas ameaças é
facilitar: a corrupção, o abuso de poder e o roubo de recursos da função
pública?
Para que não fiquem dúvidas sobre quem é
Albuquerque conto os seguintes factos.
O caso prático
Três dirigentes intermédios de um conjunto de
quatro membros de uma Comissão Coordenadora da Avaliação, embora a lei estipule explicitamente que não o podem fazer[i],
apreciaram as suas próprias avaliações de desempenho às quais deram a menção de
relevante desrespeitando as quotas impostas por lei.
Mais ainda, baixaram a menção de avaliação de
relevante a um funcionário reivindicativo para a dar a um atual dirigente da
CMF (que, por estar longe, quase de certeza não levantaria problemas).
E, para acabar, durante um mês, o dirigente máximo
do serviço e membro da citada Comissão Coordenadora da Avaliação, devido à
reclamação do funcionário reivindicativo, teve conhecimento deste entendimento
da lei, e em vez de aumentar a menção da avaliação de desempenho (e acabar com
o problema), preferiu indeferir a reclamação mesmo sabendo que assim o
Presidente do Governo Regional e o público em geral iriam saber o que ele e os outros
tinham feito.
O Albuquerque, Calado (pois tem a Direção Regional
da Administração Pública e Local) e o secretário regional que tutela esses
serviços foram informados destes factos a 19 de março de 2018.
Nada fizeram.
Saliento que pelo artigo 23º da Lei 2/2004 a
renovação da comissão de serviço é afetada pelo “respectivo desempenho e dos
resultados obtidos, a qual terá como referência o processo de avaliação do
dirigente cessante (…)”. Assim, a menção de relevante dada a esses
dirigentes, pelos próprios, pode (e devia) afetar a sua própria renumeração…
“Fraco”?
Se o dirigente máximo do serviço pensasse que Albuquerque
o iria punir por cometer ilegalidades ou por o deixar malvisto perante os
eleitores teria criado esta situação?
Teria cometido ilegalidades? Teria prejudicado a
avaliação do funcionário reivindicativo? Teria indeferido a reclamação?
Resumindo, teria criado condições para que isto fosse conhecido por Albuquerque
e pela população?
Claro que não… logo, estou convencido que o
dirigente máximo do serviço tem a certeza que Albuquerque não o demitirá (i.e.,
não lhe retirará o status, a renumeração, o poder, a influência…).
Qual a razão dessa extrema confiança na inatividade
em Albuquerque?
Porque é que Albuquerque nada fez?
A difusão destas informações prejudica a imagem
pública de Albuquerque, e consequentemente afeta:
1) a sua
continuidade na Presidência do GR;
2) a sua capacidade de ter uma renumeração[ii],
3) a sua qualidade de vida,
4) o futuro de seus filhos[iii].
Presumindo que Albuquerque tem capacidades
cognitivas pelo menos dentro da média, a única explicação racional que conheço
para que Albuquerque, tendo conhecimento desta situação que muito o prejudica e
nada fazer, é não poder fazer nada contra esse dirigente sem se prejudicar a si
próprio...
Conhece outra, estimado leitor?
Conclusão
Começo por lembrar que a força de uma liderança
depende muito da fé que os seguidores têm no líder… e que tendencialmente
ninguém confia em quem é displicente com os seus deveres, com o seu futuro e
dos que deve cuidar.
Nos próximos dias, vamos apreciar as próximas
atitudes de Albuquerque.
Se Albuquerque nada fizer, eu vou admitir que
minhas teorias sobre a personalidade de Albuquerque estão correctas. Qual será
a sua opinião, estimado leitor?
Se tentar prejudicar o funcionário reivindicativo,
demonstra que quem manda em Albuquerque não é Albuquerque ou este é pouco
inteligente, pois isso prejudicará a sua própria imagem pública de que
necessita para viver… e também demostra que prejudicará injustamente e
sistematicamente os cidadãos para beneficiar “laranjas”. Logo, um político a
descartar definitivamente e claramente… assim como a sua camarilha!
Se demitir imediatamente o dirigente máximo do
serviço e o seu secretário regional sem em seguida lhes dar outro tacho,
reconsiderarei a minha opinião sobre Albuquerque.
Só saliento que não considero Albuquerque pouco
inteligente. Ele conseguiu perceber que se houver eleições regionais
antecipadas, ele terá com certeza ordenado de deputado nos próximos quatro
anos…. O que poderá (e cada vez é mais certo) não se passar se as eleições
internas forem prévias a essas regionais.
Quanto a Calado, deve considerar essa ata executada
fora do prazo legal como trabalho depois das 17h… e também fica evidente a
“meritocracia” que Calado defende.
Quanto aos apoiantes do PSD-M, mais uma vez fica
evidente que se não têm tacho é porque Albuquerque não quer, o que por sua vez
significa que nunca o terão… mesmo que abanem bandeirinhas ou outra coisa
qualquer, ou, perante assistência, façam figuras ridículas ou escabrosas para
agradar.
Eu, O Santo
P.S.- Mais uma vez demonstrei que, de acordo com Albuquerque, a
violação da lei por dirigentes da Administração Publica não é causa para
demissão. No entanto, houve a demissão de um membro do PSD-M que se insurgiu
publicamente contra o estado da Saúde.
Isso levanta a questão, para Albuquerque, dar uns “jeitinhos” nuns
números é ou não algo a punir?
[i] O artigo 54º do Decreto Legislativo Regional n.º 27/2009/M estabelece: “9 - Às reuniões do conselho coordenador da avaliação aplicam-se as disposições do Código do Procedimento Administrativo relativas às garantias de imparcialidade, nomeadamente o disposto no seu artigo 44.º”
O artigo 44º do Antigo Código do Procedimento Administrativo (o novo CPA estabelece algo semelhante)
SECÇÃO VI
Das garantias de imparcialidade
Artigo 44.º
Casos de impedimento - [revogado - Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de Janeiro]
1 - Nenhum titular de órgão ou agente da Administração Pública pode intervir em procedimento administrativo ou em acto ou contrato de direito público ou privado da Administração Pública nos seguintes casos:
a) Quando nele tenha interesse, por si, como representante ou como gestor de negócios de outra pessoa; (…)
O Decreto Legislativo Regional n.º 12/2015/M mantém esta imposição.
[ii] Quem é que quer um advogado que não zela pelos seus próprios interesses? Se não zela pelos seus, vai zelar corretamente pelos dos outros?
[iii] Eu no cargo de Presidente. Duvido que algum funcionário ou dirigente sequer tentasse fazer uma brincadeirinha destas. Cumprindo com a legalidade, arruinava o prevaricador principal e sua família.
Podem ter a certeza quem injustamente me prejudicar a mim e à minha família, se eu puder impunemente, irei prejudicar! Caros leitores, podem ter a certeza como melhor campeão contra a injustiça perpetrada por poderosos não iriam ter. Sei o que passei…e ao contrário de outros a quem lhes foram entregues benesses sem nunca terem lutado.
5 comentários:
Esse caso em concreto passa-se na Direção Regional de Educação? É porque na dita consta que o que não faltam são arbitrariedades dessas. Dezenas de bem avaliados protegidos que acumulam vencimentos por fora com o da função pública, em horario de serviço das 9 ás 5. Tudo legal, obviamente.
Para certas vedetas que passam semanas e meses sem comparecer no local de trabalho e que marcam a assiduidade duma vez só no sistema informático, os dias têm 30 horas! São os imprescindíveis do Sistema porque aos demais, ostraciza-se, persegue-se e ameaça-se, por não pactuarem com trafulhices e bajulações de gente vaidosa expulsa do ensino privado e promovida a dirigente máximo.
Hoje é notícia no DN que finalmente o Tribunal Administrativo do Funchal despertou para este tipo de atitudes herdadas de um tiranete que até vai ser condecorado pelos seus protegidos de partido e com a cumplicidade da oposição que insultou e insulta no seu blog anónimo há 40 anos!
Há quem venda a dignidade por um lugar de deputado, tanto no PSD como nos demais partidecos...
Grande maioria dos Funcionários Públicos hoje estão a sofrer algo semelhante e a serem desrespeitados e maltratados sendo enxovalhados no seu intimo e nada se faz. Felizmente que para o próximo ano já é 2019 e sendo assim Albuquerque e a sua equipa desprezista que se convence que é de Elite já foram. Vai ser os próprios Funcionários Públicos hoje muitos deles descontentes (do qual me incluo) que o vão mandar borda fora.
Ó das 12.24, este caso é na Hidráulica, onde o Miguel Silva queria ser chefe.
Afinal ele é que tinha cunhas, mas não ganhou. E esquece-se de referir esse pormenor.
E acredita, sinceramente, que as ilegalidades vão acabar?
Temo que, além da caça às bruxas, os erros continuem, só que em tons rosa...
O Santo está lixado. Também concorreu para a Câmara, mas os cafofianos não o quiseram lá.
Mas é insistir. Pode ser que um dia aconteça. E mais vale ser chefe por um dia, do que subalterno toda a vida.
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