Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de setembro de 2019



Madeira, 19 e 20 de setembro: roadshow “HPV e Quê?” 
visita escolas da Região 

Waze e Liga Portuguesa Contra o Cancro 
em campanha contra o HPV 


Waze, o conhecido youtuber português e artista de hip-hop, vai estar na Madeira para promover o roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) “HPV e Quê?”. Trata-se de uma ação que a LPCC tem estado a promover em escolas de todo o país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV). 
Assim, dia 19 de setembro, o artista estará na Escola Básica e Secundária de Machico e na Escola Secundária Francisco Franco. 
“Sabemos que a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual” esclarece Vitor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 
Neste contexto, considerou-se que “o ambiente escolar seria uma boa oportunidade para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva”. 
“Contamos com a popularidade do Waze junto dos jovens para reforçar a chamada de atenção da população estudantil para as doenças e riscos associados às infeções por HPV”, refere Vítor Rodrigues. 
O roadshow da LPPCC vai continuar no dia 20 de setembro, na Escola Secundária Jaime Moniz e na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, embora já sem a presença do artista. 
A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que a transmissão do HPV é muito fácil e frequente, sendo feita através do contacto sexual (genital e / ou oral) e pele a pele. Estima-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infetadas durante a sua vida. 
Esta campanha “HPV e Quê?” tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG). 
Conta ainda com o apoio do Grupo Sousa e da empresa Auto Crescente, sem os quais não seria possível levar o roadshow e a carrinha Airstream à Região, com o equipamento de intervenção educativa que se desloca às escolas e que permite realizar as seguintes atividades dirigidas aos alunos: 
· Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais; 
· Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido; 
· Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada; 
· Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar; 
· Presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs sobre o HPV e partilhando fotos, vídeos e instastories com a restante comunidade; 
· Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne. 

Para mais informações, consultar os endereços www.hpveque.hpv.pt e www.ligacontracancro.pt


NRM – LPCC – INSCRIÇÃO COMO VOLUNTÁRIO PONTUAL NO PEDITÓRIO 2019

“A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível.”

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é uma organização da sociedade civil com vários objetivos dirigidos para a problemática da doença oncológica. A efetividade da sua ação advém, por um lado, da fundamental acção do seu Voluntariado, que intervém quer na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico e, por outro, das contribuições recebidas através de donativos que permitem custear os aspectos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença.

Lançamos novamente um repto a todos os cidadãos para que se juntem à nossa causa, tornando-a maior e mais abrangente, no objectivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

Realize a sua inscrição para participar como voluntário(a) pontual no peditório, que decorre de 31 de Outubro a 4 de novembro de 2019. A participação pode ser feita à medida da sua disponibilidade, podendo ocorrer durante os cinco (5) dias ou apenas num período.

Após a submissão do formulário, a sua candidatura será remetida para o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM – LPCC) do local onde pretende desenvolver o peditório, o qual entrará em contacto oportunamente a fim de lhe prestar as informações necessárias.

Link para a inscrição: https://forms.gle/pwmqHdSCvgWsxKww5

Sem comentários: