Powered By Blogger

terça-feira, 10 de setembro de 2019



RUI BARRETO NO PORTO SANTO
ATENTO À DUPLA INSULARIDADE DA ILHA


Os problemas inerentes à dupla insularidade que caracterizam o dia-a-dia das populações do Porto Santo dominaram a ação de campanha que o líder do CDS-PP Madeira realizou esta terça-feira. Questões relacionadas com a saúde, em particular as restrições no número de consultas da especialidade de cardiologia, ortopedia, oftalmologia e pediatria. A escassez da oferta ao nível da reabilitação, o reforço dos serviços de urgência na época de verão e o tema recorrente para os porto-santenses, as acessibilidades externas.




O candidato a presidente do Governo Regional e líder do CDS dedicou esta terça-feira ao Porto Santo (a calendarização do partido prevê um dia de campanha, um concelho). O Porto Santo tem de resto um capítulo próprio no programa de governo do partido e a condição de dupla insularidade tem sensibilizado o dirigente centrista para essa situação, sendo esta a quarta vez que se descola à Ilha, este ano, onde conjuntamente com a estrutura local, presidida por Miguel Matos, tem procurado chamar à atenção das autoridades regionais e nacionais para os problemas locais. “A dupla insularidade merece uma dupla atenção”, diz.

“Se há descontinuidade da Madeira em relação ao continente, há uma dupla descontinuidade do Porto Santo em relação à Madeira e ao continente”, afirma o cabeça-de-lista do CDS às eleições regionais de 22 de setembro para a Assembleia Legislativa da Madeira. “E por isso há características e condições específicas de quem vive nesta terra que merecem atenção”.
Os custos dos transportes marítimos e aéreos são, desde sempre, o maior problema do Porto Santo. “Temos que rever o contrato de concessão do transporte marítimo de passageiros e mercadorias da Porto Santo Line”, compromete-se Rui Barreto, concretizando. “Pelo menos uma vez por semana terá de existir uma viagem, com ponto de partida do Porto, que permita a deslocação ao Funchal e o regresso no mesmo dia. Isto tem de ser articulado principalmente com o Serviço Regional de Saúde da Região (SESARAM) para quem precisa de vir a uma consulta externa no Hospital Dr. Nélio Mendonça.”

Outra matéria a rever, é do contrato de serviço público que a companhia espanhola Binter presta nas ligações entre a Madeira e o Porto Santo: “Como é que uma companhia que recebe do Estado dois milhões de euros/ano, continua a cobrar mais de 160 euros por uma viagem prejudicando o turismo da Ilha”, frisa o dirigente centrista.

O modelo de transporte aéreo entre o continente e as várias ilhas do Açores poderia ser replicado na Madeira, de acordo com Rui Barreto: “A ponte área para quem viaja para o Funchal devia ter auxílios do Estado para ajudar a dinamizar o turismo no Porto Santo.”
No modelo açoriano, quem aterra em São Miguel ou na Terceira pode solicitar o encaminhamento inter-ilhas sem qualquer custo adicional.

Nos contactos com os pequenos comerciantes, Rui Barreto explicou a proposta da iniciativa do CDS de redução da taxa de IRC de 15% para 13%, em vigor este ano, sendo a mais baixa em todo o território nacional para os primeiros 15 mil euros tributáveis. Mas o programa do CDS projeta outras metas: “Empresas que estão em Santana, Porto Moniz, São Vicente e em especial no Porto Santo, têm de ter uma fiscalidade mais baixa, mas também é preciso incentivar outras empresas a virem para estes concelhos e a terem sede estável para criarem riqueza e novos postos de trabalho.”

O Porto Santo tem condições para desenvolver uma agricultura única, de produtos de reconhecida qualidade, mas faltam investimentos na captação e no armazenamento da água. “A pouca água que existe não está a ser aproveitada”, observa Rui Barreto, recordando a proposta do CDS que está a aguardar regulamentação do Governo Regional para a valorização dos produtos regionais e biológicos, através de um regime de contratação pública que prioriza a compra de produtos “made in Madeira” na confeção das refeições nas escolas, creches, lares e hospitais. “Acreditem em mim, ajudem-me porque eu vou puxar pelo Porto Santo”, apelou.
À noite, o líder do CDS participou num convívio com militantes e simpatizantes.





CDS

Sem comentários: