Relações
entre o PSD-Madeira e o BANIF
Pedro Henriques
Nos últimos anos o nosso país tem sido vergonhosamente “saqueado” por uns senhores de colarinho branco e o povo continua a pagar e a ser sacrificado.
Aqui na Madeira tivemos o BANIF, um banco que era líder de mercado na nossa Região.
Também sabemos que o BANIF era o banco utilizado pelos grandes empresários aqui na Madeira e pelos senhores do PSD. Enquanto os restantes bancos aqui na Madeira, tinham pouco poder de decisão de crédito, sendo que as operações de Milhões de euros tinham que passar pelos departamentos de riscos nas sedes dos bancos em Lisboa. Já o BANIF aqui na Madeira conseguia aprovar e conceder crédito de milhões de euros. Qual foi o resultado disto, é que o BANIF tinha mais de 60% do crédito malparado, ou seja, activos tóxicos…
Uma boa parte das grandes empresas dos senhores do Regime, bem como as grandes obras de construção eram financiadas pelo BANIF, pois os restantes bancos não se metiam…
Já nos últimos anos o BANIF não conseguia financiar-se nos mercados e para ultrapassar esta situação e para arranjar dinheiro, emitiu obrigações com taxas atrativas, a mais de 5%, enquanto os restantes bancos só tinham depósitos a serem remunerados a menos de 1%... Infelizmente muitos madeirenses foram atraídos a subscrever estas obrigações à espera de grandes retornos.
O resto como se diz, é história… O BANIF faliu e os madeirenses perderam o seu dinheiro….
O mais ridículo disto tudo é que temos o PSD-Madeira que diz estar muito preocupado com os Madeirenses que perderam o seu dinheiro e até temos o Dr. Prada a dar a cara pelos Lesados do BANIF.
José Jardim Mendonça Prada, mais conhecido por Dr. Prada, deputado do PSD-Madeira, na Assembleia Regional desde 2004 até o presente, era Secretário da Assembleia Geral do BANIF. Actualmente dá a cara pelos Lesados do Banif, até dá vontade de rir…
José Lino Tranquada Gomes, deputado do PSD-Madeira na Assembleia Regional desde 1988 e actualmente Presidente da Assembleia Regional da Madeira, era Vogal do Conselho Fiscal do BANIF.
Miguel José Luís De Sousa, deputado do PSD-Madeira na Assembleia Regional desde 1992, até hoje e também foi Vice-Presidente do Governo Regional, era Presidente da Assembleia Geral do BANIF.
Será que estes senhores que continuam a ser deputados na Assembleia Regional e são todos do PSD-Madeira e que ocuparam cargos de topo na Administração do BANIF, até este banco falir, não sabiam que o Banco ia fechar as portas e também acreditam que eles estão mesmo preocupados com os Madeirenses que perderam o seu dinheiro? BANIF a força de acreditar!!!
17 comentários:
Povo manso...
Não era o Luís Amado do PS-Madeira o presidente do BANIF quando faliu? Só olhas para um lado Pedro Henriques.
Chamem a Jacinta para falar de sorrisos pepsodente!!
Falta falar no Paulo Fontes que também foi Secretário Regional das Finanças e deputado do PSD-Madeira e era Administrador do Banif Parivat. As empresas do Sílvio Santos(SIRAM) e antigo deputado do PSD-Madeira, que deixou uma divida de mais de 100 milhões de euros...
Análise algo enviesada, deixa de fora outros que contribuíram e contribuem para o actual assalto ao povo pelo poder financeiro global (que isto não é coisa da Região), e também deixa passar incólume o último prego para o caixão BANIF, aquela notícia interessada emitida por uma empresa pertence ao grupo que ficou com o filete do BANIF, a preço de saldo.
Mas ao menos percebe-se qual o motivo do consenso do "há que salvar bancos" sem saber os nomes dos beneficiados pelas imparidades. Algo é algo...
O o Luis Amado? Também é do PSD?
Esses senhores não ocuparam lugares de topo na administração do Banif, pela simples razão que...nunca fizeram parte da administração.
Ocuparam uns lugares de jarra na assembleia geral e no conselho fiscal, para assinarem de cruz o que lhes punham à frente. Nem sabiam do que lá se passava. E, prova disso, é que o Prada ficou a arder uns bons milhares e agora é um "lesado do Banif". O Miguel Sousa também perdeu dinheiro, mas não se mete nos lesados como o Prada para não fazer figura de tonto.
Já outros tiveram bons tachos para fazerem actividade lobista a favor do Banif. O Paulo Fontes foi um deles.
O senhor Calisto foi rasteirado pela LPM, perdão, pelo Pedro Henriques. A necessidade de dizer tanta vez no texto "aqui na Madeira" leva-me a desconfiar que esta prosa foi parida... em Lisboa.
A Jacinta faz muita impressão aos Cafofianos hihihi. Da-lhes com força mulher.
Anónimo das 09:15,essa está boa eles assinaram de cruz... o Prada e o Tranquada são advogados e assinam de cruz?! E o Miguel Sousa que também sabemos que não é tonto nenhum... tenho mesmo a certeza que são todos umas vítimas inocentes
Ó das 10.32, eles não foram vítimas inocentes. Comiam da gamela em avenças e senhas de presença, mas, nos lugares que ocupavam, não riscavam nada, e não sabiam o que se passava. Isso estava restrito à administração, tal como acontecia noutros bancos.
E tanto não sabiam que alguns deles perderam dinheiro e ficaram a arder.
Quanto ao assinar de cruz, acha que o Tranquada analisava as contas que chegavam ao conselho fiscal ? Acha que o Miguel Sousa ou o Prada fizeram outra coisa na assembleia geral, que não assinar ?
se isto fosse um país decente, esta gente estava toda presa, mas como isto é uma república das bananas, e a viloada vai votando neles, é bem feito! Deviam perder mais para abrir os olhos!
O Luís Amado mudou-se para o PSD, basta ler e ouvir o seu discurso.
Luís amado é que deveria ser chamado pois foi o último
Muito bem Pedro Henriques.
Já agora o "Henriques" podia fazer um organograma semelhante do BES, BPN, BPP, etc. seria engraçado.
quem lê está choradeira fica a pensar que o Banif nunca emprestou um cêntimo a empresários ligados ao psMadeira o que não é verdade , a para ai muito xuxalista que conseguiu ficar rico a custa do banif
Enviar um comentário