Powered By Blogger

sábado, 12 de maio de 2018

Comunicado oficial





"DÍVIDA DO FUNCHAL PODE COMPROMETER
SERVIÇOS DA ARM"


O Município do Funchal não procede há mais de um ano (abril de 2017), a qualquer pagamento à ARM - Águas e Resíduos da Madeira (ARM), relativamente aos serviços de gestão de resíduos em alta prestados por esta empresa.
Não obstante as inúmeras comunicações, reuniões e demais diligências, promovidas pela ARM no sentido de resolver esta situação por acordo, aquele Município sistematicamente recusou-se a celebrar qualquer acordo de pagamento.

Note-se que as dívidas totais do Município do Funchal à ARM ascendiam, em dezembro de 2017, ao valor de 20,1 milhões de euros (10,5 relativos aos serviços de resíduos e 9,6 relativos ao fornecimento de água), quando em dezembro de 2013 era de 12,8 milhões de euros (4,2 relativos aos serviços de resíduos e 8,6 relativos ao fornecimento de água), cuja evolução é evidenciada gráfico seguinte:



Estes valores de dívida são manifestamente elevados e desproporcionados e põem em risco a sustentabilidade e o normal funcionamento de todo o Sistema Multimunicipal de Águas e de Resíduos da Região Autónoma da Madeira, uma vez que os serviços prestados ao Município representam mais de 50% dos serviços em alta prestados pela ARM.
De facto, a ARM não pode continuar a prestar os serviços ao Município do Funchal sem receber o preço respetivo, situação que, a manter-se, põe em causa a continuidade dos serviços prestados por esta empresa, com manifesto prejuízo para todos os utilizadores da Região Autónoma da Madeira.
Por este motivo, a ARM viu-se obrigada a instaurar um processo de execução fiscal para proceder à cobrança coerciva desta dívida por parte do Município do Funchal. Esta situação constitui uma obrigação legal para a empresa e uma salvaguarda do interesse público.
Saliente-se que o Município do Funchal nem procedeu ainda ao pagamento do valor determinado, no início do presente ano, em sede de processo judicial que correu os seus termos no Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, correspondente à dívida por si reconhecida.  Há, portanto, um incumprimento por parte do Município das obrigações por si assumidas no processo judicial, situação que inviabilizou o recurso de qualquer outra solução.
Ainda assim, a execução fiscal será naturalmente suspensa mediante a celebração de um acordo de pagamento por parte do Município do Funchal.
Refira-se que, não obstante não pagar à ARM os serviços por esta prestados, o Município do Funchal continua a cobrar aos munícipes o valor da recolha e tratamento dos resíduos.

ARM

10 comentários:

Anónimo disse...

Era bom a ARM tornar também publico as dividas das outras Camaras...

Anónimo disse...

Demitem-se seus....
Força nestes caloteiros da CMF
São uns pragas gastadores à custa do Povo
Se um pobre demorar no pagamento, cortam-lhe sem dó nem piedade...
Este profe que nem sabia gerir a disciplina de uma sala de aulas, como pode gerir uma cidade?
Andava sempre com o nariz no ar a farejar uma saia e agora que se apanha com todo este mulheredo salta-lhe a tampa da careca e destaca a dentuça
Com toda aquela inspiração nortenha obtida nas adegas da vilhoada do norte com instruções duns conselheiros de terceira e arranjistas que vivem na cidade, toca ,toca a encher.
Nem sabem escrever mas em S. Martinho lá vão prometendo umas latas de tinta aos párocos e espalhando moral de marx nas portas das igrejas aos pobres fiéis
Vale tudo, desde o buja careca, ao vira tripas do sítio

Anónimo disse...

O Município continua a cobrar!PIOR, esses senhores aumentaram ilegalmente a água do alojamento local (não sabem das decisões do supremo tribunal sobre este assunto), cobrando a água 8 vezes mais, uma roubalheira, e nem pagam um tostão à ARM.

Anónimo disse...

E que tal a ARM começar a tomar medidas de contenção interna de despesas desnecessárias para resolver os seus problemas de tesouraria.

Não se compreende que a Secretária do Ambiente pague as contas do telemóvel de serviço do seu próprio bolso, que os Directores Regionais se desloquem para o trabalho na sua própria viatura - atitudes eticamente correctas - e simultaneamente vemos que na ARM é tudo à grande e à francesa, como é exemplo eloquente o ex-administrador que mantém viatura da empresa para as suas deslocações pessoais num claro despesismo sem fundamento.

Anónimo disse...

E que tal a Susana Prada deixar de tentar abafar o seu complexo de inferioridade com demonstrações ridículas de autoridade saloia? Fica a questão que não vai deixar de receber resposta neste blog dos ocupados assessorinhos da Secretária que para aqui virão defender a patroa! Loles!

Anónimo disse...

Poeira para os olhos. Não sei se é verdade a questão das viaturas, a ser.. é condenável e existem tribunais. Mas, a questão de fundo é saber se estamos a ser bem geridos na Câmara. Anunciam nos media a grandiosa gestão, mas é certo que nunca falam das dívidas. O assunto é muito sério e tem consequências para todos os Funchalenses.

SIA disse...

Na entrevista do Vice da Camara ao DN Miguel Gouveia, mostrou-se um politico menor, com respostas de politico vilão. Disse que as instituiçoes devem comportar-se de forma diferente dos normais cidadãos ou seja nao se recorre á execuçao fiscal. Claro execuçao fiscal é para os desgraçados das PSoas.
Depois disse que estaria em causa os ordenados dos funcionarios. Era só o que faltava. Mas percebe-se a intensão. Sempre são 1700 segundo disse e isso tem peso faz pressao.
Ainda disse que se fizesse isso com os hospitais . sesaram- imagine-se como seria cortar a agua. Mais pressao num sector que deu uvas para eleger Cafofo com letras gordas diariamente no DN.
Mas o que o Vice da Camara nao disse é QUAL A DIVIDA DA CAMARA PARA COM O SERVIÇO DE SAUDE DA REGIAO.
Disse ainda outras coisas, mas nem se comenta, porque não tem categoria para lhe dar importancia.

Anónimo disse...

Dizer mal sem ir à questão de fundo, é má-fé. A ser verdade a questão da viatura é grave, mas para isso existem os Tribunais. Agora, este assunto é sério demais, para demagogias. A gestão da Câmara a nível das águas é escandalosa. Cobra taxas indevidas, a rede está em colapso com perdas no concelho todo, não paga a quem deve, mas cobra por algo que não executa. Muito mau.

Anónimo disse...

Já explequei noutro post que essa viatura da ARM acabou o contrato com a locadora, e foi posta à venda entre os colaboradores da empresa. Esse administrador comprou-a.
Não há mistério.

Anónimo disse...

A questão de fundo está em saber, e a câmara não explica, quanto paga à ARM por m3 e por quanto é que a vende ao consumidor final.
Gostava que o mago das finanças, ou outro cafofiano de serviço à Fénix, nos informasse.